Austrolebias


starkiller

Recommended Posts

Pic_9277_30.jpg

Austrolebia nigripinnis

 

Pic_9277_31.jpg

Austrolebia patriciae

 

 

Este tópico destina-se a curiosos e a killifilista com pouca experiencia, como eu, que gostam destes lindo killis e que gostariam de saber um pouco mais sobre eles…

 

 

As Austrolebias pertencem à família das Cynolebias, juntamente com as Megalebias e as Simpsonichthys.

As Austrolebias distribuem-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai, norte da Argentina e Bolivia. Possuem uma grande margem de temperatura variando entre 5 e os 25 graus. Vivem em charcos de água estagnada. Por causa do seu isolamento cada espécie pode desenvolver um padrão de cores diferente, daí existirem variações significativas entre Austrolebias da mesma

espécie mas de populações diferentes, sendo por vezes difícil categoriza-las, como é o caso da Austrolebia nigripinnis:

 

Pic_9277_33.jpg

 

Austrolebias cf nigripinnis "San Javier" Misiones (autor: Martin Fourcade)

 

 

Pic_9277_34.jpg

 

Austrolebias nigripinnis "Ibicuysito GAK 01/2007" F0 (autor: Martin Fourcade)

 

 

São killis anuais e como tal põem ovos durante toda a sua vida, mergulhando na turfa. Morrem quando o charco onde vivem seca ou mesmo antes de isso acontecer, visto terem um curto tempo de vida. Com a chegada das chuvas os ovos enterrados no substrato eclodem e os alevins vão crescer muito rápido para iniciarem a reprodução. Após 6 semanas já estão prontos a reproduzir. Na natureza as Austrolebias vivem em regiões frias, que durante o Inverno atingem temperaturas muito baixas, daí a tolerarem temperaturas bastantes baixas às toleradas pela maior parte dos killis.

Para reproduzir a grande maioria das Austrolebias será preciso um aquário com cerca de 10 a 25 litros, um recipiente com turfa com uma vez e meia o comprimento do macho, se for mais melhor na medida em que são verdadeiros mergulhadores… Dependendo da origem da Austrolebia podem precisar de agua aquecida ou não, mas na sua generalidade nao precisam. O aquário pode não ter filtro mas é necessário ter atenção às mudanças de água, as Austrolebias quando habituadas desde alevins toleram mudanças de 100% da água. Para a reprodução era ideal ter um macho e duas fêmeas se possível, e alimenta-los diariamente com comida viva se possível. Caso seja possível reproduzir as Austrolebias em aquários maiores onde se possam manter mais que um casal reprodutor e para isso cada macho tem de ter um recipiente com turfa, pois ele vai atrair as fêmeas para a sua "cama castanha"…

O macho mostra as suas cores intensas à fêmea afim de a levar a por ovos na sua turfa, se a fêmea estiver pronta, vai segui-lo até ao local da desova mergulhando os dois na turfa. As desovas iniciam-se por volta dos 5 – 6 meses e acaba com a morte do peixe que vive entre os 8 e os 11 meses dependendo da temperatura a que é mantido. Quanto maior for a temperatura mais rapidamente o peixe irá envelhecer.

Posteriormente é necessário retirar a turfa e seca-la até ficar húmida, guarda-la e esperar. O tempo de incubação pode variar muito mas pode ir dos 3 aos 6 ou até mais, dependendo da temperatura a que é mantida turfa, não mais de 25 graus. Quando os ovos estiverem prontos a aclodir devem apresentar um olho bem definido, sendo altura de molhar a turfa. A agua com que molhamos a turfa tem de estar uns graus abaixo à da temperatura ambiente de modo a simular a chuvas e para diminuirmos o numero de alevins rampantes aconselha-se a dissolução de uma pastilha de oxigénio nessa agua. Alimentar os alevins com artémia recém eclodida. Os alevins desde que convenientemente alimentados irão crescer muito rápido. A turfa deve ser incubada novamente pois pode conter mais ovos. O motivo pelo qual não nascem todos de uma só vez prende-se com o facto de na natureza poderem haver chuvas antes de acabar a época de seca e o charco voltar a secar, assim tem sempre ovos para assegurarem a continuação da espécie e da população.

 

Pic_9277_32.jpg

 

Austrolebias toba "Puerto Bermejo" (autor: Martin Fourcade)

 

 

Pic_9277_35.jpg

 

Austrolebias cf. alexandri "Feliciano-Paso Correa 2, GAK 16/05" (autor: Jaime Prieto)

 

Texto baseado de:

 

Killi-Data 2007

www.itrainsfishes.net

 

Ps: Não consegui por as fotos do Vasco Gomes ;)bowdown bowdown

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso as nigripinnis são das que gosto mais ::D:

 

Era porreiro uma Fichas de Killies. Nem que seja só pelas fotos banana rock

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Pois predia-se muito tempo, mas por generos a coisa era um pouco mais facil. O objectivo desta mini ficha era para além de divulgar a killifilia no forum, eu aprender mais umas coisitas sobre estes lindo killis. Hoje em dia com a quantidade de informação que ha a cerca de determinados generos de killis nao é dificil fazer só é necessario distinguir o que é fiavel do que não é.

 

Se acharem que correu bem posso tentar fazer pra outros generos mais conhecidos...

 

Abraços

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais