O que é que vocês fazem com as vossas imagens


Editas ou nao?  

222 votos

  1. 1. O que fazem ás fotos antes de postar?

    • nada! Vão da máquina para o pc e do pc para o forum! Isso é preciso?
      97
    • Faço crop do que interessa e ainda uso os botões de auto, nao gosto de perder tempo
      30
    • Faço crop, resize, mexo no contraste, brilho, saturação, etc..., perder tempo quanto baste
      71
    • Mexo em tudo até ficar o melhor possivel. até apagar aquele pixelzito no canto que nao ficou bem. Se vou perder tempo, ao menos que fique bom!
      26


Recommended Posts

Pois é...

 

a edição das imagens é cada vez mais essencial, sendo que muitos fotografos já nao publicam nada sem antes mexerem nas suas fotografias no pc. E voces? o que fazem?

 

Acham importante?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Bom tópico de votação... mas para variar, não tem a opção com a qual eu me identifico mais :wink:

 

De uma forma geral, para fotografias de aquários, o que eu faço, pela seguinte ordem, é:

 

- Resize da imagem para 1440x960 pixels (são as que eu hosto para se verem maior e não carregarem tanto o tópico)

- Ajustar os Levels, ou no caso de uma foto menos 'artística' faço Auto-Levels.

- Ajustar o Brightness e Contrast. Raramente uso o Auto neste caso... até porque depende muito do monitor que tivermos a usar.

- Fazer um Sharp global à imagem.

- Em zonas mais problemáticas, com manchas ou outras coisas indesejadas, usar a Smudge Tool, mas convém não abusar pois pode ficar muito artificial. Aqui, às vezes é possível usar a Magic Wand, mas é preciso ter muito cuidado...

- Expandir a Canvas em mais 50 pixels em todas as direcções.

- Se necessário, usar o Polygonal Lasso Tool para pintar da côr da moldura zonas que não queiramos na foto (areão ou acima do vidro do aquário). Fazer um pequeno blur no limite entre a foto e a moldura.

- Escrever a descrição da foto e assinar na moldura.

- Guardar a foto.

- Fazer resize para 800 pixels de largura (as que aparecem nos tópicos).

- Guardar a nova foto.

 

De resto, não faço muitas mais coisas.

 

Abraço.

Luís Fortunato

 

PS: Quanto muito, poderia votar na 3ª opção... mas como não sei o que é o 'etc'... :wink:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo tópcico, sim senhor!

Eu cá faço mais ou menos o que o Fortunato faz, só que a moldura como é sempre igual já a tenho feita, depois é só colar a imagem e guardar.

Uma pequena alteração da ordem...o resize deixo para o fim, antes de dar um bocado de sharp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Faço o seguinte:

 

- Crop quando o motivo se encontra demasiado distante e quando quero somente determinado ponto da fotografia.

- Sharp se for necessário e geralmente após algum crop

- Recize para 800pix lado maior

- Assinatura

 

Quando não existe crop:

- Recize

- Assinatura

 

Muito raramente ajuste Levels, Curves, Contrastes, etc...... só mesmo quando não tenho hipotese de fazer mais fotos ao motivo.

 

Atenção que uso as Tone-Curves na Máquina (D50), o que já me permite poupar muito trabalhinho em PP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço nickles :D

Pois Johny! por acaso nota-se, não precisavas de dizer!ehehehe

 

nyah

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

normalmente faço apenas um resize para a imagem ficar com cerca de 800 pixeis de largura... de resto quando muito um crop apenas caso necessário um melhor enquadramento

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Depende da fotografia e do trabalho final que quero, mas de um modo geral trabalho a fotografia no lightroom e photoshop (este ultimo praticamente para colocar molduras.

 

Se usarmos bem os softwares que dispomos e que conseguirmos melhorar um dado registo que tirámos, porque não fazer?...

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que se a maltra vota também deve esclarecer e comentar o seu ponto de vista.

 

Eu não faço nada em PC, pois não sei trabalhar (ainda) com edição de imagem.

No entanto, a foto é mais trabalhada na máquina, tudo em modo manual, e então como não percebo muito de fotografia, é tripé e vai experimentando (abertura, exposição,...) e a selecção é feita depois.

Aliás eu não tenho muitas fotos no fórum nem em lado nenhum e as que tenho são mesmo isso, é escolher o melhor que consigo e pronto, nem molduras, nem assinaturas.

 

Mas talvez seja algo a trabalhar num médio prazo.

 

Tenho como wallpaper uma foto de um dos gurus do fórum, que acho das mais belas que já vi, e dou comigo ao telefone com os clientes e a abrir janelhinhas no vazio com o rato á volta do reflexo da objectiva da máquina fotográfica.

 

Abraços

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo que muitos fotografos já nao publicam nada sem antes mexerem nas suas fotografias no pc

 

NENHUM fotógrafo vende uma foto sem antes a ter passado por PC. Isso era com slides em que aquilo que se queria era o que se fazia. Com o digital não há foto que fique exactamente como se quer. Ainda..., vamos ver se quem faz os sensores vai conseguir vencer o desafio de igualar uma mera tira de pelicula chamada Velvia ou Ektachrome. Hoje, ainda não há...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Penso que se a maltra vota também deve esclarecer e comentar o seu ponto de vista.

 

Eu não faço nada em PC, pois não sei trabalhar (ainda) com edição de imagem.

No entanto, a foto é mais trabalhada na máquina, tudo em modo manual, e então como não percebo muito de fotografia, é tripé e vai experimentando (abertura, exposição,...) e a selecção é feita depois.

Aliás eu não tenho muitas fotos no fórum nem em lado nenhum e as que tenho são mesmo isso, é escolher o melhor que consigo e pronto, nem molduras, nem assinaturas.

 

Mas talvez seja algo a trabalhar num médio prazo.

 

Tenho como wallpaper uma foto de um dos gurus do fórum, que acho das mais belas que já vi, e dou comigo ao telefone com os clientes e a abrir janelhinhas no vazio com o rato á volta do reflexo da objectiva da máquina fotográfica.

 

Abraços

O meu pai montou recentemente um estúdio de fotografia em casa para matar a saudade do velho rolo fotográfico! Encontrou à 2 meses, quando lá estive à procura de outras coisas, a velha Nikon F4 e uma Canon (não me lembro do modelo), ambas analógicas. Sempre tem mais qualquer coisa para fazer! O que ele encontrou também é a primeira digital que teve, era uma Canon, enorme, pesadona....utilizava discos rígidos pequenos. Grande mono! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas

 

 

Eu não faço nada...

A minha máquina (aqui foi obrigatório o uso do eufemismo...) é uma Olympus Camedia C220 Zoom, portanto deixo tudo a seu cargo.

 

Até hoje ainda ninguém me deu outra, quando der e se valer a pena quero aprender a trabalhar imagens.

 

O Photoshop tem, como se pode ver

, montes de potencial.

 

Para fazer algo

género, é no entanto necessário muito trabalho de estudo.

 

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes traduzir? ...sff :sign_welcome:

 

Velvia (Fuji) ou Ektachrome (Kodak), velhos tempos..... São peliculas de slide ( depois de revelado aparece em positivo) com uma soberba qualidade para utilização profissional, com isto é que se vê quem "mexe" em fotografia, pois esta arte não é aproveitar uma foto banal, aproveitar uns aspectos interessantes e fazer uma nova e completamente diferente no PC. Com os mestres, a fotografia já está "tirada" antes de se disparar a máquina.

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os mestres tambem gastavam muito rolo, quantas fotografias foram tiradas antes de poderem fazer 1 livro com as 50 melhores?

 

para além dissotambem havia muita ciencia na revelação, ainda outro dia estive a ler sobre preparações para revelação e claramente não era tirar e aplicar a revelação standard a toda e qualquer foto e pimbas, todas elas eram boas para exposição.

 

o photoshop pode ser utilizado como uma camera escura melhor ou pode ser utilizado mais creativamente.

 

quanto á "mera" tira de pelicula...a resolução de uma tira de pelicula é brutalissima, são resmas e resmas de cristaizinhos fotossensiveis e comparar a resolução analogica com os melhores sensores disponiveis no momento...é comparar duas coisas muito diferentes.

 

a digital no entanto apesar de guardar menos informação guarda-a numa forma muito mais fácil de trabalhar, permitindo para quem saiba aproveitar melhor a informação que existe e que precisa, mas lá está, são truques de camara escura como se utilizavam antigamente, só que a camara escura mudou de aspecto e fica mais barata de operar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem

 

Tou a ver que este post morreu......vamos lá ressuscitar isto......continuando.....tou totalmente de acordo com vocês quando dizem que todos os fotógrafos editam as fotos antes da publicação....no entanto existe muito trabalho durante a fase pré foto, a medição de luz, os contrastes...etc, etc,etc,etc......

 

Tipe o prazer de conhecer pessoalmente um dos grandes nomes do fotografia de moda actualmente.....Guy Aroch.........e mexer nos maquinões que o artista trazia consigo.....Iam desde Canon EOS Mark I á ultima beleza da Hasselblad com 40 mg pixels.........e claro ficar estupido com a velocidade da Canon por exemplo em modo de repetição....parece uma metralhadora......CREDO..... :(

 

Ver este artista a fotografar na quase total obscuridade.....ou com (para mim parecia.....) excesso de luz que o comum dos mortais queimaria uma foto se em manual.....e ver o resulstado final após dois ou três cliques de rato é abismal......

 

Eu sou primeiro que tudo um curioso....gosto de tentar sempre aprender e melhorar naquilo que faço......mas deixo-vos uma pergunta que ficarei a aguardar a resposta para proseguir com o post

 

Quantos de vocês fotografam em RAW???

 

Portem.se mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

eu já comecei a tirar em RAW, apesar de ser um amador nisto, e raramente utilizar o RAW, utilizando normalmente o jpg e trabalhando sobre ele (sabendo no entanto as limitações que tem).

 

A principal utilização que lhe dou é para fazer fotos onde o HDR é indispensavel para ser mais fiel á realidade, ou á minha sensibilidade artistica :puppydogeyes:.

 

sei que no entanto que tendo um bom workflow e uma boa estação de trabalho (nada que um pc razoavel não faça facilmente) trabalhar em raw se torna quase tão fácil como trabalhar a partir de jpg.

 

ainda nao estabeleci no entanto o workflow que queria (preguiça e falta de tempo) e portanto as jpeg saem melhor para mostrar rapidamente que é o que um amador como eu precisa 99% do tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Dificil mesmo é o básico: Tirar boas fotos de origem. Depois disso uns retoques nunca fez mal a ninguém. Aliás, quem sabe manusear fotografia e revelação, sabe que isso já se fazia nos estudios.

 

Já agora e aproveitando a dica, mesmo off-topic, tenho um ampliador P&B para venda. Para os mais curiosos e amantes da pelicula :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chamem-me antiquado....

Mas passaram-me pelas mão milhões e fotos e de revelações, hoje uso uma máquina digital, devido a td o conforto e economia que daí advém, mas... na fotografia digital.....falta-lhe alma!

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chamem-me antiquado....

Mas passaram-me pelas mão milhões e fotos e de revelações, hoje uso uma máquina digital, devido a td o conforto e economia que daí advém, mas... na fotografia digital.....falta-lhe alma!

 

Está tudo dito.

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

boa Noite!!

 

Eu tenho uma Nikon D40 e uso o formato RAW e em modo manual, as fotos ficam com cores simplesmente fantásticas! Depois faço download das fotos com o programa da nikon que vinha com a maquina, o que faz toda a diferença em termos de cor, se importar as fotos com outro programa, não é a mesma coisa, depois, quando é preciso, edito qualquer coisinha, não tou a falar só se fotos de peixes, obviamente, podem ver algumas aqui: http://olhares.aeiou.pt/mhcfonseca :)

Dos meus peixinhos tenho aqui na galeria do forum..

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais