Quantidade de comida certa


lmsalgado

Recommended Posts

Pesquisei no fórum mas por estranho que pareça não encontrei nada sobre a quantidade de comida certa a dar aos peixes a não ser o tradicional:

"a quantidade que os peixes conseguem comer em 2 minutos"

Ora isso parece um bom critério para evitar poluição com restos de comida mas no que diz respeito aos peixes não me parece suficiente. Até porque já li em qualquer lado neste fórum (não me lembro onde, ou se é de fiar) que os peixes podem comer o dobro da comida no mesmo tempo que o normal, apenas fazem uma digestão mais rápida (ou inacabada) para expelirem e caber mais comida no estômago.

 

Fazendo um paralelismo connosco, eu posso tentar imaginar o tamanho do estômago do peixe (de acordo com a sua dimensão total) e tentar dar comida suficiente para encher esse estômago duas vezes por dia. Será um critério ridículo?

 

E vocês, qual é o vosso critério para avaliar a quantidade certa de comida a dar aos vossos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é completamente a olho, uns dias mais outros menos, mas evito que a comida fique lá por muito tempo e que caia no fundo.

 

Prefiro dar 3 ou 4 vezes ao dia, do que dar muito de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisei no fórum mas por estranho que pareça não encontrei nada sobre a quantidade de comida certa a dar aos peixes a não ser o tradicional:

"a quantidade que os peixes conseguem comer em 2 minutos"

Ora isso parece um bom critério para evitar poluição com restos de comida mas no que diz respeito aos peixes não me parece suficiente. Até porque já li em qualquer lado neste fórum (não me lembro onde, ou se é de fiar) que os peixes podem comer o dobro da comida no mesmo tempo que o normal, apenas fazem uma digestão mais rápida (ou inacabada) para expelirem e caber mais comida no estômago.

 

Fazendo um paralelismo connosco, eu posso tentar imaginar o tamanho do estômago do peixe (de acordo com a sua dimensão total) e tentar dar comida suficiente para encher esse estômago duas vezes por dia. Será um critério ridículo?

 

E vocês, qual é o vosso critério para avaliar a quantidade certa de comida a dar aos vossos peixes?

Conforme os peixes que tiveres e quantos peixes tiveres....... mas tenta sempre dar 4 ou 5 refeiçoes por dia em pequenas quantidades do que dares so uma vex por dia e mta comida....

poes o que quiseres se vires que todos comeme e sobra mta comida no fundo poes menos da proxima vez se eles comem pouco poes mais.... de eles comerem tpouco tb e conforme a cmida que poes...lol :new-bday:

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisei no fórum mas por estranho que pareça não encontrei nada sobre a quantidade de comida certa a dar aos peixes a não ser o tradicional:

"a quantidade que os peixes conseguem comer em 2 minutos"

Ora isso parece um bom critério para evitar poluição com restos de comida mas no que diz respeito aos peixes não me parece suficiente. Até porque já li em qualquer lado neste fórum (não me lembro onde, ou se é de fiar) que os peixes podem comer o dobro da comida no mesmo tempo que o normal, apenas fazem uma digestão mais rápida (ou inacabada) para expelirem e caber mais comida no estômago.

 

Fazendo um paralelismo connosco, eu posso tentar imaginar o tamanho do estômago do peixe (de acordo com a sua dimensão total) e tentar dar comida suficiente para encher esse estômago duas vezes por dia. Será um critério ridículo?

 

E vocês, qual é o vosso critério para avaliar a quantidade certa de comida a dar aos vossos peixes?

 

Há umas semanas escrevi um artigo sobre alimentação dos guppies e há lá qualquer coisita que é capaz de te esclarecer essa dúvida. Vou citar as partes mais importantes:

 

isto já devias saber:

Uma das dúvidas mais comuns aos iniciantes no hobby é qual a quantidade correcta de comida a dar aos peixes. Na verdade não existe uma quantidade de comida “certa”. Devem-se dar pequenas quantidades de comida que possam ser rapidamente consumidas em 2/3minutos. Assim as doses são suficientes para os peixes se alimentarem e como comem a comida em pouco tempo, esta não se deteriora na água prejudicando a qualidade desta última. Além disso com pequenas quantidades de comida há um menor risco de o peixe ter problemas graves de indigestão, no entanto a comida deve ser administrada várias vezes por dia.

 

Não adienta dar muita comida porque a digestão acaba por não ser feita da melhor maneira possível:

O tempo necessário para realizar a digestão depende de diversos factores, da quantidade de comida, do tipo de alimento ingerido e da quantidade de oxigénio existente na água e também da temperatura, por exemplo. Se nos alimentos ingeridos estiverem presentes materiais indigestíveis ou até mesmo matéria vegetal a digestão dar-se-á mais lentamente.

 

Quanto maior for a quantidade de comida ingerida pelo peixe, maior será a necessidade de o peixe expulsar a comida já existente ao longo do tubo digestivo e, consequentemente, a digestão dar-se-á mais rapidamente para maiores quantidades de comida. Grandes refeições de comida são expulsas pelo peixe quase com o dobro da rapidez. Isto, logicamente, irá fazer com que a comida seja mal digerida e não sejam absorvidos todos os nutrientes necessários, desperdiçando-se assim uma grande quantidade de comida. É exactamente por isto acontecer que é aconselhável alimentar os peixes várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, de modo a que tudo seja facilmente digerido e mais calmamente absorvido evitando também uma maior poluição da água.

 

Eles não precisam de tanto alimento em comparação com os humanos eles só necessitam de cerca de 1/6 daquilo que comemos

Os peixes, como são animais de sangue frio, ao contrário dos humanos, não precisam de gastar energia para a manutenção da temperatura sendo muito eficientes a converter comida em tecido. Embora sejam peixes muito mais pequenos que os humanos eles também precisam de muito menos alimento que nós, imaginando que tínhamos o mesmo tamanho, o guppy só precisava de um sexto do nosso alimento para as suas tarefas diárias . No entanto, se forem alimentados com mais comida do que a necessária isso pode levar a problemas de obesidade pois eles vão continuar a comer tudo o que lhes aparecer à frente, acabando por morrer muito gordos e mais cedo

 

Se quiseres ler o artigo todo, lê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78407

Esta é apenas uma das partes, a segunda parte do artigo está noutro tópico devido à sua extensão. Está mais direcionado para os guppies mas aplica-se também aos peixes no geral

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

nao precisas de por muita comida podes por umas 3/4 vez por dia eu coloco 3 vez por dia ou ate 4 mas isso tmbm depende dos peixes e quantos...

nao precisa por comida comida para fica no aquario pk depois vais por mais e sempre assim podes por comida que eles come em 2 a 3 minutos...

da noticias

abx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há umas semanas escrevi um artigo sobre alimentação dos guppies e há lá qualquer coisita que é capaz de te esclarecer essa dúvida.

 

isto já devias saber:

Não adienta dar muita comida porque a digestão acaba por não ser feita da melhor maneira possível:

Eles não precisam de tanto alimento em comparação com os humanos eles só necessitam de cerca de 1/6 daquilo que comemos

Se quiseres ler o artigo todo, lê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78407

Esta é apenas uma das partes, a segunda parte do artigo está noutro tópico devido à sua extensão. Está mais direcionado para os guppies mas aplica-se também aos peixes no geral

 

Era mesmo isso que eu procurava. 1/6 daquilo que comemos já é uma aproximação quantitativa em que me posso basear.

A propósito: o teu artigo parece-me excelente... e não é a primeira vez que vejo bons artigos da tua autoria. Onde encontras essa informação toda? (se não te importas de revelar o segredo :new-bday: )

 

 

Muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um apanhado de vários sites e de conhecimento prático certamente.

 

A Marta tem feito um optimo trabalho no que toca a viviparos pelo menos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem nisso. Eu faço 1 dia de jejum por semana a todos os meus peixes.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo isso que eu procurava. 1/6 daquilo que comemos já é uma aproximação quantitativa em que me posso basear.

A propósito: o teu artigo parece-me excelente... e não é a primeira vez que vejo bons artigos da tua autoria. Onde encontras essa informação toda? (se não te importas de revelar o segredo :lol: )

 

 

Muito obrigado a todos.

 

Obrigada :wink:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':wink:' />

É simples, não pesquiso em português, faço sempre as pesquisas em inglês e espanhol (o espanhol é só quando vejo pouco daquilo que me interessa em inglês).

Por exemplo, para fazer aquele artigo visitei mais de 40 sites, escolhi o que me interessava e imprimi umas 30 páginas com letras pequeninas :lol: depois foi só fazer uma selecção da informação mais interessante e começar a escrever o meu próprio texto. A dificuldade maior está em grupar a informação em tópicos e saber por onde começar, levei umas boas horas nessa tarefa. Mas naquele artigo não tenho apenas aquilo que pesquisei pois também me baseio muito na minha própria experiência (a alimentação é um tema pelo qual me interesso muito) e também pelo que aprendi e aprendo nas aulas de biologia o que ainda é muita coisa.

Já está tudo revelado :D como vês não há nenhum segredo :lol:

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem nisso. Eu faço 1 dia de jejum por semana a todos os meus peixes.

 

Thanks! Era a confirmação que eu precisava, eu lmbro-me de ter lido que era bom e comecei a fazer isso. Como mal não lhes tem feito, então assumi que poderia estar a fazer bem.. agora tá confirmado:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

É simples, não pesquiso em português, faço sempre as pesquisas em inglês e espanhol (o espanhol é só quando vejo pouco daquilo que me interessa em inglês).

Por exemplo, para fazer aquele artigo visitei mais de 40 sites, escolhi o que me interessava e imprimi umas 30 páginas com letras pequeninas :lol: depois foi só fazer uma selecção da informação mais interessante e começar a escrever o meu próprio texto. A dificuldade maior está em grupar a informação em tópicos e saber por onde começar, levei umas boas horas nessa tarefa. Mas naquele artigo não tenho apenas aquilo que pesquisei pois também me baseio muito na minha própria experiência (a alimentação é um tema pelo qual me interesso muito) e também pelo que aprendi e aprendo nas aulas de biologia o que ainda é muita coisa.

Já está tudo revelado :D como vês não há nenhum segredo :lol:

 

Ora é assim mesmo. Eu quando investigo também faço algo do género: pesquiso por toda a net e de preferência em inglês que normalmente tem muito mais informação. É que em ambientes mais fechados (como este fórum) espalha-se facilmente muita informação útil, mas por vezes, espalha-se ainda mais rápido informação errada, mesmo que inocentemente e com a melhor das intenções. Assim investigando por muitos sitios a probabilidade de erro é menor.

 

Já agora, tens alguns sites de referência que possas partilhar connosco?

 

Obrigado e continua o excelente trabalho que tens feito :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem defenda até que 2 dias por semana (não seguidos) sem comer só lhes faz bem.

 

Eu por norma também deixo um dia, mas não é muito certo nem rigoroso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Já agora, tens alguns sites de referência que possas partilhar connosco?

 

Obrigado e continua o excelente trabalho que tens feito banana rock

 

 

Quanto a sites de referência não tenho nada, limito-me a pesquisar no google com as palavras que pretendo e encontro sempre imensa coisa.

E obrigada pelas tuas palavras de incentivo banana rock sabe sempre bem ouvir isto e dá-me ainda mais vontade de escrever coisas aqui para o fórum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dou 2x por dia,pouca comida mas de qualidade.É importante diversificar a comida dos nossos peixes,é uma maneira importante de afastar as doenças dos nossos aquas.Também costumo dar um dia de jejum por semana.

 

- Flocos dou diariamente,tenho 2 variedades,uma mais com vegetais e algas ;

- Comida congelada dou dia sim dia não,1x por dia, ;

- Larvas de mosquito vivas 1x por semana,tal como os legumes cozidos.

- Por vezes faço também uma 'papa' vitaminica caseira.

 

E já agora também dou os parabéns à Marta Silva,é sempre bom ter pessoas no fórum que enriquecem o mesmo com tópicos úteis de qualidade. ;)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.