The Blind Eternities


Luís Fortunato

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Esta é a minha mais recente montagem...

 

Blind_Eternities_01_800.jpg

:wink:Cliquem para ver maior

 

Como é óbvio, ainda não está acabado. Com acabado, quero dizer que ainda lhe faltam algumas coisas para só depender do tempo e da manutenção para que se torne naquilo que eu idealizei.

 

Sendo assim, falta-lhe o quê? Um fundo, musgo em alguns troncos, Eleocharis vivipara na parte detrás (que não consigo encontrar cá em Portugal) e Fetos 'narrow' para colocar na base dos troncos.

 

Relativamente a erros... eu sei que a disposição dos troncos não é a mais harmoniosa, mas para o que eu tinha, foi o que se arranjou. Nomeadamente, o tronco do lado esquerdo, que se encontra mais atrás de todos. A sua disposição ideal seria para cima, e não horizontal como se encontra. Mas logo quando estava a experimentar combinações, vi que era a única maneira de o colocar. Como não vale a pena chorar sobre leite derramado, adiante... para a próxima, terei mais cuidado (espero eu).

 

Este aquário já está montado desde meados de Novembro. Foi o meu baptismo em relação a substractos férteis, e devido a isso, e a eu me ter desleixado muito com ele, sofreu um grande ataque de ciano-bactérias que já se encontra controlado (não tive que o desmontar, nem deitar fora, nem desliguei a luz... basicamente esperei que fossem embora).

Tal erro deve-se ao facto de ter usado o tal substracto fértil, e de não ter logo plantado o aquário. Da próxima vez que utilizar destas coisas, já não vou cometer o mesmo erro...

 

Deixo-vos então com o setup:

 

banana rock Equipamentos

 

Aquário: 60*35*35 cm (73,5 litros teóricos) feito na Vidromoldura com silicone transparente (obrigado João Branquinho, Fausto Vicente e babo)

Iluminação: 3*24W T5 HO 10 horas diárias (14:30 às 00:30) da Horizonte Aquático em que troquei as duas lâmpadas das pontas por Osram 24W T5 HO 865 (obrigado Carlos Dourado e João Machado)

Filtração: Eheim 2213 (480 L/h)

Aquecimento: Termostato Eden 75W (25º C)

CO2: Pressurizado (botija de 2 Kg), com válvula solenóide. Mesmo horário que a iluminação.

 

:)Hardscape e substractos

 

Turfa granulada já gasta, alguns punhados (bom para bactérias)

Elos Terra Zero, nem meia saqueta (obrigado FAAO)

Akadama Special, quase 15 litros

Troncos diversos (obrigado Space Cowboy)

Basaltos apanhados em Monsanto

 

:arrow:Flora

 

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Riccia sp. 'Dwarf'

Echinodorus tenellus

Eleocharis acicularis

Vesicularia dubyana 'Christmas' (classificação da Tropica)

 

A faltar: Microsorum pteropus 'Narrow', e Eleocharis vivipara.

 

:arrow:Fauna

 

De momento:

 

12 Iriatherina werneri

3 Otocinclus arnoldi

xx Physa marmorata

 

Falta colocar uns camarões... mas não queria colocar dos normais Red-Cherry.

 

Bem... é tudo por agora, espero que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A eleocharis e a echinodorus só foram plantadas ontem, por isso não estranhem o 'tapete' de Hemianthus callitrichoides 'Cuba' já estar assim e estas duas plantas ainda não apresentarem desenvolvimentos...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Está muito porreiro Luis :wink:

 

Então e a outra metade do tapete? banana rock

 

Acho que esse merecia outra que não só a eleocharis. Uma planta de caule ao centro para compor melhor. Uma rotala por exemplo.

 

Camarões com Ramirezi= Ramirezi felizes de barriguinha cheia :) a não ser que sejam maiorzitos que os Reds.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

achei muito boa montagem... a disposição dos trncos acho que está engraçada.

 

Ao centro que tal uma rotalla wallichii? é uma sugestão que acho que talvez resulta-se bastante bem...

 

Boa sorte com a montagem

 

Abraço

 

PS: esses peixes parecem-me ser lamp eye's estou correcto? em caso afirmativo poderias dizer-me one os conseguiste arranjar?

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis!

 

Ena, um aquário teu com Hardscape! É um começo...

 

Vou mandar o meu bitaitezito, senão te importares... banana rock

 

- Realmente os troncos é a tal coisa, não vale a pena estar a chorar em leite derramado mas, queria só realçar que, pela forma deles ou, pelo menos da maioria, podias tê-los invertido e em vez de os colocares com as pontas para cima, estas ficavam para baixo e podias colocá-los até sobre as pedras ou no espaço delas... Era uma questão de jogares ali com as várias peças mas pronto, fica para a próxima.

 

- Outra coisa que me salta à vista é a altura das pedras, a altura do aquário e a altura do tapete de HC quando este tiver aí uns 2-3cm ( que todos sabemos atingir essa altura num tirinho); estás a ver o cenário? Pelo que deste a entender, a ideia é não colocares plantas de caule e até aí tudo bem mas não achas o layout um pouco baixo, tendo em conta a altura do aquário, mesmo até para o que idealizas?

 

- Ramirezis e camarões; eu já os tive juntos mas os camarões eram Red Cherry e já se sabe como é a taxa de reprodução deles, para além de que já tinham uma colónia bem numerosa. Aconselho-te a colocares os Ramirezis depois de teres o mesmo com os camarões que tencionas colocar aí.

 

 

De resto, parece-me bem. É esperar e ver como a coisa se desenvolve. O feto e os musgos vão dar um bom toque ao layout e podem ser até que disfarcem o facto do hardscape estar tão baixo mas... Vamos ver. :wink:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então e a outra metade do tapete?

Está no meu nano de 17 litros... aquele que levei à Aquadecor :D

 

Acho que esse merecia outra que não só a eleocharis. Uma planta de caule ao centro para compor melhor. Uma rotala por exemplo.

Não sei... vamos a ver como corre. Se correr mal para o meu lado, sou o primeiro a dar a mão à palmatória :P

 

Camarões com Ramirezi= Ramirezi felizes de barriguinha cheia icon_:lol:.gif a não ser que sejam maiorzitos que os Reds.

Hmm... então tenho de arranjar uns peixes mais mariconsos, tipo Pseudomugil :D

 

esses peixes parecem-me ser lamp eye's estou correcto? em caso afirmativo poderias dizer-me one os conseguiste arranjar?

Sim... está no setup. Alguns já os tenho há muito tempo (1 ano +/-) que nasceram em casa do Space Cowboy. Outros comprei-os na Avipeixe (ou melhor, comprou-os o João Abóbora que me fez esse grande favor).

 

Ena, um aquário teu com Hardscape! É um começo...

:D Não é o primeiro... mas pronto. Vamos a ver se não é o começo da desgraça.

 

Vou mandar o meu bitaitezito, senão te importares... icon_razz.gif

Estás à vontade. Aliás, até agradeço...

 

- Realmente os troncos é a tal coisa, não vale a pena estar a chorar em leite derramado mas, queria só realçar que, pela forma deles ou, pelo menos da maioria, podias tê-los invertido e em vez de os colocares com as pontas para cima, estas ficavam para baixo e podias colocá-los até sobre as pedras ou no espaço delas... Era uma questão de jogares ali com as várias peças mas pronto, fica para a próxima.

Sabes... nunca tal coisa me passou pela cabeça. Não que eu não goste, mas desde sempre concebi o aquário para os troncos sairem do substracto. Se calhar teriam ficado melhor... mas lá está, eu sei que ainda tenho muito que aprender em termos de aquascaping... este é mais um treino.

 

- Outra coisa que me salta à vista é a altura das pedras, a altura do aquário e a altura do tapete de HC quando este tiver aí uns 2-3cm ( que todos sabemos atingir essa altura num tirinho); estás a ver o cenário? Pelo que deste a entender, a ideia é não colocares plantas de caule e até aí tudo bem mas não achas o layout um pouco baixo, tendo em conta a altura do aquário, mesmo até para o que idealizas?

A ver se desta vez eu não vou deixar o tapete de HC subir tanto. Tem de ser... tem de ficar no máximo dos máximos com uma camada. A ver se eu não me desleixo...

Quanto às plantas altas... daí eu querer arranjar Eleocharis vivipara. E com a introdução de musgo nos troncos e os fetos narrow na base dos mesmos, espero quebrar a falta de altura de que tu falas. Falta de volume que eu concordo plenamente contigo, mas... para as actuais plantas. Vamos a ver. Tu és muito mais calejado nisto do que eu... se funcionar, funcionou, caso contrário, estamos aqui é para aprender.

 

- Ramirezis e camarões; eu já os tive juntos mas os camarões eram Red Cherry e já se sabe como é a taxa de reprodução deles, para além de que já tinham uma colónia bem numerosa. Aconselho-te a colocares os Ramirezis depois de teres o mesmo com os camarões que tencionas colocar aí.

Pois... não sei. Das duas, uma: ou coloco os Ramirezis e não meto camarões. Ou meto camarões e troco os Rams por outros peixes quaisquer.

 

Abraço e obrigado por opinarem...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elá paus e pedras a verem-se? O homem não anda bem... :lol:

 

Realmente tens de arranjar qualquer coisa para meter ali no meio dos troncos.

Seguindo o meu gosto pessoal, uma blyxa ou uma moita bem aparada de HZ era capaz de resultar. Depois uma de caule por trás de tudo só para fazer levantar os olhos :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

 

Tenho a plantinha certa para esse centro!

Devido ao volume que ela ganha e respectiva coloração, aconselho-te a usares a Ludwigia Arcuata.

Se quiseres e assim que desmontar o 60L posso dispensar-te!

 

Ah, se quiseres algum musgo "amestrado" classificado por Vesicularia dubyana "Syrah" eu também te arranjo!

Mas só depois de desmontar o 60L... coisa que será feita antes de trocar o áqua de 240L; ou seja está para breve...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Parabens, tá muito giro o aqua e promete. Força aí.

Abraço

 

Carlos Dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá de novo.

 

Aqui vai um pequeno update do aquário...

 

Blind_Eternities_02_800.jpg

:PCliquem para ver maior

 

E uma macro dos novos peixes...

 

Iriatherina_werneri_01_800.jpg

:PCliquem para ver maior

 

O aquário, como é óbvio, ganhou umas alguinhas filamentosas verdes e pretas, principalmente nos troncos. Esta sexta-feira recebi o Flourish Excel e comprei recargas para o meu teste de PO4. Agora é tudo uma questão de tempo...

 

Mandei vir Eleocharis vivipara da Natural Aquario, mas infelizmente, as plantas vinham num estado lastimável, para não dizer pior :?

Mais valia ter dito que não tinham... mas enfim, vamos a ver se se safa alguma coisa.

 

E como um mal nunca vem só, a botija de 500 gramas de CO2 que tenho estado a utilizar acabou... agora estou sem CO2 bigsmile

 

Vamos a ver como é que eu me safo desta...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto bastante deste tipo de montagens e vou acompanhar, certamente, a evolução deste aqua. Dois reparos apenas: eu sei que não é facil para um aqua com uma base de 60x30, mas podias ter criado aí algum relevo de forma a fazer com que as pedras ao centro estivessem num plano mais elevado que o tapete de Cuba que está a crescer; segundo, falta uma planta ao centro - e ainda que isto seja hábito nas montagens em aquas destas dimensões que aparecem aqui pelo fórum-, que poderia ser de folhas castanhas ou talvez de um verde mais escuro. Apenas isto, e claro, não estando nunca a dizer que não gosto do que já foi feito ou que está mal; está aí um bonito aquário.

 

Cumprimentos

 

RM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Dois reparos apenas: eu sei que não é facil para um aqua com uma base de 60x30

O aquário tem as medidas: 60*35*35 cm

 

mas podias ter criado aí algum relevo de forma a fazer com que as pedras ao centro estivessem num plano mais elevado que o tapete de Cuba que está a crescer

E estão... para teres uma ideia, à frente tenho 2 cm de altura de akadama, enquanto que atrás tenho 6 cm...

 

falta uma planta ao centro

Pois falta... mas agora é a minha vez de te perguntar: só viste as imagens, ou também leste o que foi escrito aqui no tópico?

 

É que já foi dito por mim, no início deste tópico, que ainda faltam plantas... nomeadamente as que vou utilizar no centro do aquário.

 

Apenas isto, e claro, não estando nunca a dizer que não gosto do que já foi feito ou que está mal

Eu não entendi os teus comentários como sendo negativos... bem pelo contrário.

Além do mais, gostos não se discutem... cada um gosta daquilo que bem entende.

 

está aí um bonito aquário.

Obrigado... agora é esperar até que chegue ao ponto que eu quero (a ver se lá para Maio já está como quero).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mandei vir Eleocharis vivipara da Natural Aquario, mas infelizmente, as plantas vinham num estado lastimável, para não dizer pior :?

Mais valia ter dito que não tinham... mas enfim, vamos a ver se se safa alguma coisa.

 

 

Olá Luís,

 

Antes de mais, parabéns pelo aquário, apesar de faltar metade do tapete penso que quando estiver pronto vai ficar bom :) é pena é os troncos não te terem ajudado muito. Mas tenho a certeza que com as plantas vais conseguir dar aí um jeito bem jeitoso biggrin

 

Quanto à Eleocharis vivipara.... o que não falta aí é em charcos e lagoas. Procura nas margens! Não estou a gozar...

Até desconfio que alguns pés da NA tenham vindo de lá....

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito deste trabalho!

Luís, se me permites, não achas que o musgo ficava melhor colocado mesmo na ponta dos troncos? de forma a fazer o efeito "árvore" quando tirasses o fio..

 

De resto, acho que tá excelente, e não deve ser fácil com 72L! Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação: 3*24W T5 HO 8 horas diárias (14:30 às 00:30)

 

Ola,

Nao querias antes dizer 10 horas diarias... :puppydogeyes:

 

Acho que esta simples e, sinceramente gosto... apenas mudava a fauna para os belissimos boraras brigittae.

Sao gostos...

 

boraras_brigittae.jpg

 

Aguardo para ver a evolucao deste aquario.

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Acabado ou por acabar, seja como for, parabéns!

 

Está muito bom!

Obrigado...

 

Antes de mais, parabéns pelo aquário, apesar de faltar metade do tapete penso que quando estiver pronto vai ficar bom icon_smile.gif é pena é os troncos não te terem ajudado muito. Mas tenho a certeza que com as plantas vais conseguir dar aí um jeito bem jeitoso icon_smile.gif

Espero bem que sim. Obrigado pelo comentário.

 

Quanto à Eleocharis vivipara.... o que não falta aí é em charcos e lagoas. Procura nas margens! Não estou a gozar...

Até desconfio que alguns pés da NA tenham vindo de lá....

Don't say...

 

Epá, se conseguires apanhar isso por mim, eu pago-te não só os portes como as plantas também... digo isto, porque actualmente tenho tido mesmo muito pouco tempo para os aquários... qualquer dia monto um reef para ter menos trabalho :)

 

Gostei muito deste trabalho!

Luís, se me permites, não achas que o musgo ficava melhor colocado mesmo na ponta dos troncos? de forma a fazer o efeito "árvore" quando tirasses o fio..

Obrigado pelo comentário...

 

E se me permites a mim, eu não sou da mesma opinião que tu. Eu gosto mais da ponta do tronco a ver-se do que o musgo em maior quantidade aí. O que tu falas, pode ficar bem em alguns aquários, agora neste, não creio. Mas pronto, como já disse aqui hoje, gostos não se discutem...

 

De resto, acho que tá excelente, e não deve ser fácil com 72L! Parabéns!

Sinceramente, acho mais fácil quanto maior fôr a litragem... há maior margem para nos enganarmos. Nos nanos há que andar sempre em cima deles. Pelo menos até estarem maturados... e mesmo assim :?

 

Ola,

Nao querias antes dizer 10 horas diarias... icon_evil.gif

Claro que queria... obrigado pelo reparo. Vou já alterar.

 

Acho que esta simples e, sinceramente gosto... apenas mudava a fauna para os belissimos boraras brigittae.

Sao gostos...

Exacto... é um peixe que também gosto bastante, a par das Borara maculata e das Microrasbora sp. Galaxy.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas mais uma vez

 

«Olá.O aquário tem as medidas: 60*35*35 cm»

 

-São apenas 5 cm mais que para o efeito a que me referia pouco contribuem.

 

«E estão... para teres uma ideia, à frente tenho 2 cm de altura de akadama, enquanto que atrás tenho 6 cm...»

 

-Dá bem para perceber que tem uma altura maior de substrato atrás do que à frente. Queria dizer apenas que está muito flat quanto a mim, o que transmite um ar um tanto ou quanto artificial ao layout, mas como tu próprio disseste «Além do mais, gostos não se discutem... cada um gosta daquilo que bem entende».

 

«Pois falta... mas agora é a minha vez de te perguntar: só viste as imagens, ou também leste o que foi escrito aqui no tópico?»

 

-Li o tópico na diagonal...

 

Cumprimentos

 

Ricardo Monteiro

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua promete Luis!

Ao contrario da opinião do Joe2, acho que o layout tem profundidade, dada pelos tronco e rochas muito bem colocados!

Tenho pena de não teres uns troncos maiores que te permitissem uma maior altura do layout e além disso maior equilibrio, já que acho que a parte direita se destaca muito em altura em relação à esquerda. Foi perpositado?

Creio que um par de troncos na vertical na metade esquerda contribuiam para um melhor equilibrio e um reforço da posição 1:1,618!

Tomei a liberdade de dar a minha sugestão deste modo, espero que não te importes:

 

Pic_13390_10.jpg

 

Não tem de ser necessariamente nesta posição mas que os troncos ali equilibravam a coisa, la isso equilibrava...

Ou tens outra coisa em mente para aquela região?

 

Ah, e coloca um fundo.... esses tubos do filtro externo confundem-se com os troncos... :snipersmile:

Abraço e boa evolução

bigsmile

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

Antes de mais nada, obrigado pelos comentários e sugestões.

 

Tenho pena de não teres uns troncos maiores que te permitissem uma maior altura do layout e além disso maior equilibrio, já que acho que a parte direita se destaca muito em altura em relação à esquerda. Foi perpositado?

Não... não foi propositado. Eu por acaso não tirei nenhumas fotos aquando a montagem, mas andei à rasca com os troncos que tinha para eles caberem aí dentro, e no espaço que ocupam dentro do substracto. Como não tinha acesso a mais troncos que pudesse usar, pura e simplesmente deixei ficá-los como estão na primeira foto deste tópico. Aliás, logo aí digo que a disposição não é a melhor, salientando a quebra de harmonia pelo tronco mais atrás, do lado esquerdo. Mas infelizmente, tal como já disse, era o que eu tinha para trabalhar. E como esse espaço foi o que ficou mais vazio, tentei 'remendar' a falta de hardscape com a colocação da pedra maior. Mesmo assim não fui tão bem sucedido como gostaria... Mas agora, com mais calma e muito jeito para não evitar uma desgraça com o substracto fértil, elevei mais esse ramo, para que preenchesse mais esse espaço. Vamos a ver como fica com a evolução das plantas.

 

Creio que um par de troncos na vertical na metade esquerda contribuiam para um melhor equilibrio e um reforço da posição 1:1,618!

Tomei a liberdade de dar a minha sugestão deste modo, espero que não te importes:

Se eu os tivesse na altura, sem dúvida é o que teria feito. Mas como o dinheiro nem o tempo para andar À procura de algo assim não abunda... olha, deixei ficar assim mesmo.

Eu encaro os meus aquários como algo em que eu possa aprender,e tentar ensinar aos outros o máximo que sei. Nem que seja com os meus erros...

Não me considero nenhum perito em hardscape, e comparativamente com muitos membros que aqui andam no Fórum, tais como o FAAO, o André Silvestre, o Space Cowboy, o Luís Moniz, entre outros, ainda tenho muito que aprender. Se é que alguma vez chegarei ao nível deles... :snipersmile:

 

Não tem de ser necessariamente nesta posição mas que os troncos ali equilibravam a coisa, la isso equilibrava...

Ou tens outra coisa em mente para aquela região?

Agora não, até porque já está plantada. Tenciono que as Eleocharis, principalmente a vivipara colmatem a falta de hardscape nesse, e noutros sítios.

 

Ah, e coloca um fundo.... esses tubos do filtro externo confundem-se com os troncos...

Pois... a par dos Fetos 'narrow', em termos visuais é o que se encontra por arranjar. Felizmente, é só uma questão de tempo, porque monetariamente não é muito caro.

Estou a pensar em comprar um acrílico com as medidas do vidro traseiro, que depois me permitirá forrar com vinil, cartolina, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aqui vão mais umas fotos... Macro's, diga-se de passagem.

Comprei o kit de extensores da Kenko para lentes EF e EF-S da Canon, com auto-focus :)

 

Agora é brincar...

 

Iriatherina_werneri_02_800.jpg

banana rock Cliquem para ver maior

 

Otocinclus_arnoldi_01_800.jpg

:rolleyes:Cliquem para ver maior

 

Physa_marmorata_800.jpg

:PCliquem para ver maior

 

Espero que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gosto muito deste aquário e da fauna escolhida!!! Gostava de meter as unhas nuns troncos parecidos com os teus...

 

Luis por acaso a foto da Bioaquaria não é tua??? :puppydogeyes:

Editado por indian_joe

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Gosto muito deste aquário e da fauna escolhida!!! Gostava de meter as unhas nuns troncos parecidos com os teus...

Obrigado pelo comentário.

 

Quanto aos troncos, alguns comprei em 2ª mão ao Space Cowboy, que tinham sido comprados por ele na Água-Viva em Campo de Ourique. Os outros, foram comprados por mim, também na mesma loja.

 

Luis por acaso a foto da Bioaquaria não é tua???

Se falas da foto da capa, da última revista, não é...

 

Fotos minhas, que eu saiba, só a da capa do primeiro volume (Discu laranja) cujo o tratamento da foto é da autoria do Space Cowboy. Eu só tirei a foto...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Aqui fica um pequeno update de como está o aquário, 1 semana depois de começar a administrar o Flourish Excel:

 

Blind_Eternities_03_800.jpg

:crazyeyes:Cliquem para ver maior.

 

E ficam também duas macros da Riccia sp. 'Dwarf':

 

riccia_dwarf_pearling_04_800.jpg

:?Cliquem para ver maior.

 

riccia_dwarf_pearling_05_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior.

 

Não vou comentar para já porque sei que daqui a umas semanas vou adorar este aquario

Se tu o dizes... :) Vamos a ver se eu o consigo levar a onde quero.

 

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.