Projecto Aqua I!


islander77

Recommended Posts

Boas Islander,

 

Coluna seca...eheheheh. O tal cotovelo resolve totalmente o problema. Como está no tópico, tem apenas uma coisa em atenção. Não coloques o cotovelo muito para baixo. Em caso de falta de electricidade o nível de água no aquário vai descer até à extremidade do cotovelo por onde sai a água ficar fora de água. Acho que foi o Alexandre que me alertou para este perigo no tópico que o Pedro te deu o link.

 

O que é que eu fiz? Quando tiver tudo montado e a funcionar, desliga a electricidade durante 5 minutos e confirma que a água não transborda pela sump. Muito simples e ficas descansado :unsure:

 

Quanto ao pó na sump. Eu não fiquei com certeza que tenhas percebido. Esse pó não é matéria orgânica. É apenas pó. A matéria orgânica vais começar a tê-la agora com a introdução da rocha viva e vais ver o escumador a bombar.

 

Podes aspirar como o Pedro sugere, mas eu se fosse a ti, não perdia tempo com isso. Esquece! Daqui a uns meses quando te chateares de ver esse pó no fundo da sump, compra uns kilitos de areia, adicionas uns kilitos de rocha viva na sump e ficas com um refúgio à maneira. e acabas com esse problema.

 

Escumador? Eu tenho o V2Skim 600. Recomendo. Mais uma vez refiro: considerado o produto do ano em 2006 por uma revista de aquariofilia dos EUA. É silencioso e trabalha que é um espectáculo.

 

Quanto à equipa de limpeza...não vai ser "um bicharoco". vão ser dezenas de ranhosos! A mim o que me sugeriram foi 20 eremitas de patas verdes, 20 nassários, 10 turbo snails e 5 cirites. Mas o Pedro acha que devem ser mais. Se o Pedro diz para esperar mais 1 ou 2 semanas....espera mais 1 ou 2 semanas. :)

 

Acho é que deves comprar a iluminação rápido, rápido. Já começa a fazer falta! Com rocha viva já se justifica umas horitas de iluminação. Eu comecei com 12 horas de actínicas e 4 horas de HQI's. Estou a aumentar 10-20 minutos por dia as HQI's até chegar às 8 horas. O ideal é ires aumentando devagar para não teres uma praga de algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Islander,

 

Coluna seca...eheheheh. O tal cotovelo resolve totalmente o problema. Como está no tópico, tem apenas uma coisa em atenção. Não coloques o cotovelo muito para baixo. Em caso de falta de electricidade o nível de água no aquário vai descer até à extremidade do cotovelo por onde sai a água ficar fora de água. Acho que foi o Alexandre que me alertou para este perigo no tópico que o Pedro te deu o link.

 

O que é que eu fiz? Quando tiver tudo montado e a funcionar, desliga a electricidade durante 5 minutos e confirma que a água não transborda pela sump. Muito simples e ficas descansado :evilbat:

 

Quanto ao pó na sump. Eu não fiquei com certeza que tenhas percebido. Esse pó não é matéria orgânica. É apenas pó. A matéria orgânica vais começar a tê-la agora com a introdução da rocha viva e vais ver o escumador a bombar.

 

Podes aspirar como o Pedro sugere, mas eu se fosse a ti, não perdia tempo com isso. Esquece! Daqui a uns meses quando te chateares de ver esse pó no fundo da sump, compra uns kilitos de areia, adicionas uns kilitos de rocha viva na sump e ficas com um refúgio à maneira. e acabas com esse problema.

 

Escumador? Eu tenho o V2Skim 600. Recomendo. Mais uma vez refiro: considerado o produto do ano em 2006 por uma revista de aquariofilia dos EUA. É silencioso e trabalha que é um espectáculo.

 

Quanto à equipa de limpeza...não vai ser "um bicharoco". vão ser dezenas de ranhosos! A mim o que me sugeriram foi 20 eremitas de patas verdes, 20 nassários, 10 turbo snails e 5 cirites. Mas o Pedro acha que devem ser mais. Se o Pedro diz para esperar mais 1 ou 2 semanas....espera mais 1 ou 2 semanas. :roll:

 

Acho é que deves comprar a iluminação rápido, rápido. Já começa a fazer falta! Com rocha viva já se justifica umas horitas de iluminação. Eu comecei com 12 horas de actínicas e 4 horas de HQI's. Estou a aumentar 10-20 minutos por dia as HQI's até chegar às 8 horas. O ideal é ires aumentando devagar para não teres uma praga de algas...

 

A iluminação vou resolver no fim-de-semana... acho que vou ter de ficar, nesta fase por 3T5 + 1 actínica ou 4+2.

 

Quanto ao escumador que vai substituir o deltec, estou mesmo inclinado para o V2, apesar de gostar da tunze, mas as recomendações tem sido quase sempre em sentido único (e eu ainda sou um noob na matéria)....

 

De facto tinha ficado com a ideia que o pó seria matéria orgânica :mrgreen: . Então vai mesmo lá ficar e quem sabe um dia destes vira mesmo refúgio!

 

Quanto ao "cotovelo" vai ter de ficar tb para o fim-de-semana.... vai ser em grande ! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite islander77,

 

Aínda ontem fui a uma loja pesquizar sobre escumadores. Fui aconcelhado a adquirir a Turbofloter 5000 da Aqua Medic.

Foi-me dito que é muito bom.

Ficas com mais um (são muitos) para poderes escolher.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não poderes comprar algo mais qie T5, então fica com 4+2, é a melhor opção que tens.

 

Já agora, que deltec tens? Para mim são dos melhores, eu próprio tenho um. É pena não serem tão silenciosos como os V2, mas são bastante eficientes, e com o revestimento da estrutura do aqua e uns segredinhos fazem com que seja silencioso!

 

Sobre o cotovelo, tens mesmo que testar a capacidade de retenção de água que a sump terá com a falta de electricidade. Eu tenho o problema resolvido com um durso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa dica Nuno Ramos. Vou verificar.

 

O meu escumador actual é um deltec MC500, mas está mesmo mal.... parece um tractor... e está a escumar mal, logo vai ter que ir de volta.

 

Pois, vou ficar com 4+2. Vou ver, também, no fim de semana.

 

Neste momento preocupa-me mais a (falta) de eficiência do escuma.... Está provavelmente a atrasar o cíclo. De sábado não passa!

 

Bem, montar o durso vai ser uma aventura e tanto. Vamos ver como corre.

 

P.S. - Prometo postar as fotos no fim-de-semana!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Islander.

 

Relativamente ao escumador, não te preocupes com a eficiência. acabaste de colocar rocha viva. usando o meu exemplo, após a adição da rocha viva, o escumador também me deixou com dúvidas durante a primeira semana após introdução da rocha, mas depois começou a tirar porcaria que só visto :morning:

 

de qualquer forma, se faz muito barulho e é usado e podes investir num novo, acho que fazes bem.

 

boa sorte para as compras do fim de semana :)

 

fico à espera das fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é... tarde e a más horas mas vamos ás fotos!

 

Aqua após montagem:

 

DSC04476.jpg

 

Sump (Ainda com o Deltec que entretanto já foi trocado pelo V2skim600)

 

DSC04471.jpg

 

A chegada da areia...

 

DSC04485.jpg

 

Da RV....

 

DSC04516.jpg

 

E entretanto....

 

Os primeiros vivos!!

 

Ocellaris

 

DSC04554.jpg

 

 

O Gang:

 

DSC04574.jpg

 

O Patas Azuis:

 

DSC04524.jpg

 

Lysmata amboinensis

 

DSC04579.jpg

 

A seguir as dúvidas e os problemas.......

 

Ainda.... ;)

Editado por islander77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação...

 

Ainda não decidi.... HQI ou T5.... Se avançar para HQI como é que vai ser no verão? Compro um refrigerador?!...

 

Como não tenho qq coral por ora a coisa vai...

 

Tive um problema no osmoregulador que fazia retorno da água do Kalkwasser e entupia (claro!).

 

Lá troquei o controlador de fluxo e por enquanto tudo ok...

 

Os vivos foram adicionados ontem! E foram sem dúvida muito bem vindos!!! ;)

 

O Ocellaris é muito tímido.... é normal ele "dormir" na areia do aqua? Hoje de manhã quando cheguei ao aqua ele estava quieto no fundo... depois liguei a luz (a calha que vinha com o aqua duas T8) e ele começou a nadar todo contente... é normal?

 

A próxima adição será outro palhaço (tomate) e depois venham 2 cirurgiões (Yellow Tang e provavelmente Acanthurus japonicus)...

 

E mais limpeza e RV!!! Ufff.... e sem carteira no fim!!! yikes

Editado por islander77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não consigo ver a maioria das fotos porque estou no telemóvel, mas já vi que tens o kit da tunze. Já o colocaste a trabalhar? O que achas do seu funcionamento? Não liberta água com muito kalk (água branca)?

Sobre as tuas dúvidas....

É normal o palhaço dormir no fundo, os meus também são assim, não te alarmes!

HQI e verão não são incompativeis, tudo depende da temperatura ambiente e da circulação de ar. Eu aguentei bem, tal como outros membros, com ventujinhas de PC a suprar na superficie da água, fazendo com que a água evapora-se mais, mantendo a temperatura. Terás que ter é mais reposição.

Sobre o palhaço que queres comprar, ele é bonito, mas agressivo, deverá ter atenção a possiveis lutas com o outro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O palhaço não é o tomate :crazyeyes: .... mea culpa, mas num Premnas biaculeatus (parecido mas mais calmo).

 

Quanto ao kit da tunze... tirando o problema com a válvula de retorno (entretanto substituida) tudo ok.

 

A agua não é demasiado branca... é tão translúcida á vista como a de OI....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que vejo bem as fotos, deixa que te diga que não tens um ocellaris mas sim um clarkii, pelo menos é o que me parece!

 

Epá espera ai que faço o upload a outra foto....

 

 

http://i256.photobucket.com/albums/hh164/i.../DSC04567-1.jpg

 

 

e mais uma....

 

 

http://i256.photobucket.com/albums/hh164/i...ua/DSC04533.jpg

 

és bem capaz de ter razão.... pesquisei no google e parece mesmo! O que tb é bom pois assim posso sempre comprar o ocellaris! :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... bem vou confirmar amanhã com a loja. Agora tenho que lhe arranjar um par... mas o próximo vivo a entrar vai ser aquele ouriço preto cheio de espinhos (não sei o nome), para continuar a limpeza...

 

Posso adicionar RV já maturada no aqua tipo uma rocha por semana assim ou é preferivel por o que falta de uma vez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... bem vou confirmar amanhã com a loja. Agora tenho que lhe arranjar um par... mas o próximo vivo a entrar vai ser aquele ouriço preto cheio de espinhos (não sei o nome), para continuar a limpeza...

 

Posso adicionar RV já maturada no aqua tipo uma rocha por semana assim ou é preferivel por o que falta de uma vez?

 

Continuando... é um sebae, segundo a loja...

 

Achas que posso juntar apenas um ocellaris ou terei que por mesmo dois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais