Mala de Transporte Para Peixes


Recommended Posts

Boas

 

Já há muito tempo que ando a fazer esta mala de transporte. Desde Maio de 2007, para ser mais exacto. Era daquelas coisas que ia ficando para trás, em detrimento de outras coisas. Mas como tive necessidade deste projecto concluído, tive de meter mãos à obra e finalizá-lo. Para alguns que participaram na Aquadecor, já não é novidade, já que a levei com alguns peixes. Não estava na altura totalmente finalizada, mas depois de tanto olhar para o projecto inacabado, lá me resolvi.

 

Seguem as fotos e breve explicação.

 

 

Foto 01:

 

maltrans001.jpg

 

- A mala em questão. Uma vulgar mala térmica, que andava a atrapalhar cá por casa.

 

 

 

 

Foto 02:

 

maltrans002.jpg

 

- Interior devidamente limpo. O facto de ser térmica tem as suas vantagens!

 

 

 

 

Foto 03:

 

maltrans003.jpg

 

- Dois pequenos furos numa das laterais.

 

 

 

 

Foto 04:

 

maltrans004.jpg

 

- Os mesmos furos "vistos" do interior da mala.

 

 

 

 

Foto 05:

 

maltrans005.jpg

 

- Rasgo que irá albergar o termómetro digital.

 

 

 

 

Foto 06:

 

maltrans006.jpg

 

- Termómetro já colocado no seu local.

 

 

 

 

Foto 07:

 

maltrans007.jpg

 

- Calhas que irão servir de suporte aos separadores.

 

 

 

 

Foto 08:

 

maltrans008.jpg

 

- Ensaio das calhas e separadores.

 

 

 

 

Foto 09:

 

maltrans009.jpg

 

- Uma das divisórias. Chapa de acrílico de 6mm. Podia ser mais fina, mas desta medida tenho várias chapas.

 

 

 

 

Foto 10:

 

maltrans010.jpg

 

- Divisória furada, de maneira a permitir a circulação da água entre as divisões.

 

 

 

 

Foto 11:

 

maltrans011.jpg

 

- Mais um ensaio, de modo a certificar que tudo corria como previsto.

 

 

 

 

Foto 12:

 

maltrans012.jpg

 

- Pintura do exterior da mala térmica.

 

 

 

 

Foto 13:

 

maltrans013.jpg

 

- Aspecto "quase" final da mala de transporte.

 

 

 

 

Foto 14:

 

maltrans014.jpg

 

- Mais um pormenor.

 

 

 

 

Foto 15:

 

maltrans015.jpg

 

- No interior: à esquerda sonda do termómetro, ao centro o termostato, à esquerda o tubo do ar.

 

 

 

 

Foto 16:

 

maltrans016.jpg

 

- Bomba de ar que andava a mais cá por casa.

 

 

 

 

Foto 17:

 

maltrans017.jpg

 

- Os dois interruptores que irão ser utilizados.

 

 

 

 

Foto 18:

 

maltrans018.jpg

 

- Interruptores colocados na caixa da bomba de ar.

 

 

 

 

Foto 19:

 

maltrans019.jpg

 

- Visão exterior. Um deles para a bomba, o outro para o termostato.

 

 

 

 

Foto 20:

 

maltrans020.jpg

 

- As ligações eléctricas, difíceis de efectuar, devido à proximidade da lâmina da bomba de ar.

 

 

 

 

Foto 21:

 

maltrans021.jpg

 

- Aspecto final da mala.

 

 

 

 

Esta mala permite o transporte de peixes, durante uma viagem. Como? Através de um conversor de 12 Volts para 220 volts, no caso o da foto abaixo:

 

maltrans022.jpg

 

Este tipo de aparelho, para aqueles que não sabem, "produz" 220Volts a partir de uma bateria de 12 Volts, normalmente retirados do isqueiro dos automóveis. Assim podemos ligar aparelhos com baixo consumo, que normalmente apenas são ligados nas nossas casas. O consumo do termostato é de 50 Watts, e o da bomba de ar é de apenas 2,86 Watts. O conversor aguenta até 150 Watts, logo está à vontade.

Um problema então surgiu! Nem sempre o automóvel está a trabalhar, e nesse caso, a bateria esgota-se muito rapidamente. Solução? Intercalar uma Ups entre o conversor e a mala de transporte. Assim quando o automóvel é desligado, a alimentação continua-se a fazer através da Ups. Em andamento, a alimentação é feita através do conversor, ao mesmo tempo que carrega as baterias da Ups. Testado e aprovado! A Ups em questão aguenta cerca de 3 horas, sem ser carregada, a alimentar o termostato e a bomba de ar, ( fotos da Ups não tenho, já que ainda se encontra dentro do carro, e não me apeteceu descer três andares...).

Caso seja necessário retirar a mala, basta desligar da Ups e voltar a ligar em qualquer tomada.

 

 

E assim fica mais um DIY, que para alguns não serve para nada, mas que pode dar muito jeito a outros.

 

Nota: Há um projecto muito idêntico a este, num outro fórum. Para que não houvesse "problemas", contactei o autor de modo a dar-lhe conhecimento deste tópico, ao qual ele não colocou nenhuma objecção, já que no referido fórum, não passa de um projecto mesmo. Pelo menos o autor não apresentou nenhuma foto do produto acabado.

 

 

Cumps.

 

 

P.S. - Já estou a trabalhar no próximo DIY ;)

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Mais um excelente DIY, ao nível do que já nos tens habituado!!! Parabéns!

 

Para já, sou daqueles para quem isto não seve para nada, mas nunca se sabe o dia de amanhã... ;)

 

Lá vais ter de actualizar a tua assinatura e incluir mais este DIY! :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lá vais ter de actualizar a tua assinatura e incluir mais este DIY! :crazyeyes:

Pois... isso estou a tentar desde que enviei o tópico, mas está a dar um erro manhoso!

 

Quanto à mala, é mais uma daquelas coisas que a mim me dá muito jeito, mas acredito que para grande parte do pessoal, não passa mais de um DIY. Bom ou não, os peixes que até agora transportei nela, agradeceram ;) .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Snr está no céu :rainbowafro: .

Alugar não, mas posso emprestar sem problemas.

Por acaso estava a ler esse tópico com a dúvida da mudança de casa. As soluções foram quase todas dadas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez parabens pela criatividade engenho e pela partilha dos teus projectos com os amantes da aquariofilia!

Eu sempre utilizei uma simples geleira para transportar os peixes (trajectos curtos), mas agora já não tenho desculpa para não os levar de férias!!! :D

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem so gostava de ser peixe para passear :|

agora a serio ,muito criativo e practico tambem.

todos os deus dyd´s sao fabulosos sim sr,alem de ideias brilhantes sao muito bem posta em practica e ainda por cima partilha-as conosco

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular! Agora tens de fazer uma mala dessas com uns amortecedores por baixo para diminuir ainda mais as vibraçoes do carro! Brutal mesmo.. e cheira-me que vou ter de contruir uma coisa dessas! :new-bday:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já me passou essa ideia pela cabeça! Tenho algures uma caixa de Cd's, daquelas da série Xplood, que levou com um Subwoofer em cima :new-bday: , ( é o que faz andar a fazer todo o terreno com os copos... ), e que tem uns amortecedores que funcionam com um liquido no seu interior. Tenho de desmontar aquilo, ( se bem que mais "desmontado" não pode estar ), e ver o que se consegue arranjar!

Venham mais ideias "estapafúrdias" que eu ponho-as em prática :rolleyes: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já me passou essa ideia pela cabeça! Tenho algures uma caixa de Cd's, daquelas da série Xplood, que levou com um Subwoofer em cima :crazyeyes: , ( é o que faz andar a fazer todo o terreno com os copos... ), e que tem uns amortecedores que funcionam com um liquido no seu interior. Tenho de desmontar aquilo, ( se bem que mais "desmontado" não pode estar ), e ver o que se consegue arranjar!

Venham mais ideias "estapafúrdias" que eu ponho-as em prática bang .

Cumps.

 

Acho que já só falta mesmo um filtro interior para fazer a circulação de agua!

Mais um bocadinho e ainda arranjas maneira de colocar um filtro uv! :lol:

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Epá, então e a suite também tem Room Service incluído!?!? ;)

 

Eu a ler o tópico e a pensar: "Epá se isto tivesse aqui uma gralhazita era fixe pa implicar..." Mas pronto, rapidamente tive que deixar essa hipótese...tu metes fotos de tudo e mais alguma coisas!!!

 

Gostei foi da pintura mais "Dark Side", para dar um ar sóbrio à coisa...ou à geleira! bowdown Entrar num pavilhão com umas centenas de pessoas com uma geleira na mão era um tudo nada cómico.. bowdown

 

Vá, continuação de boas obras!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Está mesmo muito bom!

 

Tive uma ideia similar mas só para adaptar uma bomba de ar portátil a uma caixa apenas para transporte de kinguios e carpas...é uma coisa a fazer lá para o Verão quando tiver o lago novo pronto...será útil para trazer peixes maiorzinhos em maior quantidade que encontre noutras cidades...

 

Diz-me uma coisa...que tinta usaste para pintar a mala?

 

Eu tambem queria pintar uma parte de um objecto assim feito desse tipo de plástico numas partes mas queria uma tinta que secasse rápido e que não saisse com o tempo...tipo tovares e sair um pouco de timnta logo agarrada mesmo passado um par de horas...podias dizer mesmo marcas e se possível preços?

 

O objecto a pintar é um arco...desculpa o off-topic...

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Diz-me uma coisa...que tinta usaste para pintar a mala?

 

Eu tambem queria pintar uma parte de um objecto assim feito desse tipo de plástico numas partes mas queria uma tinta que secasse rápido e que não saisse com o tempo...tipo tovares e sair um pouco de timnta logo agarrada mesmo passado um par de horas...podias dizer mesmo marcas e se possível preços?

 

O objecto a pintar é um arco...desculpa o off-topic...

 

Cump.

Muito resumidamente: Lata de Spray "Berner", preto de alta temperatura. Duas ou três demão. Secagem ao tacto em 20 minutos, secagem completa em cerca de duas horas. Óptima aderência em qualquer superfície: metal, madeira, plástico, acrílico, alumínio e até nas mãos! Preço não é do mais convidativo, mas já vi mais caros, e piores...

 

A mala de transporte apenas levou uma demão, e a tinta ainda não saltou, mesmo com alguns maus tratos que ela já sofreu.

Se for para transportar peixes de água fria, ou em "pequenas" distâncias, uma bomba de ar a pilhas serve perfeitamente, já que têm grande autonomia.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...