54ltr para Conchiculas - 1º aqua de ciclideos - Update 10/01/08


Sadino

Recommended Posts

Dimensões: 60*30*30 - 54L (Aquapor)

Data de montagem: 09 de Janeiro de 2007

Iluminação: 1 x 15W

Filtragem: Interna Hydor Pico (350 ltr/h) a fazer filtragem mecanica de biologica + Elite Mini (200 ltr/h) a fazer filtragem mecanica

Aquecimento: 75W

Substracto: Area de filtro de piscina

Decoração: Rocha Regional calcaria

Flora: Valisnerias

Fauna: 0

 

Uma foto do antes:

 

DSCN3795.jpg

 

Fotos actuais:

 

DSCN3807.jpg

 

DSCN3808.jpg

 

DSCN3809.jpg

 

DSCN3810.jpg

 

DSCN3811.jpg

 

DSCN3812.jpg

 

DSCN3813.jpg

 

DSCN3814.jpg

 

DSCN3815.jpg

Editado por Sadino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu levou água do velho, matérias do velho e começou logo a bombar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião , devias melhor a iluminação , acho que está um pouco escuro e isso vai-se refletir na falta das cores nos peixes . Em relação às conchas , eu pessoalmente optava por uma parede de rochas com bastantes buracos para os futuros habitantes terem bastantes sitios para se esconderem .

 

Mas no âmbito geral está muito bom .

 

Quem te viu , quem te vê ..... Grandes melhorias ....

Por isso , é que este forúm para esta comunidade , tem um valor enorme .

Nós aprendemos com todos .

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O aquário está muito interessante mas como disse o Nelson esse areão não me parece ser o mais indicado!

 

Por outro lado, e na minha opinião, eu não optaria por meter Calvus nesse aquário.

 

Sendo um aquário monoespécie penso que seria preferível optares por similis ou multies pois vivendo en colónias o aquário ganharia outra "animação".

 

Mas, como disse, isso é uma questão de gosto pessoal.

 

abraços e boa sorte

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O aquário está muito interessante mas como disse o Nelson esse areão não me parece ser o mais indicado!

 

Por outro lado, e na minha opinião, eu não optaria por meter Calvus nesse aquário.

 

Sendo um aquário monoespécie penso que seria preferível optares por similis ou multies pois vivendo en colónias o aquário ganharia outra "animação".

 

Mas, como disse, isso é uma questão de gosto pessoal.

 

abraços e boa sorte

 

João Nuno Cruz

 

Obrigado pelos comentários. Relativamente ao areao, eu sinceramente não estou com grande vontade de mudar pelo que vai mesmo ficar este.

Quanto à fauna, uma pequena colonia de similis ou multies vai ser mesmo a escolha. Aproveito para te perguntar se sabes onde posso comprar estes peixes (na minha area claro) e qual é normalmente o preço dos mesmos.

Por quantos elementos deve ser a colonia para este aqua e quantos de cada sexo?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há uma boa loja em Setúbal cujo nome não me lembro aquarioreef?!?!?!?! que poderá ter!

 

Outra forma é colocando um anúncio aqui no Fórum.

 

Eu diria que 5 a 7 elementos é o ideal... 2 a 3 machos e o resto fêmeas.

 

abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma boa loja em Setúbal cujo nome não me lembro aquarioreef?!?!?!?! que poderá ter!

É mesmo Aquarioreef. Neste momento, até já é um dos patrocinadores do Fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joao, desculpa so a minha ignorancia,

 

O aquário está muito interessante mas como disse o Nelson esse areão não me parece ser o mais indicado!

 

onde esta o post do nelson a dizer isso?

 

Por outro lado, e na minha opinião, eu não optaria por meter Calvus nesse aquário.

 

onde é que ele diz que pensa em meter calvus?

 

 

se sao conversas fora do forum, convem deixar isso acente ,senao o pessoal fica as aranhas....mais uma vez peço desculpa pelo offtopic

 

 

 

eu tambem nao gosto do areao, parece muito artificial, eu optaria por areia

 

e...... mete umas verduras, tipo umas valisnerias atras das rochas....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joao, desculpa so a minha ignorancia,

onde esta o post do nelson a dizer isso?

onde é que ele diz que pensa em meter calvus?

se sao conversas fora do forum, convem deixar isso acente ,senao o pessoal fica as aranhas....mais uma vez peço desculpa pelo offtopic

eu tambem nao gosto do areao, parece muito artificial, eu optaria por areia

 

e...... mete umas verduras, tipo umas valisnerias atras das rochas....

Boas!

Não são conversas por Mp mas sim porque foi colocado outro topico

Topico

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o Nelson disse não são conversas de fora, mas sim noutro tópico do mesmo user.

 

Por isso mesmo decidi comentar neste a questão do areão e dos peixes pois o outro tópico já deverá estar concluído.

 

Para além do mais, agradeço a tua observação, porque apesar deo sadino ter referido a possibilidade de Calvus no outro tópico, o que eu queria dizer era Sumbus e não Calvus, hipótese que ele colocou neste tópico.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, vamos então encerrar o outro topico e ficar por este pois evita confusão.

 

Bem, já conseguiram fazer com que nem eu não goste o areao que coloquei :lol:, e assim sendo está tomada a decisão de mudar para area da praia pois pela informação que aqui corre, esta contribui para o aumento do ph e é isso que se pretende.

Vou hoje mesmo recolhe-la aqui na arrabida :D

 

Vou inclusivamente colocar algumas Valisnerias tal como sugerido pelo _pinguim_

 

Eu mantenho-vos ao corrente das alterações assim que elas tiverem concluidas.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Editado por Sadino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

People, eis o update que fiz ao aqua - Ver em cima.

O areao foi mudado para area de filtro de piscina, introduzi umas Valisnerias e coloquei um filtro adicional (agora está com 350ltr/h + 200lts/h).

Na minha opinião está bem melhor agora.

 

Obrigado a todos pelas dicas pois foi graças a vocês que não mantive como estava sendo que agora sei que mais tarde me iria arrepender.

 

A fauna em principio tambem já está escolhida. Vou colocar uma pequena colonia de Similis.

 

Façam os vossos comentários s.f.f.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não são conversas por Mp mas sim porque foi colocado outro topico

Topico

 

 

eu nao disse que tinha sido por MP, mas podia ser pessoalmente, MP, outro topico, outro forum, quem sabe, nao custa fazer referencia para o pessoal nao ficar as aranhas

de qualquer maneira, peço que nao levem a mal os meus coments, é que fui um dos que ficou as aranhas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

People, eis o update que fiz ao aqua - Ver em cima.

O areao foi mudado para area de filtro de piscina, introduzi umas Valisnerias e coloquei um filtro adicional (agora está com 350ltr/h + 200lts/h).

Na minha opinião está bem melhor agora.

 

Obrigado a todos pelas dicas pois foi graças a vocês que não mantive como estava sendo que agora sei que mais tarde me iria arrepender.

 

A fauna em principio tambem já está escolhida. Vou colocar uma pequena colonia de Similis.

 

Façam os vossos comentários s.f.f.

 

Cumprimentos

 

 

olha, eu termos de disposiçao, acho que esta brutal, da logo um toque natural ao aqua

 

so um reparo que ja foi dito, um pouquinho mais de luz ficava melhor, ate para materes as valisnerias em bom estado

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, eu termos de disposiçao, acho que esta brutal, da logo um toque natural ao aqua

 

so um reparo que ja foi dito, um pouquinho mais de luz ficava melhor, ate para materes as valisnerias em bom estado

 

Concordo mais uma vez contigo relativamente à iluminação.

Vou ter que tratar disso mas por agora fica assim senão a patroa corre comigo de casa por causa do dinheiro que ando a gastar com os aquas...

 

Relativamente á fauna pergunto a quem me poder responder se um macho e uma femea de Julidochromis marlieri é demais.

Os Sumbu tambem me começam a agradar!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

_pinguim_ ... sem stress ;) estamos todos em sintonia e o mais importante é que a informação abunde para todos.

 

Sadino... nesse aquário esquece duas espécies! É um grande risco... e Julidochromis marlieri muito menos! Se fosse para as Julies nesse aquário só te aconselharia as transcriptus ou em último caso as ornatus... e isto com o aquário só para elas!

 

Por outro lado as Julies gostam de rochas empilhadas de forma a criarem "cavernas" e com esse layout não as tens!

 

Disse o que já antes referi... nesse aquário uma só espécie!!! Idealmente um conchícula de colónia: multies ou similis!

 

Para teres Sumbus ou outro conhcícula de casal ficas com o aquário só com 2 Peixes!!!

 

Para meteres um casal de Julidochromis não podes meter mais nenhuma espécie sem comprares uma grande guerra até que vais optar por ficar com só com uma! Não te esqueças que o aquário só tem 60 cm!!!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

_pinguim_ ... sem stress ;) estamos todos em sintonia e o mais importante é que a informação abunde para todos.

 

Sadino... nesse aquário esquece duas espécies! É um grande risco... e Julidochromis marlieri muito menos! Se fosse para as Julies nesse aquário só te aconselharia as transcriptus ou em último caso as ornatus... e isto com o aquário só para elas!

 

Por outro lado as Julies gostam de rochas empilhadas de forma a criarem "cavernas" e com esse layout não as tens!

 

Disse o que já antes referi... nesse aquário uma só espécie!!! Idealmente um conchícula de colónia: multies ou similis!

 

Para teres Sumbus ou outro conhcícula de casal ficas com o aquário só com 2 Peixes!!!

 

Para meteres um casal de Julidochromis não podes meter mais nenhuma espécie sem comprares uma grande guerra até que vais optar por ficar com só com uma! Não te esqueças que o aquário só tem 60 cm!!!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

Para mim está claro que só posso por uma especie. Eu estava a por a hipotese de em vez da colonia de multies ou similis colocar as Julies mas provavelmente e pela explicação que acabaste de dar não será a melhor opção.

Bem, assim sendo vou deixar o aqua ciclar e entretanto passo pela Aquarioreef e vejo se ele têm os similis ou multies se não tiverem tento encomendar.

Já agora podes me dizer um valor aproximado destes peixes?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim está claro que só posso por uma especie. Eu estava a por a hipotese de em vez da colonia de multies ou similis colocar as Julies mas provavelmente e pela explicação que acabaste de dar não será a melhor opção.

Bem, assim sendo vou deixar o aqua ciclar e entretanto passo pela Aquarioreef e vejo se ele têm os similis ou multies se não tiverem tento encomendar.

Já agora podes me dizer um valor aproximado destes peixes?

 

Obrigado

 

nao minha opiniao, eu esquecia as jullis, apesar de gostar muito e ter tido bastante sucesso, eu em tempos cometi o erro(nao deu pro torto), de meter duas especies num aqua com essas medidas, hoje nao o aconselho a ninguem, pois apesar de ter tido bastante sucesso em ambas, apercebi-me, depois atraves de pesquizas que tive demaziada sorte, pois tudo levava a querer que ia ser uma chacina, por isso invoco o belo do ditado "faz o que eu te digo, nao faças o que eu faço".

e digo para nao optares por jullis, sobe pena de o aqua se tornar monotono com apenas dois peixes, nesse caso aconselho vivamente uma colonia de similis ou multis com ja foi referido em cima....

outra sugestao que dou, e esta esta sujeita a avaliaçao por parte dos entendidos, é colocares 2M+4F de Brevis..... mas neste caso terias de colocar mais e maiores conchas.... geralmente sao peixes de casal, mas tambem tive dois casais no mesmo aqua que se reproduziram(os dois casais) em conchas encontadas, mas mais uma vez pode ter sido sorte, daí pedir uma opiniao mais solida dos moderadores......

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É possível ter mais do que um casal de Brevis, pois estes acabam por ser dos conchiculas mais pacíficos que existem, mas continuo a achar que em 60 cm não será fácil e poderá depender muito do "carácter" dos peixes se dá ou não guerra.

 

Um aquário só com julies, especialmente se conseguires formar casal, rapidamente deixa de ser monótono pois vais ter reproduções com fartura.

 

Outra possibilidade para fugires um pouco ao monoespécie seria juntares os multies ou similis com uns 3 ou 4 Tetras do Congo (Phenacogrammus interruptus), pois mesmo não sendo do Lago Tanganyika, nem sequer ciclideos, são também africanos e podem sem problemas viver numa água dura e alcalina.

 

Agora o layout que apresentas não se adequa a conchiculas de colónia e, para eles, não precisas das pedras para nada!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Se fores para os conchiculas, eu considerava colocar muitas mais opções de casinhas para os peixes, mais conchas ;)

 

 

dicordo sem deixar de concordar...lol... tudo depende se ele vai escolher conchicolas de colonia ou de casal

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na minha opinião apenas colocava uma colonia de multis ou de similis e deixava de lado o resto.

Isto porque depois de começarem a procriarem vão facilmente ocupar o aquario, isto é se houver conchas suficientes e poderão viver traquilmente e sem stress.

Optar por conchicolas de casal, ficas com um aquario "pobre" e vazio :D

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na minha opinião apenas colocava uma colonia de multis ou de similis e deixava de lado o resto.

Isto porque depois de começarem a procriarem vão facilmente ocupar o aquario, isto é se houver conchas suficientes e poderão viver traquilmente e sem stress.

Optar por conchicolas de casal, ficas com um aquario "pobre" e vazio ;)

 

 

Idem, idem, aspas, aspas...

 

Vide post de 11 de Janeiro.

 

Queremos é ver a evolução disso :D

 

Vamos lá!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão se estiveres a pensar num aquário para conchicolas (e sem duvida para especies de colónia), colocas as rochas todas na traseira do aquário e "forras" o resto do areão com conchas, grandes e pequenas, o mais parecidas possíveis, e verás que o efeito é muito bom! e eles vão adorar poder escolher a melhor toca!!! :) se quiseres dar um toque de cor ao aquário colocas umas valisnerias perto das rochas... eu tou a pensar fazer um aquario assim, com as mesmas medidas que o teu.

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão se estiveres a pensar num aquário para conchicolas (e sem duvida para especies de colónia), colocas as rochas todas na traseira do aquário e "forras" o resto do areão com conchas, grandes e pequenas, o mais parecidas possíveis, e verás que o efeito é muito bom! e eles vão adorar poder escolher a melhor toca!!! :puppydogeyes: se quiseres dar um toque de cor ao aquário colocas umas valisnerias perto das rochas... eu tou a pensar fazer um aquario assim, com as mesmas medidas que o teu.

Abr

 

Apenas para salientar que, neste caso em particular as rochas são meramente estéticas, pois não têm qualquer função para os conchículas.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais