350L Plantado Vs Discos


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

Tal como prometido aqui estão as fotos da montagem (passo a passo).

 

Após ter retirado as plantas, troncos e peixes; aproveitei o máximo de água possível e comecei a limpar o substrato.

SBS_20080125_1c.jpg

 

Ao remexer o substrato encontrei muitas raízes das plantas existentes e para que não se desenvolvessem no novo layout era necessário limpar o máximo possível. Mesmo assim acredito que devem ter lá ficado muitas raízes… não será de estranhar se as plantas voltarem a nascer.

SBS_20080125_2c.jpg

 

Depósito de água de 120L onde coloquei as plantas e peixes que retirei do áqua. Aproveitei para ligar o termóstato e filtro porque não fazia ideia do tempo que ia demorar a nova montagem.

SBS_20080125_3c.jpg

 

Filtro novo a ser colocado junto com o Rena XP2 já ciclado. Este filtro é um fluval 305 e está ainda por montar.

SBS_20080125_4c.jpg

 

Troncos e pedras a usar no novo layout.

SBS_20080125_5c.jpg

 

O caos estava instalado na minha sala… Esta mesa não era uma banca de trabalho… mas parecia!!!

SBS_20080125_6c.jpg

 

Aquário novo colocado no sitio.

SBS_20080125_7c.jpg

 

Colocação do ELOS Bottom mineral (substrato fértil)

SBS_20080125_8c.jpg

 

Aqui está o dito saco do produto.

SBS_20080125_9c.jpg

 

Espalhar o substrato fértil por toda a base do aquário.

SBS_20080125_10c.jpg

 

ELOS Bottom Mineral + ELOS Terra Zero

SBS_20080125_11c.jpg

 

Colocação dos troncos ramificados na disposição desejada.

SBS_20080125_12c.jpg

 

Colocação do substrato antigo por cima do fértil.

SBS_20080125_13c.jpg

 

Colocar o reactor de CO2 ELOS REA50

SBS_20080125_14c.jpg

 

Colocação do novo substrato ELOS Terra grão médio.

SBS_20080125_15c.jpg

 

Algumas pedras para dar algum contraste e para evitar que certas plantas invadam determinadas zonas.

SBS_20080125_16c.jpg

 

Acertar alguns pormenores no hardscape.

SBS_20080125_17c.jpg

 

Abrir encomenda de plantas

(Escusam de perguntar onde e como comprei… porque não vou responder!)

SBS_20080125_18c.jpg

 

Echinodorus palaefolius var. latifolius

SBS_20080125_19c.jpg

 

Retirar a base de lã junto ás raízes para depois começar a plantar.

SBS_20080125_20c.jpg

 

Vasos separados para depois fazer plantação seguida e por tipo de planta.

SBS_20080125_21c.jpg

 

As primeiras echinodorus plantadas.

SBS_20080125_22c.jpg

 

Borrifar as plantas com áqua (sim água e não multiusos) para não secarem.

SBS_20080125_23c.jpg

 

As echinodorus de folha grande já estavam no sítio.

Faltam os fetos e as tenellus.

SBS_20080125_24c.jpg

 

 

Amarrar os Microsorum pteropus 'Narrow' aos troncos

SBS_20080125_25c.jpg

 

Mais uma borrifadela!!!

SBS_20080125_26c.jpg

 

Panorâmica diagonal do que já está plantado.

SBS_20080125_27c.jpg

 

Panorâmica frontal.

SBS_20080125_28c.jpg

 

Pormenor dos Microsorum pteropus 'Narrow’

SBS_20080125_29c.jpg

 

Preparar a Echinodorus tenellus para plantação.

SBS_20080125_30c.jpg

 

SBS_20080125_31c.jpg

 

Plantar as Echinodorus tenellus.

SBS_20080125_32c.jpg

 

SBS_20080125_33c.jpg

 

A encher o aquário muito devagar para evitar levantar muito pó do ELOS Terra.

Aproveitei mais 100L de água do outro áqua que tinha em repouso noutro depósito e enchi o restante com água da companhia.

Não usei qualquer produto anti-cloro, nem qualquer acondicionador de água…

20080125_3c.jpg

 

20080125_4c.jpg

 

Antes de colocar os peixes, deixei aquecer a água e fui juntando alguma água quente para acelerar o processo de aquecimento (ao fim de 2h a água ainda estava a 20º)

Assim que consegui os 27º, fui trocando água entre o repositório dos peixes e o aquário para acondicionar os peixes da melhor forma. Depois e ao fim de 1hora, apanhei-os á mão, usei o mesmo processo que tinha usado para os tirar do antigo áqua. Não usei rede com os discos para evitar de os magoar.

20080125_5c.jpg

 

20080125_6c.jpg

 

1 dia depois da montagem… água cristalina e peixes em excelente estado! Para os peixes foi como nada tivesse acontecido…Não estranharam, não stressam, comem bem… que mais se pode querer?!

20080126_6c.jpg

 

E é tudo…

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 344
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Filipe

 

 

Excelente tópico! Não posso deixar de comentar, visto mais uma vez teres demonstrado a tua dedicação e gosto pela aquarioflia.

 

Acho que desta vez fizeste aquilo que qq um aqui em casa gostaria de ver, ao postares as fotos da montagem do novo aqua. Este tipo de exemplos são necessários para que todos possam ter uma demonstração de boa aquarioflia em exercício. Acredito que tanto para aqueles mais experientes, como para as pessoas que acabaram de comprar o seu primeiro aqua com alguns guppys e zebras, este tipo de exposição seja fundamental, de forma a que as pessoas possam ter e ver um exemplo daquilo que os aquários podem ser no seu melhor nível e às mãos de um Mestre, principalmente num país com as dimensões de Portugal.

 

Pelo que vi tanto no fórum como no teu blog - e não estando a abusar da lisonja -, percebe-se facilmente que a dedicação é muita ao mundo da aquariofilia, isto para dizer apenas que, mais que outra coisa, encontra-se aqui manifesto o meu reconhecimento do teu empenho e bom gosto. Exemplos como este devem ser reconhecidos e desejam-se em abundância de forma a que uma competição saudável se possa gerar entre os tugas que gostam de montagens e técnicas de aquascaping.

 

Força com isso que por aqui a gente vai acompanhando o teu trabalho!

 

Cumprimentos

 

Ricardo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários e elogios :)

 

Bem hoje trago uma pequena surpresa!!!

Já suspeitava que mais cedo ou mais tarde iria acontecer... mal os coloquei no áqua, a mudança de layout e parametros da água, poderia provocar a postura.

 

E aqui está ela!

20080129_1c.jpg

 

20080129_2c.jpg

 

20080129_3c.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posts assim e que o pessoal quer para aprender com quem sabe =). Grande montagem grande aquario e grandes peixes.Parabens por tudo o que fizeste neste post e parabens tambem pela ideia de postar aqui as fotos da montagem passo a passo.

 

=)

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe pela ajuda em relacao a montagem...assim ja todos sabemos mais qq coisa...

 

MEsmo assim, acho que ainda nao e desta q digo q o aquario ta bonito...

 

 

 

 

TOu a brincar... por enquanto ta cru...vamos deixar maturar...mas tou a gostar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico!

Louvo as tuas iniciativas de demonstrar as tuas montagens passo-a-passo.

Devoro cada pormenor. Acredita.

Só tenho 3 perguntas.

Esta calha é pendular, certo? Reparei que nas diferentes fases da montagem a elevaste e baixaste.

- Ela tem essa polivalência com relativa facilidade, ou tiveste que improvisar?

- A que altura a deixaste da linha de água?

- O que usaste para atar os fetos? O que são essas tiras que tens na boca? São braçadeiras de plástico? Por norma ato-os antes de os molhar e fora de água. É a primeira vez que vejo atar plantas aos troncos dentro do aqua.

Se calhar são mais que 3 perguntas...

 

Sei que não foste tu que os fizeste, mas esses troncos são lindos. Porque é que quando eu preciso de troncos, não vejo desses???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notável.

Fiquei sobretudo impressionado com a composição dos troncos e o trabalho de preenchimento com as couves.

Comparar uma fotografia do aqua só com os troncos e depois de plantado impressiona.

Estou para ver como isso vai ficar daqui a um mês ou dois.

 

 

(Sou bem capaz de plagiar esses Microsorum pteropus 'Narrow’ nos troncos. Fica extraordináriamente bonito, apesar de muito simples)

(Tens de dizer de onde vieram essas plantas. O aspecto da embalagem diz tudo...)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Esta vai ser mais uma resposta de "encher chouriços", mas nao pude evitar de deixar aqui os meus PARABENS por mais uma obra de arte e o muito obrigado pela explicação dada. love you

 

Também estou a pensar plantar o novo aqua com algumas "couves", e este vai ser mais uma muito boa fonte de inspiração... :blush:

 

Mais uma vez parabens pela belíssima obra de arte e boa sorte para a nova postura!

Aguardam-se ansiosamente novas fotos :P banana rock

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem totalmente o oposto do que estou habituado a ver nos topicos do FAAO, mas é assim mesmo.

 

Gostei muito, os troncos meus Deus, as plantas não gosto :P (felizmente gostos não se discutem)

 

Concordo com o Windrider, devias indicar de onde veio essa excelente embalagem de plantas :snipersmile: quero uma parecida, só mudava o conteúdo lol

 

Parabéns, que discus :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos mais uma vez pelos comentários e elogios :snipersmile:

Vou tentar responder ás questões colocadas, se me esquecer de alguma coisa... avisem!

Esta calha é pendular, certo? Reparei que nas diferentes fases da montagem a elevaste e baixaste.

Exactamente! Esta calha devido aos apliques laterais e respectivo regulador permite subir e baixar a calha em segundos.

Basta premir um pouco o regulador que a calha baixa com o peso (convém segurar com a outra mão não vá ela cair dentro do áqua.

Para subir faz-se exactamente o oposto...

 

- Ela tem essa polivalência com relativa facilidade, ou tiveste que improvisar?

Uma calha desta qualidade não precisa de qualquer improviso... acho que o problema é mais ginástica financeira!!!

 

- A que altura a deixaste da linha de água?

Está +- a 25cm da linha de água. Ainda não regulei definitivamente a calha, tenho de ver como as plantas se comportam e só depois regulo conforme o crescimento das plantas.

 

- O que usaste para atar os fetos? O que são essas tiras que tens na boca? São braçadeiras de plástico?

Ora nem mais... braçadeiras de plástico das pequenas em preto.

Não devem apertar muito para não danificar o risoma da planta.

 

Por norma ato-os antes de os molhar e fora de água. É a primeira vez que vejo atar plantas aos troncos dentro do aqua.

Eu também fazia isso, quer com os troncos dentro ou fora de água... mas em norma perdia 40min a amarrar 4 fetos a um tronco!! Assim demoro 5 min para cada feto... é rápido e eficaz.

 

Sei que não foste tu que os fizeste, mas esses troncos são lindos. Porque é que quando eu preciso de troncos, não vejo desses???

Se calhar não foste ao local certo e no momento exacto...

 

Estou para ver como isso vai ficar daqui a um mês ou dois.

Já somos 2... estou muito curioso para ver o desenvolvimento das plantas, mais precisamente as de trás.

Como são plantas que atingem 60-80cm de altura e devido ao caule ser bastante largo e resistente, consegue suportar a planta ao alto fora de água.

Por isso vamos ver como o layout fica assim que ficar nu na zona traseira e com grandes folhas emersas.

Os troncos vão passar a ser pontos de referência e visíveis e a zona central mais individualizada e menos carregada de plantas....

É uma questão de tempo...

 

(Sou bem capaz de plagiar esses Microsorum pteropus 'Narrow’ nos troncos. Fica extraordináriamente bonito, apesar de muito simples)

Estás á vontade para plagiar... Igual nunca fica e não é uma situação original...

 

(Tens de dizer de onde vieram essas plantas. O aspecto da embalagem diz tudo...)

Se a embalagem diz tudo... para quê que vou dizer de onde veio?

A origem não tenho qualquer problema em dizer... aliás, olhando para a caixa facilmente se reconhece que se trata de plantas da TROPICA...

 

Filipe, de que madeira são esses troncos ? :o

Boa pergunta... estes troncos são conhecidos como Red Moorwood, agora a sua origem nunca me preocupei em saber!

 

Este vai ser mais um topico de "encher chouriços"...

Se for mais um para "encher chouriços", prefiro fazê-lo apenas no meu blog... assim não ocupo espaço no fórum, nem dou trabalho á moderação :P

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Windrider, devias indicar de onde veio essa excelente embalagem de plantas :snipersmile: quero uma parecida, só mudava o conteúdo lol

Boas,

 

É muito simples... consegues uma caixa do genero em qualquer loja que venda plantas da trópica.

É só fazeres uma encomenda e pedires que venha tudo na mesma caixa... Assim não há enganos, nem plantas trocadas!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

nao acham que este senhor anda a abusar ???? :snipersmile:

 

 

 

monta aquarios fantasticos,... e ainda tem sorte com os bichos.... :o

 

isto e demais.... :P

 

 

bem se fosse a ti aproveitava a ''embalagem'' dos discus, e deixava so o casal ai e os outros ponha no teu aquario desmontado,.... assim se essa postura se ''salva-se'' ( ou outras futuras) sempre ao venderes os piquenos :D ja fazias algum dinheiro para futuras montagens,.... pois sei que um aquario assim fica carissimo montar e manter....

 

dai depois de casar esperar ai uns 2/3 anitos para montar um grandote,.... mas pode ser que tenha sorte e o consiga antes.... :P

 

se nao for indiscriçao... poderias dizer ao certo os tamanhos dos vidros e espessura,... e ja agora quanto deste pelos mesmos, nao preciso saber local, o preço e so mesmo para orientar....

 

no futuro gostaria de montar um com 150cm x 50cm x 50cm

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja me esquecia de dizer....

 

o aquario esta fantastico.... palavras para que ???

 

e agora entendo a ideia, umas crescem e ''destapam'' a parte de tras e so ficam algumas a cobrir e ai vemos os troncos e tal,.... gostei,.... so um genio e que se ia lembrar disso.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está muito bom, e os discus são so unicos que são bonitos, que eu tenha visto...

 

Agora quero ver como isso vai ficar... O meu com quase 2 meses, ainda ando ás voltas com ele.

 

Só uma questão: Os LDA25 são assim tão bons e uteis? Eu sei a fama que têem, mas tive um cá em casa uma semana e o gajo limpar, não queria...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como são plantas que atingem 60-80cm de altura e devido ao caule ser bastante largo e resistente, consegue suportar a planta ao alto fora de água.

Por isso vamos ver como o layout fica assim que ficar nu na zona traseira e com grandes folhas emersas.

Os troncos vão passar a ser pontos de referência e visíveis e a zona central mais individualizada e menos carregada de plantas....

É uma questão de tempo...[/font]

Essa é a minha grande expectativa em relação a este aqua

Eu olhei para as fotos 27 e 28 (onde tem apenas água no fundo) e pensei que estava perante um extraordinário paludário.

Imagino isso com plantio acima da linha de água e com os caules submersos.

Acho que vai dar um efeito extraordinário, muito semelhante ao ambiente natural dos rios de origem dos bichos.

Completamente diferente do que vi até hoje.

Definitivamente, tu tens olho para isto.

 

Se a embalagem diz tudo... para quê que vou dizer de onde veio?

A origem não tenho qualquer problema em dizer... aliás, olhando para a caixa facilmente se reconhece que se trata de plantas da TROPICA...

Malandro...

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está muito bom, e os discus são so unicos que são bonitos, que eu tenha visto...

 

Agora quero ver como isso vai ficar... O meu com quase 2 meses, ainda ando ás voltas com ele.

 

Só uma questão: Os LDA25 são assim tão bons e úteis? Eu sei a fama que têm, mas tive um cá em casa uma semana e o gajo limpar, não queria...

 

 

Limpar até limpam, principalmente em cardume, mas não é dos peixes com um apetite mais voraz para algas, depende do tipo também.

Mas num aquário destes eles vão dar uma bela ajuda a limpar os restos de comida, isso vão :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem se fosse a ti aproveitava a ''embalagem'' dos discus, e deixava so o casal ai e os outros ponha no teu aquario desmontado,.... assim se essa postura se ''salva-se'' ( ou outras futuras) sempre ao venderes os piquenos yikes ja fazias algum dinheiro para futuras montagens,.... pois sei que um aquario assim fica carissimo montar e manter....

Sim...sim...

Estás quase como o outro que disse para eu tirar os móveis da sala :)

Se troquei de áqua, não foi por estar desagradado com ele... mas sim por problemas de espaço...

Onde metia o outro áqua? De certeza que não faltariam voluntários para ficar com ele... mas os meus Discos são amestrados como aqui já disseram e não se dão longe de mim :)

 

se nao for indiscriçao... poderias dizer ao certo os tamanhos dos vidros e espessura,... e ja agora quanto deste pelos mesmos, nao preciso saber local, o preço e so mesmo para orientar....

Dimensões certas não sei, nem quais os descontos a dar por causa do silicone...

Mas a espessura é de 12mm e custaram-me 170€, fora mão de obra e silicone!!

 

no futuro gostaria de montar um com 150cm x 50cm x 50cm

Já devia era de estar em casa e prontinho a montar...

 

Só uma questão: Os LDA25 são assim tão bons e uteis? Eu sei a fama que têem, mas tive um cá em casa uma semana e o gajo limpar, não queria...

Tal como o Nuno Jorge referiu, LDAS25 limpam bem em cardume e não apenas 1.

Mas depende muito do objectivo da limpeza... pedras, troncos, excesso de comida e vidros... é um mimo!!!

Que dizes Pedro? Os teus limpam ou não? Estás descontente?

 

EPÁ DIGAM O KE DISSEREM, ESTE RAPAZ É A MAIOR REFERÊNCIA NA AQUARIOFILIA EM PORTUGAL.

Sempre ke mexe em qquer coisa faz maravilhas.

SIGA CARAGO......

Pedro... tu estás bem pah!?

Que te passou pela cabeça? Força aí e grande abraço...

 

Ps. Quanto ao fazer maravilhas em tudo que mexo... estás errado! Quinta passada peguei num boletim do Euro milhões e uma caneta e só fiz M#$da, nem 1 único nº saiu... spammer#food

 

Completamente diferente do que vi até hoje.

Definitivamente, tu tens olho para isto.

Depois de explicadinho até faz alguma diferença não é Pedro? Acabei por revelar o segredo que estava previsto para o áqua...

Mas será sempre agradável acompanhar a evolução e ver se corresponde ás expectativas!

 

Mas num aquário destes eles vão dar uma bela ajuda a limpar os restos de comida, isso vão :P

Sempre deram... para mim não há melhor!! Quais Corys...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Depois de analisar bem as fotos do passo-a-passo cheguei a uma conclusão!

 

Colegas do fórum, proponho que façamos uma estátua em honra da esposa do Filipe! spammer

Penso que a maioria de nós depois de montar aquela "tenda" tinhamos direito à colocação das malas à porta e respectivo pontapé no c&$ !!!! :)

 

Acho também que devemos todos chamar as esposas, namoradas, mães, avós, tias para verem como é! :)

 

Forte abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...sim...

Estás quase como o outro que disse para eu tirar os móveis da sala #food

Se troquei de áqua, não foi por estar desagradado com ele... mas sim por problemas de espaço...

Onde metia o outro áqua? De certeza que não faltariam voluntários para ficar com ele... mas os meus Discos são amestrados como aqui já disseram e não se dão longe de mim spammer

Dimensões certas não sei, nem quais os descontos a dar por causa do silicone...

Mas a espessura é de 12mm e custaram-me 170€, fora mão de obra e silicone!!

Já devia era de estar em casa e prontinho a montar...

Tal como o Nuno Jorge referiu, LDAS25 limpam bem em cardume e não apenas 1.

Mas depende muito do objectivo da limpeza... pedras, troncos, excesso de comida e vidros... é um mimo!!!

Que dizes Pedro? Os teus limpam ou não? Estás descontente?

Pedro... tu estás bem pah!?

Que te passou pela cabeça? Força aí e grande abraço...

 

Ps. Quanto ao fazer maravilhas em tudo que mexo... estás errado! Quinta passada peguei num boletim do Euro milhões e uma caneta e só fiz M#$da, nem 1 único nº saiu... yikes:P

Depois de explicadinho até faz alguma diferença não é Pedro? Acabei por revelar o segredo que estava previsto para o áqua...

Mas será sempre agradável acompanhar a evolução e ver se corresponde ás expectativas!

Sempre deram... para mim não há melhor!! Quais Corys...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

nao seja por isso... quando te mudas para ca ??? unica imposiçao : - trazer aquario + discus .... comer e beber pouco,... dormir a descriçao :):)

 

realmente ja devia era de estar sim senhora, e depois ja se ja estivesse como um dos teus aquarios melhor :)

 

vamos ver se consigo para ja convencer a minha mulher a deixar-me afixar a calha no tecto como a tua.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais