Algas Pretas com fotos


PIRANHA

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Luís, peço desculpa estar a incomodar mais uma vez mas necessitava de um esclarecimento teu.

Tenho feito teste e obtido 10 de NO3 e 1 de PO4. Assim entendo que não devo fertilizar com NO3 e PO4. E K? Tenho fertilizado 10 ppm. Faço bem?

 

Já agora qual a marca dos teus teste e de que tipo são. Eu uso Sera reagentes, mas acho complicado destingir as cores.

 

Um Abraço e Boa Páscoa

Nuno.

 

P.S. -> a tua ajuda foi 5 estrelas. Tenho algas mas nada descontrolado, pois no TPA é rápido tirar algum excesso que exista.

 

Luís, além desta questão necessito mais uma vez da tua sabedoria.

Julgo ter um problema de cianobactérias. A água de meu aquário tem um cheiro forte que por vezes invade a divisão onde está o aquário.

Depois tenho esta camada no tronco e material de plático da filtragem:

ciano1.JPG

ciano2.JPGciano3.JPG

ciano45.JPG

 

ciano4.JPG

ciano5.JPG

Serão cianobactérias.

O NO3, PO4 está dentro do valores aconselháveis.

A sera aconselha a fazer tratamento com backtpur direct e colocar o aquário sem iluminação durante 5 dias.

Será esta a melhor solução?

 

Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Isso não são ciano-bactérias mas sim algas green-spot.

 

É normal que as tenhas em folhas de plantas de crescimento lento, tais como as anúbias... oiu nos vidros e restantes materiais inertes (rochas e filtro).

 

Toma atenção aos micros, pois estes estando em excesso, sabe-se que ajudam a proliferar estas algas.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Isso não são ciano-bactérias mas sim algas green-spot.

 

É normal que as tenhas em folhas de plantas de crescimento lento, tais como as anúbias... oiu nos vidros e restantes materiais inertes (rochas e filtro).

 

Toma atenção aos micros, pois estes estando em excesso, sabe-se que ajudam a proliferar estas algas.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

Obrigado Luís,

No início também pensei que eram green-spot. Mas com o cheiro comecei a pensar que não.

Deveo reduzir então o micros, certo? Metade e depois vou aumentando até controlar as algas e ter as plantas saudáveis?

 

Quando tiveres um tempo dá-me ajuda nesta questão:

Boas,

 

Luís, peço desculpa estar a incomodar mais uma vez mas necessitava de um esclarecimento teu.

Tenho feito teste e obtido 10 de NO3 e 1 de PO4. Assim entendo que não devo fertilizar com NO3 e PO4. E K? Tenho fertilizado 10 ppm. Faço bem?

 

Já agora qual a marca dos teus teste e de que tipo são. Eu uso Sera reagentes, mas acho complicado destingir as cores.

 

Um Abraço e Boa Páscoa

Nuno.

 

P.S. -> a tua ajuda foi 5 estrelas. Tenho algas mas nada descontrolado, pois no TPA é rápido tirar algum excesso que exista.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Boa noite,

 

como se fala nas algas que aparecem nos aqua (que é um problema com o qual me estou a defrontar) e como as combater através de fertilização e outros meios, surge a seguinte dúvida que gostava de ver respondida pelos mais entendidos: disseram-me que nos filtros externos (e eu tenho um Eheim 2215) a esponja de carvão elimina todos os nutrientes que se coloquem na coluna de água!

 

É verdade?

 

Cumprimentos

Paulo Vasco Silva

Com os meus melhores cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo.

 

Boa noite,

 

como se fala nas algas que aparecem nos aqua (que é um problema com o qual me estou a defrontar) e como as combater através de fertilização e outros meios, surge a seguinte dúvida que gostava de ver respondida pelos mais entendidos: disseram-me que nos filtros externos (e eu tenho um Eheim 2215) a esponja de carvão elimina todos os nutrientes que se coloquem na coluna de água!

 

É verdade?

 

Cumprimentos

Paulo Vasco Silva

O carvão activado apenas retira certos tipos de nutrientes... não todos.

 

Os que poderão ser adsorvidos pelo carvão, são essencialmente os micro-nutrientes, à base de quelatos.

 

Nitratos, Fosfatos, Potássio e todos os outros iões livres, não serão removidos pelo Carvão Activado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A Utricularia está boa? Conseguiste-a plantar bem?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo.

 

 

O carvão activado apenas retira certos tipos de nutrientes... não todos.

 

Os que poderão ser adsorvidos pelo carvão, são essencialmente os micro-nutrientes, à base de quelatos.

 

Nitratos, Fosfatos, Potássio e todos os outros iões livres, não serão removidos pelo Carvão Activado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A Utricularia está boa? Conseguiste-a plantar bem?

 

 

Olá Luis,

 

Seja como for retirei do filtro o carvão. Estou com problemas em equilibrar o aqua. Hoje fiz um TPA radical de 50% e coloquei fertilizante da Seachem (que era o que eu tinha): Flourist, Trace, potassio e ferro. Tudo nas medidas indicadas pela marca em relação ao volume do aquário. Amanhã vou comprar o excel por causa do combate às algas. Tenho plantas a morrer...

 

Bom. Seja como for... Li aqui para ajudar a terminar (ou reduzir)as algas, colocar 2/3 SAE's. Queria saber o seguinte: ainda não fiz o ciclo de azoto! Há problema para os SAE? Serão resistentes?

 

Quanto à Utriculária já a plantei, tive algumas dificuldades a início mas acho que apanhei o jeito. Agora vamos ver como ela se aguenta num ambiente desequilibrado.

 

Abraços

Paulo Vasco Silva

Com os meus melhores cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for retirei do filtro o carvão. Estou com problemas em equilibrar o aqua. Hoje fiz um TPA radical de 50% e coloquei fertilizante da Seachem (que era o que eu tinha): Flourist, Trace, potassio e ferro. Tudo nas medidas indicadas pela marca em relação ao volume do aquário. Amanhã vou comprar o excel por causa do combate às algas. Tenho plantas a morrer...

 

Bom. Seja como for... Li aqui para ajudar a terminar (ou reduzir)as algas, colocar 2/3 SAE's. Queria saber o seguinte: ainda não fiz o ciclo de azoto! Há problema para os SAE? Serão resistentes?

Se tens o Excel, então não vale a pena estares a comprar os SAE. Não te esqueças que são peixes, e esse facto acarreta vários "problemas".

 

:arrow: Não os podes mandar comer/arrancar as algas... eles fazem-no se quiserem. Com o Flourish Excel, garantes que o mesmo é doseado nas algas.

:arrow: O Flourish Excel não precisa de ser alimentado...

:arrow: O Flourish Excel não cresce...

:arrow: O Flourish Excel não faz sprints, podendo desplantar plantas mais pequenas

:arrow: etc...

 

Como já deves ter visto aqui neste tópico, o uso do Flourish Excel, aliado a uma fertilização rigorosa é remédio santo para esse tipo de algas. Sozinho, não vai fazer nada... É tudo uma questão de tempo, e perseverança.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem aproveitar este Tópico mas gostaria de colocar uma questão.

Li no inicio do Tópico q o Flourish Excel é básicamente Carbono (ainda q sobre outra formula/composto). gostaria d saber s a introdução deste produto pode compensar a ñ introdução de CO2.

 

faço esta pergunta pq aumentei recentemente a iluminação e comecei a colocar (quase) diáriamente KCl caseiro (1ppm), Micros e Fe FloraPride(agora 0,25 ml). Algumas plantas reagiram logo positivamente (especialmente a Echinodorus bleheri) mas, paralelamente, começaram a aparecer green-spot especialmente no areão e sobre as plantas mais rasteiras o que anteriormente ñ acontecia.

 

Ainda estou a "afinar" a fertilização q tenho diminuido e tb alterei uma das lampadas d 10000 K para 6500 K, mas penso q sem Carbono ñ vai ser fácil controlar eficazmente as algas sem penalizar as plantas.

 

Como não tenho condições d espaço para colocar CO2 (pelo menos por ora) gostaria de saber s é viável/eficaz introduzir Carbono através do Flourish Excel ou d outra forma.

 

já agora e antes que perguntem... o meu aqua é d 60x30x30, cerca de 40 litros brutos, ph 7, 2x24 w t5 (10000 K e 6500 K) 10 horas d iluminação, temperatura 24º C.

 

obrigado

Editado por Vitor Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem aproveitar este Tópico mas gostaria de colocar uma questão.

Li no inicio do Tópico q o Flourish Excel é básicamente Carbono (ainda q sobre outra formula/composto). gostaria d saber s a introdução deste produto pode compensar a ñ introdução de CO2.

 

faço esta pergunta pq aumentei recentemente a iluminação e comecei a colocar (quase) diáriamente KCl caseiro (1ppm), Micros e Fe FloraPride(agora 0,25 ml). Algumas plantas reagiram logo positivamente (especialmente a Echinodorus bleheri) mas, paralelamente, começaram a aparecer green-spot especialmente no areão e sobre as plantas mais rasteiras o que anteriormente ñ acontecia.

 

Ainda estou a "afinar" a fertilização q tenho diminuido e tb alterei uma das lampadas d 10000 K para 6500 K, mas penso q sem Carbono ñ vai ser fácil controlar eficazmente as algas sem penalizar as plantas.

 

Como não tenho condições d espaço para colocar CO2 (pelo menos por ora) gostaria de saber s é viável/eficaz introduzir Carbono através do Flourish Excel ou d outra forma.

 

já agora e antes que perguntem... o meu aqua é d 60x30x30, cerca de 40 litros brutos, ph 7, 2x24 w t5 (10000 K e 6500 K) 10 horas d iluminação, temperatura 24º C.

 

obrigado

 

então!? ninguém m dá uma opinião... já perguntei o ano passado....:?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem aproveitar este Tópico mas gostaria de colocar uma questão.

Li no inicio do Tópico q o Flourish Excel é básicamente Carbono (ainda q sobre outra formula/composto). gostaria d saber s a introdução deste produto pode compensar a ñ introdução de CO2.

 

faço esta pergunta pq aumentei recentemente a iluminação e comecei a colocar (quase) diáriamente KCl caseiro (1ppm), Micros e Fe FloraPride(agora 0,25 ml). Algumas plantas reagiram logo positivamente (especialmente a Echinodorus bleheri) mas, paralelamente, começaram a aparecer green-spot especialmente no areão e sobre as plantas mais rasteiras o que anteriormente ñ acontecia.

 

Ainda estou a "afinar" a fertilização q tenho diminuido e tb alterei uma das lampadas d 10000 K para 6500 K, mas penso q sem Carbono ñ vai ser fácil controlar eficazmente as algas sem penalizar as plantas.

 

Como não tenho condições d espaço para colocar CO2 (pelo menos por ora) gostaria de saber s é viável/eficaz introduzir Carbono através do Flourish Excel ou d outra forma.

 

já agora e antes que perguntem... o meu aqua é d 60x30x30, cerca de 40 litros brutos, ph 7, 2x24 w t5 (10000 K e 6500 K) 10 horas d iluminação, temperatura 24º C.

 

obrigado

 

.... será que alguém me pode esclarecer se o Flourish Excel, ou outro produto, pode substituir suficientemente/razoávelmente o CO2 para o meu aqua....?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.... será que alguém me pode esclarecer se o Flourish Excel, ou outro produto, pode substituir suficientemente/razoávelmente o CO2 para o meu aqua....?

 

Obrigado

 

Olha o excel pode substituir o CO2 pressurizado acaba é por sair carote com o tempo... não é tão bom como o CO2 pressurizado... mas está perto...

 

Falta dizeres valores de NO3 e PO4?

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pla tua informação. Para ser franco não te posso dar esses dados porque.... há bastante tempo que não faço testes...

 

Antes do upgrade da iluminação o aqua, atrevo me a dizer, estava equilibrado há bastante tempo, sem qualquer problema, presumindo eu que os peixes produzem tais substância em quantidade adequada.

 

Claro que com o aumento d luz pode potenciar algum eventual excesso de nutrientes mas, com ao aumento do crescimento das plantas já instaladas e com vários pés de HZ e Rotala Anã, recentemente introduzidos e que parecem estar a adaptar-se bem (tenho podado quase todas as semanas a HZ), após a sua total adaptação e enraízamento, conto que contribuam também para equilibrio do aqua, a que o Carbono daria, certamente, uma relevante ajuda.

Editado por Vitor Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estive a pesquisar aqui no forum sobre como irradicar as Brush Algae (julgo eu por fotos q tenho visto) e é aconselhado neste topico a utilizaçao de Seachem Flourish Excel (post #4 deste topico)

Depois estive á procura da especificaçao desse produto e o que me pareceu é de que este irá ter um efeito de fortalecer as plantas.

Desta forma julgo que este produto irá actuar nas plantas de modo a ajuda-las a ficarem mais fortes de forma a que ao competirem com as algas, estas ultimas nao consiguem resistir.

No entanto fica-me a questao de que nao sendo o Seachem um produto anti-algas como ele ira actuar em algas estabelecidas em troncos. (No meu caso tenho troncos todos verdinhos cobertos dessa alga).

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Desculpem mas vou-me repetir aqui para tentar encontrar soluções:

 

Olá Luís,

Obrigado pelas dicas. Já estive a ler atentamente o Tópico que me indicaste e já aprendi umas coisas.

confesso que sou um pouco preguiçoso em termos de testes, mas antes de pedir mais ajuda pus mãos á obra e fiz os testes.

Eis os resultados:

 

PH: 5,0

Amonia:0,6

Nitritos: 0

Nitratos: entre 50 e 110 (muito alto tal como expectável)

Fosfatos: 0,1mg/l

GH: entre 20 e 40

KH: 10mg/litro

Ferro: 0

 

Os testes são da Nutrafin à excepção do PO4 e FE que são da SERA.

 

Para teres a máxima informação possivel, tenho 72w de luz para um aqua de 40 litros. CO2 uma bolha por segundo e um filtro externo.

O Aqua é apenas plantado com camarões RED cherry e Caridina Japonica e alguns ottocinclus.

 

Fazer TPA de grandes percentagens como dizes (80%) não é agressivo para os vivos?

 

Neste momento apenas faço fertilização diária com o Plant Nutrition Plus (com N e P) da Tropica de acordo com o indicado pelo fabricante.

Já percebi que posso estar a introduzir nitratos a mais num aqua que já os tem altos.

Por outro lado estou a introduzir correctamente P.

devo parar com esta fertilização?

Deverei comprar fertilizantes separados por exemplo da Seachem? Flourish Phosphate, Flourish Iron, etc?

 

Só para confirmar, o uso do EXCEL no meu aquário é imprescindivel para acabar com estas algas, de acordo com o que ja tenho?

 

Em Suma, de acordo com os sintomas que apresenta o meu aqua, de que forma deve ser tratado?

Desculpem as muitas duvidas ou até a burrice. Mas isto de quimicos não é nada fácil...

 

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas.

 

Eu de momento também estou com algas dessas no meu aquario,o meu setup de momento é:

120x60x50

CO2 botija

4x18W LED, equivalente a 4x54

Filtro exterior 1800L/H

Substrato Ellos Terra Bottum

 

PH - 7

NO3 - 10

FE - 0

PO4 - 0

 

Costumo adicionar da ada potássio (K)

E as vezes o step 3

 

Faço TPA's de 50% semanalmente.

 

Alguem tem uma ideia de como matar estas algas???

Aumento o CO2?

Fertilizo?

 

 

Fiquem bem

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu tenho o mesmo problema, mas não sei como acabar com elas

 

Alguem tem uma ideia de como matar estas algas???

Mas vocês leram o tópico...? Este tópico?

 

Se forem à primeira página está lá tudo explicado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

Eu li o topico, mas pelo que entendi estas algas devem-se a valores altos e eu pelos meus testes, não tenho nenhum valor elevado, apenas não tenho teste de potassio para saber os niveis do potassio.

 

Eu vi que para matar as algas usam flourish, mastal como dizem no topico, usarmos isso eternamente, não resolve o problema. O que eu questiono é mesmo a situação de como evita-las, porque se souber como evita-las, elas acabam por morrer agora.

 

 

Cumprimentos,

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já tive essa praga de algas até a pouco tempo ficava com os troncos e algumas partes do aquário cheio delas, até nos aquários que não fertilizava.

De momento consegui quase extinguir estas algas no aquário, o que percebi é que oscilações bruscas de PH induzem o seu crescimento isto é se tiveres um PH próximo de 5 ou neste valor nunca mais consegues ver-te livre desta alga, e se o mesmo já tiver uns anitos ainda pior.

O que fiz foi meter areia de coral grossa nos filtros de forma a estabilizar o PH desde então as algas que estavam no vidro simplesmente pararam de crescer e acabaram por se descolarem apenas ficando um ponto preto, as do troncos perderam o pelo já nem as noto, mais isto acontece muito lentamente mas desde que se consiga mater o PH um pouco acima de 7 elas entram em declínio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

ola a todos eu tb tenho seguido o topico e tenho tido dessas algas eu tive uma carencia de c02 durante uma semana e pouco nao tinha botija recarregada e durante esse periodo me apareceu essas algas que ainda se mantem agora que ja tenho o co2 vejo as plants a recuperarem mas tb vejo essas algas a faser pearling neste mumento estou a fertelizar com ada step2 e k e lights para o tapete de pulva que tenho, estou com ideias de esperimentar a usar o tal carbono organico para ajudar no processo de estabelizaçao das plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive uma carencia de c02 durante uma semana e pouco nao tinha botija recarregada e durante esse periodo me apareceu essas algas

 

pois esta é uma das causas da BBA = co2 instável.

 

Solução: muito CO2 estável e excel em cima delas como já foi dito...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite, ja tenho o excel chegou hoje mas so amanha eque vou colocar, as plantas estao a crescer bem desde que o co2 esta a bombar e ja se nota uma quebra nas algas mas com o excel quero ver se recuperam bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais