Algas Pretas com fotos


PIRANHA

Recommended Posts

Boas

 

Eu neste aquario abaixo, tenho algas que já me estão irritar.

Alguém me pode ajudar a elimina-las ?

 

 

Fotos das ditas :

http://img507.imageshack.us/my.php?image=dsc02161au4.jpg

http://img507.imageshack.us/my.php?image=dsc02159tz3.jpg

http://img184.imageshack.us/my.php?image=dsc02155er3.jpg

http://img185.imageshack.us/my.php?image=dsc02152rf2.jpg

 

 

Equipamento:

 

- Aquario Aquatlantis 120x50x70 - http://www.aquatlantis.com/

- 4 lampadas T8 32 W ( eu sei que é fraquinha , é o se pode)

- 2 Filtros Eheim Profissional II 2026 - http://www.aquatichouse.com/FILTRATION%20M...files/Eheim.asp

- Filtro Uv 25 watt Vectron 24h/dia - http://www.paraquatics.co.uk/en-gb/dept_75.html

- Termostato Eheim 300 W - http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_24552_ehen

- CO2 2 kg com manómetros Papillon - http://www.aquaristic.net/aquaristictec-co...lve.html?lang=1

 

Flora :

 

- Cabombas

- Valisnérias

- Anubias

- Hidrofylas Polismermas

- HZ

- Musgo Java

- Lilaeopsis Braziliensis

- Rotala rotundifolia

 

Fauna:

 

- 6 Discus

- 5 cardinais

- 20 nariz bêbado

- 1 corydoras

- 2 botias palhaço

- 5 Otto

- Red´s ( embora os discus estejam sempre a tentar papa-los , lá conseguem às vezes )

 

Obs:

- Tpa 20 % 2x por semana

- Tem. 30/31 ºc

- Ph 6/6.5

- Nitritos - 0

- Nitratos - 0

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas são normais no inicio das montagens.

 

2/3 SAE e isso desaparece. Só que depois o mais provavel é nunca mais os apanhares...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu não coloco Sae , devido serem incomodos para os discus e a montagem não é recente devido ter 8 meses .

 

 

 

Essas algas são normais no inicio das montagens.

 

2/3 SAE e isso desaparece. Só que depois o mais provavel é nunca mais os apanhares...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Seachem Flourish Excel em cima delas, de preferência com os filtros parados. Isto aliado a uma fertilização rigorosa, e elas vão embora em 10~15 dias, dependendo do número delas...

 

Olha aqui:

 

Unwrapped_12_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

11 dias depois...

 

Unwrapped_13_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

13 dias depois...

 

Unwrapped_16_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde consigo arranjar o Seachem Flourish Excel ?

O filtros parados durante quanto tempo ?

 

Eu mando vir da Underwater.

Acho que o Luís queria dizer que os filtros devem estar parados quando aplicas o Seachem Flourish Excel depois ligas logo.

 

Eu confirmo os excelentes resultados deste produto com as algas.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Onde consigo arranjar o Seachem Flourish Excel ?

Em quase todas as lojas especilizadas/'de jeito' em Aquariofilia o comercializam...

Eu pessoalmente mando vir da Aquaristic.net que fica muito mais barato.

 

O filtros parados durante quanto tempo ?

O suficiente para pipetares/'seringares' o Flourish Excel em cima das algas, tirares a pipeta da água, e lavá-la com água do aquário (enchê-la de água do aquário e devolvê-la ao aquário várias vezes). Depois é só ligares o filtro.

Há quem nem desligue os filtros. Eu por ter aquários mais pequenos, geralmente o caudal dos filtros é suficiente para quando aplico o produto, ele não permanecer muito tempo em cima das algas.

 

Basicamente, é o que o ncosta disse.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta:

Este Seachem Flourish Excel não é prejudicial aos invertebrados? As ampulárias eos camarões não se ressentem?

 

Abraço

Editado por Poiares

Rui Poiares

Oeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta Luis:

Este Seachem Flourish Excel não é prejudicial aos invertebrados? As ampulárias eos camarões não se ressentem?

 

Abraço

Eu tenho red cherry e estão 5 estrelas.

O Seachem Flourish Excel é basicamente carbono, mas noutra forma.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Eu já tenho o Seachem Flourish Excel, já o recebi da underwater( obrigado ncosta), Hoje fiz a primeira aplicação . Mais tarde irei informar se tive um resultado pretendido .

 

Obrigada a todos pela ajuda .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu já tenho o Seachem Flourish Excel, já o recebi da underwater( obrigado ncosta), Hoje fiz a primeira aplicação . Mais tarde irei informar se tive um resultado pretendido .

 

Obrigada a todos pela ajuda .

 

Sempre às ordens :D

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal

 

Há uma semana que coloco oSeachem Flourish Excel , e não tenho tido resultados visiveis, até pelo contrário , pareçe que as algas se estão a alastar para o areão e o tronco já está todo coberto, já identifiquei pelo menos a alga -» Black Brush (Beard) Algae ( http://www.otocinclus.com/articles/algae.html )

 

Alguém pode ajudar-me com mais alguma solução para eliminar esta alga . Também já coloquei SERA phosvec ( http://www.sera.de/index.php?id=294&L=...tp%3A%2F%2F63.)

 

Obrigada

 

 

 

 

Eu mando vir da Underwater.

Acho que o Luís queria dizer que os filtros devem estar parados quando aplicas o Seachem Flourish Excel depois ligas logo.

 

Eu confirmo os excelentes resultados deste produto com as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Piranha,

 

Eu também tenho carradas dessa alga no meu aquário de momento e somente hoje recebi o kit de CO2 de forma que vou aumentar a concentração de CO2 na água....

 

Dá uma vista de olho no tópico que te enviei por MP.... biggrin.png' alt=':biggn:'>

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Há uma semana que coloco oSeachem Flourish Excel , e não tenho tido resultados visiveis, até pelo contrário , pareçe que as algas se estão a alastar para o areão e o tronco já está todo coberto, já identifiquei pelo menos a alga -» Black Brush (Beard) Algae ( http://www.otocinclus.com/articles/algae.html )

 

Alguém pode ajudar-me com mais alguma solução para eliminar esta alga . Também já coloquei SERA phosvec ( http://www.sera.de/index.php?id=294&L=...tp%3A%2F%2F63.)

Volto a repetir...

 

Seachem Flourish Excel em cima delas, de preferência com os filtros parados. Isto aliado a uma fertilização rigorosa, e elas vão embora em 10~15 dias, dependendo do número delas...

Tens só deitado o Flourish...?

 

Não tens controlado os outros parâmetros?

 

O Flourish não é um produto milagroso, que veio revolucionar o mercado... por mais que o uses, se não erradicares o que causa as algas, bem podes estar a despejar frascos inteiros que não vais longe biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O Flourish é bom, quando chegamos aquela altura em que o aquário já está maturado, mas infelizmente ainda temos algas (das pretas, principalmente) que se formaram ainda no período de maturação.

 

Já agora, o que é esse tal de SERA phosvec? Se isso é uma resina absorvente de Fosfatos, o teu problema poderá estar aí. Porquê?

Porque as algas pretas de tufo, proliferam melhor com nitratos altos, o que é fácil de acontecer quando temos carências de Fosfatos... fenómeno que pode estar a acontecer devido a essa resina anti-fosfatos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Luís.

 

O Flourish Excel não faz milagres, pelo menos numa semana.

No meu caso foi mais de um mês e ainda uso a quantidade minima recomenda para algumas algas.

 

Neste momento os fosfatos foram a zero e elas estão a resistir. Até já me apareceram green spot, embora os Nitratos não estejam altos.

 

Aproveito para perguntar ao Luís qual a melhor maneira de aumentar os fosfatos? Aumentar a alimentação ou fertilizar com solução de fosfatos.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aproveito para perguntar ao Luís qual a melhor maneira de aumentar os fosfatos? Aumentar a alimentação ou fertilizar com solução de fosfatos.

Sempre a solução de um sal de fosfato... sempre!!!

 

Porquê? Porque com a solução conseguimos controlar perfeitamente o que queremos adicionar de PO4 no nosso aquário. Com comida, além de ser extremamente difícil saberes que quantidade de comida aumenta x ppm de PO4, ela não te aumenta os Fosfatos somente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Sempre a solução de um sal de fosfato... sempre!!!

 

Porquê? Porque com a solução conseguimos controlar perfeitamente o que queremos adicionar de PO4 no nosso aquário. Com comida, além de ser extremamente difícil saberes que quantidade de comida aumenta x ppm de PO4, ela não te aumenta os Fosfatos somente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Obrigado Luís.

 

Já agora não querendo abusar, mas já abusando, quais as ppm de Fosfatos, Nitratos e Potássio devemos ter por litro?

O meu aqua tem 80L e acho que tenho os fosfatos a zero pois abusei no potássio.

 

Um Abraço.

Nuno.

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Volto a repetir...

Tens só deitado o Flourish...?

 

Não tens controlado os outros parâmetros?

 

O Flourish não é um produto milagroso, que veio revolucionar o mercado... por mais que o uses, se não erradicares o que causa as algas, bem podes estar a despejar frascos inteiros que não vais longe :puppydogeyes:

 

O Flourish é bom, quando chegamos aquela altura em que o aquário já está maturado, mas infelizmente ainda temos algas (das pretas, principalmente) que se formaram ainda no período de maturação.

 

Já agora, o que é esse tal de SERA phosvec? Se isso é uma resina absorvente de Fosfatos, o teu problema poderá estar aí. Porquê?

Porque as algas pretas de tufo, proliferam melhor com nitratos altos, o que é fácil de acontecer quando temos carências de Fosfatos... fenómeno que pode estar a acontecer devido a essa resina anti-fosfatos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

 

Eu coloquei o phosvec devido ter posfasto altos , mas só coloquei quando já tinhas as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já agora não querendo abusar, mas já abusando, quais as ppm de Fosfatos, Nitratos e Potássio devemos ter por litro?

Não abusas nada... aliás, eu também só respondo se quiser. Ninguém me obriga :)

Além do mais, por isso é que eu prefiro que coloquem as dúvidas nos tópicos (não que tu me tenhas enviado alguma MP). Porque eu não sou o único que sei, bem pelo contrário.

Sem contar, que mais tarde, se alguém tiver a mesma dúvida, ou semelhante, encontrará facilmente o tópico utilizando a Pesquisa. Por MP, as coisas ficam no 'segredo dos deuses'.

 

Mas adiante...

 

As concentrações de NO3, PO4 e K num aquário plantado, dependem de vérios factores. Há pessoas que gostam mais de uns valores, outras de outros... eu posso-te dar o meu exemplo, que é baseado em experiência própria somente, e não por nenhumas Regras infalíveis.

 

Como eu costumo ter plantados com boa luz (quantidade), muitas vezes rácios superiores a 1 W/L, costumo controlar esses dois macro nutrientes, de modo a manté-los nas seguintes concentrações:

 

PO4: 1~1.25 ppm

NO3: 5~15 ppm

 

Como no mercado português não existem testes para Potássio, o que eu costumo fazer é fertilizar este nutriente, consoante os consumos de NO3 e PO4, nas proporções de 1:2 e 1:10 ppm, respectivamente. Ou seja, imagina tu, que hoje medias o PO4 e o NO3 no teu aquário, e os valores que obtinhas eram, respectivamente, 0.5 e 5 ppm. Ias fertilizar com 0.5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3 (para obteres os valores finais de 1 ppm de PO4 e 10 ppm de NO3). Então, feitas as contas terias de fertilizar com 5 ppm de K (referentes ao PO4) e 10 ppm de K (referentes ao NO3). Mas como estas contas não são aditivas, pois o consumo dos nutrientes por parte das plantas tem de ser visto como um todo, adicionarias somente 10 ppm de K, pois pelas contas, é a parcela maior.

 

Eu sei que pode parecer um pouco estranho, mas vamos imaginar a seguinte situação: As plantas no nosso aquário consomem por cada 10 ppm de K, 1 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3. Hoje teriamos 1 ppm de PO4 e 5 de NO3, desconhecendo nós o valor de K. E amanhã estariam em 0.5 ppm e 0 ppm, PO4 e NO3, respectivamente. Isto significaria o quê? Que estavamos a introduzir por outro meio (comida, muito provavelmente) 0.5 ppm de PO4...

 

Então, íamos fertilizar com 0.5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3, somente. Pelas contas, teríamos de fertilizar somente com 10 ppm de K (parcela dominante é a do NO3). Mas vamos imaginar que também adicionavamos os 5 ppm da parcela do PO4, fertilizando nós com um total de 15 ppm de K. Quando o NO3 acabasse (os 5 ppm fossem consumidos), apenas teríamos consumido 10 ppm de K, e não 15 ppm. Ou seja, ficariam 5 ppm de K ainda na água, que não tinham sido consumidos... isto ao longo de uma semana, sem TPA's, poderia levar a uma 'perda' de 35 ppm de K.

 

Mas muita atenção!! Esta relação de consumos que eu apresento, não é verdadeira para todas as plantas, ou melhor dizendo, para todos os aquários... esta é a relação pela qual eu me guio. Sem contar que para evitar excessos que a longo prazo possam trazer problemas, no mínimo dos mínimos, por semana faço uma TPA valente (acima dos 75%).

 

Mais uma vez... não é por fazerem como eu que vão ter aquários livres de algas e com as plantas sempre a 100%. Esta é somente uma base, que com o tempo se vai aperfeiçoando, até chegarem a uma altura em que nem usam testes. Bastando olhar para as plantas/algas que sabemos o que está em falta... e não pensem também que isto se aprende/ganha calo de um dia para o outro. Eu já tenho aquários plantados (densos, entenda-se) há mais de 2 anos, e mesmo assim continuo a ter algas. Eu, e muita mais gente...

 

Creio que o primeiro passo para se ter um plantado, é não ser desleixado, e ter em mente que não há regras, empíricas ou dogmáticas pelas quais nos possamos reger. Cada aquário é um caso, e a nossa mente tem de trabalhar o suficiente para tentar perceber o que está mal... daí que os testes de PO4 e NO3 possam dar ajudas muito boas nesses aspectos. Isto muito para responder aquelas pessoas que tentam combater algas com peixes, camarões, invertebrados... ok, até pode funcionar, mas enquanto não perceberem o que as está a causar, elas vão continuar a aparecer... o mesmo para o Flourish excel. Não é só deitar e esperar que elas desapareçam... há que 'ajudar' o Flourish na sua tarefa.

 

Para finalizar, não quero que tomes este meu discurso como algo contra ti, ou contras as tuas dúvidas/perguntas. Foi mais um desabafo face à generalidade das opiniões/métodos dos aquariofilistas 'standart' face ao aquário plantado. É verdade, o aquário plantado é bem capaz de ser dos mais difíceis de manter devido à imensidão de factores a ter em conta. Não somente factores químicos mas também biológicos (poda e plantio de plantas) e físicos (iluminação, etc.).

Mas é impossível de manter aquários plantados? Não... claro que não...

E qualquer pessoa pode manter aquários plantados? Depende da pessoa... se encarar o trabalho e as acções vitais para os manterem de uma forma muito preguiçosa ou não se questionando sobre o que está mal... então nesse caso, se calhar nunca vai conseguir manter um plantado em condições.

 

Ainda nesta última Exposalão Batalha estive a conversar com umas pessoas que me questionaram como é que mantinha o meu plantado mesmo sem ter substracto fértil e em rocha vulcânica (Unwrapped Gift), e que eles próprios já tinham experimentado de tudo e mais alguma coisa e nunca conseguiam manter plantas durante muito tempo. Questionavam-se se seriam as lâmpadas, o fertilizante que usavam, etc... chegaram até a dizer, que as pessoas bem sucedidas em manter aquários plantados deviam ter algum segredo que não revelavam... :puppydogeyes: Até chegarmos ao momento em que lhes perguntei quais os níveis de PO4 e NO3. Foi aí que me responderam: "Fosfatos, isso tento sempre tê-los no mínimo pois são eles que causam as algas..." E então fiquei biggrin

 

Enfim... não vos querendo maçar mais, fico-me por aqui.

 

Cumprimentos e boa sorte com os vossos plantados.

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu coloquei o phosvec devido ter posfasto altos , mas só coloquei quando já tinhas as algas.

A solução para fosfatos e/ou nitratos altos é TPA's mais abundantes e em maior percentagem, e menos alimentação. Não é colocar essas resinas que vão destabilizar os nutrientes existentes num aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, muito obrigado pela tua explicação.

Melhor não podia ser.

 

Vou seguir os teus conselhos e embora já tenha alguma experiência para mim a opinião dos outros conta muito. É o somar de experiências dos outros que me ajudam a encontrar o meu caminho.

 

Lembrei-me agora de te perguntar o seguinte:

Aconselhas o uso de turfa no filtro externo? Eu uso porque me aconselharam mas acho que me está a baixar o PH em conjunto com o CO2.

 

Um Abraço.

Nuno.

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Aconselhas o uso de turfa no filtro externo? Eu uso porque me aconselharam mas acho que me está a baixar o PH em conjunto com o CO2.

Para quê? Só consigo ver uma funcionalidade, que é em casos de uma água muito dura, ela baixar-te as durezas para permitir que as plantas se dêem melhor.

 

Até porque vamos lá a ver, a turfa geralmente mancha a água que num plantado vai-te roubar sempre alguma da luz disponível. Ou seja, a luz emitida pelas lâmpadas já não é aproveitada a 100%, então com a água turva/colorida, muito menos...

 

E se tu dizes que o pH desce demais com a turfa + CO2, o meu conselho é que a tires e a substituas por algo como cerâmicas e/ou esponjas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Luís, mas uma vez desculpa o abuso mas queira ver se percebi bem as tuas dicas.

Fiz testes na terça feira e tenho o NO3 a 10 ppm e o PO4 a 0 ppm, assim sendo devo fertilizar com 1 ppm de PO4 e 10 ppm de K, certo?

Imagina se o PO4 se mantiver a 1 ppm sem fertilização e o NO3 se mantiver a 10 ppm, devo continuar a fertilizar com 10 ppm de K?

 

Para finalizar, eu fertilizo com sera florena (micros) semanalmente, alternado com sera florenette A (solida) e sera floreplus (solida). Ou seja, uma semana florena, na outra florenette A, noutra florena, noutra floreplus. E volta a repetir.

Qual a tua opinião acerca deste modo de fertilização. Segundo a sera o florena e o florenette A têm K.

Segundo a Sera:

Um crescimento óptimo das plantas do aquário requere que todos os nutrientes e substâncias de cresci mento estejam presentes em quantidades suficientes e equilibradas. Se faltar um único componente, o crescimento estagna. Como consequência, restam nutrientes que depois são aproveitados por algas indesejáveis. O SERA sistema de fertilização para plantas de aquário, que contém SERA florena, SERA florenette A, SERA floreplus e SERA flore daydrops, constitui a combinação ideal de fertilizantes para todas as plantas de aquário independentemente do facto, se absorvem os nutrientes sobretudo pelas folhas, sobretudo pelas raízes ou igualmente pelas folhas e raízes.

SERA florena é absorvido pelas folhas e especialmente garante um crescimento vistoso das folhas com um verde intenso. As pastilhas fertilizantes SERA florenette A libertam os nutrientes em doses para as raízes e asseguram um crescimento forte das plantas. SERA florena e SERA florenette A fornecem às plantas minerais importantes, como o potássio ou o ferro, e também oligo-elementos, como p.ex. manganês.

SERA floreplus fornece às plantas macronutrientes importantes, especialmente o cálcio e o magnésio, e mobiliza o crescimento com promotores de crescimento naturais.

Devido ao oxigénio, à luz e aos processos de filtragem, uma parte dos nutrientes sensíveis depois de algum tempo já não estará inteiramente à disposição das plantas. Com uma adição diária, o SERA flore daydrops fornece às plantas oligo-elementos importantes de forma equilibrada. A gama de fertilizantes de plantas de SERA garante um verde intenso e um crescimento das plantas óptimo e forte. Todos os fertilizantes de plantas de SERA são isentos de nitratos e fosfatos.

Instruções para utilização: Adicione uma vez por semana alternadamente 5 ml de SERA florena ou 1 pastilha de SERA florenette A em 20 litros de água. Coloque a pastilha perto das raízes. De 2 em 2 semanas enterre adicionalmente 1 pastilha de SERA floreplus no fundo (1 – 2 cm) por 20 litros de água (no mesmo dia que SERA florenette A). Deite diariamente uma gota de SERA flore daydrops em 10 litros de água.

Manter fora do alcance das crianças e animais de estimação!

Produtos de qualidade SERA e informações úteis, podem ser obtidos nas lojas da especialidade.

Tenho 74 W para 80L (pelas medidas dá 120L, mas com o arreão, tronco xisto e demais material só leva 80L. Calculei-os pela quantidade de água que deitei pela 1ª vez) durante 7h com CO2 e sem substrato fértil.

 

Um Abraço.

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fiz testes na terça feira e tenho o NO3 a 10 ppm e o PO4 a 0 ppm, assim sendo devo fertilizar com 1 ppm de PO4 e 10 ppm de K, certo?

Imagina se o PO4 se mantiver a 1 ppm sem fertilização e o NO3 se mantiver a 10 ppm, devo continuar a fertilizar com 10 ppm de K?

Sim... isso está bom, como uma fertilização de base. Depois, com a experiência, podes ver se a razão diverge da apresentada ou não.

 

Não te esqueças é de fazer TPA's. Pois uma coisa que tu não vais querer é excesso de Potássio.

 

Quanto aos fertilizantes da SERA, eu não posso opinar sobre eles, pois nunca os usei. Até hoje ainda só usei TMG da Tropica e Ferro2+ da HA.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Sim... isso está bom, como uma fertilização de base. Depois, com a experiência, podes ver se a razão diverge da apresentada ou não.

 

Não te esqueças é de fazer TPA's. Pois uma coisa que tu não vais querer é excesso de Potássio.

 

Quanto aos fertilizantes da SERA, eu não posso opinar sobre eles, pois nunca os usei. Até hoje ainda só usei TMG da Tropica e Ferro2+ da HA.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Obrigado.

Faço TPA's de 20% todas as semanas e limpo o filtro externo de 15 em 15 dias.

Usas o TMG e o Ferro2+ em conjunto?

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais