[DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario


Recommended Posts

Olá, neste topico vão ver a minha ultima distração nestes ultimos tempos. Não vou dar grandes explicações até porque as fotos falam por si.

 

E antes que perguntem respondo já, Sim, tanto o aquario como o movel filtro e iluminação faço para aqueles que não têm jeito para estas coisas.

 

Aqui como podem ver está já a estrutura em pinho montada, comprei umas varas em pinho de 2,60cm por 5cm x 5cm de expessura. Depois desta fase apliquei duas de mão de Tapa poros da Dyrup e em seguida apliquei 2 de mão de Verniz Maritimo para evitar entrar qualquer tipo de humidade para a madeira.

dsc0001aj1.jpg

 

dsc0002mg2.jpg

 

Nesta foto pode ver-se o fundo do movel com Painel de Melamina a imitar Faia. Não aparafusei, colei com silicone para madeira, tentei evitar ao maximo a colocação de mais parafusos na estrutura que não apenas aqueles que a sustentam, daí ter usado o silicone que faz o mesmo efeito e torna mais facil o alinhamento dos paineis.

dsc0003wy8.jpg

 

dsc0004mm1.jpg

 

Aqui nota-se a menamina lixada para o silicone agarrar melhor.

dsc0005zd2.jpg

 

E nestas duas fotos que se seguem o silicone aplicado na estrutura para proceder à colagem da placa de melamina.

dsc0006cg1.jpg

 

dsc0007wr1.jpg

 

Como se pode ver na foto o movel já vai mais avançado, mas como já referi, todas as placas de melamina estão coladas à estrutura com silicone para madeira. A marca do silicone é SINTESEL, e comprei no AKI na embalagem diz ainda "Vedante para Madeira"

dsc0008zk4.jpg

 

dsc0009ft8.jpg

 

dsc0010lj9.jpg

 

E pronto, aqui o movel já acabado.

dsc0011ss6.jpg

 

dsc0012vs7.jpg

 

dsc0013pi5.jpg

 

Aqui pode-se ver o filtro e respectivas tubagens, o filtro é igual a outro que já fiz em PVC no qual podem ver aqui o topico, a diferença é que desta vez fiz em um Bidon com 20L de capacidade e coloquei uma bomba de 2500l/h a 3000l/h.

dsc0014lu0.jpg dsc0015cg1.jpg

 

E aqui podem ver a iluminação. O reflector era de um antigo cadeeiro de Lampadas T8.

dsc0016rz8.jpg dsc0017bb3.jpg

 

dsc0018kc4.jpg dsc0019dx9.jpg

 

dsc0020ez4.jpg dsc0027ir1.jpg

 

dsc0028tg4.jpg

 

dsc0029wq7.jpg

 

dsc0030ot4.jpg

 

dsc0031nz3.jpg

 

dsc0032gx5.jpg

 

 

E para terminar para verem umas Fotos da Minha "Oscara" cliquem aqui

Editado por Eric Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a longo prazo vais ter problemas com esse tipo de madeira, que meteste na cobertura. :rainbowafro:

 

E levanta um pouco a entrada do filtro, para não te começar a puxar areia quando ela começar a escavar :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, há que aproveitar, se tens jeito e paciência para estes trabalhos.

:)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Como o João Abóbora referiu, de certeza que vais ter problemas com essa madeira a longo prazo. Se fosse madeira maciça e com 2 demaozitas de um produto qualquer so mais para proteger, nao havia crise, mas aparite, não aconselho mesmo nada para andar em contacto com humidades grandes.. isso vai inchar bué mesmo! tem cuidado, não te va ainda dar problemas de maior, vai estando atento a espessura do aparite!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Eric!

 

quero dar-te os parabèns pela perfeição do teu projecto! de resto, não me posso pronunciar porque sou uma nulidade no que toca a DIY... hehe!... mas se o que te disseram é passível de acontecer, acho que devias arrancar para uma coisa maior, não só porque a tua linda 'peixa' merece, mas também porque, dando-lhe um companheiro, creio que mais espaço será absolutamente essencial.

 

cumprimentos.

J.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim também pensei nisso da madeira, até porque isto não sai assim tão barato como se possa pensar.

Por isso como não é assim tão barato foi tudo pensado "penso eu" e estudado, fiz uma caixa com esta madeira, aparite com esta cobertura de melamina vedei tudo bastante bem com silicone deixei 2 dias com água e não ensopou nem um pingo, e todas as juntas todos os bocados que a aparite ficou exposta, que foram precisamente na tampa do aquario eu coloquei silicone a tapar todo o possivel canto e mais algum que houvesse a tapar, ou seja, a tampa ficou completamente "plastificada" por isso não acredito que venha a ter algum tipo de problemas, o aquario é tapado, tem vidro, tenho ventoinha na tampa que puxa qualquer rasto de calor e humidade para fora, por isto tudo acho que não terei problema algum, e quanto ao movel muito menos pois não está em contacto com humidade nenhum nem tão pouco deixo cair seja lá que pingo for em cima dele, e mesmo que deixe, nada que um pano não resolva :)

E falando da entrada do filtro, para ser mais eficaz na remoção dos dejectos convem estar como está, a areia que entra não faz mal, é impossivel entrar em contacto com a bomba que está lá dentro do filtro, e mesmo que perca alguma não há grande crise, e se perder demais filtro-a quando limpar o filtro e coloco novamente no aqua, mas nunca tive problemas com isso e já tenho esta menina cmg à 2 anos biggrin

 

Obrigado pelas criticas, Portem-se :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Eric!

 

quero dar-te os parabèns pela perfeição do teu projecto! de resto, não me posso pronunciar porque sou uma nulidade no que toca a DIY... hehe!... mas se o que te disseram é passível de acontecer, acho que devias arrancar para uma coisa maior, não só porque a tua linda 'peixa' merece, mas também porque, dando-lhe um companheiro, creio que mais espaço será absolutamente essencial.

 

cumprimentos.

J.M.

 

Obrigado, sim não a vou colocar aqui dentro com outro oscar, este aqua é so para ela, mas ainda agora o acabei de fazer lol, arrancar para algo maior so daqui a dois anos quando já estiver na outra casa. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Gostei, e o aquario tambem foste tu que fizeste? Qual é o tamanho

Cumprimentos

 

Sim também fiz o aquario :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho. Parabéns.

Onde compraste essas curvas que entram no filtro e as respectivas torneiras, as curvas têm alguma contra porca com anilha vedante por dentro do bidon?

Obrigado

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho. Parabéns.

Onde compraste essas curvas que entram no filtro e as respectivas torneiras, as curvas têm alguma contra porca com anilha vedante por dentro do bidon?

Obrigado

 

Obrigado. As torneiras azuis comprei no AKI, as outras já as tinha, as curvas que falas são chamadas de Joelhos em PVC, não comprei no AKI mas eles também as têm, no meu caso comprei numa loja aqui em Setúbal de canalizações, os joelhos que estão no filtro têm um casquilho em PVC que enrosca no Joelho, e sim tem anel de vedação, por dentro e por fora banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

É um DIY fantástico, mas fiquei curioso com o filtro que fez em bidom.

Está certo que já tem esse filtro a funcionar a mais de 2 meses, creio eu, mas por acaso, este sistema tem conseguido manter o nível de água (tanto dentro do aquário como dentro do filtro)?

O tubo que coloca a àgua no aquário está em cima ou em baixo do nível de àgua? È que, se estiver debaixo do nível de àgua, no caso de ocorrer uma falha de energia, como é que evita que a àgua não volte para o bidom pela força de gravidade?

Outra questão: Onde é que colocou a bomba?Em cima ou em baixo, é que no anterior DIY que fez do filtro exterior em tubo você pôs em cima.

Por último: As mangueiras de entrada e saída de filtro são do mesmo temanho 3/4

 

Desculpa por um interrogatório extenso

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

É um DIY fantástico, mas fiquei curioso com o filtro que fez em bidom.

Está certo que já tem esse filtro a funcionar a mais de 2 meses, creio eu, mas por acaso, este sistema tem conseguido manter o nível de água (tanto dentro do aquário como dentro do filtro)?

O tubo que coloca a àgua no aquário está em cima ou em baixo do nível de àgua? È que, se estiver debaixo do nível de àgua, no caso de ocorrer uma falha de energia, como é que evita que a àgua não volte para o bidom pela força de gravidade?

Outra questão: Onde é que colocou a bomba?Em cima ou em baixo, é que no anterior DIY que fez do filtro exterior em tubo você pôs em cima.

Por último: As mangueiras de entrada e saída de filtro são do mesmo temanho 3/4

 

Desculpa por um interrogatório extenso

 

Abraço

 

Ora aqui vai a resposta :)

 

Está certo que já tem esse filtro a funcionar a mais de 2 meses, creio eu, mas por acaso, este sistema tem conseguido manter o nível de água (tanto dentro do aquário como dentro do filtro)?

 

O filtro é hermético, dali não entra nem sai ar nenhum, logo quando falta a luz tudo pára, como é hermético a água pára mas fica na mesma dentro dos tubos, logo quando a luz regressa continua a ciclo como qualquer outro filtro exterior de qualquer marca conceituada

 

O tubo que coloca a água no aquário está em cima ou em baixo do nível de água? È que, se estiver debaixo do nível de água, no caso de ocorrer uma falha de energia, como é que evita que a água não volte para o bidon pela força de gravidade?

 

Voltando à historia do hermético, sendo hermético a água não retorna, só retornaria se no bidon tivesse algum tubo aberto que permitisse a saída da agua para fora do bidon, tenho um tubo no topo da tampa do bidon com uma torneira que serve para quando limpo o bidon para abrir e permitir que o ar dentro do bidon saia e o bidon se encha de água, quando começa a sair água por esse tubo, fecho a torneira e sei que o bidon está cheio

 

Onde é que colocou a bomba?Em cima ou em baixo, é que no anterior DIY que fez do filtro exterior em tubo você pôs em cima.

 

Fiz da mesma forma, visto que a água entra por baixo do bidon, coloquei a cabeça motorizada por cima para evitar que entrem impurezas na bomba, assim á agua que passa pela bomba já vem filtrada

 

As mangueiras de entrada e saída de filtro são do mesmo tamanho 3/4

 

Os dois pedaços de mangueira verde que tenho são da mesma espessura, mas o resto da tubagem em PVC já contando com as torneiras as espessuras são diferentes, o tubo de entrada no bidon é de 25mm e o do saída, ou seja, o retorno ao aquário é de 16mm

 

Espero ter esclarecido todas as duvidas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a tentar começar entrar neste fabuloso mundo. Até tenho o Aquário de 100 30 40 da Aquapor, mas falta-me o móvel, a calha e o filtro externo. Por isso só posso dizer que o conjunto está fabuloso.

 

Quanto ao filtro vou apostar num Fluval ou Enheim, agora a calha é que fiquei estupefacto com os preços....130€.... puxa....

 

Quanto ao móvel, e como estou a precisar de comprar um aparador para a sala, estava a pensar colocar aí o aqua...mas estou com receio de partir aquilo tudo.

 

Mais uma vez os meus parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,e assim, se fosse eu começava ja a pensar em uma calha nova, a calha que tens vai-te durar ai meio ano, quando o contraplacado começar a absorver a humidade, vai-te ficar com o dobro da espessura!!

A melanina, cobre-te a face e nao as pontas....

 

Acredita, sou da capital dos moveis!!!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,e assim, se fosse eu começava ja a pensar em uma calha nova, a calha que tens vai-te durar ai meio ano, quando o contraplacado começar a absorver a humidade, vai-te ficar com o dobro da espessura!!

A melanina, cobre-te a face e nao as pontas....

 

Acredita, sou da capital dos moveis!!!

Abraços

 

 

Gostaria que me explicasses, como é que isso acontece se não tenho nenhuma condensação dentro da tampa do móvel, ou na calha como lhe queiras chamar?

 

E as pontas que falas que se vê nas fotos e as juntas foram "barradas" com silicose, ou seja, o que chamas de contraplacado que te parece estar "nú" e ao léu, de facto não está... Está coberto de silicose, e o silicose não deixa passar a água :Fade-color

 

Não foste o primeiro a falar disto, e agradeço a critica e a preocupação mas espero que depois desta explicação sejas o ultimo a voltar a falar que isto e aquilo vai inchar e etc etc

 

Mais uma vez obrigado pela critica.

 

PS: O móvel está como se o tivesse montado hoje :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eric Cardoso!

 

Gostei muito do teu móvel e tanto gostei que quero fazer um igual mas, tenho umas dúvidas de como o montar. As varas já vi à venda e já tenho as medidas, mas a minha dúvida é: quais e quantos foram os parafusos que utilizas-te para aparafusar a madeira e como o fizes-te?

 

Obrigado, desculpa lá a maçada

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eric Cardoso!

 

Gostei muito do teu móvel e tanto gostei que quero fazer um igual mas, tenho umas dúvidas de como o montar. As varas já vi à venda e já tenho as medidas, mas a minha dúvida é: quais e quantos foram os parafusos que utilizas-te para aparafusar a madeira e como o fizes-te?

 

Obrigado, desculpa lá a maçada

 

Um abraço

 

Não é maçada nenhuma, se fosse não metia o tópico a mostrar tudo :blush:

 

Usei 56 parafusos, e são uns parafusos de 9cm de comprido com mais ou menos 4mm de diâmetro, são uns parafusos completamente Pretos que comprei no AKI, se não me estou a enganar, são os maiores parafusos que o AKI vende de cor preta.

 

Como fiz? Fui fazendo furos na madeira com uma broca de menos 1mm que o parafuso e fui aparafusando tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, está excelente, comprei ha pouco um aqua de 100 cm e estou a pensar fazer algo assim parecido, diz-me só uma coisa qual foi o tamanho utilizado no corte das varas?principalmente o da altura?

Parabens está fantástico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está excelente, comprei ha pouco um aqua de 100 cm e estou a pensar fazer algo assim parecido, diz-me só uma coisa qual foi o tamanho utilizado no corte das varas?principalmente o da altura?

Parabens está fantástico.

 

Olá :smilecolros:

 

O tamanho é relativo, eu cortei o meu com o tamanho do móvel que fiz para o meu quarto para colocar a TV dvd vídeo amplificador etc etc, que ficou com 77cm de altura. Para não ficar com um móvel mais alto que o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ando a construir um movel inpirado no teu...

Mas isto agora anda apertado de €... Mas devagarinho lá vai avançando!

Obrigado por teres exposto o teu trabalho.

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ando a construir um movel inpirado no teu...

Mas isto agora anda apertado de €... Mas devagarinho lá vai avançando!

Obrigado por teres exposto o teu trabalho.

 

 

De nada :crazyeyes:

 

Devagarinho se vai longe e tudo fica mais perfeito :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Eric, comecei o meu movel com as dimensões de 1,30X0,32X1,10, vou postar algumas das fotos para que me possas dar alguma opinião.

 

[/url][/img]

 

estrutura2br5.th.jpg

 

estrutura3ih2.th.jpg

 

estrutura4yr3.th.jpg

 

Adicionei também uns niveladores para que possa corrigir qualquer anomalia na estrutura, como se pode ver na 2ª foto:

apoio1eh4.th.jpg

 

apoio2tb3.th.jpg

 

apoio3ja0.th.jpg

 

E pronto para já é só isto, vou-me atirar á madeira para o preencher.

O custo desta fase foi o seguinte:

5 varas de 5X5X270 = 39,75€

6 niveladores = 5,90€

1 lata de tapa poros 1lt = 10,95€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Boas Eric, comecei o meu movel com as dimensões de 1,30X0,32X1,10, vou postar algumas das fotos para que me possas dar alguma opinião.

 

 

E pronto para já é só isto, vou-me atirar á madeira para o preencher.

O custo desta fase foi o seguinte:

5 varas de 5X5X270 = 39,75€

6 niveladores = 5,90€

1 lata de tapa poros 1lt = 10,95€

 

Essa dos niveladores foi de valor sim senhor, na altura procurei por isso mas não encontrei em lado nenhum

 

 

 

Boas;

 

Parabens pelo projecto.

 

Será possivel pores os pormenores do interior do filtro? Ou isso é segredo? jcb_smile.gif

 

Cumps

 

Não é segredo nenhum basta veres este outro tópico meu de um outro filtro que o interior é igual mas maior claro ---> [DIY]Filtro Externo (pvc)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais