Procuram-se [Dicas] e [Ajudas] para compra de uma nova máquina fotográfica


Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Desde há algum tempo que gosto muito de fotografar..

Gostaria de daqui a uns tempos tirar um curso de fotografia para aprender algumas técnicas de fotografar para mais tarde levar este hobiee para debaixo de água, pois gosto bastante de fazer mergulho!

Mas não há fotografias sem uma máquina fotográfica. Até ao momento tenho duas máquinas digitais que não são grande coisa quando comparadas a câmaras SRL..

Para começar estava a pensar investir qualquer coisa como 500€ (vida de estudante não dá para muito mais), e como tal tenho andado a "namorar" esta menina:

CANON EOS 350D + EF18-55mm

Não é das mais recentes mas está com um bom preço pelo que me parece..

 

E é aqui que queria que me ajudassem! Como sou novato neste tipo de máquinas fotográficas não sei quais as melhores/mais adequadas para aquilo que quero..

Pois bem, eu quero a máquina para tirar fotos(dentro das possibilidades das máquinas desta classe de preços) a tudo o que fôr possivel e me agrade, mas para satisfazer a tudo isto, calculo que teria de comprar varias objectivas.. Portanto, e resumindo ao que dou mais importancia, a máquina tem básicamente que servir para tirar boas fotos aos meus aquários e para fotografar ao ar livre (paisagens, desporto, aldeias/monumentos). Também gosto bastante de Macros, especialmente no aquário, mas se a prioridade é ter uma objectiva que dê para o resto das fotos, mais tarde penso comprar uma objectiva próprioa para fotografias macro..

Desculpem se mesmo assim sou muito vasto nas informações que dou, mas qualquer coisa não exitem em perguntar!

 

Também estou aberto a que sugiram outras máquinas que achem mais indicado para aquilo que quero.. Desde que não se afastem muito do orçamento em questão.

 

Desde já obrigado por eventuais ajudas!

 

Cumprimentos!

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

 

Não há nada como uma reflex , e essa canon está com um bom preço tenho andado a ver máquinas e vi a sony cyber-shot DSC-H7 não é reflex mas não

me parece ser má Sony cyber-shot dsc-h7

podes uma vista de olhos aquí Pixmania

são bem mais baratas e tens mais soluçoes a PANASONIC FZ50 PANASONIC FZ50 tambem não é má

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a solução mais simples é chegar a uma loja e dizer ao gajo que estiver na zona apropriada (normalmente percebem daquilo):

 

"Se tivesse 500 euros para gastar, para fazer x e y, qual comprava?"

 

Nunca me dei mal.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se procurares bem encontras a 400d com lente igual à que referes por pouco mais de ?500...acho que a Pixmania deve ter uns bons preços. Acho que a Canon tem uma excdelente qualidade, e podes ver por algumas fotos minhas de há um ano para cá que tem mesmo qualidade, mesmo sendo uma Reflex de há uns 10 anos e só faz 3.1Mp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu espera va mais um mesito, pois vem ai a PMEA e a canon vai lançar a 450d que vem subtituir a 400d.

eu vou esperar pa ver se compro a 450d.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Desde já um grande OBRIGADO a todos pelas ajudas que me deram até agora :)

 

BOAS

 

Não há nada como uma reflex , e essa canon está com um bom preço tenho andado a ver máquinas e vi a sony cyber-shot DSC-H7 não é reflex mas não

me parece ser má Sony cyber-shot dsc-h7

podes uma vista de olhos aquí Pixmania

são bem mais baratas e tens mais soluçoes a PANASONIC FZ50 PANASONIC FZ50 tambem não é má

 

Realmente nesse site os preços são mais em conta, é pena não terem a CANON 350D..

Vou explorar mais esse site para ver se encontro alguma coisa ao preço que procuro.

 

Para mim a solução mais simples é chegar a uma loja e dizer ao gajo que estiver na zona apropriada (normalmente percebem daquilo):

 

"Se tivesse 500 euros para gastar, para fazer x e y, qual comprava?"

 

Nunca me dei mal.

 

Também costumo fazer isso, mas neste caso o investimento é maior, e enquanto há pessoas que estão lá para realmente ajudar, outras só estão para vender, como tal quero ganhar algumas noções para depois me dirigir a uma loja.

 

 

Se procurares bem encontras a 400d com lente igual à que referes por pouco mais de ?500...acho que a Pixmania deve ter uns bons preços. Acho que a Canon tem uma excdelente qualidade, e podes ver por algumas fotos minhas de há um ano para cá que tem mesmo qualidade, mesmo sendo uma Reflex de há uns 10 anos e só faz 3.1Mp

 

Pelo que procurei a diferença nunca é menos de 120€, e já fica um bocado acima do orçamento.

 

Se fosse eu espera va mais um mesito, pois vem ai a PMEA e a canon vai lançar a 450d que vem subtituir a 400d.

eu vou esperar pa ver se compro a 450d.

 

Comprar a 450D, não pois imagino o preço, mas se com este lançamento baixassem a 400D até nem seria mau pensado esperar!

 

 

Agora é assim pessoal, será que me conseguem ajudar no seguinte?

O pai da minha namorada vai a Singapura ainda este mês, e como tal ele tem possibilidade de me trazer a máquina, pois pelo que sei lá são mais baratas.. Alguém sabe se a diferença é assim tão grande? (é que eu não faço ideia) E os manuais, legendas e menus da máquina? Em português não deve vir, certo? Será que vem tudo em Inglês?

 

Obrigado!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Desde já um grande OBRIGADO a todos pelas ajudas que me deram até agora biggrin

Realmente nesse site os preços são mais em conta, é pena não terem a CANON 350D..

Vou explorar mais esse site para ver se encontro alguma coisa ao preço que procuro.

Também costumo fazer isso, mas neste caso o investimento é maior, e enquanto há pessoas que estão lá para realmente ajudar, outras só estão para vender, como tal quero ganhar algumas noções para depois me dirigir a uma loja.

Pelo que procurei a diferença nunca é menos de 120€, e já fica um bocado acima do orçamento.

Comprar a 450D, não pois imagino o preço, mas se com este lançamento baixassem a 400D até nem seria mau pensado esperar!

Agora é assim pessoal, será que me conseguem ajudar no seguinte?

O pai da minha namorada vai a Singapura ainda este mês, e como tal ele tem possibilidade de me trazer a máquina, pois pelo que sei lá são mais baratas.. Alguém sabe se a diferença é assim tão grande? (é que eu não faço ideia) E os manuais, legendas e menus da máquina? Em português não deve vir, certo? Será que vem tudo em Inglês?

 

Obrigado!

Cumps.

 

Acho que se vais dar 500€ por esse modelo, não estás a fazer grande negócio. Já aqui foi dito que se procurares bem, por pouco mais compras a 400D que tem algumas vantagens. E se esperares pela 450D no minuto seguinte a 400D baixa o preço. Já agora eu sou fã da Canon.

 

Quanto a Singapura, eu já la comprei uma máquina digital há uns anos quando lá estive e a diferença de preço era significativa se se souber onde comprar. Vi lojas onde os preços eram iguais, mas por acidente descobri um centro comercial onde todas as lojas eram de material electrônico e aí sim, valeu a pena. Manuais claro que não vêm em português, contenta-te com Inglês e já não é mau.

Outra coisa que tens que ter em atenção é que a garantia não é válida cá na europa (apesar de o vendedor te jurar a pés juntos que sim :) )

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se vais dar 500€ por esse modelo, não estás a fazer grande negócio. Já aqui foi dito que se procurares bem, por pouco mais compras a 400D que tem algumas vantagens. E se esperares pela 450D no minuto seguinte a 400D baixa o preço. Já agora eu sou fã da Canon.

 

Quanto a Singapura, eu já la comprei uma máquina digital há uns anos quando lá estive e a diferença de preço era significativa se se souber onde comprar. Vi lojas onde os preços eram iguais, mas por acidente descobri um centro comercial onde todas as lojas eram de material electrônico e aí sim, valeu a pena. Manuais claro que não vêm em português, contenta-te com Inglês e já não é mau.

Outra coisa que tens que ter em atenção é que a garantia não é válida cá na europa (apesar de o vendedor te jurar a pés juntos que sim :tongue: )

 

Boa sorte.

 

Obrigado pela opinião!

 

Posto isto, acho que vou mesmo esperar pelo lançamento da 450D e ver a que preço vai ficar a 400D.

 

Em relação a Singapura, sendo assim, acho que vou pôr de parte essa ipotese visto que se a garantia não é valida para a Europa não quero arriscar, não vá mais tarde acontecer algum acidente e ficar sem máquina nem €€€ :crazyeyes:

Já agora, o que é que consideras significativo? 10, 20, 50%?

 

Abraço!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião!

 

Posto isto, acho que vou mesmo esperar pelo lançamento da 450D e ver a que preço vai ficar a 400D.

 

Em relação a Singapura, sendo assim, acho que vou pôr de parte essa ipotese visto que se a garantia não é valida para a Europa não quero arriscar, não vá mais tarde acontecer algum acidente e ficar sem máquina nem €€€ :crazyeyes:

Já agora, o que é que consideras significativo? 10, 20, 50%?

 

Abraço!

 

Não te quis desanimar, apenas acho que deves ter a informação toda. Pela diferença de preço pode valer a pena. Já foi há uns 8 anos, na altura comprei uma compacta digital e não me lembro bem da diferença de preço, mas penso que andaria na ordem dos 30 ou 40% menos. Mas não sei se continua a ser assim.

Podes sempre pedir para verem os preços lá e depois avaliar. Outra hipotese é ver os preços por exemplo no ebay em lojas de singapura e se encontrares alguma já ficas com uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no dia 24 vai a pagina da canon , deve ser o dia que eles vao revelar a 450d, ve nas news. na semana seguinte a maquina vai ser lançada mundialmente na PMEA. nao conto que va a mais de 700€.

e claro a 400d deve logo descer.

Editado por ki_ko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te quis desanimar, apenas acho que deves ter a informação toda. Pela diferença de preço pode valer a pena. Já foi há uns 8 anos, na altura comprei uma compacta digital e não me lembro bem da diferença de preço, mas penso que andaria na ordem dos 30 ou 40% menos. Mas não sei se continua a ser assim.

Podes sempre pedir para verem os preços lá e depois avaliar. Outra hipotese é ver os preços por exemplo no ebay em lojas de singapura e se encontrares alguma já ficas com uma ideia.

 

A hipotese de comprar em Singapura já está posta de parte tendo em conta a garantia não ser válida, mas vou falar com um amigo meu para ver preços pelo Ebay e ver se compensa mandar vir da Alemanha..

Obrigado!

 

no dia 24 vai a pagina da canon , deve ser o dia que eles vao revelar a 450d, ve nas news. na semana seguinte a maquina vai ser lançada mundialmente na PMEA. nao conto que va a mais de 700€.

e claro a 450d deve logo descer.

 

Boas,

Vou estar atento :(

700€ mas já com lente incluida? ou só o corpo da máquina?

Devias querer dizer que a 400d é que deve logo descer, certo?

 

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O melhor é mesmo comprares o corpo da Canon 400D e depois compras uma lente melhor, as que vem nos kit... são fraquinhas.

 

Existem várias lojas on-line com bons preços, nomeadamente em Andorra

 

Recentemente comprei uma lente em Andorra e passados 3 dias já tinha cá a lente, tudo muito bem acondicionado, a loja é esta

http://www.fotocinecolor.com/index3.php

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACONSELHO A NIKON D80+18-70

 

UMA SEMI-PROFICIONAL

 

UMA BOMBA...

 

Até comprava, mas como digo em cima, o meu orçamento é de 500€, não 1500€ :drinking:

 

Boas,

 

O melhor é mesmo comprares o corpo da Canon 400D e depois compras uma lente melhor, as que vem nos kit... são fraquinhas.

 

Existem várias lojas on-line com bons preços, nomeadamente em Andorra

 

Recentemente comprei uma lente em Andorra e passados 3 dias já tinha cá a lente, tudo muito bem acondicionado, a loja é esta

http://www.fotocinecolor.com/index3.php

 

Um abraço

 

Ainda sou muito verde neste tema..

Expliquem-me aqui uma coisa sff:

"Objectiva Canon EF18-55mm" - Os 18-55mm querem dizer o quê? É o poder de zoom, certo? (ou estarei a dizer um disparate?) Se assim é, isto é o que o pessoal considera fraquinho, não é? então o que consideram bom?

 

"70-300mm f/4-5.6 APO DG Macro - CanonSIGMA" - Já deu para reparar que 70-300 é para Macro, mas o que é o F/4-5.6 APO DG? Modelo da obecticva? tipo de encaixe na máquina?

Neste assunto estou mesmo a leste, por isso se houver aqui alguém que tenha paciencia para me explicar brevemente de que se trata fico muito agradecido!

 

Em relação ao site, amanha vou ver com mais atenção :P

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os 18-55mm querem dizer o quê? É o poder de zoom, certo?

Sim... quanto maior o essa distância em mm, mais ampliação consegues ter com essa objectiva.

 

Não podes dizer que uma lente é boa ou má pelo zoom. Há lentes próprias com pouco zoom (grandes angulares) e lentes com grande zoom (teleobjectivas). Não é por uma objectiva conseguir ir desdo os 18 mm até aos 500 mm que é à mesma uma boa lente.

 

Então que zoom é que devemos ter numa lente? Depende... para aquários? Eu aconselho algo entre os 24 e os 100 mm. Menos do que isso, os cantos da fotografia vão ficar estranhos (grande angular) e mais do que isso só vamos poder tirar fotos a pormenores e nunca panorâmicas.

 

Como é óbvio, ainda dentro disso podemos ter lentes específicas, como as fixas (sempre o mesmo zoom), as macro, etc...

 

Mas há alguma coisa que seja mais importante que o zoom? Sim, há...

 

Uma das melhores caraterísticas de uma lente é sim a sua abertura, e se ela é rápida a focar... de um modo básico, é isto que deves procurar numa lente.

 

O que é então essa tal de abertura? Como o próprio nome indica, este parâmetro está relacionado com a capacidade de luz que consegue entrar pela objectiva por instante de tempo. Quanto maior a abertura, mais luz entra na máquina. Então, quanto maior a abertura de uma lente, menor é o tempo de exposição... logo é mais fácil de tirar fotos... será que é sempre assim? Bem, nem sempre, por vezes, principalmente em fotos estáticas, podemos usar aberturas menores e tempos de exposição maiores, pois vamos ter uma profundidade de campo maior.

 

Mas adiante. De uma forma simples, deves procurar ter objectivas com a abertura maior que conseguires. Óbvio que quanto maior a abertura, geralmente mais cara é a objectiva.

 

Essa lente 18-55 mm é a lente básica da Canon. Mas o 'bom' das SLR é que não ficas preso a uma única coisa. Mais tarde poderás comprar outra objectiva, ou mesmo acessórios que complementem essa (close-up rings para Macro fotografia, por exemplo).

 

Já deu para reparar que 70-300 é para Macro

Não obrigatoriamente... essa objectiva é que tem o modo macro incorporado, salvo erro entre os 200 e os 300 mm. Não é só por ter um grande zoom que é uma objectiva macro.

 

mas o que é o F/4-5.6 APO DG?

O F/4-5.6 é a abertura... ou melhor, se reparares com atenção, esses números são apresentados como o inverso da abertura. Quanto maior o número menor a abertura, pois é definida como F/xx. Obviamente que quanto maior esse número, menos luz, por unidade de tempo, vai entrar na máquina, o que faz com que tenhas de usar tempos de exposição maiores.

 

O APO DG, se não me engano tem a ver com o mecanismo de focagem da objectiva. Não tenho a certeza porque não compro material da sigma.

 

Modelo da obecticva? tipo de encaiche na máquina?

Sigma 70-300 F/4-5.6 APO DG. Encaixe para Canon.

 

Neste assunto estou mesmo a leste, por isso se houver aqui alguém que tenha paciencia para me explicar brevemente de que se trata fico muito agradecido!

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís,

Desde já um grande obrigado pela paciência! Ajudou, e bastante!

 

Já deu para reparar que 70-300 é para Macro

 

Não obrigatoriamente... essa objectiva é que tem o modo macro incorporado, salvo erro entre os 200 e os 300 mm. Não é só por ter um grande zoom que é uma objectiva macro.

 

Então vamos lá ver se eu percebi esta parte, para Macros a ampliação de 200-300(+/-) é a que veve ser usada, certo?

Mas se esta lente vai dos 70-300 e como dizes tem o modo macro incorporado quer dizer que se eu usar entre os 70 e os 200 (+/-) faz o papel da que vem com a máquina e ainda é melhor, certo? (em termos de zoom)

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa lente 70-300mm, ganhas em portabilidade, mas perdes em qualidade.

 

Quanto à lente em si, pelo que li, vais ter alguns problemas de focagem com pouca luz

 

Por norma uma lente acima dos 200, com pouca luz, nota-se muito o tremer da mão, acabando por ser necessário a aquisição de um tripé.

 

 

Para perceberes melhor o zoom da lente deixo-te um quote de um fórum de fotografia

 

Existe alguma maneira de saber facilmente o zoom tipo 12x/10x, sob esse formato, quanto nas lentes nao esta especificado isso. É que ainda nao tenho a noção do zoom quando ele é representado da maneira mais comum (10-35mm) coisa do genero.

E era para ter uma ideia, ou saber como ter uma ideia de quanto zoom.

 

É só saber matemática e fazer contas de dividir. Um zoom 17-35 é um zoom 2x (35/17); um zoom 100-400 é um zoom 4x (400/100); um zoom 28-200 é um zoom 7x (200/28) and so on, and so on.

 

No entanto, para uma SLR a 'quantidade' de zoom é perfeitamente irrelevante. Não é por ter um zoom de 12x que uma objectiva é boa - muito pelo contrário, até; normalmente, quanto maior é o zoom, menor é a qualidade da objectiva.

 

Os bons zooms, com qualidade, e normalmente com aberturas rápidas e constantes, são zooms de 2, 3 ou, no máximo, 4x: 17-35 ou 17-40, 24-70 ou 28-70, 70-200 ou 80-200... Há algumas excepções, como a Sigma 50-500 (10x) que, não sendo um portento óptico, apresenta uma qualidade muito decente, ou a Nikon ou a Sigma 80-400 (5x) que são bastante boas.

 

O que te interessa saber é exactamente a distância focal da objectiva (os tais 17-35 ou 70-200) e não a quantidade de zoom, já que uma 17-35 e uma 200-400 são ambas zooms 2x e não podiam ser mais diferentes uma da outra.

 

Assim, uma explicação simples para as distâncias focais equivalentes em formato 35mm:

 

- abaixo dos 20mm consideram-se super grandes angulares e são objectivas que permitem abarcar uma quantidade enorme da imagem. Normalmente são usadas para paisagem ou para abarcar edifícios ou monumentos grandes de bastante perto.

 

- entre os 20 e os 35mm são consideradas grandes angulares, ou seja, o efeito é semelhante às super grandes angulares, mas menos dramático.

 

- entre os 40 e os 60mm, mais ou menos, obtêm-se imagens com a mesma área que a visão humana proporciona. Os 50mm são o padrão.

 

- entre os 60/65 e os 100/105 encontram-se as teleobjectivas curtas, que 'aproximam' a imagem mas diminuem o ângulo de visão. A partir desta distância focal vêm as teleobjectivas médias (135/200mm), as teles longas (300-400mm) e as super teleobjectivas (normalmente 500mm ou mais) e quanto maior a distância focal mais aproximam a imagem e menor é o ângulo de visão.

Editado por Nuno Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa lente 70-300mm, ganhas em portabilidade, mas perdes em qualidade.

 

Quanto à lente em si, pelo que li, vais ter alguns problemas de focagem com pouca luz

 

Por norma uma lente acima dos 200, com pouca luz, nota-se muito o tremer da mão, acabando por ser necessário a aquisição de um tripé.

Para perceberes melhor o zoom da lente deixo-te um quote de um fórum de fotografia

 

 

Pois, mas as lentes com maior abertura, que fiquei a perceber serem melhores pelo que o Luís disse, são um pouco caras para já.

Mas também, macros para miim, seria práticamente para os aquários, e tenho tripé por isso esse problema do tremer de mão era minimizado.

 

Podes dar-me o link desse fórum sff? Acho que não me fazia nada mal ir dar uma espreita.

 

Para já a opção para onde estou mais virado é comprar uma 400D se o "orçamento" o permitir e se baixar alguma coisa significativa com o lançamento da nova, com a tal lente 18-55 mm e mais tarde comprar uma melhorzinha..

Concordam?

 

Obrigado a todos!

Cumprimentos

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente iniciativa este novo sub-fórum de fotografia ;)

 

Entretanto, continuo a aceitar sugestões ou dicas se souberem alguma coisa que possa ser relevante nao exitem!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente iniciativa este novo sub-fórum de fotografia ;)

 

Entretanto, continuo a aceitar sugestões ou dicas se souberem alguma coisa que possa ser relevante nao exitem!

 

Olá boa noite se quiseres posso falar com o meu marido, ele é coordenador de marketing na Canon. TRabalha com a parte de fotografia! Se ainda estiveres á procura claro!

Cesar e Gina Pinto

 

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite, sim continuo á procura, mas agora só vou comprar em Abril, pois faço anos no inicio do mês e será a minha "prenda".

Qualquer ajuda é bem vinda :)

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Para começar estava a pensar investir qualquer coisa como 500€

Boas,

 

Já consegues encontrar a 400D abaixo dos 500€!!!

 

Encontrei esta promoção na Redcoon: o corpo da 400D a 427€; comprando só o corpo, tens a vantagem de poder comprar uma objectiva melhor do que a do kit, mas mesmo que optes por essa, custa cerca de 50/60€, consegues ficar com tudo a menos de 500€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais