Discu Doente


Hugo Félix

Recommended Posts

Olá amigos!

 

Pois é, o meu discu anda outra vez doente...

 

Já foi desparasitado com flagyl, mas pelos vistos parece-me que agora apanhou uma infecção bacteriana... digam-me vocês... agora come muito bem, passa o tempo escondido num canto mas vem à frente do aquário pra comer (menos mal)

 

Já anda assim há muito tempo... fiz-lhe Esha2000 há uns tempos mas não melhorou grande coisa... olhos baços, pele escura e agora umas coisas brancas nas barbatanas (e parecem um pouco rasgadas).

Além disso, tem o corpo mais claro que as barbatanas.

 

2.jpg

 

1.jpg

 

Vejam nas fotos e digam-me o que acham...

 

Ele está no aqua principal com os outros 3discus, 2 palhaços, 7corys, 1 ancistrus e 3 saes...

 

Que medicamento aplico para ver se ele arrebita de vez?

 

Obrigado!

 

Grande abraço

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:rainbowafro: .

Esse rarazito terá uma recuperação "impossivel".

Honestamente penso que deverias ser misericordioso e "eliminá-lo" pois dificilmente o recuperas e ele está a contaminar os outros.

Os sintomas que aparecem não são mais que infecções secundárias provocadas pela fraqueza do bicho.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse discu está muito mal aparentado, totalmente escuro e com as barbatanas nesse estado. Ainda por cima já não é a primeira vez, e mesmo depois de tratamentos continua a ganhar os mesmos problemas, ainda stressas os outros por tanto tratamento no mesmo aquário´.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) .

Esse rarazito terá uma recuperação "impossivel".

Honestamente penso que deverias ser misericordioso e "eliminá-lo" pois dificilmente o recuperas e ele está a contaminar os outros.

Os sintomas que aparecem não são mais que infecções secundárias provocadas pela fraqueza do bicho.

JPM

 

Sim, de facto anda assim há algum tempo, embora tenha tido melhorias quando o tratei com o Flagyl...

 

Com o Esha 2000 não aparentou grandes melhoras... faço-lhe outra dose, ou experimento outra coisa?

 

Estava a pensar em dar-lhe uma última hipotese e usar Sera Baktopur ou Sera Baktopur Direct...

 

Qual a diferença entre os 2? Qual o melhor para este caso?

 

Pelos vistos, as bactérias do filtro não gostam lá muito do Baktopur Direct...

 

Visto que vou aplicar no comunitário, há algum inconveniente para os outros peixes?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Abraço

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu fazia o seguinte: Separava o Discu para um aqua sozinho, fazia-lhe um tratamento com Tremazol, tratamento á risca seguindo todos os passas direitinhos e sem inventar, dáva-lhe boa alimentação, nada de comidas caseiras, só mesmo granulado de boa marca e mudava-lhe, depois do tratamento, 10% de água por dia, pouca iluminação, quase nula e deixava o bicho em paz.

Abraço

Editado por Anto_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se ele não come acho difícil trata-lo pois no estado que está cada dia que passa fica mais fraco e como já disse o João Machado, uma vez fracos aparece tudo e mais alguma coisa!

Sei que os casos de sucesso são quase nulos em situações como esta. Mas se estás disposto a tentar e a perder algum tempo por dia aqui fica um exemplo de sucesso, se bem que no meu caso o discu comia, mas só depois de o ter isolado, e como comia do fundo penso que acabava por ingerir directamente a medicação que ficava depositada no fundo juntamente com a comida.

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se ele não come acho difícil trata-lo pois no estado que está cada dia que passa fica mais fraco e como já disse o João Machado, uma vez fracos aparece tudo e mais alguma coisa!

Sei que os casos de sucesso são quase nulos em situações como esta. Mas se estás disposto a tentar e a perder algum tempo por dia aqui fica um exemplo de sucesso, se bem que no meu caso o discu comia, mas só depois de o ter isolado, e como comia do fundo penso que acabava por ingerir directamente a medicação que ficava depositada no fundo juntamente com a comida.

Abraço

 

Boas,

 

O Discu come muito bem, é o que o tem safado.

Foi desparasitado há pouco tempo com Flagyl... pelo que não vejo necessidade de lhe dar tremazol.

 

Outro problema é que de momento não tenho aquário hospital... por outro lado talvez não seja má ideia fazer o tratamento no aquário principal, uma vez que assim também trato dos outros, não?

 

Agora, que tratamento usar?

 

Há uns tempos usei Esha 2000 e não obtive grandes resultados, estava para tentar com Backtopur ou Backtopur direct... a diferença do 2º é que faz mal às bactérias do filtro, não é?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo

 

Eu sou da opinião que quantos mais medicamentos se dá mais se rebenta com os bichos, se já lhe fizeste todos esses tratamento aconselho, retira para um aqua sózinho e vai cuidando bem dele, repito, com boa comida, trocas de água e pouca luz.

Boa sorte

 

Outra coisa, quando fizeres TPA's adiciona Stress Coat com Aloé Vera, ajuda a cicatrizar.

Editado por Anto_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo

 

Eu sou da opinião que quantos mais medicamentos se dá mais se rebenta com os bichos, se já lhe fizeste todos esses tratamento aconselho, retira para um aqua sózinho e vai cuidando bem dele, repito, com boa comida, trocas de água e pouca luz.

Boa sorte

 

Outra coisa, quando fizeres TPA's adiciona Stress Coat com Aloé Vera, ajuda a cicatrizar.

 

Sim, fiz o tratamento mas já há bastante tempo... mais de 2 ou 3 meses, seguramente...

 

Não tenho outro aquário.... estou à espera de um, mas é capaz de não ser para já... entretanto alguma coisa terei de fazer... aplicar um tratamento de largo espectro que me trate este coitado e caso não tenha sucesso, ao menos fico com a certeza que os outros ficaram bem...

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esha 2000? Não presta.

 

Se ele come ainda tens algum tempo.

 

Muda-o p/ um aqua de 30l, mete a àgua a 30º ou 31º, um ph a 7.00 e trata-o já c/ um antibiótico tipo JBL/ Furanol.

 

Passado uma Semana s/ ainda estiver vivo 1 comprimido de Flágil diáriamente, combinado c/ Sterazin (conforme bula).

 

Muda diáriamente 10l de àgua e só depois medicas.

 

Mas não tenhas muita esperança e prepara-te p/ o pior pois ele está muito mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estão as fezes do peixito? Mas de todas as formas o melhor é isolar o peixe, vê se as fezes estão normais. Se as fezes estão bem, este é o típico caso para o uso de permanganato, mas é claro em aquário hospital.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe não tem parasitas internos. Foi desparasitado há pouco tempo, com flagyl na comida.

 

Estou a fazer o tratamento com Backtopur.

 

Vamos aguardar.

 

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hugo não tens ai ninguém perto de ti com aquário a mais ou com um aquário que sirva para albergares o discu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo Hugo eu aconselho uma coisa que já alguem também já disse. Sacrifica o pobre peixe, não o faças sofrer mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, em primeiro de tudo acho que não deves desistir e os meus parabéns pela tua persistência.

O peixe realmente está com o sistema imunitário bastante fraco e por isso é alvo das mais várias doenças.

Faz o seguinte já que tudo o resto falhou, sem certezas absolutas mas comigo resultou.

 

1. Arranja um aquário pequeno nem que tenhas de comprar um. São baratos.

2. Enche 50% do aqua hospital com a água do aqua principal e depois pouco a pouco enches os outros 50% com água nova. (se conseguires arranjar de osmose óptimo)

3. Sobe a temperatura para os 30ºC.

4. Compra Kanaplex da Seachem e vais por 1 dose por cada vinte litros dia sim dia não durante seis dias.

5. Importante, não mistures com outros medicamentos.

6. Compra as melhores vitaminas que encontrares e põe na água.

7. Põe uma bomba de água a arejar o áqua continuamente e um filtro pequeno para retirar partículas em suspensão e restos de comida, sem criar muita turbulência.

8. Muda 30% da água antes de pores nova dose, ou seja: no dia 3, 5 e no final do tratamento.

9. Dá-lhe da comida que ele mais gosta.

 

 

Aguarda pacientemente e não faças flagil durante algum tempo porque esse medicamento é forte e de certeza que depois de tenta desparatização ele já está mais que limpo.

Deixa-lo ganhar foças lentamente no aqua hospital até estar em condições de o voltares a por no aqua principal

 

Boa sorte

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, em primeiro de tudo acho que não deves desistir e os meus parabéns pela tua persistência.

O peixe realmente está com o sistema imunitário bastante fraco e por isso é alvo das mais várias doenças.

Faz o seguinte já que tudo o resto falhou, sem certezas absolutas mas comigo resultou.

 

1. Arranja um aquário pequeno nem que tenhas de comprar um. São baratos.

2. Enche 50% do aqua hospital com a água do aqua principal e depois pouco a pouco enches os outros 50% com água nova. (se conseguires arranjar de osmose óptimo)

3. Sobe a temperatura para os 30ºC.

4. Compra Kanaplex da Seachem e vais por 1 dose por cada vinte litros dia sim dia não durante seis dias.

5. Importante, não mistures com outros medicamentos.

6. Compra as melhores vitaminas que encontrares e põe na água.

7. Põe uma bomba de água a arejar o áqua continuamente e um filtro pequeno para retirar partículas em suspensão e restos de comida, sem criar muita turbulência.

8. Muda 30% da água antes de pores nova dose, ou seja: no dia 3, 5 e no final do tratamento.

9. Dá-lhe da comida que ele mais gosta.

Aguarda pacientemente e não faças flagil durante algum tempo porque esse medicamento é forte e de certeza que depois de tenta desparatização ele já está mais que limpo.

Deixa-lo ganhar foças lentamente no aqua hospital até estar em condições de o voltares a por no aqua principal

 

Boa sorte

 

 

Obrigado pela ajuda e pelos conselhos...

 

Estou há já algum tempo à espera de um cubo que me vai servir de aquário hospital / criação, mas pelos vistos nunca mais vem.

 

Sendo assim, e por mais que tenha lutado por este discu vou ver se espero até que o aquário em causa chegue, porque não tenho nem quero dispender mais dinheiro só pra 1 aquário pra safar 1 discu...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Um cubo vodafone, ou mesmo um recipiente poderá ajudar ao tratamento, ele nao precisa de muito espaço, quanto menos melhor para recuperar forças.

 

Deves é retira-lo o mais rapidamente possivel do aquario onde estão os outros, estas a risco de contaminação geral e isso não será nada bom.

 

Boa sorte e vai dando noticias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cubo vodafone é um bocadinho pequeno demais , digo eu. :)

 

É, claro que sim, mas para o tratamento se calhar é mais arriscado deixa-lo junto dos outros que sacrificar este num cubo :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais