O meu mini aqua/plantado


Nuno.Afonso

Recommended Posts

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva, reparei que tens a planta misturada com a areia, eu vou por musgo java com uma rede no fundo se eu poser areia/pedras por cima o musgo cresce na mesma?

 

Mesmo a própria rede pode ser um impedimento para o musgo crescer em condições,porque "prende" o seu crescimento, as pedras mais iriam prender.

 

A melhor solução utilizada pelos "experts" dos tapetes, para além dessa, é a colocação de pedras no fundo e com um fio prendem o musgo, pedras fininhas só mesmo para o musgo se agarrar e fazer peso para se aguentar no fundo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo a própria rede pode ser um impedimento para o musgo crescer em condições,porque "prende" o seu crescimento, as pedras mais iriam prender.

 

A melhor solução utilizada pelos "experts" dos tapetes, para além dessa, é a colocação de pedras no fundo e com um fio prendem o musgo, pedras fininhas só mesmo para o musgo se agarrar e fazer peso para se aguentar no fundo.

 

Abraço

 

 

Mas eu encomendei o musgo java e aquilo parece que vem em pequenas folhas como e que iria fixalas no fundo se a rede?

Se as cobrir de pedras elas depois crescem??

Eu ia fazer uma coisa deste tipo:

http://www.aquamoss.net/How%20to%20create%...moss%20wall.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgo de java é isto:

 

Javamoss.jpg

 

Não tem folha.. :snipersmile:

 

Mas essa hipotese é uma delas, é uma técnica..

 

A que eu estou a sugerir seria..por a pedra no fundo, por o musgo de java por cima da pedra preso por um fio, de forma a agarrar o musgo à pedra..

 

Depois à medida que o musgo se for prendendo à pedra, vais cortando os excessos, até que o fundo fica todo coberto pelo musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o gajo que me vendeu disse-me para eu me giar por aquele modelo que a planta vinha assim....entao como e que vira??Se nao vem pequenas folhas como eu pensava como e que costumam vir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse modelo é um bom modelo, mas não o único, porque ao "prender" o crescimento do musgo, torna-se menos eficaz, podendo apodrecer algumas partes do musgo.

 

O metodo que eu estou a dizer, deixa o musgo crescer à vontade..

 

 

Vai tipo assim:

 

Musgo

 

É isso?

 

O metodo que eu digo é tipo isto:

 

Mas pode ser com pedras muito mais rasas, de fundo mesmo!

 

Musgo-de-Java-Vesicularia-d.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah..e atenção que o tapete aqui deste tópico não é musgo, é riccia flutans

 

Que vem assim..

 

Exemplo de venda no miau.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

to a ver... se calhar nao e a mais indicada para o que queria fazer...

Queria fazer um fundo a imitar os jardins japoneses com pedra/areia e umas pequenas porçoes de planta mais ou menos tipo isto:

jardim_h.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A riccia é capaz de criar um efeito melhor (podes ver as fotos no inicio do tópico)

 

Mas uma questão de experimentar, eu prendi o meu musgo aos troncos dessa forma e desenvolvem-se muito bem, mas como tapete tou a tentar desenvolver tennelus - Este Aqui.

 

Atenção que apenas dei uma sugestão, o que eu faria, não quer dizer que tenhas que o fazer da mesma forma, porque muita gente aplica a técnica da rede e tem optimos resultados, se pesquisares nas fotos e videos, há muitos casos.

 

Eu pessoalmente não gosto muido do musgo para tapete, gosto mais de planta e entre o que já vi ao vivo (que não é muito..) prefiro de longe um tapete de riccia em vez de um tapete de musgo..

 

 

Agora volto a repetir, não te quero "desanimar" no projecto, apenas dei outra sugestão para aplicares o musgo como tapete, que no meu ponto de vista é mais eficaz..no ponto de vista de muitos outros utilizadores, ha-de ser mais eficaz a rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tá muito bom o aqua, gosto do efeito do tapete, gostava de ter o meu assim, vou tentar com eleocharis, pode ser que fique parecido.

Boa sorte quando puzeres habitantes, sem duvida que uns reds bem vermelhos ficavam ai bem!

cumps

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Olá,

estou prestes a montar um aquinha plantado de 25L, vi que vc usou apenas areia branca, mas sem nenhum substrato fértil, e sem fertilização líquida?

Que areia é essa, de rio, de construção ou de filtro de piscina? Nossa, seu carpete se desenvolveu muito bem!

Poxa, adorei seu aquário, muito lindo mesmo...espero que o meu fique parecido...

Parabéns!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu mini aqua plantado de 17 Litros

No fundo areia branca com riccia flutans e em cima salvo erro é limna minor

, uma raiz de arvore e algumas rochas vulcanicas em redor do filtro

Iluminação - 18W/840 Dulux L

Filtro heim de esponja

41x18x20

O aquário foi montado á 4 meses mas ainda está sem habitantes, apenas caracois

Estou á espera que a riccia flutans cresça mais um pouco e que se agarre melhor ao fundo

Aqui vão as fotos

 

Espero que Gostem

 

p1023053sq3.jpg

 

p1023054wc3.jpg

 

p1023059dc2.jpg

 

p1023060kd9.jpg

 

Cumprimentos

Nuno Afonso

 

Então e fotos desses caracois ? surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.