Plantado sem substrato fértil. Comédia ou drama?


Just_me

Recommended Posts

Bem, vai-me cair tudo em cima, mas vamos lá!

 

O que acham de um plantado sem substrato fértil?

(Já estou mesmo a ver os experts omg )

 

mas imaginem que queriam converter um áqua ja estabilizado e sem substrato fértil, apenas areao em algo mais plantado, com peixes para fornecerem nitratos, umas bolinhas de ferro "Plantrik K" que segundo a embalagem

 

 

Produto natural dos trópicos, em forma esférica, para utilizar após a instalação do aquario.

 

AS esferas sã colocadas posteriormente, sendo simplesmente estendidas sobre o cascalho. O elevado conteúdo de ferro constitui um depósito de abastecimento, a longo prazo, para as raizes das plantas.

 

e com fertilizantes liquidos, da tetra e hortilon.

 

"Não te dissemos já que não...continuas a insistir e" :roll::P:?:

 

nao batam muito no ceguinho e deem-me as vossas opinioes quando acabarem de se rir da ideia. Exemplos de plantas:

 

cabomba: nao deve ter problemas pois tira maioritariamente da coluna de água

musgo de java: idem idem

Valisneria: tem raizes mas tambem ninguem quer que ela cresca rápido

Nova-zelandensis: é suposto crescer rapido e tem raizes...

Eleocharis vivipara: precisa de muita luz e tem raizes

anúbia nana: muito vem das raizes, talvez a que tem piores possibilidades.

 

Last question, algum tipo de complemento sólido, algoflash...poderiam ajudar?

 

E pronto, para quem conseguiu ler até aqui e tiver ainda paciencia para comentários, os meus agradecimentos e parabes pela resistencia.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hihi,

 

Grande topico! :roll:

 

Eu NÃO aconselho mas ha muita gente que tem ''plantados'' e n usa substracto fertil! A maior parte das plantas que dizes adaptam-se bem creio eu o pior é as anubias mas das-lhe tu umas pastilhas feitas por ti mesmo ( essas que so tem ferro n são muito boas ).

 

Boa sorte

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_ me aqui há uns dias estava exactamente com o mesmo dilema que tu! :?:

Queria ter um plantado mas estava indecisa em por substracto fértil ou não... depois de pesquisar aqui pelo forúm descobri que há pelo um membro que tem sucesso com plantas sem ter substracto fértil e que alguns até aconselham mais o uso de fertilizantes liquidos ou as tais pastilhas... (opinião fundamentada no facto de a maior parte das plantas absorver os nutrientes pela coluna de água e não tanto pelas raizes)

 

Acabei por não por substracto fértil, em parte porque não tinha a certeza e porque ficava algo dispendioso...

 

Mas procura no forúm porque há tópicos em que encontras várias opiniões em relação a isso!

 

Boa sorte :roll:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu acho que nao precisas de substrato fertil para nada.

Eu nao uso substrato fertelizado em nenhum dos meus plantados e as plantas respiram, saude :wink:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem voces acham que as Anubias gostam disso, convido-vos para verem as minhas agarradas a troncos quase na linha de água.

 

A minha opinião e depois de ver alguns exemplo com os meus olhos é que areão normal pode servir para fazer crescer plantas.

 

Mais importante que o substrato é a luz.

Areão normal ao fim de algum tempo é substrato fertil.

 

Agora negar que um substrato fertil não é bom para fazer crescer plantas, penso que está errado, o que se passa é que pelo outro metodo tens o controlo daquilo que metes no aquário.

 

A ideia que passa é que dá menos trabalho com o substrato fertil, e que ele vai durar imenso tempo e que nunca vai haver uma carência de um nutriente, isso é mentira.

 

Verdade mesmo é que um plantado dá imenso trabalho com ou sem substratos férteis.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

eu dou-lhes luz e bastante comida aos peixes e camareos, e voila, tenho o substrato fertelizado :D e as plantas a crescerem que nem doidas :wink:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, seu tens o aquário já bem estabilizado, entao não necessitas de substrato fértil para nada. quanto muito para algum ferro como afirmaste.

Força, que não deves ter grandes problemas por este prisma.

Quanto às Anubias, elas são originárias de águas típicamente duras e alcalinas. Ao contrário do que aqui foi dito, são provávelmente de todas as plantas, a espécie que menos importância dá ao substrato...

Aliás nota-se pela sua morfologia e habitat, com uma água tão rica em minerais a sua alimentação dá-se maioritáriamente pelas folhas e daí as raizes terem atrofiado ao ponto de apenas servirem um propósito de fixação - basta olhar para elas comparadas com as de uma Echinorodus por exemplo.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh,

 

isso das anubias fui eu que disse!lol

Mas disse isso por causa da minha experiencia... afinal as anubias não são cultivadas fora de água?então a absorção tem de se dar só pelas raizes.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

supomos ke tu limpas o aquario todo e ñ colocas fertelizantes, passado lguns meses a comida os dejectos entre outros vão se acomolar no solo fazendo de fertelizantes, masssssssssssssssssss se tiveres muitas plantas é sempre muito bom colocar fertelizante localmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um substrato fertil, voce ira economizar E MUITO na fertilizacao liquida, ou nessas pastilhinhas.

Ah, nao adianta tambem o substrato ser fertil somente com ferro(laterita, p. ex), pois as plantas nao precisam SO do ferro para viver...eh bom um que contenha TODOS os outros elementos tracos. 2 dicas: humus de minhoca tratado ou, se voce tiver preguica de tratar que eh um SACO, azzo color condensed(acho que eh assim que se escreve)...

ok?

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh, isso das anubias fui eu que disse!

hehe, sorry, não queria tar a desmentir tão directamente :cry: mas a verdade é que como eu disse, são plantas em que a absorção de nutrientes para além de ser reduzida, é muito baseada nos minerais em suspensão na água, dadas as características típicas do habitat em que evoluiram. Nada implica que não haja casos experimentais onde se possam tirar conclusões contrárias, mas como há sempre uma infinidade de factores e nunca os conseguimos controlar a todos, é habitualmente difícil tirar conclusões concretas na base da experiência.

Por isso é que desmentí com teoria :cry:

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Estamos aqui para aprender, e eu também, por isso se podes desmentir-me ou melhor, corrigir-me logo que disser bacurada :D

 

Acredito que essa teoria seja certa já que as raizes realmente n são muito desenvolvidas mas qual é a planta aquatica que n tira nutrientes pelas folhas?

 

E em relação ás anubias serem cultivadas fora de água, ou parcialmente emersas?isso implica que o sistema radicular das anubias seja bem composto e não utilizado somente para suporte. Estou certo?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, esta bem como muitas outras, são propagadas atravez cultura hidropónica, ou seja só as raizes estão dentro de água.

Se calhar não te estou a dizer nada de novo.

 

Este método tem a vantagem de as plantas se desenvolverem mais rapidadente e claro sem os problemas de algas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

Nuno, as plantas aquáticas, quando passam para a forma emersa, passam por uma profunda transformação.

algumas ficam com as folhas TOTALMENTE diferentes do que são dentro de água.

por exemplo, as Hygrophila difformis, fica com as folhas iguais ás de uma hurtiga!!!! mas quando digo igual, é mesmo igual.

 

o mesmo acontece com o sistema radicular, não é por acaso que as plantas sofrem nessa adaptação.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabia que as folhas mudavam totalmente, eu já tive plantas em que assisti a transformações incriveis mas o sistema radicular n se deve alterar assim tanto. As folhas ficam diferentes para prevenir as queimaduras e a desidratação provocadas pelo meio aéreo mas as raizes continuam dentro de água, igualzinhas á forma submersa por isso n me acredito muito que o sistema radicular se altere assim tanto.

 

N quero com isto dizer que na forma submersa as raizes desenpenham um papel predominante mas que a sua existencia n serve só de suporte ai isso n serve e pelo facto que descrevi acima acredito que tenham um papel bem importante para as anubias nno que diz respeito á absorção de nutrientes.

 

Alem disso outra coisa, o que é para voçes raizes atrofiadas?voçes jáviram bem o tamanho das raizes de uma anubia quando esta se desenvolve num substrato fertil?

 

E digo-vos mais, a minha anubia estava num tronco e as suas raizes n estavam em contacto com o humus. Esteve assim durante muito tempo e subitamente ela botou flor, assim sem mais nem menos, n altetrei nada a água e té tinha deixado de dar fertilizante liquido. Quando a retirei do aqua percebi porque! Ela tinha um braço da raiz com +- 15 cm que se estendia do tronco até ao substracto e penetrava nele até ao humus. Foi isso decerteza que fez com que a planta passasse a dar flor. Agora tirem as vossas conclusões.

 

Mais comentários, please :)

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua teoria é correcta, se cultivares a planta emersa então a absorção de nutrientes, nomeadamente macronutrientes farse-á práticamente só pelas raízes. No entanto, daí até apontar as Anubias como problemáticas sem substrato fértil vão uma série de furos :)

A floração é habitualmente associada à abundância de fósforo. A tua Anubias provávelmente só teve acesso a este no substrato. No entanto, o simples facto dela ter vivido e crescido até atingir o substrato é prova que não necessita de substrato fértil para se desenvolver não achas?

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voçes n estão a compreender,

 

Eu sei perfeitamente que o substracto n é algo de indispensavel nas anubias, mas o que quero dizer é que por vezes dizem-se coisas que não são muito correctas e o pior são as interpretações que daí podem advir. Quem n perceber nada de plantas e ler alguns comentários vai ficar a pensar que a anubia até é uma planta que n deve ter substracto porque na natureza dela... etc etc. Eu n concordo com isto porque as anubias tÊM boas raizes e além disso desenvolvem-se muito melhor e mais rápido se estiverem no substracto fértil. é claro que se dermos um tronco ela vai crescer na boa. Por isso é que intervi neste topico, para esclarecer este facto e para que as pessoas que pensam montar um aqua para ter lindas plantas pensem sempre no melhor para elas e muitas vezes o melhor é dar-lhes um substracto fértil.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais