1º Nano (5L - Caixa Vodafone) 30/12/2007


Sadino

Recommended Posts

Pessoal, eis que não resisti e montei o meu 1º Nano.

 

Data de montagem: 30-12-2007

 

Setup:

 

Dimensões: 18x18x18 (Caixa da Vodafone)

Capacidade: 5.8 L (5L reais)

Filtragem: Elite Mini (Interior; 200 L/h – Regulado no minimo)

Aquecimento: Termóstato Elite Mini 50 W

Iluminação: Cand de mesa com 9W

 

Parametros:

 

pH: ~7.0

Temperatura: Vai estar a 26ºC

 

 

Hardscape:

 

Substracto: Areao Preto

Decoração: Duas pequenas rochas e papel de fundo

 

Livescape:

 

Flora: 4 pés de cabomba

 

Fauna: Aceitam-se sugestões

 

DSCN3739.jpg

 

DSCN3740.jpg

 

DSCN3741.jpg

 

DSCN3744.jpg

 

DSCN3745.jpg

 

DSCN3746.jpg

 

DSCN3747.jpg

 

DSCN3748.jpg

 

DSCN3749.jpg

 

DSCN3750.jpg

 

 

 

Gostaria de obter os vossos comentários e sujestões para a Fauna.

Será que um Betta terá qualidade de vida num cubo destes?

4 ou 5 Neons?

Outros?

 

Boas festas para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bastante simples e agradável, mas eu nao colocava peixes nesse cubo, mesmo com filtro é bastante pequeno, ja tive uma pequena experiencia e não te aconselho, se gostares de camarões poderás colocar uns, sempre estão mais á larga que os peixes e são engraçados de ter...

 

btw: prepara a tesoura! :wub: as cabombas crescem muito rapido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando se fala em qualidade de vida é tudo relativo... Um betta sentia-se melhor num aquario de 30-60L com plantas flutuantes e maior comprimento de aquario que altura.

Mas está definitivamente melhor no cubo vodafone, que nos copos que se vêm nas lojas, ou nos cubos das lojas, praticamente do mesmo tamanho, mas onde têm de partilhar o espaço com pelo menos mais 10 peixes!

Por isso é que sou a favor das caixas vodafone!

Os mais extremistas dir-te-iam que ai so plantas e eventualmente uns red's, eu digo-te que o betta sozinho cabe bem, e que apenas os 5 neons também caberiam (embora esses já não aconselho tanto), mas terias de baixar tanto temperatura (23-24), como pH (6,5).

 

Acho que escolhestes foi mal as plantas... cabombas crescem que nunca mais acabam, se tiveres outro aquario maior para elas aconselho-te a po-las lá e optares por plantas como riccia, cuba, glosso (pro tapete se quiseres fazer), musgos, fetos e anubias (todos agarrados a troncos ou rochas).

 

Cumps e boa nanoaquariofilia

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu nano está muito porreiro ;)

 

Para Fauna ou punhas um betta macho sempre é melhor do que eles estarem dentro de copos ou então punhas ai um casal de killis também ficava muito porreiro!

 

Só uma coisa... eu ja tive um cabomba mas cada vez que mexia no aqua as folhas da cambomba saiam sempre isso também acontece com as tuas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

JoãoM88, penso que é normal as cabombas quando mexidas largarem folhas e é facil se desprender do areao.

Eu uso esta planta em todos os meus aquas e neste caso até as prendi a umas pequenas pedras que estão tapadas pelo areao.

 

O Betta será um caso a considerar bem como os Killis. Agadeço mais sugestões para poder decidir.

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta bonito esse aqua

se poseres killis pelo que ja li tens que ter esse aqua bem tapado pois eles sao peixes que saltam muito (ja por natureza) e se tapas logo o aqua desde o inicio corres o risco de ter uma surpresa desagradavel....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pessoal, eis que não resisti e montei o meu 1º Nano.

 

Data de montagem: 30-12-2007

 

Setup:

 

Dimensões: 18x18x18 (Caixa da Vodafone)

Capacidade: 5.8 L (5L reais)

Filtragem: Elite Mini (Interior; 200 L/h – Regulado no minimo)

Aquecimento: Termóstato Elite Mini 50 W

Iluminação: Cand de mesa com 9W

 

Parametros:

 

pH: ~7.0

Temperatura: Vai estar a 26ºC

Hardscape:

 

Substracto: Areao Preto

Decoração: Duas pequenas rochas e papel de fundo

 

Livescape:

 

Flora: 4 pés de cabomba

 

Fauna: Aceitam-se sugestões

 

DSCN3739.jpg

 

DSCN3740.jpg

 

DSCN3741.jpg

 

DSCN3744.jpg

 

DSCN3745.jpg

 

DSCN3746.jpg

 

DSCN3747.jpg

 

DSCN3748.jpg

 

DSCN3749.jpg

 

DSCN3750.jpg

Gostaria de obter os vossos comentários e sujestões para a Fauna.

Será que um Betta terá qualidade de vida num cubo destes?

4 ou 5 Neons?

Outros?

 

Boas festas para todos.

 

Ta muito giro esse nano. Estou a pensar fazer um igual, mas gostaria de saber se essas caixas vodafone precisam de levar silicone, ou se ja sao resistentes e estanques.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São resistentes q.b, arranjei 4 posso-te dizer que desde setembro ano passado já estão todas marcadas, mesmo tendo cuidado com elas, uma usei como nano, começou a rachar agora ja tem uma racha muita grande, é preciso ter cuidado com elas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, podes meter uns camaroes fica sempre giro, red's, cardinas japonicas, entre outros.

eu fiz um nano da vodafone há pouco tempo e vou lá meter dois camaroes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sadino! Tens um nano bem giro,uns Planorbis Corneus ficavam fixes ai dentro. Peixes é que é totalmente desaconselhavel,isto se és daqueles que só quer o melhor para os teus peixes.Esse nano tem 5L vazio e quase a transbordar de água,com tudo dentro tem uns 3,75L. E nenhum peixe consegue habitar em 3,75L.

 

E essa história dos Bettas,por estarem em copos nas lojas, não quer dizer que um Nano de 3,75L seja um palacio para ele.E os peixes de cardume como Néons devem estar em grupos de vários individuos e 3,75L não é obviamente o melhor para eles.

 

O minimo de litragem para peixes de menor porte viverem é 20L.Não inventem,nem deixem o vosso umbigo sobrepôr-se às reais necessidades dos peixes.

 

Força ai Sabino,o Nano está muito giro.Vais é ter trabalho com as Cabombas.Um musgo lá atrás também ficava giro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá Sadino! Tens um nano bem giro,uns Planorbis Corneus ficavam fixes ai dentro. Peixes é que é totalmente desaconselhavel,isto se és daqueles que só quer o melhor para os teus peixes.Esse nano tem 5L vazio e quase a transbordar de água,com tudo dentro tem uns 3,75L. E nenhum peixe consegue habitar em 3,75L.

 

E essa história dos Bettas,por estarem em copos nas lojas, não quer dizer que um Nano de 3,75L seja um palacio para ele.E os peixes de cardume como Néons devem estar em grupos de vários individuos e 3,75L não é obviamente o melhor para eles.

 

O minimo de litragem para peixes de menor porte viverem é 20L.Não inventem,nem deixem o vosso umbigo sobrepôr-se às reais necessidades dos peixes.

 

Força ai Sabino,o Nano está muito giro.Vais é ter trabalho com as Cabombas.Um musgo lá atrás também ficava giro.

1º se soueres faxer as contas sabes que o aqua vazio leva quase 6 litros............................... e tambem que com essa srochas fica para ai com 4................................ é assim um casal de killies ou neons desaconselho totalmente.

 

Agora um betta (e só um) acho que ate nem fica mal ai, e também mete o aqua bonito pois e um peixe com cor .....................

 

Vai ao betta madeira que eles tem la uns muito bonitos.!!!!

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impressão minha ou tu gostas mesmo de ser agressivo a falar? Isso são maneiras de se tratar as pessoas? Ele disse alguma coisa contra ti? Fez-te algum mal?

LOl

eu nao disse isto com agrssividade........................... bigsmile:P;):P:Pbowdownbowdown

 

cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O teu nano está engraçado, mas como foi dito aqui eu não metia aí peixes, montei um nano vodafone há uns tempos como a intenção de lá meter um Betta mas depois de acabar o nano, olhei para ele e... nem pensar que ia meter um peixe ali, é minusculo.

 

Uns camarões talvez estejam mais á vontade, mesmo assim não te sei dizer isto com muita certeza porque ainda não tive nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e esse nano Sabino,está a andar?

 

Já agora,estive a ler o tópico,e se fui eu o visado da chamada de atenção do Psyfactor,em relação à agressividade,quero dizer que se fui agressivo na maneira de aconselhar o Sabino não foi por mal.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e esse nano Sabino,está a andar?

 

Já agora,estive a ler o tópico,e se fui eu o visado da chamada de atenção do Psyfactor,em relação à agressividade,quero dizer que se fui agressivo na maneira de aconselhar o Sabino não foi por mal.

 

Não leves a mal por responder por ti Psy, mas.... não Zogli, não eras tu o visado :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli.

CLARO que não eras tu o visado=) Bem pelo contrário, era mesmo uma reacção a uma resposta que foi direccionada a ti.

Aliás, sem querer ser bajulador, as tuas opiniões são das que mais valorizo aqui no fórum; as tuas opiniões sobre o bem estar dos animais levaram-me a ver os peixes de uma forma ainda mais cuidada do que quando me iniciei no hobbie. E julgo não ter sido o único influencidado por ti. Se hoje sou totalmente anti-globos e anti fauna em nanos de 5L (execpto alevins durante uma semana), é, em grande parte, graças a ti. Já conseguiste influenciar pelo menos um, e julgo que isso já valeu os teus longos testamentos sobre o bem estar animal. Parabéns. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já a tua opinião,e retribuo na tua direcção a 100%.

 

Porém e caso fosse eu o visado não ficaria de maneira nenhuma ofendido contigo,eu sei que por vezes posso levar a que as pessoas se sintam melindradas.Eu escrevo muito rápido,e vou escrevendo aquilo que penso, por vezes posso ser mais rispido,mas não é por mal. Por vezes até me estou a rir quando parece que estou zangado,às vezes também é para manter o tópico mais vivo! ;)

 

Bem,mas vamos lá ao tópico,como é Sabino como vai o nano?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás há quem seja defensor da regra1 litro por cada cm de peixe nao é??????

Então um betta cabia bem num aqua de 5 ltros......... embora eu nao seja a favor dessa regra pois um pleco de 30 cm nao pode NUNCA ESTAR num aqua de 30 litros.......................

PAra mim um betta em 5 litros e óbvio que nao esta em ninhuma mansao mas acho que e mlhr compralo numa loja onde os metem em copos que nm meio litro tem....... para ser bem tratado por pessoas que se preocupam com ele do que estar a ser alimentado 1 x por semana numa loja dentro de um copo e agua ou nao achas???

PAra mim 5 litros dá para manter um betta principalmente se for comprado nessas condiçoes e como quase se fosse um salvamento =)=)

EU por exemple tenho um betta em 15 litros e ele dá-se bem mas também já tive um numa caixa vodafone durante 1ano e meio e ele nao morreu.....

ELes gostam de um aqua plantado com uma temperatura entre 25 e 28 graus por isso acho que uma caixa vodafone tem as minimas condiçoes para albergar um betta !!!!

 

CUmps (quanto a agressividade peço desculpa pois nao foi com essa intençao) !!

 

SOrry zogly=)

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás há quem seja defensor da regra1 litro por cada cm de peixe nao é??????

Então um betta cabia bem num aqua de 5 ltros......... embora eu nao seja a favor dessa regra pois um pleco de 30 cm nao pode NUNCA ESTAR num aqua de 30 litros.......................

PAra mim um betta em 5 litros e óbvio que nao esta em ninhuma mansao mas acho que e mlhr compralo numa loja onde os metem em copos que nm meio litro tem....... para ser bem tratado por pessoas que se preocupam com ele do que estar a ser alimentado 1 x por semana numa loja dentro de um copo e agua ou nao achas???

PAra mim 5 litros dá para manter um betta principalmente se for comprado nessas condiçoes e como quase se fosse um salvamento =)=)

EU por exemple tenho um betta em 15 litros e ele dá-se bem mas também já tive um numa caixa vodafone durante 1ano e meio e ele nao morreu.....

ELes gostam de um aqua plantado com uma temperatura entre 25 e 28 graus por isso acho que uma caixa vodafone tem as minimas condiçoes para albergar um betta !!!!

 

CUmps (quanto a agressividade peço desculpa pois nao foi com essa intençao) !!

 

SOrry zogly=)

Sobreviver não é viver...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra mim um betta em 5 litros e óbvio que nao esta em ninhuma mansao mas acho que e mlhr compralo numa loja onde os metem em copos que nm meio litro tem.......

Imagina que esse Betta que está num copo é comprado por alguém que o mete em 5L. 10 minutos depois dessa pessoa ter comprado esse Betta entra na loja outra pessoa que quer um Betta para o pôr em 40L.

 

Só que não havia mais Bettas,a pessoa que o meteu no nano de 5L levou o último...

 

Para irem viver para 5L (3,5L reais) mais vale ficarem na loja e terem a sorte de aparecer alguém com um aqua capaz de os albergar.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina que esse Betta que está num copo é comprado por alguém que o mete em 5L. 10 minutos depois dessa pessoa ter comprado esse Betta entra na loja outra pessoa que quer um Betta para o pôr em 40L.

 

Só que não havia mais Bettas,a pessoa que o meteu no nano de 5L levou o último...

 

Para irem viver para 5L (3,5L reais) mais vale ficarem na loja e terem a sorte de aparecer alguém com um aqua capaz de os albergar.

 

 

bem pensando por outro lado.. E se a dita pessoa n aparecer..? Sempre e melhor do q passar a vida toda ou qs toda a viver num copo.. Mas sim 5 litros e mto pouco para um peixe...

 

@tyutry: tb ja vi e ja tive.. mas n foi em Portugal..

Editado por RodrigoMG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.