Morte de Desjardiini


paulo

Recommended Posts

Hoje de manhã, quando regressei de fim-de-semana fora, encontrei o meu desjardiini morto. Não foi totalmente surpresa, pois nos últimos dias comia pouco mas estava gordo (mas ele tinha fases em que comia pouco e depois voltava a comer bem), estava descolorado (quase branco por vezes, mas outras vezes voltava às core normais), respirava ofegantemente (quando comparado com outros zebrassomas que tenho) e estava com umas manchas pertos dos olhos muito parecidas com a head and line erosion disease.

 

Alguém sabe o que pode ter sido?

 

Neste momento tenho um zebrassoma xanthurum aparentemente normal mas com uma mancha branca perto da cauda. De resto não tem nada de estranho.

 

Obrigado. Paulo

 

PS: estou particularmente triste com esta morte, pois era o peixe com a personalidade mais interessante que tinha... para além de o ter comprado relativamente pequeno e agora estar bastante grande

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

que pena Paulo, ainda me lembro de quando o compraste... :(

geralmente esse tipo de sintomas tem a ver com desequilibrios na agua ou na alimentacao (aguarda o nosso especialista em doencas, o Rui)

... mas como e a tua dieta para com os peixes ?? ele comia muita alga?? havia muita variedade?? a agua esta limpa e cristalina ??

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

efectivamente a água não tem estado com bom aspecto. Mas tinha recentemente feito uma mudança. Os parametros estavam todos bons (amonia, nitritos, nitratos) , excepto o ph baixo (7,8 a 7,9) e o kH e calcio muito altos. Já ando com estes parametros assim há algumas semanas e não consigo resolver...

 

Os peixes e corais não aparentavam estar a sofrer com isso, mas se calhar eu não estava a observar bem.

 

Tenho lhes dado comida bastante variada em flocos e granulados. A última coisa que o vi comer foi artemia congelada. O aquario tem bastante alga verde filamentosa, mas raramente os peixes a comem.

 

Marco, se bem te lembras do desjardiini quando estava na loja, agora podes imagina-lo quase duas vezes maior e mais largo com um comportamente muito interactivo: sempre que alguem se aproxima, ele começava a dançar junto do vidro. Desde há alguns dias que isso não acontecia regularmente.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo

 

Não te sei responder porque morreu o teu peixe, mas cada vez mais penso que para além da qualidade da água ( tens verificado a densidade ?), a alimentação é a chave do sucesso para manter peixes a longo prazo . Tens usado nori ?Existem no mecado congelados ricos em esponjas e algas e liofilizados ricos em algas e até imunoestimulantes que estão a revolucionar a alimentação de peixes marinhos.Peixes cirurgiões que tendem a comer demasiada proteina ficam gordos mas com problemas de fígado .Verificou-se também que correntes fortes ajudam, não apenas a manter uma boa oxigenação da água e um bom ORP mas também o peixe em forma ( se o exercicio nos faz bem a nós porque não aos peixes também ?)

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

a alimentação regular eram flocos variados, incluindo spirulina. Por vezes uso granulado ou outros alimentos como artemia, ciclopes, etc.

 

Fiz uma mistura de algas, incluindo nori, mas é algo que eles não comem muito. Também faço por vezes misturas de alho com outros alimentos ou reefgel e fishvits, mas talvez por se terem habituado aos flocos e granulado, também não gostam muito...

 

A corrente está para cima de 20x, apesar de não estar uniformemente distribuida. No entanto, tenho um ozonizador com controlador de ORP e normalmente está acima dos 350. Durante o fim de semana devia estar em 300.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

excelente não diria, pois pelo menos o calcio e o kH estão altos demais e o pH baixo demais...

 

Mas os outros paramentros de facto parecem controlados...

 

Por enquanto não noto nada de estranho nos outros peixes. Hoje vou fazer mais uma mudança de água (quase 20%).

 

Quanto à comida, o maior problema tem sido convencer os peixes a comer nori e reefgel. Como não estão habituados (ou mais exactamente, porque os flocos e granulado têm um cheiro/sabor mais intenso), não vão comer imediatamente, fazendo com que essa comida acabe no fundo (onde nem todos a vão buscar...). Estou a pensar deixa-los sem comer 1 ou 2 dias para os forçar a aceitar as alternativas.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento (desde há dois dias), tenho um Xanthurus (de tamanho médio) que apresenta um comportamento e aparência preocupante.

 

Está muito parado e escondido, come muito pouco ou nada, e está incrivelmente claro. Tem zonas do corpo como a cabeça ou a parte traseira quase brancas. Por vezes aparenta tremer.

 

Depois do que aconteceu ao Desjardiini, receio que este peixe também não sobreviva. Estou absolutamente confuso, visto estes dois peixes estarem no meu aquário há muitos meses, serem já de algum porte, e todos os outros estarem aparentemente bem (cores e comportamento normais, e a comerem bem).

 

Alguma explicação para isto?

 

Obrigado. Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quando tive o meu xanthurus ele ficou assim tb, branco e tremia muito, so ke nunca reparei o ke era, ate ke um dia ke so tava as actinicas ligadas é ke vi ke tava cheio de pontos brancos mas quando acendiasse a luz fluorscente ja nao se via os pontos brancos.

 

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais