Fertilizações liquidas


Guest Nuno_lvc

Recommended Posts

Boas pessoal, criei este tópico, para saber se aconselham as fertilizações liquidas, com os fertilizantes das marcas tropica e JBl.

E qual o melhor? tendo em conta a relação preço qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, criei este tópico, para saber se aconselham as fertilizações liquidas, com os fertilizantes das marcas tropica e JBl.

E qual o melhor? tendo em conta a relação preço qualidade.

 

Viva,

 

Já experimentei os 2 e sem duvida JBL!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é bom, eu estive numa loja eles tinham lá a 27 euros Tropica (500mL, não sei se a Tropica tem mais fertilizantes liquidos, se tem peço desculpa pelo total desconhecimento de tal facto), mas JBL de momento não tinham e não cheguei a saber a quantidade nem o preço. Será que me podiam indicar essas coisas? Por favor? É que convém que tenha resultados visiveis nas plantas, porque 27 euros depois do Natal... custa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje adquiri Ferropol (JBL) 100 ml foram cerca de 7€ .

 

A escolha foi pelo facto de 100 ml darem para 400 L de agua e de nunca me ter dado mal com produtos da JBL, é verdade que são um pouco mais caros mas relativamente aos testes não têm nada a ver com as outras marcas em termos de fiabilidade.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a intromissão mas alguém sabe se esse produtos fazem mal aos Camarões e/ou ás Ampulárias?

Editado por vmcp27


________________________________________________________________________________


Ciclideos Africanos - Biótopo Malawi


Mbunas Palace

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas pessoal, criei este tópico, para saber se aconselham as fertilizações liquidas, com os fertilizantes das marcas tropica e JBl.

E qual o melhor? tendo em conta a relação preço qualidade.

 

 

Dou-te mais uma alternativa: os fertilizantes da Horizonte Aquático, um dos patrocinadores deste fórum. São bastante económicos e, porventura, bem mais eficazes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a horizonte aquatico é apenas loja online certo? Não costumo utilizar muito esse tipo de lojas... Mas excepcionalmente, se calhar lá terá de ser... é seguro?

Se fôr o caso, sugerem liquidas ou para dissolução?

 

Sai mais em conta? (se não fosse pedir muito, gostaria de ter um exemplo de alguém que faça isto) Eu peço desculpa, mas é a primeira vez, e gostava mesmo de gastar o minimo possivel.

 

Depois as quantidades para as misturas e a quantidade a dissolver no aqua tenho acesso fácil a essas informações, no fórum e assim? Ou eles mandam?

 

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente uso o da Tropica de forma diária (dose semanal repartida diáriamente) e complemento com macro's mediante as necessidades, normalmente com uma solução diluída de sulfato de potássio que complementa a única deficiência que encontro neste fertilizante ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias

 

 

eu nao uso nem um nem outro.

a tropica deve ter productos de exclente qualidade ja que é

o maior productor de plantas aquaticas envasadas do mundo.

concerteza que tambem eles utilizam fertelizantes liquidos nas suas plantas.

a experiencia em qualquer negocio da vida faz a diferença indo eles (tropica)

a frente no seu ramo que e vender plantas.

 

 

boas festas

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para mandar o meu bitaite...

 

Eu uso TMG da Tropica (Tropica Master Grow) como fertilizante de micros, e Fe2+ da Horizonte Aquático (Ferro somente).

Só posso dizer bem destes dois fertilizantes... banana rock

 

Relativamente a uns serem melhores que os outros... não se esqueçam que o que faz um aquário plantado bonito, não são os fertilizantes por si só, mas sim o aquariofilista :bad-words:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para mandar o meu bitaite...

 

Eu uso TMG da Tropica (Tropica Master Grow) como fertilizante de micros, e Fe2+ da Horizonte Aquático (Ferro somente).

Só posso dizer bem destes dois fertilizantes... banana rock

 

Relativamente a uns serem melhores que os outros... não se esqueçam que o que faz um aquário plantado bonito, não são os fertilizantes por si só, mas sim o aquariofilista :bad-words:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

O nome mudou de TMG para Plant Nutrition.

E já agora uma duvida. No folheto informativo diz que o liquido é rico em ferro, mas não diz quantidades. Será que também alteraram um pouco a composição adicionando o ferro, ou já tinha e continua a ser pouco?

 

Cumps

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim, o nome mudou, mas pelo que sei, a concentração mantém-se inalterada. Eu creio que eles mudaram o nome, pois a Tropica comercializa igualmente o Plant Nutrition com Azoto e Fósforo.

 

Mas é muito melhor dosearem os fertilizantes separados, do que todos juntos. Assim, se tiverem um excesso de nitratos e uma carência de fosfatos, não poderão fertilizar somente com fosfatos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nome mudou de TMG para Plant Nutrition.

E já agora uma duvida. No folheto informativo diz que o liquido é rico em ferro, mas não diz quantidades. Será que também alteraram um pouco a composição adicionando o ferro, ou já tinha e continua a ser pouco?

 

Cumps

Boas!

 

Sobre as concentrações dos vários componentes, são:

Declaration

W/W% (Gew./Gew.%, P/P%):

K 0.80%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%,

Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%.

HEEDTA, DTPA, E123.

 

Fonte:

http://www.tropica.com/pdf/aquacare/vejled...%20flydende.pdf

 

Não sei é se Fe 0.07%, seja suficiente, e como o Luís acrescenta somente Fe, acredito que talvez não seja, mas as plantas é que mandam. . . . . Até pareço intendido disto. . . :lol:

 

Quanto a Tropica VS JBL, suponho que:

 

Tropica - PLANT NUTRITION liquid

JBL - Ferropol

 

Ora pelos preços da Aquaristic:

Tropica - PLANT NUTRITION liquid - 500 ml - 14.58€

JBL - Ferropol - 500 ml - 13.65€

 

Doses recumendadas:

Tropica - 5 ml/50 L por Semana

JBL - 5ml/20 L por semana

 

Ou seja, para o mesmo volume que àgua no aqua, gastas 2.5 x mais de fertilizante da JBL, no entanto o fertilizante da Tropica custa apenas 1.07 x mais que o JBL, por isso, admitindo qualidades semelhantes e que realmente necessitas de fertilizar a quantidade recumendada, o fertilizante da Tropica compensa largamente.

 

Acho eu . . . :lol:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Não sei é se Fe 0.07%, seja suficiente, e como o Luís acrescenta somente Fe, acredito que talvez não seja, mas as plantas é que mandam. . . . . Até pareço intendido disto. . .

Só para esclarecer, não vá o pessoal ficar baralhado.

 

Eu não fertilizo com ferro somente. Eu fertilizo com Micros que contém ferro, e também com um fertilizante de ferro.

 

Eu creio que era isso que querias dizer, mas a meu ver não me pareceu muito explícito.

 

Quanto ao ferro existente no TMG/Plant Nutrition ser ou não suficiente, isso já é outro assunto. Para o volume de plantas que eu geralmente tenho nos meus aquários, não.. não é. Mas isso depende de aquário para aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a intromissão mas alguém sabe se esse produtos fazem mal aos Camarões e/ou ás Ampulárias?
Editado por vmcp27


________________________________________________________________________________


Ciclideos Africanos - Biótopo Malawi


Mbunas Palace

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Desculpem lá a intromissão mas alguém sabe se esse produtos fazem mal aos Camarões e/ou ás Ampulárias?

Qualquer fertilizante de Micro-nutrientes, mal doseado (em excesso, claro está) é tóxico para os Invertebrados.

 

Salvo erro, não existem fertilizantes de micro-nutrientes que não contenham Cobre, que é um micro-nutriente essencial para a maioria das plantas.

Não é por ter mais ou menos Cobre que os outros que vai ser melhor ou pior. O problema não é ter cobre ou deixar de ter, mas sim a quantidade que doseam... isso sim mata invertebrados, peixes e plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: By the way, o Cobre é essencial para os invertebrados... :rainbowafro:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente parece que a tropica tem mais adeptos e realmente a relação preço-qualidade-quantidade não se compara.

 

Vou-me informar na loja, mas em principio estou mais embicado para o tropica. Quem não estaria depois de ler tudo isto...

Mas agora lembrei-me, comprar pela aquaristic, que tem de ser importado, os portes não são nada baratos (isto individualmente), pelo que estive a ver, fica-me pelo mesmo preço que numa loja aqui de Lisboa... A não ser que espere por uma encomenda em conjunto... Eu precisava do fertilizante para ontem. Pois as plantas estão um desastre.

Se calhar a importação em conjunto fica para mais tarde.

 

 

Obrigado malta, foi uma boa ajuda

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, podem-me dizer qual é a diferença para as plantas do Fe2+ e do Fe3+ ??

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando.

 

As plantas tanto usam o Fe3+ como Fe2+. Aliás, ele existe para isso mesmo, para entrar em reacções de oxidação-redução. E como ele permuta 'facilmente' entre esses dois estados, a Natureza lembrou-se de o usar em diversos mecanismos (não entremos em muitos pormenores).

 

O maior problema, é que geralmente, os compostos de Fe3+ são mais insolúveis em água do que os de Fe2+. Daí que a forma preferencial para o dosear, seja Fe2+ e não Fe3+.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, muito obrigado pela explicação.

 

Gostava só que se possível ajudasses-me num pormenor: O Fe3+ é mais insolúvel que o Fe2+, mas é igualmente importante?

 

E já agora, apesar de serem ferro, são assim MUITO diferentes? (Se bem me lembro, e espero não estar a dizer nenhuma asneira, a diferença é "apenas" um electrão, mas isso torna-as MUITO diferentes?).

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.