Novo Aqua de 30 litros + / - montagem pag 2


tyutry

Recommended Posts

Boas

eu vou montar um aqua nesta semana

é feito a medida aqui num vidraceiro da zona, tem 50 X 30 X 25 (C x L x A)

para filtro pensei num de mochila para nao ocupar espaço no aquario.

para termostato pensei num de 50W que vi aqui numa loja da zona.

para o substrato pensei em akadama, mas nao sei precisa de mais algo, queria algo escuro para o fundo (dicas).

para as plantas pensei em musgo(nao sei bem o que por mas tenho que ver as especies que arranjo ca pela zona), uma anubia nana para colocar no ramo que vou por e alguma pelo chão, e mais algumas (dicas).

para iluminação tenho duas lampadas economizadoras de 25W cada, 6500K, uma monnlight feita de duas lampadas de leds, para ligar um pouco a noite.

para fauna pensei nestas especies:

platy (umas 3)

Guppys(uns 4)

corydora albina ou outra coridora(umas 3)

otocintos(Otocinclus spp.) (uns dois)

e mais tarde se arranjar ou uns caracois ou uns camaroes(por isso o querer arranjar musgo).

 

agradeço toda a ajuda que me poderem dispensar.

tendo actualizações posto aqui...

:)

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

para filtro pensei num de mochila para nao ocupar espaço no aquario.

Sim... podes usar, se bem que eu prefiro internos, pois sempre fazem uma circulação melhor.

 

para termostato pensei num de 50W que vi aqui numa loja da zona.

Se a temperatura da divisão onde o colocares, fôr minimamente amena (sala/quarto) um de 25W chega e sobra.

 

para o substrato pensei em akadama, mas nao sei precisa de mais algo, queria algo escuro para o fundo (dicas).

Akadama é mais que suficiente. Não percebi essa do escuro para o fundo... estás a falar do susbtracto?

 

para as plantas pensei em musgo(nao sei bem o que por mas tenho que ver as especies que arranjo ca pela zona), uma anubia nana para colocar no ramo que vou por e alguma pelo chão, e mais algumas (dicas).

Até agora, podes colocar tudo o que couber no aquário...

 

para iluminação tenho duas lampadas economizadoras de 25W cada, 6500K, uma monnlight feita de duas lampadas de leds, para ligar um pouco a noite.

Se vais colocar musgo e anúbias, então se calhar essa iluminação é um bocado exagerada, visto que são plantas de crescimento lento.

 

E já agora, para 'vender o meu peixe'...

 

grassy_knoll_final_800.jpg

:Fade-colorCliquem para ver maior

 

50*25*30 (C*L*A), com 55W de iluminação, só akadama como substracto, só fertilização líquida, e com um termostato de 25W.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim... podes usar, se bem que eu prefiro internos, pois sempre fazem uma circulação melhor.

Se a temperatura da divisão onde o colocares, fôr minimamente amena (sala/quarto) um de 25W chega e sobra.

Akadama é mais que suficiente. Não percebi essa do escuro para o fundo... estás a falar do susbtracto?

Até agora, podes colocar tudo o que couber no aquário...

Se vais colocar musgo e anúbias, então se calhar essa iluminação é um bocado exagerada, visto que são plantas de crescimento lento.

 

E já agora, para 'vender o meu peixe'...

 

grassy_knoll_final_800.jpg

bangCliquem para ver maior

quanto ao filtro eu estou a pensar num de mochila por ter mais filtragem e no sitio em que vai ficar nao a problema de o ter la pendorado.

quanto ao termostato tem de ser um de 50 pois vai ficar num sitio frio.

o que eu estava a falar era mesmo o substrato mas se dizes que akadama é suficiente ja fico aqui com o substrato.

se dizes que so 25 chega entao vou tirar uma das lampadas ou ponho uma menos potente para aproveitar os casquilhos.

quanto a esse aqua esta altamente (vou-te roubar umas ideias para plantas) bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

quanto ao filtro eu estou a pensar num de mochila por ter mais filtragem e no sitio em que vai ficar nao a problema de o ter la pendorado.

O importante num aquário plantado não é a corrente excessiva como nos outros. Aliás, isso até é de evitar. Só necessitas de ter corrente suficiente para mover a água para quando diluis qualquer coisa no aquário ficar o mais homogéneo possível, e evitar zonas de estagnação.

 

Eu não disse que um filtro de mochila é mau... eu disse é que prefiro um interno. Nada mais.

 

quanto ao termostato tem de ser um de 50 pois vai ficar num sitio frio.

Ok... então se vai ficar num sítio frio, também te recomendo um de 50W. Mais uma vez, falei apenas por experiência própria, de já ter tido um aquário com as mesmas dimensões e ter utilizado um termostato de 25W apenas.

 

o que eu estava a falar era mesmo o substrato mas se dizes que akadama é suficiente ja fico aqui com o substrato.

Então...? Mas akadama não é susbtracto? Onde eu coloco as plantas chamo-lhe substracto. Agora se é inerte, fértil, ou assim assim, é diferente. Ou o que é que tu chamas à akadama?

 

se dizes que so 25 chega entao vou tirar uma das lampadas ou ponho uma menos potente para aproveitar os casquilhos.

Diz-me... onde é que eu escrevi que 25W de luz chegavam?

 

Eu disse é que para as plantas que mencionaste, 50W de iluminação são demais, para essa litragem.

 

quanto a esse aqua esta altamente (vou-te roubar umas ideias para plantas) icon_smile.gif

Obrigado pelo comentário. Estás à vontade. E se precisares de esclarecer alguma dúvida, pergunta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas brigado pela resposta rapida

eu quando falei do filtro nao me expliquei bem eu tava a falar da capacidade em materias filtrantes (peço desculpapela ma explicação)

eu percebi o querias dizer com o termostato mas eu como ja tenho no mesmo sitio um aquario provisorio para as minhas tartarugas ja sei o que a casa gasta.(mas obrigado pelos conselhos :twisted: )

quano ao substrato eu estou a falar de o akadama que existe como substrato para bonsais, do que se fala em alguns topicos, porque o que eu queria era um que fosse escuro mas estava na duvida se so o akadama chegava.

pois nao escreveste que 25 chegavam mas como tens mais experiencia com estas plantas que eu parti do principio que so 25 ja estava bom, e eu esqueci-me de referir que apanha muita claridade (sem ser luz solar directa).(mais uma vez peço desculpa pela ma explicação).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Como ja deve saber, o indicado é plantas grandes atras, plantas medias no meio e as baixas como musgos na frente

Se quiser ter plantas que nescessitam de pouca ou media luminosidade, continue com uma lampada apenas, mais se quiser plantas que nescessitam de luminosidade indico a vocé mais uma de 25W, eu estou plantando meu aqua musgos de java, que sao muito bonitos para se colocarem em rochas e galhos, coloco também uma tal de tenelus tenelus, uma cabomba, elodea, ludwigia, higrófila, e bacopa, algumas daqui, como a cabomba e a elodea são de facil propagaçao, se tirar uma muda e plantar de novo, ela nasce, eu prefiro assim, pois fica ruim de ficar comprando mudinhas toda a hora, e com uma muda dessas pode povoar todos os seus aquarios em alguns meses, a e se for plantar procure coloca fertilizates, ajudam muito.

 

Esparo ter ajudado e corrijam-me se estiver errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora, para 'vender o meu peixe'...

 

Tens ai um "peixe" bem bonito de se ver!! Essa planta com flor na frente tá um espetaculo.

Já agora podes pormenorizar melhor esse setup, especialmente esses 55w, comprimento de lampada?E essa flora?

 

Prentendo fazer algo do genero em 40*25*30 mas ate agora o meu maior desafio está em ter wats suficientes para apenas 40cm de comp. (as lampadas sao mt grandes)

 

cumps

Editado por Monize

Tranquilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Essa planta com flor na frente tá um espetaculo.

Qual planta com flôr? :wink:

 

Acho que estás a fazer confusão. Aquilo é Riccia 'dwarf' a fazer pearling, que são bolhinhas de Oxigénio produzidas pela planta.

 

Já agora podes pormenorizar melhor esse setup, especialmente esses 55w, comprimento de lampada?E essa flora?

O setup está no tópico do aquário em questão, aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...53713&st=18

 

Uma lâmpada PLL de 55W tem 56 cm de comprimento.

 

Eu já te aconselhei a usares uma PLL de 36W que para teres este tipo plantas é mais que suficiente nesse aquário. Não é por a lâmpada ser mais 2 ou 3 cm maior que o aquário que fica mal. Neste aquário que eu mostrei, ele tem 50 cm de comprimento, e só a lâmpada tem 56 cm. Ou seja, ficam mais que 3 cm de cada lado do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Também comecei com um desse tamanho (podes ver na assinatura)!

Sempre o tive a funcionar com filtro interno, e está muito estavel depois de um periodo menos bom no inicio, mas realmente ocupa algum espaço no interior de um ja pequeno aquario!

A akadama tem a melhor relação "crescimento das plantas/preço" do mercado :( por isso é uma boa opção!

A iluminação vai depender do que queres... mas para um aquario que não o densamente plantado, os 25W chegam como ja te tinham dito!

 

Com essa fauna vais ter uns problemas... a akadama vai baixar-te o pH, o que é optimo para os otos (sao sensiveis a mudanças de pH, e gostam dele acido)... mas os restantes gostam todos de pH alcalino, e bem alcalino...logo tens de arranjar uma pedras calcarias e pensar em substituir os otos por outra especie (SAE, CAE?, ou deixar so caracois e camaroes)

 

Boa sorte! Cumps

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu referi os otos pois sao os que encontro com mais facilidade por aqui.

mas tenho que ver se encontro uns camaroes e/ou caracois a ver vamos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com essa fauna vais ter uns problemas... a akadama vai baixar-te o pH

A Akadama só baixa o pH ao início. Depois de umas quantas TPA's, deixa de acidificar a água, ficando esta perto do neutro.

Mas obviamente que com adição de CO2, o pH baixa ligeiramente, que num plantado é sempre bom.

 

Quanto aos caracóis e outros animais que necessitem de cálcio, é mais importante haver cálcio disponível, do que propriamente um pH alto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Qual planta com flôr? :crazyeyes:

 

Acho que estás a fazer confusão. Aquilo é Riccia 'dwarf' a fazer pearling, que são bolhinhas de Oxigénio produzidas pela planta.

 

Bem realmente.. a malta principiante ás vezes dá cada bacorada... Mas tá impecável;)

 

Eu já te aconselhei a usares uma PLL de 36W que para teres este tipo plantas é mais que suficiente nesse aquário. Não é por a lâmpada ser mais 2 ou 3 cm maior que o aquário que fica mal. Neste aquário que eu mostrei, ele tem 50 cm de comprimento, e só a lâmpada tem 56 cm. Ou seja, ficam mais que 3 cm de cada lado do aquário.

 

É vdd.. mas o problema nao é o mal estetico, é os apoios da calha! se o suporte for grande demais será que ainda encaixa? seja como for já me decidi pela de 36w e depois vejo. se for grande demais arranjo alguma forma de o aguentar (há mt maneiras de matar ratos!!)

Os tipos da horizonte é que estão a demorar para responder... nao sei se é normal :blink:

 

Cumps e obrigado pela paciência.

Tranquilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quanto a fauna

platy (umas 3)

Guppys(uns 4)

corydora albina ou outra coridora(umas 3)

otocintos(Otocinclus spp.) (uns dois)ou mais tarde se arranjar ou uns caracois ou uns camaroes

que dizem sao muitos quais devo por quais devo tirar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hoje comprei o material para o aqua

um filtro Eheim 2008

uma termostato ellite 50W mini (10cm)

testes 5 em 1 (ph,kh,gh,etc) sera

um termometro interno

 

e para ja esta tudo estou a espera do aqua para o começar a montar...

tou com uma comichao nos dedos... banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que inveja que tenho de ti Luís Fortunato, adorava ter um aquário todo assim, plantado mas cá não arranjo plantas para fazer tapete banana rock

 

 

Só não tens porque não queres :happy:

 

Dá uma olhada no Sub-Fórum "Ofertas" que encontras lá á venda cheers

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que inveja que tenho de ti Luís Fortunato, adorava ter um aquário todo assim, plantado mas cá não arranjo plantas para fazer tapete banana rock

 

Man, assim até tas a ofender a malta do Algarve, parece que tas a dizer que somos alguns atadinhos, os ctt já existem há alguns anos cheers

 

:happy:

 

BTW: Se quiseres HC arranja-se por aqui :wink:

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas esta a demorar mais um pouco pois é feito a medida e com caçou estas duas semanas cheias de feriados e pontes so para a semana.

ja tenho mais uns xistos para por no aquario e um tronco.

ja agora qual a altura que deve ter a entrada para uma gruta que estou a pensar em fazer com as pedras de xisto, visto em principio ser para Guppys,corydora

otocintos e mais tarde se arranjar ou uns caracois ou uns camaroes. é que eu vejo a falar sempre no comprimento dos peixes mas qual o diametro, para nao fazer um buraco nem muito grande nem muito pequeno....

 

 

 

.

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

aqui vai uma ideia para o layout.

hpim1820.jpg

 

uma pedra porbaixo do tronco para ajudar a equilibrar...

hpim1823.jpg

 

no substrato vai levar jbl e areao preto.

musgo de java nos troncos e uma anubia nana no tronco.

mais umas plantas na parte de tras como

Blyxa japonica ou

Sagittaria subulata ou

Rotala rotundifolia

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

no substrato vai levar jbl e areao preto.

musgo de java nos troncos e uma anubia nana no tronco.

mais umas plantas na parte de tras como

Blyxa japonica ou

Sagittaria subulata ou

Rotala rotundifolia

 

Olá... concordo com o samus em como está um pouco artificial!

O tronco assim sem musgo nota-se claramente que foi cortado artificialmente, mas acredito que depois de o musgo crescer consigas fazer um novo "Syrah" como o do FAAO.

Para evitar o ar tão artificial, aconselho a estudares uma nova colocação das pedras e eventualmente a optares mesmo por outras pedras, mais pequenas talvez, porque essas alem de serem demasiado lisas, ocupam-te muito espaço no nano. Duas pedras, acaba por tornar o layout sempre um pouco artificial, mas a partir de 3, já podes jogar com a posição delas. Vou enviar uns links para ajudar à construção do layout, espero que ajude:

 

Iwagumi

A proporção de Ouro

 

Boa sorte com o nano, tem tudo para vingar! Abraço e vai dando novidades

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.