Alguem sabe o que será isto ?


P-Mota

Recommended Posts

Há duas semanas atrás, começou-me aparecer uma camada castanha pelo aquário todo, onde tive que lavar todo o material que estava a enfeitar o aqua.

 

Agora uns dias depois está aparecer novamente, será que alguém me possa ajudar a desqualificar e resolver o problema ?

 

 

 

castanho1.JPG

 

castanho2.JPG

 

castanho3.JPG

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

isso pode ser cianobactérias, não tens equipa de limpeza pleco, otto ou CAE?

eu tive esse problema num aqua e um pleco resolveu num instante.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

isso pode ser cianobactérias, não tens equipa de limpeza pleco, otto ou CAE?

eu tive esse problema num aqua e um pleco resolveu num instante.

 

 

Por acaso não tenho equipa de limpeza, por isso acredito que tenhas razão, vou já tratar disso, e muito obrigado pela ajuda !!!

 

Para um aqua de 60 cm, quais é que aconselhas ???

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há duas semanas atrás, começou-me aparecer uma camada castanha pelo aquário todo, onde tive que lavar todo o material que estava a enfeitar o aqua.

 

Agora uns dias depois está aparecer novamente, será que alguém me possa ajudar a desqualificar e resolver o problema ?

castanho1.JPG

 

castanho2.JPG

 

castanho3.JPG

 

 

Olá , e Fosfatos na água , tens o teste? Porque podem ser algas castanhas provocadas pelos mesmos fosfatos , as cianobacterias parecem-se mais com tufos de algodão , como algodão doce (de cores várias) a crescer na superficei das coisas, isso dá-me a sensação (por experiencia visual) de serem algas castanhas provocadas por niveis de fosfatos (talvez a madeira que tenhas posto no aqua liberta ainda muito fosfato) , apenas um sugestão , mas para quem tem plantados o teste de fosfatos é necessário , um abraço.

 

p.s. Mas nada que o L que sugeriram não resolva , só se o alimentares muito bem ele faz um trabalho deficiente , apenas vai limpando o que será a zona dele (perto do tronco de mopani ou magal que vi na foto ) será o território dele quase de certeza :shock:... precisam de roer madeira, e algumas substâncias que a fazem parte da madeira são essenciais para eles, claro de preferencia mangal ou mopani.

 

P.S. ultima hora , hehe ... acrescento ...umas corydoras ajudam a manter o substrato á superficei livre de algas , elas reviram muito o que está á superficei , daí tb fazem falta ( como scavengers) ajudam a manter o substrato "respiravel" para plantas :D ,( imagina que serás tu a revolver a terra dos vasos do jardim) , esse é o trabalho das corys num plantado , além de toda a comida que chegar ao fundo , é delas ;) ...

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , e Fosfatos na água , tens o teste? Porque podem ser algas castanhas provocadas pelos mesmos fosfatos , as cianobacterias parecem-se mais com tufos de algodão , como algodão doce (de cores várias) a crescer na superficei das coisas, isso dá-me a sensação (por experiencia visual) de serem algas castanhas provocadas por niveis de fosfatos (talvez a madeira que tenhas posto no aqua liberta ainda muito fosfato) , apenas um sugestão , mas para quem tem plantados o teste de fosfatos é necessário , um abraço.

 

p.s. Mas nada que o L que sugeriram não resolva , só se o alimentares muito bem ele faz um trabalho deficiente , apenas vai limpando o que será a zona dele (perto do tronco de mopani ou magal que vi na foto ) será o território dele quase de certeza biggrin.png' alt=':biggn:'>... precisam de roer madeira, e algumas substâncias que a fazem parte da madeira são essenciais para eles, claro de preferencia mangal ou mopani.

 

P.S. ultima hora , hehe ... acrescento ...umas corydoras ajudam a manter o substrato á superficei livre de algas , elas reviram muito o que está á superficei , daí tb fazem falta ( como scavengers) ajudam a manter o substrato "respiravel" para plantas biggrin ,( imagina que serás tu a revolver a terra dos vasos do jardim) , esse é o trabalho das corys num plantado , além de toda a comida que chegar ao fundo , é delas ;) ...

Jose Palma

 

 

Caro netmaniac, vou seguir o teu conselho e comprar o teste de fosfato, é que o problema continua e eu já não sei o que fazer !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...