Ajuda para tirar fotos com uma Sony DSC-H5


Akilae

Recommended Posts

Antes de mais quero esclarecer que não percebo nada de fotografia.

A máquina é esta.

 

Tenho pesquisado alguns posts sobre fotografia mas pouco se fala relativamente às digitais.

Aconcelham aberturas, isto e aquilo, que na digital já andei a procurar mas também não vi nada. Se é que dá para alterar alguma coisa nestas maquinas.

 

Eu gostava de conseguir tirar fotos de qualidade, podem ver alguns exemplos do que tenho feito, mas isto sempre com a selecção de programa automático, ela é que faz tudo. Aqua Deep Forest Refúgio para alevins

Ainda não vi como colocar fotos que se possam aumentar para verem o detalhe da fotografia.

 

A minha maior dificuldade até agora tem sido tirar macros, ela quase nunca foca. Já me aconcelharam a não usar o zoom digital.

 

Portanto se alguem conhecer a máquina, ou mesmo não conhecendo me possa dar algumas dicas ficarei agradecido.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma DSC-H1 penso que será em tudo identica a essa.

 

Desculpa-lá mas eu nunca decorei os termos utilizados, por isso cá vai uma explicação bem rudimentar

 

- Selecciono o S

- Iso 200

- Exposição - ± 30 variável consoante a luz do aquário

- EV - +2

- Origem da luz - Automático ou tugsténio, nalguns aquarios tenho lampadas gro-lux que na foto fazem ficar o aquario com tons muito avermelhados. Com lampadas brancas é provável que saia melhor seleccionando fluorescentes como origem de luz

 

A foto vai-te sair um bocado escura, depois no photoshop ou outro do género tens de fazer alguma edição com a limunosidade

 

Para macros ela é bastante fraca, tens de seleccionar no botão focus até aparecer focagem manual, uma barra que depois com os botões esquerda e direita ajustas a focagem, se não conseguires, tens de "afastar" a lente.

 

Uso sempre um tripé e a sala deverá estar na escuridão.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A máquina tem um botão específico para MACROS. Depois não podes tremer...! Usa um tripé e depois vê a diferença! A máquina faz macros a 1cm!! Quando queremos coisas espectaculares teremos que comprar uma SLR e escolher as lentes apropriadas...

 

Tenho uma H5. Não me posso queixar. Serve perfeitamente!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora podiam-me informar de quantas fotos tiram por segundo? é consideravelmente rapida? Eu por acaso estava interessado em comprar a 2917p.jpg DSC-H9SONY , mas nao sei tou muito indeciso e nao sei se é fixe, o que voces acham desta maquina?

Editado por xande
Banner01.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Quanto ao botão macro, eu activo-o, nunca usei foi um tripé realmente... O que me acontece é não focar mesmo.

 

Cumps pro pessoal

 

 

Boas!

 

Se puxares muito pelo zoom, chega a uma determinada altura em que não há mais focagem possivel! Portanto só poderemos fazer zoom até a máquina deixar. Às vezes dava jeito as máquinas terem microscópios incorporados... :rolleyes:

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se puxares muito pelo zoom, chega a uma determinada altura em que não há mais focagem possivel! Portanto só poderemos fazer zoom até a máquina deixar. Às vezes dava jeito as máquinas terem microscópios incorporados... :Fade-color

 

Nem pondo zoom, apenas chegando a lente muito perto do objecto... Sei que existe uma distância mínima a respeitar, mas não tenho certeza qual é.

No entanto acontece também ter muitos elementos na imagem, um peixe entre plantas por exemplo e a máquina focar só as plantas e não focar no peixe. Às vezes tento focar várias vezes sem sucesso.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem pondo zoom, apenas chegando a lente muito perto do objecto... Sei que existe uma distância mínima a respeitar, mas não tenho certeza qual é.

No entanto acontece também ter muitos elementos na imagem, um peixe entre plantas por exemplo e a máquina focar só as plantas e não focar no peixe. Às vezes tento focar várias vezes sem sucesso.

 

Cumps

 

Olás,

 

Tenho uma DSC-H3 há dois meses...muito boa mesma!!

 

Para contrariares o problema da focagem, no "P" (semi automático) ou "M" (totalmente manual), escolhes a opção "foco -> ponto AF". A máquina selecciona um ponto central...e já está: só foca esse ponto no centro.

 

Se quiseres usar flash, selecciona sempre a opção (modo manual) "nivel flash". Depois vai diminuindo a potência deste até obteres um bom equilibrio entre o excesso de luz...e a escuridão. Pessoalmente, como tenho os aquários bastante escuros, uso sempre flash em modo macro. Tem a vantagem de permitir menores velocidades (mais atenção ao pormenor), mas com a desvantagem de dar uma cor um pouco artificial aos peixes.

 

Fotos macro tens 2 hipoteses...aproximas a máquina do peixe, ou compras uma lente "close-up". Comprei uma lente VCL-M3358 e acho bastante eficaz. :snipersmile:

Basicamente é uma lupa em frente da máquina, que evita teres de te aproximar do objecto para fazer macro - basta usar o zoom. Aqueles peixes mais assustadiços podem ser fotografados a uma maior distância. A desvantagem é que usando zoom e não uma aproximação "manual" a hipotese de a foto sair tremida é maior....muiiiito maior! Também no uso de flash sais prejudicado com esta lente, na maior parte das vezes tens de desligar o flash se não faz relexo no vidro...

 

Com alguma experiência, consegues um bom balanço entre ambos: usar ou nao a lente close-up vs usar modo macro e flash vs velocidades maiores.

 

Cumps,

Nuno

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

As fotos que faço com a H5 nunca são trabalhadas com qualquer software de fotografia. Também não tenho tripé. A focagem deverá ser escolhido o modo consoante aquilo que se pretenda fotografar: multi, para geral tipo paisagem. Foco central para pormenores a serem fotografados. Costuma dar bons resultados em macros. O flash altera completamente as cores dentro do aquário, portanto há que evitá-lo.

 

Macro de Pomácea Bridgesi:

 

DSC01691.jpg

 

PS.: ...o vidro é que não estava suficientemente limpo, apesar de não ter reparado quando tirei a foto, mas a máquina "disse" que estava sujo...!

 

Só mais uma...onde se vê bem a textura da pele do peixe!

 

DSC03246.jpg

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha compacta costumo fazer assim:

 

iso no mínimo

desligar o flash

colocar num tripé ou apoiar num objecto sólido sem vibração

usar o disparo com temporizador (assim carrega-se no botão e ela só tira passados uns segundos para o acto de pressionar o botão não fazer a máquina abanar)

 

para planos largos e peixes com pouco movimento funciona bem

 

se os peixes são muito rápidos, então será necessário aumentar o iso, só que depois a imagem normalmente fica com ruído então é preciso redimensioná-la ou tratá-la

 

boa sorte

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais