tpa em aqua 200L - ajuda


Recommended Posts

ola pessoal, preciso de ajuda sobre o procedimento de tpa para o meu aquario.

 

vou descriminar os passo que vou fazer, aceito ajuda e correcção ao meu procedimento.

 

tenho um aqua de 200L com os nitritos muito elevados (mais de 3,3 que é maximo do meu teste) e conforme indicações que recebi, tenho de mudar a agua.

 

1º tenho um aqua mais pequeno (+-60l) sem uso. Vou lava-lo com agua da torneira e detergente.

2º depois de lava-lo vou por-lhe agua da torneira e deixar repousar por 24horas (para sair o cloro)

3º adicionar o produto AquaSafe (penso que é da tetratec, é um liquido verde) na quantidade de 5ml por cada 10 litros de agua (tenho este produto à cerca de 5 anos mas a validade é até 2009)

4º aquecer a agua (com outro termoestato que tenho até à temperatura desejada)

5º não estou a pensar em usar qualquer filtro (apesar de ter)

6º substituir cerca de 1/4 da agua do aqua grande (+-60l) pela nova agua tratada.

7º desligar o filtro do aqua de 200l (por ter pedras absorventes que comprei para substituir o carvão activo)

 

agora as duvidas

quando devo voltar a repetir o processo? (vistos estar de ferias até dia 3/1/2008 e ter tempo de sobra para tratar de tudo)

devo comprar mais algum produto?

quanto tempo depois de fazer o tpa devo voltar a medir os nitritos?

antes de fazer o tpa devo medir os nitritos? e se estivem altos, mando a agua fora e volto a tentar?

tenho carvão activo, novo por estriar, ainda fachado na caixa, devo usa-lo

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal, preciso de ajuda sobre o procedimento de tpa para o meu aquario.

 

vou descriminar os passo que vou fazer, aceito ajuda e correcção ao meu procedimento.

 

tenho um aqua de 200L com os nitritos muito elevados (mais de 3,3 que é maximo do meu teste) e conforme indicações que recebi, tenho de mudar a agua.

 

1º tenho um aqua mais pequeno (+-60l) sem uso. Vou lava-lo com agua da torneira e detergente.

2º depois de lava-lo vou por-lhe agua da torneira e deixar repousar por 24horas (para sair o cloro)

3º adicionar o produto AquaSafe (penso que é da tetratec, é um liquido verde) na quantidade de 5ml por cada 10 litros de agua (tenho este produto à cerca de 5 anos mas a validade é até 2009)

4º aquecer a agua (com outro termoestato que tenho até à temperatura desejada)

5º não estou a pensar em usar qualquer filtro (apesar de ter)

6º substituir cerca de 1/4 da agua do aqua grande (+-60l) pela nova agua tratada.

7º desligar o filtro do aqua de 200l (por ter pedras absorventes que comprei para substituir o carvão activo)

 

agora as duvidas

quando devo voltar a repetir o processo? (vistos estar de ferias até dia 3/1/2008 e ter tempo de sobra para tratar de tudo)

devo comprar mais algum produto?

quanto tempo depois de fazer o tpa devo voltar a medir os nitritos?

antes de fazer o tpa devo medir os nitritos? e se estivem altos, mando a agua fora e volto a tentar?

tenho carvão activo, novo por estriar, ainda fachado na caixa, devo usa-lo

 

 

 

Boas,

 

Em primeiro lugar não uses detergente para lavar o aquário. Quando muito podes usar um produto ácido que normalmente se usa para baixar o Ph e que há à venda até nos hipermercados na zona dos produtos para aquário.

 

Quanto ao excesso de nitritos, isso significa que algo está mal no processo e que as bactétias não te estão a transformar os nitrito em nitratos.

 

Há quanto tempo está esse aquário a funcionar? Esse problema é recente? Tiveste o filtro desligado durante algum tempo ou lavas-te as matérias filtrantes com água da torneira?

 

Este tipo de procedimentos pode destruir as colónias de bactérias e comprometer o processo de transformação da amónia e dos nitritos em nitratos.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar não uses detergente para lavar o aquário. Quando muito podes usar um produto ácido que normalmente se usa para baixar o Ph e que há à venda até nos hipermercados na zona dos produtos para aquário.

 

tenho o PH MINUS (não me lembro da marca) este serve?

 

Há quanto tempo está esse aquário a funcionar? Esse problema é recente? Tiveste o filtro desligado durante algum tempo ou lavas-te as matérias filtrantes com água da torneira?

 

montei este aquario em novembro. E dezembro comecaram a morrer os mollys (4 casais) e os espadas (1 casal) e uma tetra femea e 2 (que não sei o nome) eram pretos com +-6cm e só tinham uma barbatana em baixo desde a cabeça até à cauda, a cauda era comprida (tipo a do espada) mas maior.

 

tive o aqua a funcionar com um filtro interno da hindor (não sei o modelo) mas tem esponja e carvão activo.

o carvão ainda era o de origem (+-6anos) só este mes é que comprei outro produto para substituir o carvão, foi umas pedras que na embalagem diz que reduz o amoniaco e outra coisa.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o JCBF...não laves o aqua com detergentes!!!

 

Eu usaria uma bomba ou uma pedra difusora para oxigenar a água. É preferível a teres a água parada.

 

Tirando isso, o teu plano está porreiro.

 

Relativamente ao alto valor de nitratos. Se já tiveres o aquário em funcionamento há mais de 1 mês, o alto valor dos nitratos pode ser simplesmente por insuficientes TPA's. Nesse caso, o mais provável é teres a amónia e os nitritos a zero e os nitratos altos.

 

Agora, confesso que desconheço a medida em que indicas os teus nitratos. Normalmente, costumam ser medidos em g/l e neste caso o ideal é estarem abaixo dos 30 g/l.

 

Já agora, faz um teste aos nitratos da agua da torneira, com 2 objectivos:

 

1- assegurar que o teu teste por alguma razão não está estragado...caso faças o teste e dê o máximo, eventualmente estragou-se (não é muito comum, mas acontece)

 

- ás vezes a água da torneira vem com nitratos. confirma que não tens nitratos na água da torneira.

 

Se tens o aquário montado à mais de 1 mês e fazes poucas/nenhumas TPA's, aconselho-te simplesmente a fazeres de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias até baixares o valor.

 

Se tens o aquário montado há pouco tempo ou fazes regularmente TPA's, pode existir outra causa para esses nitratos elevados...a principal dela poderá ser a insuficiência do teu filtro...

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o qaurio montado desde novembro de 2007. Ainda não fiz o teste aos Nitratos, mas sim aos Nitritos (porque no teste diz que quando a agua é nova não há nitratos, só depois de envelhecer)

Ainda não fiz nenhuma tpa (vai ser a 1ª vez)

 

todas as ajudas são boas e uteis. Obrigado.

 

tenho uma bomba de ar no aqua grande...mas preciso de oxigenar a agua do aqua pequeno antes de proceder ao tpa?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desde novembro que não fazes uma tpa? devias de pelo menos de 2 em 2 semanas mudar parcialmente a agua para evitar surpresas.

como já foi descutido aqui no forum é possivel manter um aqua sem tpa so repondo a agua que se evapora mas para isso tinhas de ter um equilibrio perfeito entre fauna e flora.

não necessitas desse aparato todo podes fazer a tpa colocado o aquasafe na agua nova aquecida com o esquentador mais ou menos a temperatura do aquario.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo plenamente com o pessoal devias ter feito pelo menos de 2 em 2 semanas TPA, eu faço de semana a semana 10% do aquario e ja agora pensa em pores um filtro externo que é bem melhor e a manutençao dele em questao de limpeza é mais espassado do que um filtro interno.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desde novembro que não fazes uma tpa? devias de pelo menos de 2 em 2 semanas mudar parcialmente a agua para evitar surpresas.

como já foi descutido aqui no forum é possivel manter um aqua sem tpa so repondo a agua que se evapora mas para isso tinhas de ter um equilibrio perfeito entre fauna e flora.

não necessitas desse aparato todo podes fazer a tpa colocado o aquasafe na agua nova aquecida com o esquentador mais ou menos a temperatura do aquario.

 

Concordo... mais vale menos aparato e mais tpa´s :)

 

Tiras os tais 25% de água (aproveitas para aspirar o areão), colocas água da torneira mais ou menos à temperatura do aquário, pode ser aquecida com esquentador (vou levar na cabeça por esta), colocas o aquasafe e bombeias para dentro do aquário.

 

Quando repetes? Se estás com o nível máximo de nitritos no teste... amanhã, ou hoje ainda, passadas umas horitas. E depois? Amanhã! (nitritos é para estar próximo de zero ou zero).

Até os testes estabilizarem em torno do zero, faz tpa´s frequentemente, depois semanalmente, quando muito quinzenalmente se tiveres muita flora que te consuma os nitratos...

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo... mais vale menos aparato e mais tpa´s :)

 

Tiras os tais 25% de água (aproveitas para aspirar o areão), colocas água da torneira mais ou menos à temperatura do aquário, pode ser aquecida com esquentador (vou levar na cabeça por esta), colocas o aquasafe e bombeias para dentro do aquário.

 

Quando repetes? Se estás com o nível máximo de nitritos no teste... amanhã, ou hoje ainda, passadas umas horitas. E depois? Amanhã! (nitritos é para estar próximo de zero ou zero).

Até os testes estabilizarem em torno do zero, faz tpa´s frequentemente, depois semanalmente, quando muito quinzenalmente se tiveres muita flora que te consuma os nitratos...

Cumps

 

 

Reparei que dizes que montas-te o teu aquário o mês passado. Seria interessante se informasses que tipo de substracto colocas-te e qual o setup do teu aqua.

 

Se tens substracto fértil é normal que isto aconteça, pois deverias ter já feito várias TPA's.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.