Discus a roçarem-se nas plantas! ACTUALIZAÇÃO.


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Agradecia a ajuda de todos para a resolução de um problema que tenho com os meus discus e não sei o que fazer(mais)!

Como o título indica os bichos coçam-se nas plantas e por vezes abanam todo o corpo. O melhor exemplo que achei para descrever é o de um cão quando toma banho agita o corpo todo para se secar. Os meus discus estão a fazer precisamente o mesmo!!!

Fiz ontem um tratamento com Tremazol da Sera no aquário principal, que é plantado, porque pensei que os parasitas pudessem estar em plantas ou substrato, por conseguinte adicionei 1ml/15 litros de água.

Hoje verifico que os peixes estão rigorosamente com os mesmos sintomas!!

Os parâmetros da água estão dentro da normalidade, por conseguinte agradecia a vossa ajuda para a "receita" que devo usar para tratar os bichos.

 

Façam todas as questões que acharem necessárias, para que se chegue a alguma conclusão.

 

O meu obrigado desde já.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A por vezes abanam todo o corpo. O melhor exemplo que achei para descrever é o de um cão quando toma banho agita o corpo todo para se secar. Os meus discus estão a fazer precisamente o mesmo!!!

 

Carlos Salgueiro.

 

 

:twisted::smile2::? Estão com tremores?? ;):lol: andam excitados e preparados para acasalar caso tenham com quem. Estão no cio nyah

 

Agora:

os bichos coçam-se nas plantas
isso são parasitas externos que podes tratar com esha 2000, por exemplo.

 

Estares a dar tremazol não adianta nada só se fosse parasitas intestinais e/ou guelras, mas os sintomas são diferente, muito diferentes banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:):lol: :lol: Estão com tremores?? :lol: :lol: andam excitados e preparados para acasalar caso tenham com quem. Estão no cio nyah

 

Agora: isso são parasitas externos que podes tratar com esha 2000, por exemplo.

 

Estares a dar tremazol não adianta nada só se fosse parasitas intestinais e/ou guelras, mas os sintomas são diferente, muito diferentes :lol:

 

Boas!

 

Obrigado pela ajuda Duarte. O Esha 2000 destrói as bactérias do filtro? Tenho a bula, mas está em alemão :)

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não tinhas feito já o esha 2000 de outra vez e não tinha dado resultado, absolutamente nenhum, assim que acabaste o tratamento já andavam a coçar-se? Por isso nem te falei nele. Os caracois e camarões não se dão muito bem com medicamentos da esha, descansa que não danifica a colónia de bactérias, não se perde nada em tentar, mas eu ia para o sal marinho, 1 colher de sopa para 50 litros, nesta quantidade não deve haver problemas com as plantas, já testei com 1 colher de sopa para 40 litros em aquário plantado e não tive problema algum, embora cada planta possa reagir de forma diferente, por isso aconselho usar 1 colher de sopa para 50 litros (diminuindo a dose), cuidado com peixes de couro tipo coridoras, não toleram o sal.

 

 

Duarte, na bula do tremazol vem que é para tratamento de parasitas da pele, parasitas cestoides e parasitas das escamas, deveria funcionar para um caso destes, acho bem mais agressivo até do que o esha2000, que considero bastante fraco quando a infestação já está em estado avançado, não digo que seja um bom medicamento, mas para estágios iniciais de algumas doenças ou casos em que não conseguimos identificar a mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não tinhas feito já o esha 2000 de outra vez e não tinha dado resultado, absolutamente nenhum, assim que acabaste o tratamento já andavam a coçar-se? Por isso nem te falei nele. Os caracois e camarões não se dão muito bem com medicamentos da esha, descansa que não danifica a colónia de bactérias, não se perde nada em tentar, mas eu ia para o sal marinho, 1 colher de sopa para 50 litros, nesta quantidade não deve haver problemas com as plantas, já testei com 1 colher de sopa para 40 litros em aquário plantado e não tive problema algum, embora cada planta possa reagir de forma diferente, por isso aconselho usar 1 colher de sopa para 50 litros (diminuindo a dose), cuidado com peixes de couro tipo coridoras, não toleram o sal.

Duarte, na bula do tremazol vem que é para tratamento de parasitas da pele, parasitas cestoides e parasitas das escamas, deveria funcionar para um caso destes, acho bem mais agressivo até do que o esha2000, que considero bastante fraco quando a infestação já está em estado avançado, não digo que seja um bom medicamento, mas para estágios iniciais de algumas doenças ou casos em que não conseguimos identificar a mesma.

 

Boas!

 

Os caracóis (a maior parte) tirei do aquário, mas as corydoras quem é que as apanha no meio de tantas plantas?!!! Se colocar o sal vão desta para melhor? Tenho 5 no aquário, 3 "bronze" e 2 "albinas".

Quanto ao tratamento com Esha 2000 é verdade, eu já tinha efectuado um tratamento com este produto e não achei grandes melhorias. Agora aumentei ligeiramente a dose: 100 gotas para 300litros no primeiro dia (hoje), mas sob observação constante. Amanhã e depois 50 + 50 gotas. No 1º tratamento tinha feito 80+40+40 gotas.

Vamos ver como se vão portar. Vou dando noticias...

 

Quanto ao Tremazol, acho esquisito, pois como dizes e bem na bula está lá escarrapachado: "parasitas da pele e escamas"!!! Mas no meu caso não deu resultado nenhum, será que é algum parasita "não contemplado"? Existe mais algum medicamento que possa experimentar?

 

Obrigado a todos.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres medo, dá-lhes com PP

vê este tópico, http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=69356&st=0

 

 

PP pra este problema é como matares moscas com uma caçadeira... :):wacko:

o esha 2000 resolve isso em 3 dias! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, eu penso que com o aumento da temperatura para 32 graus durante 3 ou 4 semanas(atenção a outros peixes que tens no teu aqua,podem não aguentar esta temp.) e muitas tpas vais ultrapassar esse problema.

 

um abraço e as melhoras dos bichinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites a todos!

 

Boa noite Salgueiro!

eu queria aqui deixar uma duvida.. será que tens mm parasitas?? ou será que tens discos a limparem umas plantas pa por ovos devido aos seus tremelicos? :x-mas:

 

PS: se precisares de alguma coisa diz.. tens que passar cá por casa pa dar umas dicas no meu aqua em relação a plantas.. agora já tenho uma riccia a crescer mais ou menos :wink:... umas HZ a crescer mas a estragarem-se ao mesmo tempo :S preciso de macro e micros e não sei o que comprar... passa por aki sff se quiseres hoje, ou seja, sabado.. depois de almoço tás á vontade!

 

Abraço! e cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentar a temperatura está fora de questão, então o Homem tem ali um belo jardim. Quanto a acasalamento, epá só se forem precoses, o peixe mais velho deve ter uns 6 a 7 meses máximo, coitadinho ainda tem o calo da mama :x-mas: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ictio também acho que não, mas parece que o eSHa 2000 está a fazer efeito. Hoje foi o 3º dia de tratamento, depois digo alguma coisa. Obrigado a todos.

 

Paulo, só hoje vi ao fórum e não deu para ler a tua mensagem. Liga-me para combinarmos.

 

Abraço

 

UM BOM NATAL PARA TODOS.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu tenho o mesmo problema já não sei há há quanto tempo.. Esha 2000, Tremazol, sal...já fiz de tudo e várias vezes ao longo de meses e nada resolveu. Têm alturas em que se roçam mais outras menos mas há sempre um ou outro que de vez em quando faz isso. Faço tpa´s de 50% de 3 em 3 dias e mesmo assim nada.

 

De resto estão todos a comer imenso, cores brilhantes, sempre na frente do aquário sem medo de ninguém.

 

Já começo a pensar que não é defeito, é feitio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Venho ao tópico apenas para agradecer a todos os que deram uma ajudinha para que os meus discus ficassem bons! Pelo menos parece...e também para deixar aqui a minha experiência.

Então é assim: como o William disse, assim como o fjmr123 já me havia dito o eSHa 2000 deu resultado. Pelo menos agora não os vejo a roçarem-se nem a tremelicarem, contudo as doses que apliquei foram superiores às que tinha aplicado da primeira vez. Ou seja, na primeira vez coloquei para 300 litros de água 80+40+40 gotas em respectivamente 3 dias seguidos. Desta vez coloquei 100+50+100 gotas, sob vigilância constante. Ao terceiro dia voltei a colocar 100 gotas porque ainda se roçavam de vez em quando.

Esta dose não afectou qualquer ser vivo presente no aquário, tenho caracóis Physia e camarões Caridina "Japónica".

Os discus estiveram um dia, logo após o tratamento em que comeram mais mal, mas depois tudo normal.

 

Após 3 dias de ter terminado o tratamento com eSHa, resolvi tratá-los com Fluvermal para desparasitar. Adicionei aos 300 litros de água 30ml do produto. Hoje passadas que são 24 horas após a administração do Fluvermal os discus parecem-me impecáveis, comem bem, mas assustaram-se quando viram a água toda branca. De salientar que a água apenas se manteve branca/turva nas primeiras 4 horas, a partir daí começou a ficar cada vez mais límpida e agora passadas 24 horas está completamente límpida sem que efectuasse qualquer TPA.

Quero ainda salientar para o facto de nenhum caracol ter morrido, pelo menos até agora, o que me pareceu estranho pois já tinha lido algures aqui no fórum que os ditos bichos eram os primeiros a morrer! Não estou contudo a dizer que não tivessem morrido a outros colegas aqui do fórum, mas sim a contar a minha experiência, passadas que são as tais 24 horas.

 

Fica aqui uma questão: qual a periodicidade de desparasitação dos Discus?

 

Aceitam-se comentários também! (Tenho que aprender alguma coisa...)

 

Obrigado a todos e desde já um EXCELENTE 2008 PARA TODOS OS MEMBROS DO FÓRUM.

BEM HAJAM! banana rock

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que melhoraram, Fluvermal esses caracois são duros, os meus duas semanas depois pus lá três ampulárias e não duraram 3 dias, coitadas e eram enormes, estavam lindíssimas. Vai dando notícias. Boas Entradas e melhores saídas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui uma questão: qual a periodicidade de desparasitação dos Discus?

 

Eu desparasito 3 ou 4 dias por mês, com Flagyl.

Editado por SeaL

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais