Sera que alguem sabe o que é isto?


Miguel Brnaco

Recommended Posts

O aquario nao tem muito tempo para ai 1 mes e o tronco apenas 3 dias:

 

Dimenensoes 25x25x30 (Um nano)

Litros 18L

Substrato akadama e substrato fertil da JBL

Filtro de cascata nao sei a litragem por hora

Iluminaçao 2x9W 6500K

 

Nao sei se a foto ser muito explicita mas o tronco tem um especie de algodao agarrado,

e esse algodao e facilmento removido a mao.

Mas gostaria, se alguem souber, o que sera aquilo.

 

cubo25011aj1.jpg

 

Cumprimentos

Miguel Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o aquario tem apenas 5 cardinais e um red cherys.

 

Nao tratei o tronco ja comprei numa loja, apenas passei por agua.

 

Isto é preocupante?? ou com o tempo passa e nao necessito de fazer nada.

 

 

Obrigado pela resposta,

Miguel Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Miguel Branco!

 

preocupante não é, mas pode tornar-se extremanente inestético e incontrolável... os troncos já estão 'meio' tratados quando os compramos, mas não chega...

se esses fungos não desaparecerem, retira o tronco, e deixa-o estar 1 hora a ferver, depois passa-o por água e até podes escová-lo se tiver alguma 'casca' a soltar.

quando voltares a comprar troncos, não te esqueças de lhes dar este tratamento antes, porque em princípio, deve chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

 

foi o meu azar não os ter (planorbis) em numero e tamanho suficientes, porque me teriam poupado muito trabalho no ultimo aqua que montei!

3 troncos de videira que, depois do tratamento habitual que lhes costumo dar, ganharam fungos de tal maneira, que tive de os retirar (depois de ter tudo montado e plantado!), pois até o filtro me entupiram, apesar das sifonadelas que eu lhes dava duas vezes por dia! o descontrole total... felizmente ainda consegui aproveitar alguma riccia e parte do monosolenium que lhes tinha atado, mas o musgo foi todo para o lixo... voltaram a ferver, estiveram uma semana de molho, ferveram novamente e, felizmente, lá desapareceu aquela treta! banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

A adicionar ao que o Zogli disse e, em meu entender, muito mais eficientes e rápidos, são os Otocinclus sp. ou qualquer espécie de peixe gato. Isso é " mel" para eles. Numa semana os troncos ficam limpos. Já tive troncos com camadas de fungos ainda mais espessos que isso e, em alguns dias, ficou tudo limpo com a adição de Otocinclus e com aspiração na altura das TPAs. Não vale a pena estar a retirar os troncos para tratamento.

 

Resumindo, não é preocupante. banana rock

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, André!

 

relativamente ao meu caso com esse aquário, não podia mesmo adicionar qualquer peixe, porque, apesar da água ter sido aproveitada dos outros aquários na totalidade, estava com um pico de amónia, o que tambem nunca me tinha acontecido com nenhum outro... como não tinha pressa em povoá-lo, usei um filtro e areão novos.

daí que tenha tido aquele trabalho todo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Vou entao optar por meter uns Otos ate pk ficam bem no aguario.

Tpa ja estou a fazer kase todos os dias para ver se as plantas pegam,

e desaparesem as algas.

 

Depois kando tiver melhor faço um post nos Nanos.

 

Miguel Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais