Brichardi num aqua comunitário


xlifes

Recommended Posts

Boas :?

Vi uns peixes lindos - os Neolamprologus brichardi - e depois de ter lido algumas informações sobre eles descobri que são considerados pacificos, tornando-se mais agressivos quando adultos mas mesmo assim raramente entram em lutas.

 

A minha questão é: posso ter um casal num aqua comunitário?

Alguém tem ou já teve este peixes e quer partilhar experiências? :lol:

Se os tiver num comunitário eles conseguiram reproduzir-se ou tenho que os isolar?

Não consegui encontrar nenhum sitio onde falassem disto... :?

 

Agradecia imenso conselhos porque gostei mesmo dos peixinhos :cry:

 

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas:

 

Antes de mais os brichardi são peixes de águas alcalinas e apesar de não serem dos mais agressivos são ciclidios.

Não é um peixe dificil de criar e criam bem num aquário comunitário de tanganica.

Realmente são lindissimos por isso aconselho-te , se queres criar a por um casal num aquário e esperar.

Se precisares de mais alguma coisa dispõe.

abraço

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Estava a referir-me a um aqua comunitário mesmo, ou seja, com outros peixes que não ciclideos.

Sei que com os Kribensis e os Ramirezi isso não é problema e queria saber se também é o caso dos Brichardi.

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como deves ter lido, os brichardis são do tanganyika (pH perto de 9 e dureza muito alta)...e portanto só devem ser mantidos com peixes que aguentem este tipo de condições, ou seja, mantidos com peixes do mesmo lago ou então com peixes de outro lago (malawi ou vitória), mas apenas com alguma habituação (pH 8,2 e dureza média-alta).

Se quiseres fazer um aquário comunitário sem ciclideos para além dos brichardi...podes fazê-lo com peixes do tanganiyka (synodontis, killies do tanganyika...etc), mas são dificies de encontrar.

A maioria dos peixes de aquário comunitário aguentam pH neutro (tal como os kribensis e os ramirezis), mas os brichardis muito dificilmente o farão.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha experiência pessoal, podes mantê-los num aquário comunitário, ph +- 6.5 (agua da torneira), desde que se dê com as outras espécies. tive-os à cinco anos com 1 frontosa (que ainda tenho), 3 leulepis, 2 duboisis. faziam posturas com regularidade no "tecto" de uma caverna de placas de xisto. defendiam afincadamente o seu território e os seus alevins, mesmo do frontosa que era muito maior que eles, era fascinante vêr que até os irmãos mais velhos punham ordem na casa, orientando os alevins para não se afastarem muito. numas férias de 15 dias tive um dissabor :?: , avariou-se o alimentador e apenas restou o frontosa. como fiquei com saudades à 15 dias adquiri mais :?: , e espero repetir as mesmas espriências com alevins...

Boa sorte para ti. :cry:

estes fazem parte da nova aquisição...

Pic_1164_4.jpg

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo meu fundamentalismo, mas eu sou da opinião que se deve ter os peixes referentes aos vários biotopos com peixes do mesmo biotopo.

Claro que não posso negar que os peixes (alguns) de diferentes lagos são compativeis.

Acho k agora fica ao critério de cada um.

Cada caso é um caso.

 

Abraço

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ter Neolamprologus Brichardi com o ph de 6,5...deixa-me preocupado. :( depois de tudo que já foi dito aqui no forum sobre a manutenção destes peixes...

 

Quanto à manutenção dos ciclideos dos grandes lagos...o que mais interessa é mantê-los com espécies compatíveis entre si e não por estes serem do mesmo lago ou não...é obvio que o ideal até será ter aquários específicos...mas bom, nem todos nos podemos dar a esse luxo.

Por vezes conseguem-se espécies de diferentes biotopos mais compatíveis entre si do que dentro do mesmo biotopo.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um brichardi num aqua comunitário :?::!:

Sem falar das condições da água, se este ciclídeo começar a acasalar, é ver os outros peixitos a desaparecer :roll:

 

Tenho um aqua apenas com pequenos ciclídeos tanganica e vou ter de separar os meus leleupis pois o casal de brichardis está a matá-los de pancada, principalmente desde que têm alevins.

 

xlifes,

Segue os conselhos que aqui te deram e não mistures as princesas do Burundi (brichardis) com outros peixes que habitualmente vemos nos aquas comunitários

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ter Neolamprologus Brichardi com o ph de 6,5...deixa-me preocupado. :?: depois de tudo que já foi dito aqui no forum sobre a manutenção destes peixes...

 

sou um recém chegado aqui ao fórum, e apesar de ter lido bastantes msg anteriores, não encontrei referência alguma aos brichardi, não é que não as haja... de qualquer forma, os meus reproduziram-se bem num aquario comunitário. Aproveito para pedir desculpa por não me ter expressado bem, mas para mim um aquário comunitário é um aquario com peixes do mesmo biótopo mas de espécies diferentes, se estiver errado... peço desculpa. Como aqui já foi dito, o que resulta pra uns pode não resultar pra outros, eu dei-me bem.

 

cumprimentos aquariofilos pra todos :roll:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Erdnaxela, quando falei nos aqua comunitários estava mesmo a referir-me a aquários com peixes não ciclideos!

 

Agradeço a opinião de todos e já vi que talvez não seja muito boa idea mesmo... é pena :roll:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sem falar das condições da água, se este ciclídeo começar a acasalar, é ver os outros peixitos a desaparecer :wink:  

 

Tenho um aqua apenas com pequenos ciclídeos tanganica e vou ter de separar os meus leleupis pois o casal de brichardis está a matá-los de pancada, principalmente desde que têm alevins.

qual o tamanho do teu aquario Paulo?

o meu tem 120*40*50 e nunca tive problemas com os meus brichardi por andarem a dar pancada nos outros habitantes do aquario, apenas defendiam o seu território quando era invadido por outras espécies.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na aquariofilia não se deve "falar" de problemas, mas sim das melhores condições para os peixes dentro dos possíveis.

 

Espécies de biotopos e necessidades tão diferentes, eu não misturava. Provavelmente não irão sugir grandes problemas...não sei. :D

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais obrigado por teres respondido á sminhas questõe Joalmag! :)

 

Mas isto pode ser muito confuso!

Por exemplo hoje estive numa loja onde estavam a vender Brichardis e perguntei se poderiam estar num aqua comunitário e para meu espanto o sr disse q sim!

Sem problemas!

 

Eu sei que infelizmente muitas vezes os donos das lojas não nem sempre estao bem informados mas eis que ele pega num livro (era de uma colecção q se ve muito á venda - um guia de peixes) e me leu a descrição dos Brichardis onde realmente dizia que poderiam estar num comunitario, desde que fosse só um casal :!:

 

Assim realmente é confuso :)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

xlifes: tens duas hipoteses...ou fazes o que te dizem aqui...ou segues os conselhos dos lojistas.

Parece-me que o sr. que te informou acerca dos brichardis não leu nas entre-linhas: brichardi é um peixe que se pode manter num comunitário...de tanganyikas. :)

Se preferes seguir as opiniões dos lojistas (muitos não tem aquário em casa), e ignorar o que se escreveu aqui, estás á vontade.

 

Não é um peixe dificil de criar e criam bem num aquário comunitário de tanganica
A maioria dos peixes de aquário comunitário aguentam pH neutro (tal como os kribensis e os ramirezis), mas os brichardis muito dificilmente o farão.
Segue os conselhos que aqui te deram e não mistures as princesas do Burundi (brichardis) com outros peixes que habitualmente vemos nos aquas comunitários
Um brichardi num aqua comunitário    

Sem falar das condições da água, se este ciclídeo começar a acasalar, é ver os outros peixitos a desaparecer

mas para mim um aquário comunitário é um aquario com peixes do mesmo biótopo mas de espécies diferentes,
Espécies de biotopos e necessidades tão diferentes, eu não misturava

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:!: Diesel nunca disse que não apreciava as vossas sugestões e os vossos conselhos!!

 

Aliás, até os tenho em grande conta, muito mais do que os dos lojistas, porque sei que o pessoal aqui do fórum fala do que sabe!

 

Só referi este episódio numa espécie de desabafo, porque realmente para quem está a começar e tem tantas informações e as vezes tão contraditórias, torna-se um pouco confuso... só isso.

 

Volto a repetir: agradeço imenso a vossa ajuda e sugestões!

São sempre bem vindas! :)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais