Inicio em africanos com fotos


Mad_Biker

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Recentemente deixei os plantados e montei um aquário que se encontra a ciclar neste momento para colocar CA. Como não tenho muita experiência venho aqui pedir uns conselhos e opiniões.

 

Vamos lá ver então a montagem.

 

SETUP:

 

Aquário:74x40x45 = 133L (100L reais)

Substrato:Areia da praia

Decoração:Rochas calcária apanhada na serra do Montejunto e conchas

Flora:Anúbias e valisnérias

Fauna:2 ampulárias para ciclar

iluminação:1x55w pll 10000ºK (para trocar por uma actinia e branca)

Filtragem:Fluval 205 a 650l/h e bomba de circulação de 900l/h

Temperatura:26ºC

 

Vamos ás fotos:

 

Pic_14237_1.jpg

 

Pic_14237_2.jpg

 

Estou a pensar em adquirir uns casais de conchiculas e alguns Julidochromis transcriptus ou Julidochromis regani, isto porque o aquário não é muito grande mas a minha verdadeira paixão é malawi...

 

O que me podem aconselhar? Podem dar algumas sugestões sobre o que fazer ou que peixes utilizar? Que lago escolher?

 

Já agora gostava de umas opiniões sobre o meu layout, sempre a melhorar e aprender...

 

Abraços aquáticos.

Editado por Mad_Biker

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei o que os entendidos te vão dizer, mas por enquanto, e para mim, tem uma aparência fantástica para ciclídeos africanos.

Vai em frente que isso está mesmo bonito.

Era nesta linha, (mais ou menos) que eu queria montar um Tanganiyka.

Força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei o que os entendidos te vão dizer, mas por enquanto, e para mim, tem uma aparência fantástica para ciclídeos africanos.

Vai em frente que isso está mesmo bonito.

Era nesta linha, (mais ou menos) que eu queria montar um Tanganiyka.

Força com isso.

 

Olá Luis.

 

Muito obrigado pelo comentário, qualquer feedback é sempre bem vindo, vou então esperar pelos "big fish" da matéria a ver o que posso fazer :)

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas César,

 

Não sei o que os experts vão dizer, mas para mim, que nada percebo de CA, o teu aquário está muito bom. É dos layouts para CA que mais gostei de ver (esteticamente). Também acho que se nota claramente que vens dos plantados... :)

 

Vou acompanhar esta tua montagem! Força nisso.

 

Obs: O teu antigo aquário já tem água, mas só o devo montar a sério no início de Janeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb me quero iniciar em ciclideos africanos.~

acho o teu aqua espectacular, adorava que o meu ficasse assim. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esteticamente o aquário está interessante (influências dos plantados), mas do ponto de vista "funcional" para albergar as espécies que pretendes penso que não vai funcionar!

 

O aquário não é muito grande e por isso, para evitar "guerras" entre os Julidochromis e os conchiculas tens que criar áreas perfeitamente distintas!

 

Da forma como tens as pedras, a ocuparem quase todo o aquário, não estás a criar uma zona de "protecção" entre as espécies e o que vai acontecer é que os Julidochromis vão tomar conta das rochas e, inerentemente, de todo o aquário.

 

Como disse o aquário não é muito grande e para meteres as duas espécies, penso que o melhor seria colocar algumas rochas num dos lados do aquário e, no extremo oposto, as conchas. Claro que não deverás, nunca meter as regani, mas apenas as transcriptus.

 

As conchas que tens não servem para os conchiculas, tens noção disso não tens?

 

Continua a postar para ver a evolução.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e desde já obrigado pelas sugestões e comentários.

 

O aquário não é muito grande e por isso, para evitar "guerras" entre os Julidochromis e os conchiculas tens que criar áreas perfeitamente distintas!

 

Também tinha ficado com essa sensação quando montei mas como nada percebo da "coisa" fiquei à espera de opiniões. Parece então que terei de dar um jeito ao aquário se quero receber várias espécies...

 

As conchas que tens não servem para os conchiculas, tens noção disso não tens?

 

Sim, neste campo, as conchas existentes são meramente para um efeito mais estéctico, tenho apenas ali uma concha que penso ser adequada, todas as outras são muito pequenas. Já agora, que tipo de conchas são mais utilizadas? E onde as posso arranjar?

 

Já agora, posso utilizar mais que uma espécie de conchiculas? Será que as plantas vão durar?

 

Abraços a todos e obrigado pela ajuda.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as conchas que se usam são as de tamanhos parecidos com o das ampulárias e das caracoletas(penso eu) e vendem-se nas lojas de decoração de casas, só tens de ver se não teêm nenhum químico tipo resina para dar brilho

acho o aquario bonito, parece mais um aquario de ciclidios africanos de rio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com as dimensões do aquário, meter mais do que duas espécies é aumentar exponencialmente o risco de correr mal, especialmente porque estarás de algum modo restringido a espécies de rochas e fundo/conchas.

 

Uma opção seria a que referes inicialmente.

 

Com as alterações de layout já referidas... Julidochromis transcriptus (todas as outras ficam demasiado grandes e tornam-se demasiado agressivas) e um conchicula que se aguente à bronca com as Julies... hipóteses: Altolamprologus sp. "compressiceps shell" "sumbu", Lamprologus ocellatus, Lamprologus similis (uma colónia defender-se-á bem), Neolamprologus kumgweensis,... entre outros.

 

Outra opção poderia ser a escolha de dois conchiculas! Neste caso o layout indicado para a 1º hipótese já não seria adequado pois seria ncessário (face à dimensão do aquário) criar duas áreas distintas de conchas (uma de cada lado) havendo uma barreira visual entre elas (rochas).

 

Poderás ainda pensar em meter uns Lamprologus caudopunctatus em vez dos Julidochromis.

 

No que toca às conchas poderás utilizar algo de parecido com a concha branca que podes ver a seguir... se optares pelos Sumbu serão melhores as castanhas.

 

shell1legrf9.jpg

 

shell2legco8.jpg

 

shell3legua9.jpg

 

Acima de tudo, evita conchas demasiado cónicas!

 

Continua a actualizar o teu projecto!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Com as alterações de layout já referidas... Julidochromis transcriptus (todas as outras ficam demasiado grandes e tornam-se demasiado agressivas) e um conchicula que se aguente à bronca com as Julies... hipóteses: Altolamprologus sp. "compressiceps shell" "sumbu", Lamprologus ocellatus, Lamprologus similis (uma colónia defender-se-á bem), Neolamprologus kumgweensis,... entre outros...

 

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

 

Entao e uma colonia de multifasciatus, é tao ou mais capaz de se defender quanto uma de similis.

 

em relaçao ao aquario, sendo sincero, nem esteticamente nem em termos praticos e funcinais me agrada, mas gostos sao gostos, todas as dicas que ja foram dadas so vai melhorar o aquario. Com tantas rochas perdes uma ba parte da litragem, e o aquario ja nao é muito grande.

 

Vai actualizando

 

abraços e boa aquariofilia!

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Desde já o meu muito obrigado por todas as críticas e sugestões, só assim posso evoluír neste projecto e realizar algo que gosto e me dá prazer...

 

Aceitei a sugestão inicial do João Nuno Cruz e resolvi mudar o layout para algo, quanto a mim menos atractivo mas muito mais funcional em termos de espécies do tanganyika... Espero eu...

 

Criei do lado esquerdo uma zona apenas com valisnérias e conchas (ainda não são as apropriadas mas estão lá para "marcar território") possivelmente para uma colónia de Lamprologus similis ou Neolamprologus multifasciatus, ainda vou decidir nesse campo. Do lado direito, uma zona de rocha que irá ser ocupada por um casal de Julidochromis transcriptus e penso que este layout actual já não haverá "guerra"... Assim espero...

 

Bem sei que o aquário não é grande mas é o que tenho hipóteses de manter e agora com a mudança ganhei mais 10 litros de volume, tendo agora 110l úteis o que me parece mais positivo.

 

Chega de conversa e vamos às fotos:

 

Pic_14237_3.jpg

 

Pic_14237_4.jpg

 

Pic_14237_5.jpg

 

Espero que gostem e espero também estar no caminho certo.

 

Obrigado a todos e um excelente Natal, abraços aquáticos.

 

Venham de lá essas criticas :crazyeyes:

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião o aquário melhorou mas, tem pedras a mais!!!

 

Não precisas de tantas pedras e trazem-te três problemas:

 

- Reduzem, e muito, o volume real de água no aquário que, por si, já não é muito;

- Como são muitas rochas foste obrigado a criar um base de sustentação grande e por isso as rochas aproximam-se muito da zona de conchas. Principalmente porque existe quase uma continuidade do monte de rochas para o lado direito ao fundo.

- Esse amontoado de rochas vai provocar zonas de fraca circulação de água com tudo o que isso implica.

 

Podes reduzir as rochas para menos de metade do que tens e assim aumentar a "zona de protecção" entre estas e as conchas.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só um alerta!

Atenção as essas conchas que parecem buzios, porque os multis ou os similis podem ter problemas, uma vez que sao muito fechados. Coloca antes apenas conchas de caracois.

De resto e pegando nas palavras do João, retira rochas porque não precisas de tanta rocha.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...