Eritromicina..como usar?


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas

Não sou muito apologista de antibioticos para dentro do aquário...mas as cianobacterias estão a fazer-me cabelos brancos! já tentei apagão..meti-lhe duas cabeças motorizadas para aumentar a circulação, TPA´S, aumentei o CO2 para puxar pelas plantas e não há maneira...

Pesquisei no fórum e vi que o pessoal tem usado a eritromicina com sucesso para ajudar a combater a praga! O antibiotico é o ESE100.

A minha duvida é como se faz o tratamento, quantos dias, a dosagem, como se processa a TPAS? tenho uma resina especifica para fostafos no filtro porque infelizmente a agua da rede não ajuda..hà problema?

Neste momento a minha fauna são 4 discos, 10 coridoras e ai uns 60 neons e o tratamento terá de ser feito com os peixes dentro do aquário, ja que não tenho onde os por!

 

Obrigado

 

Setup

aqua - 260l reais

Iluminação - (12 t5 10000k aquamedic de 80w, 1 t5 flora aquamedic de 80w) - 8

Fostatos <0,25mg/l

Nitratos - 0

Nitritos - 0

pH - 6,5

Injecção caseira de CO2

Temp- 29ºC

Filtração e assegurada por um eihm 2213 - 440l/H e eu Hailea 1200l/H

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na região onde moro, sudeste do Brasil, normalmente usamos uma cápsula para cada 50 litros do aquário... Você pode usar plástico preto ou algo que corte o fornecimento de luz total por uns 5 dias, maltrata as plantas mas mata as cianobactérias também, e pode usar um filtro UV durante esse processo para acabar com tudo. Evitamos ao máximo, antibióticos do tipo tetraciclina, terramicina e etc...

Espero que tenha cedo de ajuda, quase todo mundo sofre com cianobactérias e algas peteca.

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do uso do antibiótico por uma semana, certifiques que todos os focos tenham sumido, faça as TPA´S com mais de 50% e use carvão ativado para remover os restos de antibiótico. depois de tudo isso inicie o processo biológico com ativadores/aceleradores de biologia de sua preferência.

Outra forma de evitar essa praga é usar o antibiótico nas mudas antes de planta-las no aquário, como prevenção.

 

 

Aquele abraço

JACK

Editado por JACK SOBRAL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda....

Mas uma cápsula corresponde a quantas miligramas de eritromicina?...pergunto isto porque que a dosagem por cápsula pode ser diferente em Portugal e no Brasil.

Enquanto faço o tratamento faço TPAS diárias?

Não queria mm fazer asneira..

 

Abraços Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda....

Mas uma cápsula corresponde a quantas miligramas de eritromicina?...pergunto isto porque que a dosagem por cápsula pode ser diferente em Portugal e no Brasil.

Enquanto faço o tratamento faço TPAS diárias?

Não queria mm fazer asneira..

 

Abraços Vasco

 

Boas, durante a semana passada fiz um tratamento durante 6 dias com uma dosagem de 1mg/l. Passei a a iluminação para 6 horas diárias e desliguei metade das lâmpadas. Isto tudo surgiu porque não reparei que durante 2/3 horas por dia o aqua era iluminado directamente pelo sol, tenta ver se o teu também não está com o mesmo problema.

 

Quanto ao antibiótico compra comprimidos e não saquetas, já que estas têm sabor e outras coisas perfeitamente dispensáveis para o aqua. Pela mesma razão, tenta descascar o revestimento.

 

Já vi muitos comentários à "matança" ou não do filtro, como tinha lá só meia dúzia de tetras e tinha tido um surto de íctio e o medicamento já tinha dado conta de queimar o ciclo, não foi coisa com que me preocupasse, se bem que passaram muita fome durante este tempo todo. :crazyeyes: Agora com discus não faço ideia como é que vão reagir.

 

Boa Sorte e um abraço!

Editado por spranto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais