Corydora Albina Agitada


Titize

Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo por aqui e tenho-me dedicado nestes ultimos tempos a leitura atenta dos topicos de iniciação a aquariofilia e à construção do meu 1º Aquario.

 

Tenho estado a estabilizar o ciclo de azoto e depois de algumas semanas a colocar decoração, bacterias nitrificantes, pouca comida e a medir níveis de PH e Nitritos decidi colocar os meus primeiros peixes. Para isso escolhi 2 corydoras albinas.

 

Ontem segui as instruções de colocação no aquario, saco que continha os peixes adquiridos a boiar 30 min, depois abertura do saco e colocação de pequenas quantidades de agua do aquario e finalmente a libertação no aquario.

 

Ontem encontravam-se as 2 algo agitadas e a sondar o aquario, o que achei normal.

 

Hoje liguei a luz de plantas e começei por dar-lhes comida em flocos, com o cuidado de ir para o fundo(que elas comeram bastante bem).

 

Uma das corydoras apresenta um nadar bastante descontraido, vai pesquisando o fundo, as plantas, sobe eventualmente a superficie, basicamente um comportamento "normal" a este peixe.

 

No entanto a outra (que é um pouco mais rosada e maior) apresenta um comportamento bastante frenético andando de um lado para o outro do aquario, nadando contra a corrente e em todos os níveis do aquario...

 

Queria saber, este comportamento é normal?Será stress ou passa-se algo com ela? Notei que a zona da cabeça, guelras incluidas, se encontra um pouco mais rosada que a da outra, mas presumo que seja por ser mais velha, ou será que este comportamento se deve a parasitas?

 

Os testes que fiz hoje de manhã davam o ph a 7 como sempre e nitritos 0...

 

O meu setup é:

 

Aquário Juwel Rekord 60- 60x30x34

Iluminação 1 calha com Sera plant color 15 watts 45 cm 18´ 4900 kelvin

Filtro Juwel Compact Super (vinha com aquario Juwel Rekord 60) com temperatura a 24º

Bomba Juwel 280 (vinha com aquario Juwel Rekord 60)

Aquecedor Juwel (vinha com aquario Juwel Rekord 60)

Areão de rio médio + Pedras de lava + Areão fino

1 Anúbia Barteri + 1 Cryptocoryne Broadleaf

Rocha de lava plantada com musgo

 

Agradecia que me pudessem dizer se este comportamento é normal ou se se passa alguma coisa...

Editado por Titize
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma corydora nadar contra a corrente é sempre normal e desejavel.

Este comportamento torna-se mais exagerado durante os rituais de acasalamento... não sei se é o caso.

Ela está 'gordinha'?

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se a questão é ela andar de um lado po outro a nadar, se nao há sintomas de doenças , respiração acelarada, etc... é normal.

 

Há um "mito" de que os peixes de fundo sáo calmos, eu tambem tenho 2 corys e elas de "calmas" nada têm, andam muito pelo aquario, grandes "despiques" no fundo e do fundo para a superficie..lol..

 

Penso que cada peixe tem as suas caracteristicas e é como as pessoas, com a mesma genetica, comportamentos e educação, podem ter comportamentos completamente diferentes.

 

Está atento a ver o comportamento dela durante as varias alturas do dia, e ve se nao ha nada de estranho nela a nao ser essa agitaçao.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado desde ja pela disponibilidade das respostas.

 

Em relação ao comportamento "anormal" é mesmo só ela andar de um lado para o outro a nadar com bastante tenacidade, não apresenta respiração acelerada nem outros sintomas. Como disse ela apresenta um tom mais rosado que a outra, inclusive na zona das guelras. Agora não consigo perceber se é o rosado da idade ou se serão parasitas...

 

Tive a acompanha-la hoje durante o dia todo e passou o dia a fazer a mesma coisa, nadar ao longo do aquario na zona intermedia e contra a corrente. Quando chega ao vidro "dispara" a favor da corrente na zona superior do aquario ate ao vidro do outro lado. Como me estou a iniciar na aquariofilia e ainda nunca tive nenhuma corydora não sei se é o comportamento normal, mas vou acompanhar com mais atenção. A outra que tenho esteve sempre calma a investigar o fundo e a descansar na sombra da anubia.

 

Em relação a questão da reprodução realmente esta vivacidade toda é um pouco exagerada e ela realmente esta um pouco gordinha, mas nada de exagerado...Se for esse o caso como deverei proceder?

 

Abraço

 

Tiago

Editado por Titize
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou também um iniciado, mas pelo que pude observar as Corydoras albinas são mesmo frenéticas quando comparadas com por exemplo as panda.

 

Por exemplo tenho 2 Corydoras albinas que são frenéticas e como descreves gostam de andar a alta velocidade, principalmente rente aos vidros no sentido contrário da corrente do filtro em cascata e contra a corrente gerada pelo difusor de ar e dedicam-se durante todo o dia a limpar o substrato todo, reviram tudo !!

 

Segundo o que li, quando apresentam uma tonalidade mais rosada são quando estão na idade adulta.

 

Por outro lado as Corydoras panda costumam ficar mais paradas durante o dia ou simplesmente a limpar as folhas das anubias nana no tronco que tenho de uma forma calma e aparentemente selectiva ... ;) e só durante a noite quando a luz se apaga é que se agitam mais e começam a limpeza por todo o areão.

 

Juntamente com estas tenho é um incansável trabalhador que me espanta, um Otto que não para um segundo, nem de dia, nem de noite, faça sol ou chuva ... hehe, nunca o vi parado, está sempre de um lado para o outro a limpar os vidros e folhas das plantas ... ou come mesmo muito ou morrerá breve por exaustão ... :angel:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente ambas pareçem de boa saúde. Ontem durante a noite andaram as duas a passear pelo aquario e a vasculhar o fundo e as plantas.

 

São realmente animais magnificos e estou bastante contente com a sua aquisição. Espero proporcionar-lhes boas consições para as manter em forma durante alguns anos.

 

Obrigado pela ajuda de todos!

 

Abraço

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto agora mantenho estes 2 ate concluir o ciclo do azoto, depois começo a introduzir mais uns companheiros banana rock.gif' class='bbc_emoticon' alt=':smile2:' />

 

Entretanto vou-me informando mais e ganhando experiência para me introduzir na aquariofilia com o pé direito :crazyeyes:

 

Assim que poder logo meto umas fotos no forum.

 

Obrigado por toda a ajuda!

 

Abraço

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão em começar só com duas para já, mas ela vai ficar mais feliz quando tiver outra que também goste de "fazer piscinas".

Já tive 4 que faziam isso aos pares, 2 em cada metade do aquário(70cm) ou à vez no aquário todo.

Agora o aquário está mais cheio e eles estão mais crescidos, são 4 machos, as 2 fêmeas sempre foram mais calmas.

Corys albinas é uma festa.

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Vou aproveitar este tópico que encontrei por pesquisa...

 

Ao fim de 17 dias com o aquário a ciclar, juntei-lhe hoje os seus dois primeiros habitantes: 2 Coridoras Bronze.

 

Fiz os procedimentos todos com calma da transferência do saco para o Aqua bem como vim logo para casa (viagem rápida).

 

Elas parecem-me de boa saúde, mas têm o comportamento descrito neste tópico.

 

Uma é mais calma.... Vasculha tudo, de vez em quando nada em outros niveis do aquario que não o fundo, mas enterte-se pelo areão, plantas, tronco e vidros em baixo.

Agora a outra, só de vez em quando se mete nisso, de resto é sempre em sprintes pelo aquário seja na horizontal ou vertical, e corre todos os niveis do aqua.

 

Quanto a alimentação, comeram tudo o que hoje lhes pus sem qualquer cerimónia.

 

Os testes á água, estão normais, e sem sinais de alarme.

 

 

Penso que poderei estar descansado.... (sabem como é...receio de iniciante com os primeiros peixes).

 

 

Daqui a uns dias penso juntar mais inquilinos ao aqua...mais Corys e Platys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Eu comprei a uns dias atrás 2 corys albinas pra colocar no meu plantado...

e realmente elas são muito frenéticas, procuram no aquario todo por comida! xD

quase toda hora elas ficam fazendo um nado sincronizado :P

Acho que vo filmar isso okpsaopksakpoas

Se alguém tiver afim de uma ótima equipe de limpeza, eu recomendo corys albinas! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Tenho 4 delas e também não param um segundo esse nado frenético. Só quando dou ração bottom fish.

Isso também me preocupa, pois vou introduzir Discus em breve e não quero ficar sem elas. Sou apaixonado por essas albinas fofas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais