Onde apanhar camarões algures por Portugal..


Dário Santos

Recommended Posts

Boas pessoal!

Pois é, no seguimento deste tópico, que me despertou a curiosidade banana rock abri este tópico para que sirva para o pessoal dar a conhecer alguns locais onde é possivel apanhar estes Camarões, de modo a que o pessoal do fórum possa experimentar ir apanhar uns quantos..

 

Para já deixo uma pergunta, alguém conhece um local no destrito de setubal onde esta espécie exista?

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Gostava de ver este tópico seguir o objectivo para o qual foi criado e não, ao contrário do outro, tornar-se num tópico de transações... Para esse fim, já têm o outro tópico no sub-fórum apropriado e ainda têm as MPs.

 

Voltando ao tópico, na ficha do Atyaephyra Desmaresti, feita pelo Aquaben, há referência às zonas onde este camarão pode ser apanhado.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia este topico.

 

Pois porque eu não faço ideia de onde poderei apanhar estes camarões, em vila franca de xira até ao Cartaxo, se alguem sober assim poupamos trabalho ao membro, porque coitado apanhar camarões para esta gente toda é dose :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Gostava de ver este tópico seguir o objectivo para o qual foi criado e não, ao contrário do outro, tornar-se num tópico de transações... Para esse fim, já têm o outro tópico no sub-fórum apropriado e ainda têm as MPs.

 

Voltando ao tópico, na ficha do Atyaephyra Desmaresti, feita pelo Aquaben, há referência às zonas onde este camarão pode ser apanhado.

Cumps,

André

 

Olá André,

O objectivo é mesmo que este tópico não fuja ao tema inicial, pois para isso, e como dizes existe o sob-fórum procura..

 

Na ficha são referidas zonas mas o que eu queria neste tópico é algo mais detalhado.

 

 

Já agora pessoal, na serra da Arrábida existem uns riachos (os mais conhecidos ficam junto a parques de merendas), mas aquilo de Verão quase seca.. Alguém sabe se há lá destes camarões?

Eu não me lembro, mas quando lá for vou investigar.. (até porque preciso de lá ir procurar uns troncos :rolleyes: )

Entretanto, nas minhas voltinhas de bicicleta aqui pela zona vou ter mais atenção a pequenos "rios" ;)

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao tópico, na ficha do Atyaephyra Desmaresti, feita pelo Aquaben, há referência às zonas onde este camarão pode ser apanhado.

 

No tópico do Aquaben, ele refere de facto umas zonas, mas é muito vago.

 

Tanto quanto tenho conhecimento, na zona de Lisboa não existe nenhum sitio onde estes camarões se encontrem.

 

Uma boa ideia era arranjar uns quantos camarões e colonizar um lago qualquer aqui na zona, que permitisse posteriormente ao pessoal de Lisboa arranjar os Atyaephyra desmaresti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia este topico.

 

Pois porque eu não faço ideia de onde poderei apanhar estes camarões, em vila franca de xira até ao Cartaxo, se alguem sober assim poupamos trabalho ao membro, porque coitado apanhar camarões para esta gente toda é dose ;)

tb me entressa esta zona, sendo eu dela tb. :angel:

tocaacomer.blogspot.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Descupem desde já a minha ignorancia mas estes camarões não são os "camarões do rio"? Sim, aqueles gostamos de petiscar?lol

Se forem estes, oh amigo xaves, na zona de Vila Franca só nas valas nas lezírias perto do rio Tejo é o que não falta. Temos de combinar uma apanha de camarão do rio eu até tenho covos para os apanhar.

Se calhar até tou a meter os pés pelas mãos mas...

Um abraço

Henrique Rosa

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo.

 

Penso que na Serra de Sintra, nos pequenos riachos no interior da serra, haja destes camarões ( não sei se é esta espécie em particular). Lembro-me de haver um tópico bastante antigo algures pelo fórum, senão me engano do André Nóbrega, a relatar a apanha destes camarões na Serra de Sintra.

 

No tópico do Aquaben, ele refere de facto umas zonas, mas é muito vago.

 

Tanto quanto tenho conhecimento, na zona de Lisboa não existe nenhum sitio onde estes camarões se encontrem.

 

Uma boa ideia era arranjar uns quantos camarões e colonizar um lago qualquer aqui na zona, que permitisse posteriormente ao pessoal de Lisboa arranjar os Atyaephyra desmaresti.

 

Não sei se será muito boa ideia... Introduzir espécies em zonas não nativas a estes pode induzir desiquilíbrio no ecossistema. Há sempre algum organismo que fica a perder, normalmente os endémicos. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se será muito boa ideia... Introduzir espécies em zonas não nativas a estes pode induzir desiquilíbrio no ecossistema. Há sempre algum organismo que fica a perder, normalmente os endémicos. banana rock

 

Tendo em conta que estes camarões existem no Alentejo e no Norte do país, o que me parece desequilibrado é o facto de estes camarões não existirem actualmente na zona de Lisboa.

O mais provável é que já tenham existido, mas tendo em conta a poluição e forte urbanização de que este distrito sofre, provavelmente foram extintos.

É de referir ainda que esta espécie é endémica de Portugal e é uma espécie pacifica, não sendo predadora agressiva de outras.

Além do mais, eu falava de um lago, tipo aqueles lagos que existem nos jardins publicos... Não de um rio, ribeiro ou lago natural.

 

Cumps :drinking:

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tendo em conta que estes camarões existem no Alentejo e no Norte do país, o que me parece desequilibrado é o facto de estes camarões não existirem actualmente na zona de Lisboa.

O mais provável é que já tenham existido, mas tendo em conta a poluição e forte urbanização de que este distrito sofre, provavelmente foram extintos.

É de referir ainda que esta espécie é endémica de Portugal e é uma espécie pacifica, não sendo predadora agressiva de outras.

Além do mais, eu falava de um lago, tipo aqueles lagos que existem nos jardins publicos... Não de um rio, ribeiro ou lago natural.

 

Cumps banana rock

 

Sim, é possível que isso tenha acontecido. Em relação ao seu comportamento, não me referi especificamente a outros animais. Podem até ser prejudiciais a certas plantas. :drinking:

 

Sim, num lago de jardim eram capazes de se safar, senão houvessem peixes.

 

Ontopic, encontrei uns links que podem ser úteis:

 

Uma tarde em busca do camarão nacional

 

Camarões do Tejo

 

Camarões

 

Camarões de água fria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do mais, eu falava de um lago, tipo aqueles lagos que existem nos jardins publicos... Não de um rio, ribeiro ou lago natural.

 

Cumps ;)

 

É preciso é ter em atenção que alguns deles são tratados com produtos químicos que podem matar os camarões..

Embora outros não, e nesses não seria má ideia implementar uns desses camarões..

No parque da paz, em almada existe um lago que eu acho que serviria muito bem para o efeito, embora para ter as quantidades que nessecitamos para chegar lá e apanhar, seria necessário uma quantidade mega industrial para habitar o lago, ou então alguns anos de espera..

 

Mas para já o importante é descubrir onde os há!

 

(também acho que já li aqui pelo fórum que pela zona de Sintra é possivel encontra-los.. ;)

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um link aqui do fórum:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...amp;#entry37477

 

 

Após uma rápida pesquisa no google earth, penso que os lagos perto da base aérea a que eles se referem são estes:

base.jpg

 

bas.jpg

 

Quanto á zona de Sintra, encontrei os seguintes sitios com presença de planos de água:

geral.jpg

 

 

Agora resta saber se há algum sitio que ainda tenha camarões. Estou bastante tentado em ir visitar a barragem da Mula e os lagos perto da base aérea num fim de semana destes.... ;)

 

Ainda encontrei mais este tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=9018

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Há uns anos, algum pessoal aqui do fórum fez uma voltinha aí pelas águas da Serra de Sintra. Lembro-me que alguns até levaram as biciletas. Chegou até a ser publicado um artigo na Aquário Magazine sobre essa volta.

 

Tenho ideia que chegaram a trazer uns camarões de lá o que originou esse tal tópico do André Nobrega de que o André fala.

 

Vou ver se encontro o artigo da AM e faço um scan para depois mostrar.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em quase todas as praias do Rio Douro desde Gramido até Melres .

 

 

Desculpa a minha ignorância, mas nessas zonas não se fazem sentir as influências das marés? Ou seja, não há presença de água salgada/salobra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorância, mas nessas zonas não se fazem sentir as influências das marés? Ou seja, não há presença de água salgada/salobra?

 

Pelo que eu sei (pelas provas de canoagem que fiz em Melres), essa zona é completamente de agua doce, até porque um pouco mais á frente (em direção ao mar), em Crestuma existe uma barragem, pelo que a agua não passa para cima.

Agora se Gramido fica para baixo ou para cima de Crestuma isso eu não sei porque não conheço, mas se fôr acima de Crestuma é agua doce (digo eu, corrijam-me se estiver errado).

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu sei (pelas provas de canoagem que fiz em Melres), essa zona é completamente de agua doce, até porque um pouco mais á frente (em direção ao mar), em Crestuma existe uma barragem, pelo que a agua não passa para cima.

Agora se Gramido fica para baixo ou para cima de Crestuma isso eu não sei porque não conheço, mas se fôr acima de Crestuma é agua doce (digo eu, corrijam-me se estiver errado).

 

certíssimo, da barragem para baixo é agua salobra, mas também há camarão, e também nos afluentes do Douro.

 

Abraço

Paulo Silva

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Descupem desde já a minha ignorancia mas estes camarões não são os "camarões do rio"? Sim, aqueles gostamos de petiscar?lol

Se forem estes, oh amigo xaves, na zona de Vila Franca só nas valas nas lezírias perto do rio Tejo é o que não falta. Temos de combinar uma apanha de camarão do rio eu até tenho covos para os apanhar.

Se calhar até tou a meter os pés pelas mãos mas...

Um abraço

Henrique Rosa

 

Amiga sff :x-mas:

Então é só combinar e vamos apanhar camarões um dia destes e depois dá para enviar a quem queira.

DEsconhecia que nas lezirias existiam, mas será que são os mesmos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amiga sff :)

Então é só combinar e vamos apanhar camarões um dia destes e depois dá para enviar a quem queira.

DEsconhecia que nas lezirias existiam, mas será que são os mesmos?

 

Acho que é uma boa altura para eu colocar esta questão:

Só existe esta espécie de camarão de agua doce em Portugal? (para além daqueles maiores que se comem e os lagostins)

É que se existem então quer dizer que é mais uma especie que pode entrar para o meu aquário :x-mas:

Desculpem a pergunta, mas como aqui no fórum só se fala do "camarão iberico" deduzo que não existam mais..

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá passei pelas ribeiras que falei na serra da Arrábida mas não tive oportunidade de ver melhor pois ía de bicicleta com mais pessoal e não quis quebrar o ritmo..

 

Algém já andou a vasculhar a zona de Sintra?

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

hoje em conversa com o meu vizinho,ele disse me que em Lisboa - Zona da Expo ele costumava ir la apanhar camaroes pequenos - nao me soube dizer como eram - e que eram bastante saborosos cozidos e acompanhados com uma bejeca ....

 

a minha pergunta é, a zona da expo nao é agua doce ainda pois nao???

é que se for agua doce pelo que ele diz, aquilo abarrota de bixarada ......

 

ele fazia petiscos com eles, e a falar de camaroes ate 5 cm nao deviam ser assim tao poucos para ele se dar ao trabalho de os cozer eheheh

 

digam qualquer coisa em relação ha agua porque se assim for temos novo cativeiro.

 

abraços

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

hoje em conversa com o meu vizinho,ele disse me que em Lisboa - Zona da Expo ele costumava ir la apanhar camaroes pequenos - nao me soube dizer como eram - e que eram bastante saborosos cozidos e acompanhados com uma bejeca ....

 

a minha pergunta é, a zona da expo nao é agua doce ainda pois nao???

é que se for agua doce pelo que ele diz, aquilo abarrota de bixarada ......

 

ele fazia petiscos com eles, e a falar de camaroes ate 5 cm nao deviam ser assim tao poucos para ele se dar ao trabalho de os cozer eheheh

 

digam qualquer coisa em relação ha agua porque se assim for temos novo cativeiro.

 

abraços

 

Na zona da expo, a água é de tal forma salgada que ainda existem mexilhões agarrados aos cais, por isso esses camarões são claramente de águas salgadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais