Paracheirodon... Cardinais, neons e etc... A verdade...


PauloSR

Recommended Posts

Coloquei este artigo da AqualogNews aqui, a fim de dar a conhecer as 4 espécies de Paracheirodon’s que se conhecem e evitar que as pessoas possam ser enganadas, comprando gato por lebre.

Especialmente porque começou a aparecer à algum tempo no mercado um néon originário da Colômbia e da Venezuela (que ainda não está classificado), ao qual alguns indivíduos com interesses económicos escusos chamam de Cardinal. Espécie esta que para alem de não ser tão interessante como o Cardinal, não atinge o tamanho deste em estado adulto. Característica esta que torna o Cardinal ainda mais interessante, pois obtém-se um peixe com umas cores muito bonitas e com um tamanho razoável…

Por isso prestem atenção, olhem aos pormenores e queiram sempre conhecer a origem dos vossos peixes…

[]s

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello

Sou só eu que estou a começar a ver mal, ou o meu monitor é mesmo uma me... ou a foto que tu meteste tem umas letras tão pequenas que não dão mesmo para ler?

 

de qualquer forma obrigado pela intenção... e pelo aviso

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Já conhecia o falso neon, mas o neon colombiano, aquele passível de ser confundido com o cardinal, ainda não.

Segundo o texto, as faixas azuis têm um alinhamento diferente de uma espécie para a outra, mas não explica ao certo quais são essas diferenças.

Alguém sabe?

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello

Sou só eu que estou a começar a ver mal, ou o meu monitor é mesmo uma me... ou a foto que tu meteste tem umas letras tão pequenas que não dão mesmo para ler?

 

de qualquer forma obrigado pela intenção... e pelo aviso

 

Pedro Alves

 

Espero que agora esteja melhor... :)

[]s

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Já conhecia o falso neon, mas o neon colombiano, aquele passível de ser confundido com o cardinal, ainda não.

Segundo o texto, as faixas azuis têm um alinhamento diferente de uma espécie para a outra, mas não explica ao certo quais são essas diferenças.

Alguém sabe?

 

Falando com um dos ciêntistas responsáveis pela Aqualog, soube o seguinte: a faixa azul brilhante do "falsso cardinal" não é tão comprida e brilhante como a do Verdadeiro Cardinal, a forma do corpo parece não ser tão roliça também, o comprimento do peixe no estado adulto é semelhante ao do néon (+pequeno) e não com o do Cardinal que é o maior dos Paracheirodon's... etc.

Por isso cuidado com as imitações...

[]s

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabia que havia gente sem escrupulos mas que chegavam ao ponto de vender uma espécie por outra. Essa para mim foi nova, mas realmente há gente para tudo... :lol::cry::?

Paulo, logo que tenhas mais informações agradecia que as desses, pois a mim tal como muita gente, de certesa que não ineressa estar a comprar "néons colombianos ou venezuelanos" em vez do grande e sempre bonito Cardinal. :?

Cumps

Pseuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena nota, não confundir o caracídeo 'falso néon' (paracheirodon simulans) com o ciprinídeo 'falso néon chinês' (tanichthys albonubes) também conhecido por White Cloud Mountain Minnow.

 

Na realidade, desconhecia que o paracheirodon simulans era apelidado de 'falso néon', apenas tinha conhecimento de apelidos como 'green neon tetra' ou 'green tetra'.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena nota, não confundir o caracídeo 'falso néon' (paracheirodon simulans) com o ciprinídeo 'falso néon chinês' (tanichthys albonubes) também conhecido por White Cloud Mountain Minnow.

 

Na realidade, desconhecia que o paracheirodon simulans era apelidado de 'falso néon', apenas tinha conhecimento de apelidos como 'green neon tetra' ou 'green tetra'.

 

Governa, passo a explicar:

O Paracheirodon simulans é na realidade conhecido em Portugal por "Néon Verde" ou do inglês "Green Neon" devido à sua faixa esverdeada. Na Alemanha de onde é originário o artigo (AqualogNews) é que o Paracheirodon simulans é conhecido por falso neon.

 

Pseuda, logo que tenha mais novidades coloco-as aqui, pois foi minha intenção evitar que as pessoas fossem enganadas e acho errado andar a vender gato por lebre... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Tenho um cardume que é uma grande banhada.

 

5 cm ??? Nunca imaginei e também quero !!!

 

:P

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um cardume que é uma grande banhada.

 

5 cm ???  Nunca imaginei e também quero !!!

 

:P

 

Porque é que é uma grande banhada? Ou, o que é uma grande banhada?

[]s

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não são axelrodi  :P

 

Pois... :D :P :D

Sem duvida que os Paracheirodon axelrodi, são os mais bonitos deste género. Para alcançarem os 5cm (especialmente as fêmeas) o que é preciso é dar-lhes uma boa e variada alimentação e aí tens belíssimos e vistosos peixes.

[]s

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou certo ?

 

Ainda não compreendi bem a discussão em volta da fotografia apresentada. Quando a mim são mesmo comuns Tetra Cardinais ( Paracheirodon Axelrodi )... e com muito boa aparência diga-se de passagem.

 

:arrow:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim os peixes do Luís Queiroga também me parecem Cardinais, mas como a foto me parece um pouco desfocada, daí eu ter pedido uma foto um pouco mais pormenorizada de um dos peixes.

Se não me engano um dos problemas do Luís é o facto de os seu peixes não terem 5cm. Mas se forem na realidade Cardinais, pelo menos as fêmeas atingem esse tamanho. O que é preciso, é sempre uma boa alimentação e variada. Há que ter em conta também que há um período de crescimento na vida de um animal, durante o qual deve ter todas as condições para ter um bom crescimento. Passado esse tempo, já não é possível fazer mais nada. :arrow:

[]s

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais