vallisnerias


josé mendonça

Recommended Posts

boas!

 

estou a criar este tópico para não sobrecarregar mais o que foi aberto pelo m4n3, na secção 'Fotos e Videos', uma vez que a conversa desviou-se totalmente do intuito inicial.

 

então estamos assim:

 

m4n3 - Eu realmente tbm acho a valisneria (esqueci-me de a mencionar) um bocado grande, mas eu cortei pequena e acho que nao ha problema se a mantiver assim ou um pouco maior, eu pessoalmente gosto.
José Mendonça - as folhas cortadas da valisnéria vão morrer, pelo que nunca vais conseguir ter essa planta com bom aspecto... seria, de facto, preferível substitui-la por várias de uma espécie mais pequena, que dariam o mesmo efeito...
Zogli - Porque é que vão morrer? Desde que tenham raiz não morrem, afolha começa a crescer a partir do sitio que foi cortada.Os bocados cortados é que não podem voltar para o aqua.
José Mendonça - as folhas das valinerias não continuam a crescer a partir do corte, antes pelo contrário, começam a definhar até morrerem. quando se corta uma folha desta planta deve fazer-se logo o mais perto possível da raiz, para evitar ter 2 trabalhos
Zogli- Estás a fazer confusão,a sério.Eu tenho n valisnérias num aqua e quando as folhas começam a tapar a luz às outras plantas de tão longas estarem,corto por onde quero e a valisnéria continuará a crescer por onde eu a cortei.É uma poda normal. Então eu às vezes corto as folhas todas de uma planta de uma vez,ficando todas +- do mesmo tamanho.Se definhassem a planta morreria ali.

 

Se isso acontece no teu aqua não é normal.

José Mendonça - eu não conheço planta nenhuma cuja folha se regenere depois de cortada a meio! pode durar uma eternidade assim, mas não passa do corte. só que nas valisnérias, as folhas cortadas tendem a morrer precocemente.

a planta não morre ali, porque entretanto, nascem outras folhas na base, que irão ultrassar em tamanho as folhas cortadas. aliás, até penso que esses cortes estimulam o nascimento de folhas novas e como esta planta é de crescimento rápido, as folhas novas misturam-se com as cortadas antes destas morrerem.

garanto-te que as folhas cortadas a meio ficam assim e não continuam o seu crescimento, em qualquer planta que eu conheça

carvalhor - As valisnerias quando cortadas nao morrem pelo contrario , a propria folha continua a crescer e novamente temos que as cortar .

Faço isto todas as semanas e como podem ver no meu perfil elas continuam

 

Apenas temos que as cortar na diagonal no meu aquario tem resultado

Trocado - Concordo eu nas minhas valisnérias tb as corto na diagonal e elas continuam sempre a crescer.
Zogli - Em nenhuma? Então para que servem as podas? Por ex. numa Rotala Green,cortamos a planta,a partir desse sitio vão crescer 2 caules novos. Por isso é que se poda,para a planta alargar e fazer uma moita.Nas valisnérias isto não acontece,quando cortamos uma folha apenas continuará a crescer a cortada.Se não cresce algo a impede de crescer.

 

É que uma coisa é cortarmos uma folha pequenina da rotala ao meio e outra é cortarmos a rotala pelo caule.Se cortarmos uma folha larga de uma Samambaia por ex. essa folha não cresce a partir dai,fica como está.A mesma coisa se cortares ao meio a folha de uma Anubia,ela não cresce.Uma coisa é cortar a folha,outra o caule.

 

Na Valisnéria basicamente a folha e o caule estão juntos,por isso é que se a cortares ela cresce pelo corte.

José Mendonça - as podas fazem-se nos caules, eu estou a falar de folhas.

foi precisamente isso que eu disse

há plantas que, pura e simplesmente, não têm caule; falando só em aquáticas, temos mais exemplos como as echinodorus ou as sagitárias... se cortares uma folha a meio, ela não cresce a partir daí, poderá crescer (se ainda estiver nessa fase), mas é por baixo, desde a base até ao corte. o mesmo se passa com a valisneria, so que nesta planta, essa folha tem tendência a ficar mais fraca e morre prematuramente.

 

 

olá carvalhor e Trocado

 

verifiquem as pontas das vossas valisnérias e vejam lá se não os cortes se notam ou não

carvalhor - Claro que se nota , a folha nao nasce com aquele recorte na diagonal

No entanto devo-te dizer que essa folha dura e dura e dura claro acaba por morrer como todas as outras ......

Zogli - Uma coisa estou certo,e a sério tenho certeza absoluta,pois já vi com os meus olhos,tenho muitas Valisnérias: se cortares uma Valisnéria,ela cresce a partir dai.Por alguma razão te aconteceu o contrário,cortares e ela definhar,isso pode acontecer por inumeras razões.

 

É que há assuntos em que não tenho a certeza,e aí não falo porque não estou certo,mas neste acredita que é verdade,tenho a certeza absoluta,e não acontece só comigo.Quando corto a Valisnéria dou um golpe transversal,e depois vai crescendo arredondando a ponta da folha.

 

Mas é giro como temos os dois a certeza absoluta! É caso para dizer: Vai uma apostinha? Abrimos um novo tópico a falar do assunto e vemos o feed-back.

 

e pronto! estamos neste pé... espero não ter deixado isto muito confuso com os 'quote' e que dê para perceber as respostas às questões anteriores.

 

digam de vossa justiça! :mrgreen:

 

P.S. - aqui fica o link do m4n3 onde mostra o seu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry485295

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI!!!

Não entrando em conflitos de ideias, nem contrariando ninguém digo o seguinte:

De todas as vallisnerias que tive, ao cortá-las, essas folhas não voltaram a nascer, pelo contrário morreram.

Já me disseram se cortar-mos as folhas num ângulo enviesado que elas voltam a nascer a partir daí.

Até à data ainda não vi nada que justificasse essa afirmação.

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já dei a minha opinião, eu fazia sempre isso no meu aquário e elas cresciam sempre, mas sempre todas as semanas as tinha que cortar (sempre na diagonal).

 

sobre as verdades absolutas, é como diz o outro, "Existem três, a minha a tua e a realmente verdadeira" :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é engraçado como não chegamos a um consenso,2 posts 1 - 1! :crazyeyes: Fazemos assim,quem chagar ao fim com mais opiniões favoráveis paga uma cervejola ao outro! Vale José Mendonça? ::D:

 

É que eu tenho a certeza por causa de uma coisa: eu tenho um aqua em que tenho muitas Valisnérias,mas tenho uma que tem apenas 4 folhas e está distanciada do 'molho' principal.De tempos a tempos corto todas as folhas das Valisnérias,quando elas atingem tamanhos abusivos. E essas 4 folhas,as cortadas,depois continuam a crescer,pois reconheço a planta. E também se morressem todas as que corto de uma vez só,morreriam todas,e isso não acontece.Essas continuam a crescer e outras brotam.

 

Mas está giro sim senhor! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol! Zogli, valeu a 'bejeca'! :crazyeyes:

 

estou neste momento a olhar para as minhas valisnérias e as unicas folhas que já não apresentam a coloração verde vivo, são as 2 folhas cortadas que existem no molho dessa planta! já tenho aquários há muuuuuitos anos, sempre tive valisnérias e nunca vi uma folha cortada que continue a crescer a partir do corte.... lol! aliás reafirmo que não conheço planta alguma com essa caracteristica! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

isto é que vai aqui um imbróglio!!! lol!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade temos de descobrir porque temos opiniões opostas.Eu também tenho aquas há uns 13 anos,e sempre tive Valisnérias. Por vezes em vez de cortar a ponta transversalmente,dou 2 cortes transversais,e fica a ponta em bico.Depois cresce e fica a ponta redonda,em forma de U.

 

Não digo que não possa acontecer,cortarmos uma Valisnéria e ela definhar,mas sei que não é regra pois já vi.

 

Já agora lê este tópico aqui do fórum,mas olha que são pontos a meu favor... :tongue: :http://www.aquariofilia.net/forum/lofiversion/index.php/t74431.html

 

E este noutro fórum,em que a duvida era a mesma mas chegou-se à conclusão que crescem...pelo menos em alguns aquários.:http://64.233.183.104/search?q=cache:x0oCDu-Gcz4J:www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php%3Fp%3D31319+como+podar+valisn%C3%A9rias&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu encontrei isto :):

 

''The question was:

 

What is the best way to trim long leafed plants like most vals? Can I

just chop them off the top to the desired length, or should I remove the

long leaves and allow new ones to replace them?

 

Karen Randall responded:

 

The best solution is to not choose plants that will outgrow your tank.

Failing that, removal of the whole leaf is a much better option. If you

strat cutting them, the leaf ends just start to rot back slowly, and you

end up trimming further and further back to get rid of the rotted area.''

 

esta senhora é juri do concurso de lay-outs plantados AGA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho experiência com podas de Valisnérias para dar opinião, mas posso dar uma sugestão para esclarecer este assunto.

 

É que eu tenho a certeza por causa de uma coisa: eu tenho um aqua em que tenho muitas Valisnérias,mas tenho uma que tem apenas 4 folhas e está distanciada do 'molho' principal.De tempos a tempos corto todas as folhas das Valisnérias,quando elas atingem tamanhos abusivos. E essas 4 folhas,as cortadas,depois continuam a crescer,pois reconheço a planta. E também se morressem todas as que corto de uma vez só,morreriam todas,e isso não acontece.Essas continuam a crescer e outras brotam.

 

O Zogli diz que é possível e o faz com regularidade, por isso, que tal tirares umas fotos antes da poda, após poda e daqui a algum tempo, mostrar a actualização. Assim, podemos confirmar se crescem ou morrem. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...parece que temos um verdadeiro embroglio para resolver...mas eu :twisted:fui à Tropica e lê isto:

 

Vallisneria americana (gigantea) is an easy plant that grows fast, suitable for large aquariums. In most aquariums the leaves grow so long that they float on the surface. So the plant needs pruning to stop it taking too much light from plants growing beneath. The leaves are tough and strong, so they are not normally eaten by herbivorous fish. Vallisneria americana is easy to propagate using runners, which are prolific if the bottom is nutritious.

 

Mas a sério,pelas pesquisas que fiz na net,parece que esta planta em alguns aquários cresce a partir do corte,noutros não cresce não sei porquê.Mas isto precisa é de opiniões dos nossos companheiros aquariofilistas! :)

 

O Jorge Gonçalves deu uma boa ideia! Tipo marcar uma planta de qualquer maneira,poda-la,e passado algum tempo ver o resultado!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli,

 

relativamente às podas, eu não tenho qualquer dúvida que se possa e/ou deva fazê-las:

 

''Khew Sin Sun wrote, April 26:

Speaking about Vals,does one just trim the longs leaves to get them

shorter? Or would u have to remove the leaves from the crown level? I

noramally cut off the extra long leaves of my Val Giganteas from the top

but notice some leaves rotting away after some weeks of cutting.

Is this the correct way of pruning Vals?

 

Vals are not well suited for pruning because, as you observed, cutting the

leaves often causes them to die back. It is much better to try to select a

variety that is the proper size for your tank. Val gigantea is going to

produce leaves more than two meters long. Most other varieties of Val are

smaller. There is one variety of Val. americana that has spiral leaves 10

cm. to, at most, 20 cm. long.

Paul Krombholz''

Universidade de Tougaloo, Mississipi, USA

 

este admite que, muitas vezes, as folhas morrem, o que quer dizer que nem sempre isso acontece;

 

''A widely held myth among aquarists is that Vallisneria cannot be pruned. This is not true; they can be pruned, but it needs to be done carefully. What is essential is that a sharp knife is used to cut the leaves cleanly and without starting fractures running down the length of the leaf. Should that happen, the leaf would start to decay. Alternatively, over-long leaves can be pulled away at the base, where they will quickly be replaced with new growth.''

TropicalFishFinder.uk

 

este diz que as folhas morrem se não forem cuidadosamente cortadas...

 

 

eu até dou 'a mão à palmatória' quanto ao facto de poderem nao começar a morrer logo (comigo sempre aconteceu o contrario!), mas não encontro nada a dizer que crescem a partir do corte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

Proponho o seguinte :

 

Esta semana coloco uma marca na minha valisneria , para a semana vemos .....

 

o que acham ????

 

um abraço

 

Rogerio Carvalho

 

 

podemos sempre apostar a umas cervejinhas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderá ser do tipo de valisnéria? eu sempre tive as gigantes (meu aquário tem 70cm de altura).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já alguem se lembrou de que existem várias subespecies de vallis? Eventualmente diferentes subespecies podem ter comportamentos diferentes perante a poda!

 

As minhas V.spiralis sempre foram podadas na diagonal, mas nunca tive uma folha que murchasse ou sequer perdesse cor devido a isso... Mas por outro lado, elas não crescem a partir da região da poda que se mantem com esse corte, pelo que tento que se pareça o mais natural possivel, quanto muito crescem a partir da base da folha... neste momento nao sei se estou a dizer alguma barbaridade (isto de as folhas cresceram a partir da base) mas acho k me lembro de qq coisa assim de quando tive aulas de biologia vegetal, quando falavamos de celulas estaminais e da sua abundancia nas plantas.

 

Esse teste de poda tem de levar varias marcaçoes na valli: uma na base da folha, uma na ponta e outra a meio, para despistar se existiu realmente crescimento ou não e em que zona da folha :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aqui em casa tenho a Gigantea,a Americana,Tiger e mini-Twister. E podo todas da mesma forma,(excepção da última que nunca podo) notando em todas que crescem a partir do corte.Pode haver folhas que morram,mas garanto que muitas continuam a crescer.

 

E quanto a mim o crescimento é feio a partir da ponta da folha,não da sua base,pois uma folha cortada com um golpe transversal,passado algum tempo já está na sua forma natural,arredondada.Se crescesse a partir da base o corte transversal manter-se-ia.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu teste em 2007-12-15

 

Duas folhas de valisnéria gigante, cortadas na diagonal, com fita preta perto do topo para tentar perceber se cresceu em cima ou a partir de baixo, no caso de ter crescido :)

 

vacortelteste1ix1.jpg

 

valcortetestene4.jpg

 

extremidade da folha com marca.

 

valcorteteste2tl1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante 3 anos tive valisnérias e nunca me apercebi que alguma das folhas cortadas continuasse a crescer, antes pelo contrário, definhavam e acabavam por amarelecer e morrer. Foi até por isso que passei a cortar a folha inteira, junto da raiz. Não quero dizer que não haja por aí uma qualquer técnica que permita que a folha continue o seu crescimento.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS folhas crescem, mas a partir de baixo. A ponta fica igual ao corte que se fizer.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS folhas crescem, mas a partir de baixo. A ponta fica igual ao corte que se fizer.

 

Tenho exactamente a mesma opinião.

 

A idéia que tenho é que a planta cresce a partir de baixo.

Nas plantas de caule é que o caule vai crescendo e desenvolvendo folhas, mas não é o caso.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que já existem mais que 3 verdades :)

 

Zogli diz que cresce na parte superior pois altera a forma do corte, josé mendonça diz que folha morre, Ricardo Diogo diz que cresce a partir de baixo LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' /> Não sabia que as Valisnérias encerravam tantas curiosidades!

 

Bem,mas eu tive a inspeccionar uma das Valisnérias que cortei e que continuou a crescer.Nessa dei um corte transversal e neste momento já está com a ponta arredondada.Vou tirar uma foto e já posto aqui. Na foto pode-se ver que a ponta a partir do corte é mais pequena que o resto da planta,sinal que cresceu a partir do corte na ponta.

 

A planta poderá até ter um mecanismo em que células especiais 'reparam' a zona cortada,completando-a,e a planta adquire a forma original.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente isto que o zogli diz pode acontecer... mas nunca o verifiquei nas minhas vallis...

Ela cresce a partir de baixo!!

 

Editado: Esqueci-me de dizer que as ditas celulas especiais são as tao faladas estaminais que nas plantas são mais comuns que os graos de areia numa praia!

Editado por José Cruz Silva
JCS - Citação desnecessária

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva, é saber que ainda há discussões e argumentações saudáveis por este fórum!

 

Neste assunto estou com o José, a folha de Valisnéria não continua a crescer pelo corte.

 

Pode acontecer ela continuar a crescer, porque afinal só se cortou a ponta! todo o resto continua a "viver", se cortarmos uma folha a meio ela não morre, mas não cresce mais daquele corte! O que pode acontecer é a folha apodrecer mais rapidamente ou mais lentamente. Mas não significa que o seu crescimento pare! Ela pode continuar a crescer!

 

Mas crescer mais pralém do corte... por experiência própria e em muitos aquários, não. Mas pode continuar a crescer "ao longo do corpo".

 

Espero fazer-me entender!

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então estás a dizer que ela continua a crescer mas a partir de baixo. É que a nossa dúvida era apenas se ela continua a crescer a partir do momento do corte ou se ao ser cortada definha e morre. Depois é que nasceu a dúvida se cresce de baixo ou na ponta.

 

Eu não tenho a certeza se as Valisnerias crescem a partir da ponta ou da parte de baixo.Pode acontecer como eu já disse,que depois do corte a planta apenas reconstrua a ponta,mas continue a crescer a partir de baixo como faz normalmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais