ajuda com o termostato


Recommended Posts

boa noite pessoal montei o meu aquario de 50 litros mas o termostato é de 50w ao que me parece ser fraco pk nunca mais aquece a agua será que deve de passar para um superior? e de quantos watts? aguardo vossa ajuda malta

 

Tenho um de 50 Litros com termostato de 150 W, e termómetro digital, desde o inicio, a cerca de quase 2 meses a temperatura esta estável, isto é não tem oscilações, e o termostato esta quase sempre desligado.

 

Abraço

Paulo Silva aka "O Esquentador"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para um aqua de 50 litros penso que um termo de 75 ou 100W é o suficiente. Depende também da temperatura ambiente a que tens a divissão onde está o aqua. Se for uma divisão fria vai para o de 100W. Se não, vai para o de 75W e poupas na electricidade :unsure:

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para um aqua de 50 litros penso que um termo de 75 ou 100W é o suficiente. Depende também da temperatura ambiente a que tens a divissão onde está o aqua. Se for uma divisão fria vai para o de 100W. Se não, vai para o de 75W e poupas na electricidade :unsure:

 

Cumps

 

É pá... esplica lá esse truque para poupar na electricidade! :)

 

Se me parecer bem, vou já pôr o grelhador a aquecer o meu... a resistência daquilo devem ser uns 1500W!

 

É que a minha resistência de 210W (parecida com a do grelhador) para 240 L é mais que suficiente, mas para poupar, cá estou eu!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para um aqua de 50 litros penso que um termo de 75 ou 100W é o suficiente. Depende também da temperatura ambiente a que tens a divissão onde está o aqua. Se for uma divisão fria vai para o de 100W. Se não, vai para o de 75W e poupas na electricidade :unsure:

 

Cumps

 

sim a divisão é um bocado grande e fria mas tb foi a bocado que acabei de montar o aquaio tb deve de ser essa causa vou aguardar ate amanha se nao mudar nada vou comprar um superior .

 

obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas, Ascenso.

Se acabaste de montar o aqua, é natural que demore, ainda mais com o frio que se faz sentir, a que a temperatura chegue ao valor por ti determinado.

Além disso concordo com o que foi dito, em regiões frias e nesta altura de outono/inverno é conveniente ter uma maior potencia do que o normalmente recomendado 1w/lt. No teu caso, e como já tens um termo de 50w, sugeria-te a aquisição de um segundo termo de 50w. Alem de aproveitares o 1º, ficavas com alguma segurança se um deles tivesse qualquer problema e deixasse de funcionar: ainda estaria lá o segundo a assegurar o minimo de funcionamento.~

 

Se for uma divisão fria vai para o de 100W. Se não, vai para o de 75W e poupas na electricidade

Aqui quer-me parecer que não há ganho ou poupança, pois a energia gasta a aquacer uma determinada quantidade de agua de uma temperatura t0 a um temperatura t1 é sempre a mesma. O que se pode dizer é que, com resistencias mais potentes, a recuperação do calor que se solta do sistema (aquario) é muito mais rápida, sendo portanto mais facil manter a temperatura alvo constante, com os ganhos daí decorrentes para a peixaria e as plantas que nele habitam...

cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui quer-me parecer que não há ganho ou poupança, pois a energia gasta a aquacer uma determinada quantidade de agua de uma temperatura t0 a um temperatura t1 é sempre a mesma. O que se pode dizer é que, com resistencias mais potentes, a recuperação do calor que se solta do sistema (aquario) é muito mais rápida, sendo portanto mais facil manter a temperatura alvo constante, com os ganhos daí decorrentes para a peixaria e as plantas que nele habitam...

cumps

Fausto

 

Fogo! E eu que já tinha mergulhado o grelhador no aquário... :mrgreen:

 

EhEh! Fora de brincadeiras penso que será essa a única vantagem, especialmente se o termostato for de qualidade (ou seja, não permitir grandes variações de temperatura entre o liga e o desliga).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui quer-me parecer que não há ganho ou poupança, pois a energia gasta a aquacer uma determinada quantidade de agua de uma temperatura t0 a um temperatura t1 é sempre a mesma. O que se pode dizer é que, com resistencias mais potentes, a recuperação do calor que se solta do sistema (aquario) é muito mais rápida, sendo portanto mais facil manter a temperatura alvo constante, com os ganhos daí decorrentes para a peixaria e as plantas que nele habitam...

cumps

Fausto

 

Boas

 

Concordo perfeitamente com esse princípio e peço desculpa se o conselho foi menos feliz. A questão é que pela noção que tenho essa regra não é aplicada em pleno pelos termostatos comuns. Ou seja, posso estar errado mas não acho que o seu nível de exactidão seja tão grande que o equipamento se desligue exactamente no momento em que atinge a temperatura desejada e assim gaste o mínimo de energia necessário. Daí que acho que há oscilações, ainda que mínimas, entre a energia gasta por um termostato de 100W ou outro de 75W para aquecer a mesma quantidade de água. Os electrónicos serão mais exactos. Não está em causa o principio mas o equipamento que o aplica na prática. Mas como disse, posso estar enganado, não sou físico nem mestre de culinária :snipersmile:... estou aqui para aprender como todos os outros.

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pode não ser o caso, mas às vezes o problema não está na potência dos termoestátos, mas sim na má mistura da água.

 

Isto é, numa situação em que a mistura de água é fraca, mesmo que tenhas um termoestáto de 100W, se houver pouca corrente no aquário, a água que é aquecida pelo termoestáto mantém-se próxima e acaba por enganar o termoestáto. Como resultado, a água afastada do termoestato está fria e a água próxima está quente.

 

Verifica se o termoestato está constantemente ligado. Se se desligar antes de chegar à temperatura que pretendes, é provável que o problema seja a má mistura. Se estiver sempre ligado, então é provável que precises de um mais potente (100W é suficiente).

 

Também podes experimentar a sugestão do grelhador de 2000W. Mas antes, deves deitar lá para dentro: batatas, pimentos, cebolas e sal a gosto. No fim da cozedura deves adicionar coentros. banana rock

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.