melho qualidade preço co2


Recommended Posts

Estou a pensar comprar um sistema co2 completo na aquaristic, queria saber a opinião do people para ver a melhor relação qualidade preço..

abraços

informate numa loja de paint ball que teem la botijas para de co2 mais baratas e os manometros compras depois

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar comprar um sistema co2 completo na aquaristic, queria saber a opinião do people para ver a melhor relação qualidade preço..

abraços

 

 

Eu acho que o melhor é esse. Aliás, é o que tenho...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o melhor é esse. Aliás, é o que tenho...

 

Vivas.

Concordo com o Ricardo. O meu não sendo da aquaristic é de outra loja online, mas é igual a esse, pois sendo 'linhas brancas' devem ser fabricadas no mesmo sitio.

Mas o valor que actualmente pedem por esse kit ( e estou a pensar no de 2 kgs) é muito bom, dificilmente encontras melhor relação preço/qualidade.

Sempre podes adaptar botijas de co2 com outras finalidades para o teu aquario (estou-me a lembrar, assim de repente, dos extintores de co2 e das botijas das maquinas de imperial), mas vais ver que o preço acabaria por não diferir muito, pois alem do custo das botijas terias de comprar em separado o resto dos componentes...

Por esse motivo, acho que realmente o kit da aquaristic é muito competitivo.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola novamente

eu comprei uma botija de paint ball de 600gramas por 25€ na altura nos acesorios gastei prai 5€ no maximo o redutor e de uma maquina de soldar mas o redutor da aquaristic acho que custa 50€ a botija ja dura a 2 meses desde que mandei encher

 

aqui vai 2 fotos

 

HPIM0132.jpg

 

HPIM0128.jpg

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola novamente

eu comprei uma botija de paint ball de 600gramas por 25€ na altura nos acesorios gastei prai 5€ no maximo o redutor e de uma maquina de soldar mas o redutor da aquaristic acho que custa 50€ a botija ja dura a 2 meses desde que mandei encher

 

A tua solução parece-me boa (não foi cara e é segura, bem diferente de algumas adaptações que às vezes se encontram).

 

Mas um sistema equivalente ao teu (500g, sem válvula solenóide) custa 86 €.

 

No meu entender, a garrafa "deles" parece melhor, pois tem torneira. O redutor é duplo, o que permite controlar a pressão de trabalho. Presumo que o teu também tenha a tal válvula de agulha. O outro ainda vem com mais umas coisitas, "pronto a usar".

 

Acho que será sempre uma boa opção, embora eu comprasse o que tem válvula solenóide... eventualmente com garrafa de 2 kg.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua solução parece-me boa (não foi cara e é segura, bem diferente de algumas adaptações que às vezes se encontram).

 

Mas um sistema equivalente ao teu (500g, sem válvula solenóide) custa 86 €.

 

No meu entender, a garrafa "deles" parece melhor, pois tem torneira. O redutor é duplo, o que permite controlar a pressão de trabalho. Presumo que o teu também tenha a tal válvula de agulha. O outro ainda vem com mais umas coisitas, "pronto a usar".

 

Acho que será sempre uma boa opção, embora eu comprasse o que tem válvula solenóide... eventualmente com garrafa de 2 kg.

 

Cumps

ya a minha tambem tem torneira so que nao aparece na foto

todas as garrafas ou botijas tirando o gas butano e propano teem torneiras

o redutor que eu tenho ja vem de fabrica com regulacao de saida a 15kilos depois e que tem a valvula de agulhas

eu antes de arranjar este redutor so tinha a valvula de agulhas e era um bocado dificil regular o caudal agora esta muito mais facil de regular pois ja nao tenho que regular com a precao que esta na garrafa que cheia atinje os 200kilos de precao e sim com 15 kilos

o que tu ves duplo nos redutores da aquristic e os manometros um de precao e um para regulares a que precao qures trabalhar e depois tens a valvula de agulhas

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se tens guita para investir, compra mesmo o kit de 2kg com valvula solenoide (na minha opinião vale mesmo apena)... se achas que nao justifica... então faz o DIY... mas cuidado com pressões, existe por ai pessoal que se estica no que toca a segurança...

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a uma situação de Perigo.

 

Utilizar garradas de Co2 de alta pressão é perigoso, principalmente em espaços confinados como salas, quartos etc..., O Co2 é um gaz toxico e as garrafas devem ser colocadas no exterior, quando usadas no interior deve ser instalado um detector de Co2. Se tiverem duvidas em relação aos perigos do Co2, posso enviar uma tabela com os perigos e como calcular os perigos de uma garrafa de Co2 dentro de uma sala.

Bruno Felicio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a uma situação de Perigo.

 

Utilizar garradas de Co2 de alta pressão é perigoso, principalmente em espaços confinados como salas, quartos etc..., O Co2 é um gaz toxico e as garrafas devem ser colocadas no exterior, quando usadas no interior deve ser instalado um detector de Co2. Se tiverem duvidas em relação aos perigos do Co2, posso enviar uma tabela com os perigos e como calcular os perigos de uma garrafa de Co2 dentro de uma sala.

 

 

Manda lá isso se faz favor.

 

Tendo em conta que até expelimos CO2 na respiração, quer-me parecer que as concentrações não só não são venenosas como nunca chegam a atingir niveis elevados, até pela circulação de ar.

 

Agora o CO (monoxido de carbono) é muito venenoso e letal.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda lá isso se faz favor.

 

Tendo em conta que até expelimos CO2 na respiração, quer-me parecer que as concentrações não só não são venenosas como nunca chegam a atingir niveis elevados, até pela circulação de ar.

 

Agora o CO (monoxido de carbono) é muito venenoso e letal.

 

Ok, estive a tentar colocar o grafico com os valores de segurança não consegui, então passo a informar:

 

Concentrações

 

0.04% -- Ar Fresco

0.10% -- Valor Recomendado InDoor

0.50% -- Valor Maximo Recomendado

1.50% -- Falta de Ar e aumento da frequencia cardiaca

3.00% -- Dores Musculares, inconsciencia e convulções

4.00% -- Perigo imediato de Vida

8.00% --Convulsões, paralesia e Morte.

 

 

Eu não estou aqui para enganar ninguem, apenas alertei para as pessoas que tem Co2 em casa terem em atenção o que tem, as condições que tem e a certeza que não existem fugas.

Não Informei ainda a pouco porque estou aqui a titulo pessoal e nunca profissional, mas posso dizer porque falo deste assunto, pois sou importador exclusivo em portugal de uma marca de detectores de Co2. Quando coloquei este post foi com intenção de alertar para os perigos e não com alguma ideia comercial, até porque acho que não se justifica colocar um sistema de detecção de Co2 em casa.

Bruno Felicio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, estive a tentar colocar o grafico com os valores de segurança não consegui, então passo a informar:

 

Concentrações

 

0.04% -- Ar Fresco

0.10% -- Valor Recomendado InDoor

0.50% -- Valor Maximo Recomendado

1.50% -- Falta de Ar e aumento da frequencia cardiaca

3.00% -- Dores Musculares, inconsciencia e convulções

4.00% -- Perigo imediato de Vida

8.00% --Convulsões, paralesia e Morte.

Eu não estou aqui para enganar ninguem, apenas alertei para as pessoas que tem Co2 em casa terem em atenção o que tem, as condições que tem e a certeza que não existem fugas.

Não Informei ainda a pouco porque estou aqui a titulo pessoal e nunca profissional, mas posso dizer porque falo deste assunto, pois sou importador exclusivo em portugal de uma marca de detectores de Co2. Quando coloquei este post foi com intenção de alertar para os perigos e não com alguma ideia comercial, até porque acho que não se justifica colocar um sistema de detecção de Co2 em casa.

Boas!

 

Podes dizer-me de onde tiraste estas informações?

 

É que eu desconhecia tal facto... pareceu-me estranho e fui verificar (nunca se sabe...)

 

Mas as características do CO2 correspondem às minhas ideias: o CO2 NÃO é classificado nas fichas de segurança como tóxico. Tem poder asfixiante porque pode provocar a diminuição de oxigénio e, aí sim, provocar sintomas relacionados com a falta de oxigénio (daí a segurança se relacionar essencialmente com as concentrações de O2).

 

Uma ficha de segurança aqui

 

Não terás tu confundido dióxido com monóxico? (esse sim, tóxico).

 

Se estou errado, posta aí o link para a ficha de segurança de onde tiraste as informações.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Podes dizer-me de onde tiraste estas informações?

 

É que eu desconhecia tal facto... pareceu-me estranho e fui verificar (nunca se sabe...)

 

Mas as características do CO2 correspondem às minhas ideias: o CO2 NÃO é classificado nas fichas de segurança como tóxico. Tem poder asfixiante porque pode provocar a diminuição de oxigénio e, aí sim, provocar sintomas relacionados com a falta de oxigénio (daí a segurança se relacionar essencialmente com as concentrações de O2).

 

Uma ficha de segurança aqui

 

Não terás tu confundido dióxido com monóxico? (esse sim, tóxico).

 

Se estou errado, posta aí o link para a ficha de segurança de onde tiraste as informações.

 

Cumps

 

É a ideia que tenho. Assim como a da minha mulher, que faz trabalho de laboratório e com botijas de umas toneladas de CO2, assim como de coisas mesmo perigosas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos ver se nos entendemos, pois apenas fiz um alerta e acho que se está aqui a gerar confusão.

 

vou explicar isto de uma vez por todas:

 

CO - vulgarmente conhecido por monóxido de carbono, as pessoas ouvem falar dele regularmente pois temos nas casas, nas garagens. Todas as pessoas acham que o CO é tóxico, mas é apenas a partir de determinadas concentrações pois diariamente respiramos ar com uma pequena concentração do CO e estamos todos vivos certo????

Conclusão o Monóxido de Carbono é tóxico apenas, quando ultrapassamos determinados valores de concentração.

 

CO2 - Vulgarmente conhecido como dióxido de Carbono, não tão conhecido na prática mas utilizado para uma enorme variedade de aplicações. por exemplo, aquelas bolhas que aparecem nos sumos com gaz é CO2, bolas e não morremos, claro que não, voltamos a falar em concentrações. Calculem o volume de uma garrafa de CO2 com 20Litros a 200Bar, está esta garrafa colocada numa sala com 10 M2, será que alguém sabe o que pode acontecer em caso de fuga????

Conclusão o Dióxido de Carbono é tóxico apenas, quando ultrapassamos determinados valores de concentração.

 

Apenas quis alertar e não colocar aqui esta confusão toda, pois pelo que parece as pessoas estão a duvidar da informação que eu dei, ainda mais quando eu digo que sou importador de sistemas de segurança para CO2 e perguntam se eu não estou a confundir com CO.

 

Atenciosamente

Bruno Felicio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos ver se nos entendemos, pois apenas fiz um alerta e acho que se está aqui a gerar confusão.

 

vou explicar isto de uma vez por todas:

 

CO - vulgarmente conhecido por monóxido de carbono, as pessoas ouvem falar dele regularmente pois temos nas casas, nas garagens. Todas as pessoas acham que o CO é tóxico, mas é apenas a partir de determinadas concentrações pois diariamente respiramos ar com uma pequena concentração do CO e estamos todos vivos certo????

Conclusão o Monóxido de Carbono é tóxico apenas, quando ultrapassamos determinados valores de concentração.

 

CO2 - Vulgarmente conhecido como dióxido de Carbono, não tão conhecido na prática mas utilizado para uma enorme variedade de aplicações. por exemplo, aquelas bolhas que aparecem nos sumos com gaz é CO2, bolas e não morremos, claro que não, voltamos a falar em concentrações. Calculem o volume de uma garrafa de CO2 com 20Litros a 200Bar, está esta garrafa colocada numa sala com 10 M2, será que alguém sabe o que pode acontecer em caso de fuga????

Conclusão o Dióxido de Carbono é tóxico apenas, quando ultrapassamos determinados valores de concentração.

 

Apenas quis alertar e não colocar aqui esta confusão toda, pois pelo que parece as pessoas estão a duvidar da informação que eu dei, ainda mais quando eu digo que sou importador de sistemas de segurança para CO2 e perguntam se eu não estou a confundir com CO.

 

Atenciosamente

 

Passando ao lado da discussão, tens razao no que referes... mas no ambito de uso de CO2 no recinto fechado... uma fuga minima nunca eleva os valores de CO2 para valores toxicos, salvo se a botija rebentar... mas isso damos logo conta!!! ;)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se a garrafa rebentar alguém deve dar por isso, mais que não seja está a garrafa na casa do vizinho.

 

Quanto ás pequenas fugas, sim é difícil chegar a estes valores, de qualquer forma apenas tentei alertar as pessoas para os perigos do CO2, não queria de forma alguma que fosse gerada esta discussão.

Como se pode comprovar aqui muitas pessoas não tem a mínima noção do que é o CO2 e os perigos que representa uma garrafa de CO2, apenas quis alertar mais nada.

Bruno Felicio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se a garrafa rebentar alguém deve dar por isso, mais que não seja está a garrafa na casa do vizinho.

 

Quanto ás pequenas fugas, sim é difícil chegar a estes valores, de qualquer forma apenas tentei alertar as pessoas para os perigos do CO2, não queria de forma alguma que fosse gerada esta discussão.

Como se pode comprovar aqui muitas pessoas não tem a mínima noção do que é o CO2 e os perigos que representa uma garrafa de CO2, apenas quis alertar mais nada.

 

Pessoalmente acho que fizeste muito bem, mas a maior parte do pessoal sabe o que tem. Sublinhando sempre que fizeste bem em dizer.

 

Há uns tempos estava um bacano a dizer que tinha aberto o filtro Uv e a lampada estava desligada. Sorte dele, se estivesse ligada, ainda ficava cego. Mas ele tambem não sabia.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Já tenho lido muito sobre este assunto e decidi ajudar a esclarecer o assunto.

 

Já Lavousier dizia: "Tudo é veneno... depende da dose"

 

Assim sendo, tanto o monóxido, como o dióxido e até o oxigénio podem ser letais... tudo de depende das concentrações em que se encontram. Uma hiperoxigenação leva a uma alcalose sanguínea (aumento do pH sanguíneo) que pode levar rapidamente à morte. Uma hipercarboxigenação leva a uma acidose respiratória (diminuição do pH sérico) que, se nao for controlado com bicarbonato de sódio endovenoso, em perfusão, leva rapidamente a lesoes dos orgãos e à morte.

 

A nível sérico (no sangue), e em ordem crescente de afinidade com a ferroporfirina (vulgo hemoglobina) temos:

 

oxigénio < dióxido de carbono < monóxido de carbono.

 

O monóxido de carbono é o gás (de entre os 3 mencionados) que mais afinidade tem com a hemoglobina e é por isso que, em concentrações mais baixas, torna-se venenoso para o humano. Imaginem a situação hipotética de termos uma molécula de hemoglobina e uma molécula de cada um dos 3 gases: O monóxido é aquela que mais rapidamente se liga à hemoglobina e a ligação formada é na ordem de grandeza tal que as outras moléculas não conseguem quebrar essa ligação, mesmo essas existindo em concentrações maiores.

 

Bem, após a aula de fisiologia e bioquímica ;) lol vamos lá ver uma coisa:

 

Se o CO2 ou o CO fossem assim tão letais... já estávamos todos mortos.. então quem vive em grandes cidades... tavam para além de mortos. Imaginem as grandes cidades como NY e a cidade do México que formam grandes camadas de CO2 e CO que teimosamente pairam sobre as cabeças dos habitantes (smog).... tudo morto.

 

Bem... agora em relação à aquariofilia:

 

Imaginem um quarto com 10x10m (um quartinho pequeno)... em volume devemos ter uns 300 m3 de AR. Uma botija de 2kg deve contribuir com uns 10 m3 (ou tlz menos) de CO2... ora isso representa 3% dos gases do quarto... o que é totalmente irrelevante... isto, numa situação, que se despejasse a garrafa de 2kg inteira e que a sala fosse estanque... sem a minima troca de gases do e com o exterior (o que nunca acontece numa casa).

Claro que ter 3% de CO2 livre no quarto não é bom... mas se pensarem que por cada cigarro fumado, o fumador inala à volta de 500mg de CO2... imaginem a fumar 2 maços por dia. LOL

Bem... desde k nao tenham multiplas garrafas industriais de CO2 dentro do quarto... e este tiver uma porta e uma janela, penso que não existe perigo de intoxicação por CO2, por isso basta de alarmismos.

 

O risco mesmo é DIY sem se saber que se está a lidar com garrafas pressurizadas... o que pode levar à fuga de gás pressurizado por uma válvula errada ou mal adaptada o que vai fazer com k a garrafa se comporte como um foguete.

 

Espero ter ajudado a esclarecer o assunto,

Cumprimentos.

Ricardo Costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um post com informação que vai ao encontro das noções que eu tenho sobre o CO2… embora seja dos que não percebem nada de CO2, como se pôde ver…

Boas pessoal,

Já tenho lido muito sobre este assunto e decidi ajudar a esclarecer o assunto.

Já Lavousier dizia: "Tudo é veneno... depende da dose"

Precisamente o que costumo dizer/ escrever. Já o escrevi aqui várias vezes. No entanto, não nos passaria pela cabeça dizer “cuidado, podem morrer afogados na água dos aquários”, mesmo sabendo que há humanos que morrem afogados em casa, nas banheiras… eu até arriscaria dizer que podem morrer mais afogados que pelo CO2, mas seria um alarmismo desnecessário estar a alertar para essa possibilidade, quando há factores de risco muito mais relevantes!

Em suma, 100% de acordo!

Assim sendo, tanto o monóxido, como o dióxido e até o oxigénio podem ser letais... tudo de depende das concentrações em que se encontram. Uma hiperoxigenação leva a uma alcalose sanguínea (aumento do pH sanguíneo) que pode levar rapidamente à morte. Uma hipercarboxigenação leva a uma acidose respiratória (diminuição do pH sérico) que, se nao for controlado com bicarbonato de sódio endovenoso, em perfusão, leva rapidamente a lesoes dos orgãos e à morte.

Nem mais. Embora as questões mais técnicas (ao nível biológico) fujam ao meu conhecimento, percebo o princípio e nem tenho que concordar, são factos.

 

A nível sérico (no sangue), e em ordem crescente de afinidade com a ferroporfirina (vulgo hemoglobina) temos:

oxigénio < dióxido de carbono < monóxido de carbono.

O monóxido de carbono é o gás (de entre os 3 mencionados) que mais afinidade tem com a hemoglobina e é por isso que, em concentrações mais baixas, torna-se venenoso para o humano. Imaginem a situação hipotética de termos uma molécula de hemoglobina e uma molécula de cada um dos 3 gases: O monóxido é aquela que mais rapidamente se liga à hemoglobina e a ligação formada é na ordem de grandeza tal que as outras moléculas não conseguem quebrar essa ligação, mesmo essas existindo em concentrações maiores.

Isto da afinidade é um dos factores que tornam ainda o monóxido mais perigoso, dado que mesmo que se retire a vítima do local onde está uma concentração “elevada” (tendo em conta as doses letais) o O2 pode encontrar a hemoglobina “ocupada” com CO e como a afinidade deste é muito superior à do O2, não existe substituição de um pelo outro... a vítima acaba por morrer, mesmo que já não esteja numa atmosfera letal! Quanto ao CO2, como a afinidade para a hemoglobina é menor, retirar a vítima de uma atmosfera letal pode ser o suficiente para esta recuperar (é claro que não se recuperam mortos...)

 

Isto é o que sei sem ler, só do conhecimento que fui construindo, logo podem existir algumas incorrecções, admito. (até porque não percebo nada de CO2)

Bem, após a aula de fisiologia e bioquímica :) lol vamos lá ver uma coisa:

Se o CO2 ou o CO fossem assim tão letais... já estávamos todos mortos.. então quem vive em grandes cidades... tavam para além de mortos. Imaginem as grandes cidades como NY e a cidade do México que formam grandes camadas de CO2 e CO que teimosamente pairam sobre as cabeças dos habitantes (smog).... tudo morto.

Já agora, as fichas de segurança e os dados que permitem avaliar os riscos destas substâncias indicam percentagens e tempos de exposição... não basta apresentar uns dados com uns valores e dizer... acima de x% acontece isto... exposto quanto tempo?

 

Bem... agora em relação à aquariofilia:

Imaginem um quarto com 10x10m (um quartinho pequeno)... em volume devemos ter uns 300 m3 de AR. Uma botija de 2kg deve contribuir com uns 10 m3 (ou tlz menos) de CO2... ora isso representa 3% dos gases do quarto... o que é totalmente irrelevante... isto, numa situação, que se despejasse a garrafa de 2kg inteira e que a sala fosse estanque... sem a minima troca de gases do e com o exterior (o que nunca acontece numa casa).

Eu aqui até acho que foste “porreiro” na análise. Numas contas por alto 2kg são 45 mol, qua a PTN ocuparão um volume de cerca de 1 m3... um pouco mais à temperatura ambiente. Mas as contas foram por alto, pode ser que esteja a cometer algum erro (às vezes cometemos erros nas coisas mais simples).

Claro que ter 3% de CO2 livre no quarto não é bom... mas se pensarem que por cada cigarro fumado, o fumador inala à volta de 500mg de CO2... imaginem a fumar 2 maços por dia. LOL

Pois… e mesmo assim, quando se fala do tabaco, considera-se que o problema está no monoxido (entre outras substâncias) e não no dioxido…

Bem... desde k nao tenham multiplas garrafas industriais de CO2 dentro do quarto... e este tiver uma porta e uma janela, penso que não existe perigo de intoxicação por CO2, por isso basta de alarmismos.

O risco mesmo é DIY sem se saber que se está a lidar com garrafas pressurizadas... o que pode levar à fuga de gás pressurizado por uma válvula errada ou mal adaptada o que vai fazer com k a garrafa se comporte como um foguete.

Ora aí está o que eu entendo ser perceber de um assunto: é saber analizar na globalidade e não ter uma visão limitada... isso sim é conhecer, compreender o fenómeno.

Espero ter ajudado a esclarecer o assunto,

Cumprimentos.

Ricardo Costa.

 

Claro que ajudaste!

 

Já agora o membro Bruno Felício também nos deu algum conhecimento sobre o assunto embora, no meu entender, tenha exagerado nos riscos e não tenha ponderado os riscos em relação à realidade concreta, ou pelo menos dizer que só se aplicaria em determinadas condições... espaços confinados, armazenamento de grandes quantidades, etc...

 

No que o membro “errou” foi ter escrito que “Como se pode comprovar aqui muitas pessoas não tem a mínima noção do que é o CO2”, quando só eu e o Ricardo estávamos a pedir mais informação e a questionar. Eu não fui tão incisívo como o Bruno e, apesar de eu ter a certeza que o CO2 não estava classificado como tóxico – a classificação não sou eu que invento - a rotulagem ADR refere a etiqueta para transporte 2.2: gás não inflamável e não tóxico, por exemplo – pedi explicações... Essa da classificação é importante, pois qualquer dia estaríamos a dizer que o O2 é tóxico, o N2 é tóxico, etc, dado que todos eles nos podem matar, como já se sabe.

 

É excessívo dizer qua alguém não tem a mínima noção do que é uma substância, quando essa pessoa nos apresenta uma ficha de segurança que comprova o que foi dito... nada do que eu escrevi está errado! (pelo menos completamente).

Nunca excluí a possibilidade do CO2 fazer mal em determinadas quantidades, relacionando-o com o facto dele, em “elevadas” concentrações poder fazer baixar os níveis de O2 e provocar a morte por asfixia, por exemplo. (tal como indicam as fichas de segurança, qua aliás referem risco 1 para a saúde – se me recordo para o monóxido é nível 3)

 

Não “puxei de galões” nenhuns na altura, mas já consultei muitas fichas de segurança (e outra documentação) para avaliar e escrever sobre riscos de muitas substâncias e até tenho formação académica para isso, não sendo especialista em CO2, claro...

 

Já agora deixo mais um texto de um departamento da Universidade dos Açores - veja-se que nos limítes de exposição não se fala apenas numa percentagem de 0,5%, mas sim nessa percentagem durante 8 horas...:

 

“O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais constituintes dos gases vulcânicos, sendo libertado ao nível de fumarolas e solos ou episodicamente no decurso de erupções. Normalmente não representa perigo para a vida pelo facto de ser rapidamente diluído para baixas concentrações na atmosfera. No entanto, em determinadas circunstâncias, pode atingir níveis de concentração letais para pessoas e animais. Tratando-se de um gás mais denso que o ar, pode acumular-se junto ao solo, em depressões naturais ou escavações.

É um gás incolor e inodoro que actua normalmente como um simples asfixiante e os seus sintomas só se fazem sentir quando são atingidas concentrações tais que o CO2 ocupe o lugar do oxigénio (O2). Os sintomas relacionados com uma sobreexposição confundem-se facilmente com os da fadiga e consistem essencialmente em aceleração da respiração, aumento do ritmo cardíaco, dores de cabeça, suores, tonturas, fraqueza muscular, depressão mental, sonolência e ruídos nos ouvidos. Concentrações de CO2 superiores a 10% podem produzir inconsciência em poucos minutos. A partir de 25% podem ocorrer convulsões e morte.

 

Limites de exposição permissíveis (OSHA):

5 000 ppm (0,5%) (período de 8 horas)

30 000 ppm (3,0%) (período de 10 minutos).

 

Em suma, foi um bom tema para ler mais umas coisitas e aprender, também! Admito que fiquei a conhecer um pouco mais sobre o CO2, que a intenção do membro Bruno Felício foi boa e que até deu para, através do que ele e os outros escreveram, aumentar o meu conhecimento específico sobre o assunto.

 

Por isso Obrigado e até uma próxima troca de conhecimentos

 

Cumps a todos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, a nível de curiosidade, pois começaram para aqui a falar em grupos heme e outros que tais... :)

 

O Monóxido de Carbono tem propriedades analgésicas em pequenas doses, tal como o Diclorometano.

Se não 'fosse' o Monóxido de Carbono, nem existia hemoglobina (o O2 só se consegue coordenar ao Fe, devido ao efeito de cooperação por parte dos carbonilos, ou se preferirem CO's).

 

De resto, concordo plenamente com o AGA.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.