TPA durante o ciclo do azoto


sabinonet

Recommended Posts

já li aqui quem disse-se que se deve fazer trocas de água durante o ciclo e quem defendesse o contrario

a minha duvida era se eu efectuasse tpa durante o ciclo não irei atrasar o ciclo, pois vou estar a retirar água ciclada e a intruduzir água "virgem"

 

 

cumps

Luis Sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Antes de mais, o que entendes por ciclo, e o que estás a fazer para "obter" o tal ciclo?

 

O aquário tem peixes? Os valores de nitratos estão altos? Há quanto tempo montaste o aquário?

 

Se montaste o aquário há uns dias, e já colocaste peixes, mede o valor de nitritos e nitratos - se tudo estiver bem, os nitritos estão a 0 e os nitratos estão...diferentes de 0. Neste caso, podes mudar uma parte da água só para controlar os nitratos. Se nitratos e nitritos estão a 0...não vale a pena mudar a água - continua a ser um bom sinal.

 

Se montaste o aquário há uns dias, e ainda não colocaste peixes, mudas um pouco da água uns dias depois de colocares os peixes.

 

Se não tens teste de nitritos e nitratos, não podes saber como está a correr o ciclo - faz a manutenção normal do aquário, com mudanças parciais de 2 em 2 semanas e muito cuidado com o excesso de população e alimentação.

 

Cumps,

Nuno

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIM!

Quando a amónia e/ou os nitritos começarem a chatear e haja peixes.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Se não tens teste de nitritos e nitratos, não podes saber como está a correr o ciclo - faz a manutenção normal do aquário, com mudanças parciais de 2 em 2 semanas e muito cuidado com o excesso de população e alimentação.

 

Cumps,

Nuno

 

Tenho dúvidas se tens razão... esta é precisamente a situação mais "arriscada", quando tens peixes e não tens meio de saber os valores de amónia e nitritos. Neste caso parece-me que deixar 2 semanas para fazer a troca parcial pode ser muito mau!

 

Nesta fase acho que devemos fazer mais mudanças que o habitual (diárias? de dois em dois dias?), pois ainda não há bactérias em nº suficiente para degradar amónia e/ou nitritos.

 

Ao fazer-se uma troca parcial para reduzir níveis de amónia e nitritos não se está a eliminar completamente esses compostos, apenas se estão a baixar os valores, dado que o filtro, por si só, não o consegue fazer.

 

Assim, as bactérias do filtro continuam a ter alimento (até porque ele - amónia e depois nitritos) são continuamente produzidos no aquário.

 

Quando fiz o meu ciclo detectei um pico de nitritos e fiz logo TPA´s para os baixar... durante 3 ou 4 dias fiz TPA´s todos os dias e parece-me que no primeiro fiz duas (prefiro fazer 2 TPA´s menores - uns 30% + 30% - com umas horas de intervalo do que fazer só uma TPA maior).

 

Os valores de nitratos não são muito preocupantes, quando comparados com amónia e nitritos.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o AGA. eu fiz TPA's.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.