Escalares - EPterophyllum scalare - hibridação?


rasputin

Recommended Posts

Uma duvida que me assaltou: Tenho visto escalares negros, brancos, cinzento prateados às pintinhas pretas, com amarelo, manchados, etc.

São espécies diferentes ou hibridações? Posso num mesmo aqua juntar por exemplo um escalar negro com um escalar raiado, ou outro qualquer?

Queria por motivos pessoais ter pelo menos 3 escalares diferentes mas não queria que resultasse em algo não natural.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás.

 

Todos os escalares (P. scalare) são da mesma espécie, independentemente das cores que possuam. Sim, podes juntá-los todos que não há qualquer problema de hibridização.

 

Aconselho-te a adquirir um grupo deles, ao adquirires apenas 3 exemplares corres o risco de obteres um casal e o terceiro ser morto. Com um grupo - 6 por exemplo - em principio não haverá tantos problemas - sim, os escalares são ciclideos de cardume.

 

Já agora, as três espécies de escalares conhecidas são P. scalare, P. altum e P. leopoldi. Se misturares exemplares destas duas espécies com os P. scalare é provavel que haja hibridos - os altum e os leopoldi são bastante diferentes dos scalare e dificeis de encontrar. Quando se encontram, estão geralmente bem identificados...e são bastante mais caros.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- esta pergunta devia estar no sub-forum ciclideos americanos

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais