Ajuda no meu nano...


Olatodos

Recommended Posts

Olá,

 

Montei à pouco tempo o meu salgadinho de 60 litros banana rock ... já lá tenho alguns corais, 2 eremitas e 2 palhaços... Alguém me podia aconselhar sobre que mais espécies (vertebrados ou invertebrados) eu poderia por no meu aquário sem o sobre lotar...

 

Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyas!

 

Antes de mais nada, descarrega para aqui o setup do tanque.

 

O teu "pouco tempo" é quanto, a nível temporal? 1 dia? 1 semana? 1 mês? eh eh eh

 

Quanto a mais espécies (supondo que está tudo como deve de ser) só colocaria mais 1 Lysmata (no máximo dos máximos) e tal como o Pedro disse anteriormente, corais!

 

E também como o Pedro referiu... cadê as fotos? :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, vou tentar responder a tudo, e caso me engane em alguma coisa, peço que me corrijam.

 

:arrow: Tens o aquário há um mês e já tens corais, eremitas e palhaços? com um mês deverias estar agora a colocar apenas e só a equipe de limpeza... espero que a médio/longo prazo esta "pressa" não te traga dissabores...

 

:arrow: os palhaços podem atingir +- 7cms (no caso das fêmeas, os machos serão sempre um pouco menores)

 

:arrow: até podes não gostar de camarões, mas vejamos... os amboinensis por exemplo são óptimos limpadores, e depois de habituados aos peixes e vice versa, é delicioso ver os peixes a irem à "estação de limpeza" e deixarem-se limpar pelos amboinensis, além de que a nível de saúde também é muito benéfico para os peixes. No caso dos Seicaudata, para limpeza de aiptásias, são a hipótese natural mais em conta... bem mais em conta que as Bérguias (acho que é isto).

 

:arrow: esse bicho branco que parece uma centopeia deixa-o andar... e não lhe toques, senão verás os que são dores... eh eh eh Salvo erro será uma fireworm e é um óptimo detrítivoro.

 

:arrow: Quanto ao setup... eu colocava mais uns 4 kgs de RV... iluminação com um total de 70W ou mais (vê a potência das lâmpadas...)... arranja um escumador o mais rápido possível (convém) e nunca prescindas das TPA's semanais.

 

:arrow: Tenta não sobrecarregar com peixes o aquário, pois o teu aquário é pequeno... restringe a tua escolha a peixes de pequeno porte (sendo que os palhaços sejam os maiores a nível de dimensões) e repensa a situação dos camarões... se não for pelo interesse e pela estética, quanto mais não seja pela funcionalidade e utilidade. ;)

 

Não sei se me enganei em alguma coisa, ou se faltará algo, mas de certo que mais pessoal te irá ajudar. :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, concordo com o que o Zaad disse!

 

Não metas mesmo nada de animais, um mês não é nada visto que tens 4kg de rocha vivo e 4kg de rocha morta!!!!

Tenta colocares somente um peixe de cada vez ( caso coloques...) para não aumentar a carga orgânica, visto que não tens o essencial, que é o coração do aquário o ESCUMADOR, tenta fazer o máximo possível de TPA´s ( mudanças de água ) para não te morrer tudo e ficares desanimado

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pelos conselhos... Quanto a eu já ter tudo no aquário agora já não há nada a fazer... Também espero que não aconteça nada... ;) Vou tratar de arranjar os camarões e mais rocha viva e não vou por mais nada nada no aquário.

 

Quanto ao bicho branco também não estava mesmo a pensar em tocar-lhe, ele é super rápido, nunca mais o vi...

Eu acho que as lâmpadas são as apropriadas para o tamanho do aquário, e estava a pensar em fazer um escumador como vi num tópico aqui no fórum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já arranjei + 2kg de rocha viva e tirei a rocha morta por uma questão de espaço.

 

Só + uma coisa, eu tenho feito as TPA's com sal que compro na loja, mas posso fazê-lo com água do mar? Posso ir buscar e por directamente no aquário ou precisa de algum tipo te tratamento?

Editado por Olatodos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já arranjei + 2kg de rocha viva e tirei a rocha morta por uma questão de espaço.

 

Só + uma coisa, eu tenho feito as TPA's com sal que compro na loja, mas posso fazê-lo com água do mar? Posso ir buscar e por directamente no aquário ou precisa de algum tipo te tratamento?

 

 

Boas, sim podes fazer isso!

 

Penso que 80% das pessoas que possuem aqua salgado fazem-no....

 

 

:Fade-color

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim podes fazer isso!

 

Penso que 80% das pessoas que possuem aqua salgado fazem-no....

:Fade-color

 

É só apanhar e por? não corro o risco de a água vir poluída ou assim? :?

E aonde é que eu apanho a água? na rebentação, espero que a maré baixe e vou às poças? Ou tenho de me meter dentro de água para ir buscar?.... :morning:

Editado por Olatodos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só apanhar e por? não corro o risco de a água vir poluída ou assim? :morning:

E aonde é que eu apanho a água? na rebentação, espero que a maré baixe e vou às poças? Ou tenho de me meter dentro de água para ir buscar?.... :Fade-color

 

 

Vai vendo a parte dos EVENTOS que o pessoal normalmente combina lá a apanha d'água... no Cabo Raso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.