Ciclo do azoto


lmsalgado

Recommended Posts

Ainda não tenho o meu aquário montado, o que justifica a dúvida seguinte:

 

Se eu pegar num recepiente (um tupperware, um cubo vodafone, qualquer coisa), encher com água, colocar uma esponja de filtro e atirar um pouco de comida para peixe.... será que estou a promover o ciclo do azoto?

 

O objectivo seria, mal o aquário esteja montado, acrescentar a esponja ao filtro de modo a encurtar o tempo de espera até poder colocar peixes. Mas tenho dúvidas se este método realmente ajuda a criar bactérias e a alcançar os picos de amónia, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tenho o meu aquário montado, o que justifica a dúvida seguinte:

 

Se eu pegar num recepiente (um tupperware, um cubo vodafone, qualquer coisa), encher com água, colocar uma esponja de filtro e atirar um pouco de comida para peixe.... será que estou a promover o ciclo do azoto?

 

O objectivo seria, mal o aquário esteja montado, acrescentar a esponja ao filtro de modo a encurtar o tempo de espera até poder colocar peixes. Mas tenho dúvidas se este método realmente ajuda a criar bactérias e a alcançar os picos de amónia, etc...

 

 

Ajuda pois. Basta teres um filtro em funcionamento e agua a circular num balde grande ou algo do genero.

Já fiz isso e reduzi o tempo do ciclo de um aquário em quase duas semanas.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então tenho mesmo que pôr um filto a funcionar, não basta atirar lá para dentro a esponja. :(

 

Mas não faz mal, já vai ajudar. Obrigado

 

Sim, tem que haver circulação de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de esponja também serve, podes ler por aqui como fazer um .

 

Mas com a tal circulação de água, também te safas.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se eu pegar num recepiente (um tupperware, um cubo vodafone, qualquer coisa), encher com água, colocar uma esponja de filtro e atirar um pouco de comida para peixe.... será que estou a promover o ciclo do azoto?

 

O objectivo seria, mal o aquário esteja montado, acrescentar a esponja ao filtro de modo a encurtar o tempo de espera até poder colocar peixes. Mas tenho dúvidas se este método realmente ajuda a criar bactérias e a alcançar os picos de amónia, etc...

 

Para que não haja confusões, pois este sub-forum tem bastantes utilizadores que agora começaram nos aquários, a esponja que falas tem de ser já usada e conter ela própria uma colónia de bactérias activa. Se fôr uma esponja simples, acabada de sair da embalagem, só vais encher o aquário (tupperware, caixa vodafone...) com amónia, fosfatos e...uma grande porcaria coberta de fungos!!!

As bactérias terão que existir já em algum lugar....

 

O que podes fazer é colocar um recipiente com água e um pouco de "porcaria" retirada de um filtro antigo nesse mesmo recipiente. Colocar um filtro de esponja ou, melhor ainda, um filtro que possa levar cerâmicas, a trabalhar lá dentro e aguardar pela produção de bactérias. Não uses comida para peixes, a porcaria que colocaste chega para formar uma colónia grande de bactérias.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

Para que não haja confusões, pois este sub-forum tem bastantes utilizadores que agora começaram nos aquários, a esponja que falas tem de ser já usada e conter ela própria uma colónia de bactérias activa. Se fôr uma esponja simples, acabada de sair da embalagem, só vais encher o aquário (tupperware, caixa vodafone...) com amónia, fosfatos e...uma grande porcaria coberta de fungos!!!

As bactérias terão que existir já em algum lugar....

 

Desculpa mas agora fiquei mesmo confuso.

Então quando eu monto um aquário e coloco lá o filtro saido da caixa, as bactérias acabam por aparecer (não me perguntes de onde vêm) e promover o ciclo do azoto. É isso que eu tenho lido vezes sem conta aqui no fórum. Porque não num recepiente mais pequeno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de esponja também serve, podes ler por aqui como fazer um .

 

Mas com a tal circulação de água, também te safas.

 

Filtros de esponja são aqueles que funcionam com bomba de ar?

Editado por lmsalgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Desculpa mas agora fiquei mesmo confuso.

Então quando eu monto um aquário e coloco lá o filtro saido da caixa, as bactérias acabam por aparecer (não me perguntes de onde vêm) e promover o ciclo do azoto. É isso que eu tenho lido vezes sem conta aqui no fórum. Porque não num recepiente mais pequeno?

 

As bactérias não aparecem do nada...

Só consegues iniciar o ciclo com bactérias já existentes, seja através da colocação de peixes ou plantas (carregam consigo algumas bactérias), produtos ricos em bactérias (liquidos ou pastilhas) ou através do uso de culturas existentes em aquários/filtros já usados...

É provável que haja bactérias nitrificantes (as bactérias essenciais ao aquário) na água da torneira e até no areão acabado de comprar, no entanto não são suficientes para começar o ciclo - por si só, esta quantidade de bactérias pode demorar meses a reproduzirem-se em número suficiente para ciclar o aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

As bactérias não aparecem do nada...

Só consegues iniciar o ciclo com bactérias já existentes, seja através da colocação de peixes ou plantas (carregam consigo algumas bactérias), produtos ricos em bactérias (liquidos ou pastilhas) ou através do uso de culturas existentes em aquários/filtros já usados...

É provável que haja bactérias nitrificantes (as bactérias essenciais ao aquário) na água da torneira e até no areão acabado de comprar, no entanto não são suficientes para começar o ciclo - por si só, esta quantidade de bactérias pode demorar meses a reproduzirem-se em número suficiente para ciclar o aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

 

Quer então dizer que se eu colocar areão e plantas na recipiente então já funcionará? (claro, o ideal seria usar um aquário/filtro já usados, mas não tenho nenhum disponível)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.