ja tenho o aquario a trabalhar ha 5 dias


coelho24

Recommended Posts

olá pessoal, eu sou novo aqui, e no vasto mundo dos aquarios.

 

eu tenho o meu aquario de 120 L a trabalhar há 5 dias, sempre com o filtro ligado, ja plantei plantas naturais (n me perguntei o nome porque eu n sei, lololol) e coloquei um tronco natural como decoração.

tenho adicionado tambem um producto para as bacterias.

 

ja me esquecia o ph esta entre 6.8 e 7.2, a temperatura ronda os 26º e os 28º.

 

eu como novato nestas andanças gostava de saber se sera boa ideia adicionar alguns peixes?

 

obrigado pela atenção dispensada, um abraço banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal, eu sou novo aqui, e no vasto mundo dos aquarios.

 

eu tenho o meu aquario de 120 L a trabalhar há 5 dias, sempre com o filtro ligado, ja plantei plantas naturais (n me perguntei o nome porque eu n sei, lololol) e coloquei um tronco natural como decoração.

tenho adicionado tambem um producto para as bacterias.

 

ja me esquecia o ph esta entre 6.8 e 7.2, a temperatura ronda os 26º e os 28º.

 

eu como novato nestas andanças gostava de saber se sera boa ideia adicionar alguns peixes?

 

obrigado pela atenção dispensada, um abraço banana rock

 

 

Boas!

 

Ainda não podes meter peixes dentro do aqua, pois o ciclo da agua ainda não esta completo, há quem espere 2 semanas e compre uns peixes mais resistentes para ajudar no ciclo, o que eu não concordo, no meu ponto de vista porque vão andar a sofrer com as oscilações dos parâmetros da agua, o ideal é esperares um mês sempre a verificares os parâmetros e podes ir adicionando uns bocadinhos de comida para ajudar no ciclo.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera mais um pouco. Eu pessoalmente, espero bem mais que 2 semanas. Costumo deixar um aquário a ciclar á volta de 1 mês a 2 meses. Assim há "garantias" que o ciclo está feito, dentro do possível claro.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera pelo menos um mês antes de adicionares os primeiros peixes.

 

Vai controlando o ph, a temperatura e assegurando-te que está como a funcionar correctamente - filtro, termómetro, termóstato, etc.

 

Colocar peixes depressa de mais é o maior erro dos principantes!

 

Ao colocares peixes agora vai criar detritos (comida + dejectos peixes) que se vão converter em amónia - extremamente tóxica e mesmo mortal para os peixes. Se esperares o tempo necessário vais começar a ter bactérias no aquário que vão ajudar a converter a amónia em nitritos e depois em nitratos...os quais são menos nocivos para os peixitos!!!

 

Espera...os peixinhos agradecem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o meu aquario de 120 L a trabalhar há 5 dias, sempre com o filtro ligado, ja plantei plantas naturais (n me perguntei o nome porque eu n sei, lololol) e coloquei um tronco natural como decoração.

tenho adicionado tambem um producto para as bacterias.

 

ja me esquecia o ph esta entre 6.8 e 7.2, a temperatura ronda os 26º e os 28º.

 

a maior parte do pessoal acho que não reparou no pormenor que mencionas estar a adicionar o produto para bactérias...

 

segue as instruções desse produto. montei o meu segundo aquário com esse acelerador de bactérias, coloquei o primeiro peixe no segundo dia, o segundo peixe na segunda semana, outro peixe na terceira semana, e quando fizer um mês podes adicionar mais peixes. para primeiro peixe sugiro-te uma corydora, um pleco/ancistrus, um guppy/espada/molly, ou outro dos resistentes.

 

os parâmetros da água estão bons. estás a usar anti-cloro/repouso 48 horas?

 

portanto podes colocar desde já um peixito e vai seguindo as instruções do produto das bactérias.

 

boa sorte

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a maior parte do pessoal acho que não reparou no pormenor que mencionas estar a adicionar o produto para bactérias...

 

segue as instruções desse produto. montei o meu segundo aquário com esse acelerador de bactérias, coloquei o primeiro peixe no segundo dia, o segundo peixe na segunda semana, outro peixe na terceira semana, e quando fizer um mês podes adicionar mais peixes. para primeiro peixe sugiro-te uma corydora, um pleco/ancistrus, um guppy/espada/molly, ou outro dos resistentes.

 

os parâmetros da água estão bons. estás a usar anti-cloro/repouso 48 horas?

 

portanto podes colocar desde já um peixito e vai seguindo as instruções do produto das bactérias.

 

boa sorte

 

Em minha opinião Arty, acho que simplesmente tiveste sorte!

 

Não há "aceleradores" de bactérias. Ou tens bactérias ou não tens. O produto para bactérias ajuda somente a aumentar o número de bactérias quando ainda não tens peixes no aquário. O ideal é ter uma colónia de bactérias suficientemente grande quando se introduz os primeiros peixes para minimizar a amónia.

 

E esse número de bactérias suficiente demora 1 mês a atingir. Com o tal produto para as bactérias.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a maior parte do pessoal acho que não reparou no pormenor que mencionas estar a adicionar o produto para bactérias...

 

segue as instruções desse produto. montei o meu segundo aquário com esse acelerador de bactérias, coloquei o primeiro peixe no segundo dia, o segundo peixe na segunda semana, outro peixe na terceira semana, e quando fizer um mês podes adicionar mais peixes. para primeiro peixe sugiro-te uma corydora, um pleco/ancistrus, um guppy/espada/molly, ou outro dos resistentes.

 

 

Olá

Só uma questão, as corydoras são realmente boas p inicar o ciclo do azoto? Li por ai que quando existiam flutuações de parametros elas eram a primeiras a "bater as botas". Desculpem estar a usar um tópico k n é meu p tirar uma duvida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Arty tem razão, acho que vocês não compreenderam bem o ciclo do azoto, pois se adicionam bactérias mas não há azoto para elas, elas não formam as colónias.

 

 

num aquário plantado nem sequer é preciso ciclar, desde que se cumpram as TPAs, mas isto fica para quem for mais experiente, faz como o arty disse, adiciona um peixe e vai adicionando outros ao longo do tempo para as bactérias terem azoto disponivel e a colónia crescer

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Como já aqui foi dito eu também sou daqueles que não acredita em peixes para fazer o ciclo do aquário. Por isso mantenho os aquários novos durante aproximadamente um mês completamente montados mas sem peixes neste período de tempo vou fazendo as leituras diárias para ver a evolução do aquário e colocando os valores de Ph kh e dk que pretendo para o aquário que estou a montar, vou verificando também se o valor de temperatura esta de acordo com o pretendido. Após este período de aproximadamente 30 dias e ainda antes de colocar peixes introduzo uma quantidade de alimento um pouco maior por forma a verificar se a cultura de bactérias já esta suficientemente desenvolvida e consegue responder a um aumento de nutrientes no aquário, desta forma tenho garantido que a quando da introdução dos primeiros peixes o aquário esta realmente preparado para introduzir peixes e não vai haver aumento nos valores de amónia.

 

É claro que isto demora bastante tempo e por vezes há necessidade de ter um aquário estabilizado em muito menos tempo, neste caso e como tenho aquários estabilizados recorro a utilização de filtros que coloco nos aquários estabilizados com o único propósito de criarem colónias de bactérias, aproveito ainda para retirar um pouco de substrato e uma boa parte da agua desta forma consigo reduzir o tempo de estabilização do aquário.

 

 

 

Cumprimentos

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Coloca 3 ou 4 peixes, 5 dias é suficiente para a água estabilizar.

 

Vai monitorizando os valores de nitritos e amónia - se colocares poucos peixes de cada vez, os valores não vão mexer.

 

Não tens testes de amónia ou nitritos?

 

Se colocares poucos peixes de cada vez e continuares com o "produto para as bactérias", não vais ter problemas...

Verifica o estado de saúde dos peixes e daqui a uns dias, coloca mais alguns bichanos.

 

Cumps,

Nuno

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José e Vedas...estamos juntos :crazyeyes:

 

Passo a citar um livro da especialidade:

 

"Quando montamos um aquário, poucas bactérias do Ciclo do Azoto se encontram presentes no ecossistema e é, portanto, necessário criar condições para que estas se reproduzam e possam completar o ciclo. Normalmente, isto é proporcionado pela disposição de materiais no filtro (cerâmicas porosa, esponjas, etc) onde uma boa colónia se possa alojar. No início de vida do aquário, devido ao reduzido número de bactérias presentes, começa-se a acumular amónia, proveniente da amonização. Este aumento da concentração de amónia cria condições favoráveis ao surgimento de bactérias nitrificantes, que começam a transformar a amónia em nitritos originando seguidamente a diminuição da amónia no aquário mas um crescimento repentino dos nitritos. Só quando as bactérias de nitratação entram em acção, e começam a transformar os nitritos em nitratos, é que o aquário está pronto para a introdução dos peixes. Muitas vezes para acelerarmos o ciclo introduzimos no aquário um ou outro peixe mais resistente e introduzimos bactérias que se podem comprar nas lojas de aquariofilia."

 

Espero que esta informação ajude ao esclarecimento. Pessoalmente, não gosto de "acelerar o ciclo". Prefiro realizá-lo com calma e paciência. A única adição que faço ao aquário é a hagen nutrafin aquaplus (para eliminar as cloraminas e cloro da água da torneira) e o hagen nutrafin cycle (para a introdução de bactérias no aquário, que se irão alojar no filtro e combater a amónia quando ela for criada).

 

Adicionar peixes com 5 dias...é mesmo a verdadeira loucura, em minha opinião! Mas pode-se sempre testar.

 

Já em plantados é diferente sem dúvida...mas tem que ser um plantado a sério! E para fazer um plantado a sério...é precisa experiência :bad-words:

 

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José e Vedas...estamos juntos :crazyeyes:

 

Passo a citar um livro da especialidade:

 

"Quando montamos um aquário, poucas bactérias do Ciclo do Azoto se encontram presentes no ecossistema e é, portanto, necessário criar condições para que estas se reproduzam e possam completar o ciclo. Normalmente, isto é proporcionado pela disposição de materiais no filtro (cerâmicas porosa, esponjas, etc) onde uma boa colónia se possa alojar. No início de vida do aquário, devido ao reduzido número de bactérias presentes, começa-se a acumular amónia, proveniente da amonização. Este aumento da concentração de amónia cria condições favoráveis ao surgimento de bactérias nitrificantes, que começam a transformar a amónia em nitritos originando seguidamente a diminuição da amónia no aquário mas um crescimento repentino dos nitritos. Só quando as bactérias de nitratação entram em acção, e começam a transformar os nitritos em nitratos, é que o aquário está pronto para a introdução dos peixes. Muitas vezes para acelerarmos o ciclo introduzimos no aquário um ou outro peixe mais resistente e introduzimos bactérias que se podem comprar nas lojas de aquariofilia."

 

Espero que esta informação ajude ao esclarecimento. Pessoalmente, não gosto de "acelerar o ciclo". Prefiro realizá-lo com calma e paciência. A única adição que faço ao aquário é a hagen nutrafin aquaplus (para eliminar as cloraminas e cloro da água da torneira) e o hagen nutrafin cycle (para a introdução de bactérias no aquário, que se irão alojar no filtro e combater a amónia quando ela for criada).

 

Adicionar peixes com 5 dias...é mesmo a verdadeira loucura, em minha opinião! Mas pode-se sempre testar.

 

Já em plantados é diferente sem dúvida...mas tem que ser um plantado a sério! E para fazer um plantado a sério...é precisa experiência :bad-words:

 

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José e Vedas...estamos juntos :crazyeyes:

 

Passo a citar um livro da especialidade:

 

"Quando montamos um aquário, poucas bactérias do Ciclo do Azoto se encontram presentes no ecossistema e é, portanto, necessário criar condições para que estas se reproduzam e possam completar o ciclo. Normalmente, isto é proporcionado pela disposição de materiais no filtro (cerâmicas porosa, esponjas, etc) onde uma boa colónia se possa alojar. No início de vida do aquário, devido ao reduzido número de bactérias presentes, começa-se a acumular amónia, proveniente da amonização. Este aumento da concentração de amónia cria condições favoráveis ao surgimento de bactérias nitrificantes, que começam a transformar a amónia em nitritos originando seguidamente a diminuição da amónia no aquário mas um crescimento repentino dos nitritos. Só quando as bactérias de nitratação entram em acção, e começam a transformar os nitritos em nitratos, é que o aquário está pronto para a introdução dos peixes. Muitas vezes para acelerarmos o ciclo introduzimos no aquário um ou outro peixe mais resistente e introduzimos bactérias que se podem comprar nas lojas de aquariofilia."

 

Espero que esta informação ajude ao esclarecimento. Pessoalmente, não gosto de "acelerar o ciclo". Prefiro realizá-lo com calma e paciência. A única adição que faço ao aquário é a hagen nutrafin aquaplus (para eliminar as cloraminas e cloro da água da torneira) e o hagen nutrafin cycle (para a introdução de bactérias no aquário, que se irão alojar no filtro e combater a amónia quando ela for criada).

 

Adicionar peixes com 5 dias...é mesmo a verdadeira loucura, em minha opinião! Mas pode-se sempre testar.

 

Já em plantados é diferente sem dúvida...mas tem que ser um plantado a sério! E para fazer um plantado a sério...é precisa experiência :bad-words:

Saudações

 

A frase que coloquei de forma diferente diz tudo.

 

A introdução de bactérias no aquário de forma automática sob a forma de liquido ou seja que composto for, ajuda e muito a introdução de peixes.

 

Conheço quem coloque peixes ao fim de 6 horas, pois é e nunca teve problemas, eu fiz isso uma única vez com rams, discus e afins e nenhum morreu, fiz bem? se poder evito claro mas não vejo que haja grandes problemas por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocado,

 

A frase que sublinhaste reforça o que eu digo!

 

As bactérias são alojadas no filtro e combatem a amónia QUANDO ela for criada. A amónia é criada quando adicionas peixes.

 

Se adicionas peixes, não tendo um número adequado de bactérias...a amónia...upa upa :crazyeyes:

 

Para quê complicar? Para quê correr riscos?

 

Haverão sempre casos em que pessoas fazem coisas mal e acabam por ter sorte...

 

Existe milhares e milhares de artigos sobre o ciclo de azoto na internet. É só pesquisar. Todos são unânimes! Apenas adicionar peixes depois de pelo menos 1 mês...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo do Azoto não é mais que a criação e manutenção de bactérias nitrificantes, ora se as colocares tu no filtro em quantidade adequada e por consequência lhes der o que comer para não morrerem tens o ciclo feito. Simples.

 

O que importa é a quantidade de bactérias que lá tens :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo do Azoto não é mais que a criação e manutenção de bactérias nitrificantes, ora se as colocares tu no filtro em quantidade adequada e por consequência lhes der o que comer para não morrerem tens o ciclo feito. Simples.

 

O que importa é a quantidade de bactérias que lá tens :mrgreen:

 

ERRADO!

 

O ciclo do Azoto não é mais que a criação e manutenção de bactérias nitrificantes SUFICIENTES PARA A MATÉRIA ORGÂNICA EXISTENTE NO AQUÁRIO.

 

A quantidade do azoto aumenta exponencialmente com a passagem dos dias, duplicando a cada 10 dias. Enfim, é mesmo uma questão de ler e estudar. É simples de perceber:

 

http://fins.actwin.com/fish/mirror/pt/begin-cycling.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ERRADO!

 

O ciclo do Azoto não é mais que a criação e manutenção de bactérias nitrificantes SUFICIENTES PARA A MATÉRIA ORGÂNICA EXISTENTE NO AQUÁRIO.

 

A quantidade do azoto aumenta exponencialmente com a passagem dos dias, duplicando a cada 10 dias. Enfim, é mesmo uma questão de ler e estudar. É simples de perceber:

 

http://fins.actwin.com/fish/mirror/pt/begin-cycling.html

 

 

Desculpa mas parece-me que estamos a escrever o mesmo.

 

Eu escrevi "... em quantidade adequada ..." e tu escreveste "...SUFICIENTES PARA A MATÉRIA ORGÂNICA EXISTENTE NO AQUÁRIO."

 

Ora como é lógico nem num aquário maturado e com meses se deve colocar peixes ás dúzias, a introdução de qualquer ser vivo deve ser feita gradualmente e controladamente.

 

Seguindo este principio, no máximo irás colocar um peixe, ora se colocares bactérias nitrificantes EM QUANTIDADE SUFICIENTE o ciclo será feito com o peixe....

 

 

Isto já começa a ser chover no molhado por isso não vale a pena dialogar muito mais sobre o tema.

 

Recomendo o ciclo como é lógico mas não vejo graves problemas se for feito de forma abreviada, só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opiniões. Cada um tem as suas...

 

Foi uma boa discussão. Como dizes é chover no molhado. É o meu ultimo post sobre este assunto

 

Eu nunca colocaria um peixe no aquário antes de passar 1 mês da sua montagem. Desta forma, assegura-se que as bactérias estão nos níveis adequados à introdução de peixes.

 

Isto é ainda mais importante, quando não se tem experiência. Nada mais desmotivador do que fazer tudo como mandam as regras, gastar $$ (muitas vezes mais do que planeado), a emoção de comprar peixes, colocá-los no aquário...para os ver morrer dias (ou horas depois). Eu não arrisco. E há milhares de sites e artigos na internet e em livros da especialidade que concordam comigo!

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, eu tb acho que se deve esperar que termine o ciclo do Azoto, ainda mais seja novato na matéria, eu só estava a colocar o meu ponto de vista e tentando explicar o que alguns utilizadores escreveram, que seria possível colocar peixes de forma mais rápida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactérias de pacote ajudam a acelerar e muito o ciclo. dizer que demora um mês ou 2 semanas é que é chover no molhado. O ciclo pode demorar 1 semana ou 2 meses a ser criado.

 

Introduzindo bactérias e metendo 1/2 peixes para manter o ciclo a bombar, não há qualquer problema. Como disseram, sem amónianem seque há inicio de ciclo. Pergunto-me se não será por causa dizzo que voces demoram meses...

 

Ninguem arrisca nada. Amónia e nitritos a 0, nitratos alguns, o ciclo está feito, siga para bingo. Se demora uns dias ou umas semanas, depende de muita coisa.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem quando leio as vossas respostas ate me assusto com os erros que cometi e me pergunto como ainda tenho peixes vivos no aquario :bad-words:

 

Eu comprei o meu primeiro aquario á quase 3 meses atras... Comprei um de 260L, na primeira semana o que fiz foi meter umas plantas (nao sei nada de nomes :snipersmile: ) e um tronco natural que me escureceu um pouco a agua(actualmente ja esta limpida), nessa mesma semana os meus pais viram o aquario e ficaram maravilhados e ofereceram-me logo uns peixes, e pronto, na mesma semana tive peixes(neons), na segunda semana meti mais outras duas especies, uma delas limpa fundos(botias se nao me engano no nome), na terceira semana os meus pais apareceram-me com 2 discos para aquario( blue diamond... se é assim que se escreve) ainda pequenos, eu novato e todo contente meti-os la para dentro(com alguns cuidados, deixar ambientar com uns acrescentos da agua do aquario para dentro do saco deles), e digamos q vou agora no 3º mês e ja tenho varias especies de peixes e 5 Discus e nenhum morreu, o que nao quer dizer que estejam realmente saudaveis nao é verdade? Apenas ontem me registei aqui no forum e obtive mais algumas informações sobre este mundo, e por isso me pergunto como tenho os peixes e tudo bem "aparentemente" sendo tão descuidado como fui ? :blink: E tendo em conta que tenho sempre o PH entre os 7 e os 7,4 e uma temperatura de agua de 26 a 28 graus... Mais dia menos dia morre algum...

 

Abraços e acho que por vezes é uma questao de sorte :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem quando leio as vossas respostas ate me assusto com os erros que cometi e me pergunto como ainda tenho peixes vivos no aquario :bad-words:

 

Eu comprei o meu primeiro aquario á quase 3 meses atras... Comprei um de 260L, na primeira semana o que fiz foi meter umas plantas (nao sei nada de nomes :snipersmile: ) e um tronco natural que me escureceu um pouco a agua(actualmente ja esta limpida), nessa mesma semana os meus pais viram o aquario e ficaram maravilhados e ofereceram-me logo uns peixes, e pronto, na mesma semana tive peixes(neons), na segunda semana meti mais outras duas especies, uma delas limpa fundos(botias se nao me engano no nome), na terceira semana os meus pais apareceram-me com 2 discos para aquario( blue diamond... se é assim que se escreve) ainda pequenos, eu novato e todo contente meti-os la para dentro(com alguns cuidados, deixar ambientar com uns acrescentos da agua do aquario para dentro do saco deles), e digamos q vou agora no 3º mês e ja tenho varias especies de peixes e 5 Discus e nenhum morreu, o que nao quer dizer que estejam realmente saudaveis nao é verdade? Apenas ontem me registei aqui no forum e obtive mais algumas informações sobre este mundo, e por isso me pergunto como tenho os peixes e tudo bem "aparentemente" sendo tão descuidado como fui ? :blink: E tendo em conta que tenho sempre o PH entre os 7 e os 7,4 e uma temperatura de agua de 26 a 28 graus... Mais dia menos dia morre algum...

 

Abraços e acho que por vezes é uma questao de sorte :blush:

 

Não é só sorte. O facto de ser um aqua grande disfarça muito. Provavelmente tambem tens um bom filtro, entre muitas outras coisas. Isto não é uma ciência exacta.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.