Kribsplace


João Lopes

Recommended Posts

Decidi mudar completamente o meu aquario, ca vai!

 

Setup:

 

Medidas: 60x30x30

Filtro: Eheim 2211

Iluminação: Calha DIY 4x21W E-27 (uma obra prima! cabecadura:mad::mrgreen: )

Co2: Mistura caseira (gelatina) com difusor de vidro.

Termostato: Fluval 150W (regulado para 26 graus +/-)

Fertilização: Sera Florena ( 10 gotas de 2 em 2 semanas)

 

Flora:

Limnophila Sessiflra

Bacopa Australis

Rotala Rotundifolia

Rotala Sp Green

Riccia Fluitans

Anubias barteri var. nana (penso eu)

 

 

Fauna:

 

6 Puntius tetrazona

1 Colisa lalia

2 Botia striata

3 Corydoras ( 1 paleatus e 2 aeneus)

2 Camarões vidros

1 Ampularias douradas

xx Caracois castanhos

 

 

Fotos:

 

PC110144.jpg

 

PC110145.jpg

 

PC110141.jpg

 

PC110140.jpg

 

PC040134.jpg

 

As algas da rotala são pretas, como as elimino? Parecem cabelos nas folhas, a planta esta a deitar novos rebentos mas nao desenvolve, nao sei o que fazer, está assim a 2 semanas. Será a fertilizaçao adequada?

Estou um bocado "lixado" com as algas da rotala e do musgo, tao completamente cheios de cabelos! tenho feito Tpa de 5 a 10 litros de 2 em 2 dias e ao fim de semana Tpa de 15 litros.

Editado por João Branquinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 281
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Setup:

 

Medidas: 60x30x30

Filtro: Eheim 2211

Iluminação: Calha DIY 4x21W E-27 (uma obra prima! :mrgreen::unsure:bang )

Co2: Mistura caseira (gelatina)

Termostato: Fluval 150W (regulado para 26 graus +/-)

Fertilização: Sera Florena ( 10 gotas de 2 em 2 semanas)

 

Flora:

Limnophila Sessiflra

Bacopa Australis

Rotala Rotundifolia (cheia de algas, nao as consigo tirar!)

Rotala Sp Green

Musgo de java

Cladophora aegagrophila

Anubias barteri var. nana (penso eu)

 

As algas da rotala são pretas, como as elimino? Parecem cabelos nas folhas, a planta esta a deitar novos rebentos mas nao desenvolve, nao sei o que fazer, está assim a 2 semanas. Será a fertilizaçao adequada?

Estou um bocado "lixado" com as algas da rotala e do musgo, tao completamente cheios de cabelos! tenho feito Tpa de 5 a 10 litros de 2 em 2 dias e ao fim de semana Tpa de 15 litros.

 

Boas!

Eu gostei do layout!

Penso que quando essas algas desaparecerem e as plantas ficarem realmente verdes, ficará bem bonito!

Não referiste na Flora as Valisnérias que tens do lado esquerdo.. São valisnérias, certo?

É que na minha opinião acho que é a unica coisa que mexia.. Acho essa espécie de Valisnéria muito grande para as dimensões do teu aquário, existem outras que ficariam aí muito melhor. (mas isto é só na minha opinião)

 

Agora em relação ás algas:

A capacidade teórica desse aquário é de 54lts, e tendo am conta a decoração, areão, plantas, peixes e equipamentos, já será bom se ficares com 45lts de água real dentro do teu aquário..

Como tal, e com a calha que tens, dá 84W para 45litros de água, quase o dobro do aconselhado, seguindo a regra de 1W/litro..

Para mim, essa é a principal causa das algas no teu aquário.. Experimenta desligar 2 lampadas (com duas a funcionar chega perfeitamente para o tipo de plantas que tens), continua com tpa's (20lts), e vai retirando o maximo de algas que conseguires com a mão..

Já agora, o tipo de alga a que te referes com "cabelos" chamam-se algas filamentosas :tongue:

Quando elas desaparecerem, volta a ligar uma lampada, e não te recomento a ligar a restante, porque as algas vão voltar a aparecer..

Quanto á fertelização, não sou muito experiente nisso, mas pelo que já li por aqui, é melhor deixares de fertelizar enquanto as algas não desaparecerem.

 

Espero ter ajudado, e ver actualizações desse áqua bigsmile

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigado pela resposta!

Eu realmente tbm acho a valisneria (esqueci-me de a mencionar) um bocado grande, mas eu cortei pequena e acho que nao ha problema se a mantiver assim ou um pouco maior, eu pessoalmente gosto. Tambem me esqueci de dizer que as algas começaram a aparecer quando eu fiz a mudança de layout, eu tirei do que estava (parecia um matagal) e quando as coloquei de novo ganharam as algas, ainda tinha a outra calha de 15W, agora com esta calha e com a injecçao de Co2 parece-me que as algas pararam, a planta ta cheia de rebentos mas custam a desenvolver. Ah! As novas folhas nao têm algas nenhumas, por isso nao sei, se será mesmo da luz, porque ate tens razão, sao Watts a mais do que o necessario mas, como sao E-27 eu preferi jogar plo seguro e por mais um bocado.

 

 

abraço!

Editado por m4n3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá m4n3!

 

as folhas cortadas da valisnéria vão morrer, pelo que nunca vais conseguir ter essa planta com bom aspecto... seria, de facto, preferível substitui-la por várias de uma espécie mais pequena, que dariam o mesmo efeito... nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá m4n3!

 

as folhas cortadas da valisnéria vão morrer, pelo que nunca vais conseguir ter essa planta com bom aspecto... seria, de facto, preferível substitui-la por várias de uma espécie mais pequena, que dariam o mesmo efeito... :mrgreen:

 

Sim, ja tenho reparado que elas tao a começar a morrer, as ampularias estão a ter um banquete! O mais certo é se nao der em nada, é eu deixar como tava pensado inicialmente, um grande arbusto de rotala rotundifolia e rotala sp green... é o que deverei fazer!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá m4n3!

 

as folhas cortadas da valisnéria vão morrer, pelo que nunca vais conseguir ter essa planta com bom aspecto... seria, de facto, preferível substitui-la por várias de uma espécie mais pequena, que dariam o mesmo efeito... banana rock

Boas M4n3! Porque é que vão morrer? Desde que tenham raiz não morrem, afolha começa a crescer a partir do sitio que foi cortada.Os bocados cortados é que não podem voltar para o aqua.

 

Quanto ao aqua penso penso que está bem giro,só punha uma planta de tapete na parte da frente tipo Echinodorus Tenellus, ia ficar muito bem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas M4n3! Porque é que vão morrer? Desde que tenham raiz não morrem, afolha começa a crescer a partir do sitio que foi cortada.Os bocados cortados é que não podem voltar para o aqua.

 

Quanto ao aqua penso penso que está bem giro,só punha uma planta de tapete na parte da frente tipo Echinodorus Tenellus, ia ficar muito bem.

 

Brigado! Andei a pesquisar plantas para tapete, e realmente tambem gostei bastante da echinodorus tenellus, mas tava a pensar deixar ficar assim, ou então, tentar fazer tapete com o musgo. É algo que decido mais tarde, após a rotala começar a crescer como quero.

A anubia está um espectaculo, nunca pensei que fosse assim, gosto bastante das cores das folhas, e pelos vistos parece que se adaptou bastante bem ao aqua, porque 3/4 dias depois de a colocar nasceu logo 1 folha nova e hoje reparei que tenho mais uma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que vão morrer? Desde que tenham raiz não morrem, afolha começa a crescer a partir do sitio que foi cortada.Os bocados cortados é que não podem voltar para o aqua.

as folhas das valinerias não continuam a crescer a partir do corte, antes pelo contrário, começam a definhar até morrerem. quando se corta uma folha desta planta deve fazer-se logo o mais perto possível da raiz, para evitar ter 2 trabalhos :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as folhas das valinerias não continuam a crescer a partir do corte, antes pelo contrário, começam a definhar até morrerem. quando se corta uma folha desta planta deve fazer-se logo o mais perto possível da raiz, para evitar ter 2 trabalhos :)

Estás a fazer confusão,a sério.Eu tenho n valisnérias num aqua e quando as folhas começam a tapar a luz às outras plantas de tão longas estarem,corto por onde quero e a valisnéria continuará a crescer por onde eu a cortei.É uma poda normal. Então eu às vezes corto as folhas todas de uma planta de uma vez,ficando todas +- do mesmo tamanho.Se definhassem a planta morreria ali.

 

Se isso acontece no teu aqua não é normal.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli,

 

acho que não nos estamos a entender... lol!

eu não conheço planta nenhuma cuja folha se regenere depois de cortada a meio! pode durar uma eternidade assim, mas não passa do corte. só que nas valisnérias, as folhas cortadas tendem a morrer precocemente.

Então eu às vezes corto as folhas todas de uma planta de uma vez,ficando todas +- do mesmo tamanho.Se definhassem a planta morreria ali.

a planta não morre ali, porque entretanto, nascem outras folhas na base, que irão ultrassar em tamanho as folhas cortadas. aliás, até penso que esses cortes estimulam o nascimento de folhas novas e como esta planta é de crescimento rápido, as folhas novas misturam-se com as cortadas antes destas morrerem.

garanto-te que as folhas cortadas a meio ficam assim e não continuam o seu crescimento, em qualquer planta que eu conheça :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli,

 

acho que não nos estamos a entender... lol!

eu não conheço planta nenhuma cuja folha se regenere depois de cortada a meio! pode durar uma eternidade assim, mas não passa do corte. só que nas valisnérias, as folhas cortadas tendem a morrer precocemente.

 

a planta não morre ali, porque entretanto, nascem outras folhas na base, que irão ultrassar em tamanho as folhas cortadas. aliás, até penso que esses cortes estimulam o nascimento de folhas novas e como esta planta é de crescimento rápido, as folhas novas misturam-se com as cortadas antes destas morrerem.

garanto-te que as folhas cortadas a meio ficam assim e não continuam o seu crescimento, em qualquer planta que eu conheça :D

 

 

boa tarde :blush:

 

Desculpem apenas a minha opniao acerca deste assunto :

 

As valisnerias quando cortadas nao morrem pelo contrario , a propria folha continua a crescer e novamente temos que as cortar .

Faço isto todas as semanas e como podem ver no meu perfil elas continuam :)

 

Apenas temos que as cortar na diagonal :) no meu aquario tem resultado

 

um abraço

 

Rogerio Carvalho

Editado por carvalhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo eu nas minhas valisnérias tb as corto na diagonal e elas continuam sempre a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

garanto-te que as folhas cortadas a meio ficam assim e não continuam o seu crescimento, em qualquer planta que eu conheça :D

Em nenhuma? Então para que servem as podas? Por ex. numa Rotala Green,cortamos a planta,a partir desse sitio vão crescer 2 caules novos. Por isso é que se poda,para a planta alargar e fazer uma moita.Nas valisnérias isto não acontece,quando cortamos uma folha apenas continuará a crescer a cortada.Se não cresce algo a impede de crescer.

 

É que uma coisa é cortarmos uma folha pequenina da rotala ao meio e outra é cortarmos a rotala pelo caule.Se cortarmos uma folha larga de uma Samambaia por ex. essa folha não cresce a partir dai,fica como está.A mesma coisa se cortares ao meio a folha de uma Anubia,ela não cresce.Uma coisa é cortar a folha,outra o caule.

 

Na Valisnéria basicamente a folha e o caule estão juntos,por isso é que se a cortares ela cresce pelo corte.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

 

Em nenhuma? Então para que servem as podas?

as podas fazem-se nos caules, eu estou a falar de folhas.

 

Se cortarmos uma folha larga de uma Samambaia por ex. essa folha não cresce a partir dai,fica como está.A mesma coisa se cortares ao meio a folha de uma Anubia,ela não cresce.

foi precisamente isso que eu disse :unsure:

 

Na Valisnéria basicamente a folha e o caule estão juntos,por isso é que se a cortares ela cresce pelo corte.

há plantas que, pura e simplesmente, não têm caule; falando só em aquáticas, temos mais exemplos como as echinodorus ou as sagitárias... se cortares uma folha a meio, ela não cresce a partir daí, poderá crescer (se ainda estiver nessa fase), mas é por baixo, desde a base até ao corte. o mesmo se passa com a valisneria, so que nesta planta, essa folha tem tendência a ficar mais fraca e morre prematuramente.

 

 

olá carvalhor e Trocado

 

verifiquem as pontas das vossas valisnérias e vejam lá se não os cortes se notam ou não :)

 

 

olá m4n3!

 

tu desculpa isto ter virado off-topic, mas para a próxima prometo que abro outro tópico no sítio certo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

as podas fazem-se nos caules, eu estou a falar de folhas.

foi precisamente isso que eu disse :unsure:

há plantas que, pura e simplesmente, não têm caule; falando só em aquáticas, temos mais exemplos como as echinodorus ou as sagitárias... se cortares uma folha a meio, ela não cresce a partir daí, poderá crescer (se ainda estiver nessa fase), mas é por baixo, desde a base até ao corte. o mesmo se passa com a valisneria, so que nesta planta, essa folha tem tendência a ficar mais fraca e morre prematuramente.

olá carvalhor e Trocado

 

verifiquem as pontas das vossas valisnérias e vejam lá se não os cortes se notam ou não :)

-------------------------------------- carvalhor ;) --------------------------------------------------------------

boas :)

 

Claro que se nota , a folha nao nasce com aquele recorte na diagonal :(

No entanto devo-te dizer que essa folha dura e dura e dura ;) claro acaba por morrer como todas as outras ......

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

olá m4n3!

 

tu desculpa isto ter virado off-topic, mas para a próxima prometo que abro outro tópico no sítio certo :)

Editado por carvalhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa estou certo,e a sério tenho certeza absoluta,pois já vi com os meus olhos,tenho muitas Valisnérias: se cortares uma Valisnéria,ela cresce a partir dai.Por alguma razão te aconteceu o contrário,cortares e ela definhar,isso pode acontecer por inumeras razões.

 

É que há assuntos em que não tenho a certeza,e aí não falo porque não estou certo,mas neste acredita que é verdade,tenho a certeza absoluta,e não acontece só comigo.Quando corto a Valisnéria dou um golpe transversal,e depois vai crescendo arredondando a ponta da folha.

 

Mas é giro como temos os dois a certeza absoluta! :) É caso para dizer: Vai uma apostinha? :unsure: Abrimos um novo tópico a falar do assunto e vemos o feed-back.

 

Mas voltando ao tópico,essas Limnophilas estão um espectáculo.Tinha-las visto noutro tópico,não sabia que eram do teu aqua!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo! vou abrir um novo tópico, como tinha prometido ao autor deste, porque acho um bocado indecente termos monopolizado isto desta forma... sorry again, m4n3!!!

queria fazer um 'quote' geral das nossas conversas anteriores e passá-lo para o novo tópico (para nao ter que estar a contar a história toda), mas não sei de vai dar assim... a ver vamos!

Zogli, vemo-nos no subforum das plantas, see you! :mrgreen:

 

 

m4n3,

aposto que com esta conversa das valisnerias, já deves estar enjoado (lol!) e deitaste a tua fora... :)

conta coisas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado a ver esta pequena "discussão", até agora nao consigo ver através das minhas valisnérias quem tem razao, é verdade que tenho uma folha que acabou por morrer ( sorte das ampularias) mas, as outras continuam vicoças e bem boas!

Por isso acho que ainda tenho que esperar.

Ja se nota um bom verdinho das rotalas, tenho que tirar fotos, e podei a limnophila que ja estava a entrar em dominios que nao lhe pertencem! :) Dei lhe um pequeno arranjo!

O meu gang (barbos) continua todo porreiraço da vida, gosto mesmo dos peixes! :mrgreen:

 

brevemente posto actualizações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O aqua está muito fixe! Total potencial ai!

Tens de dar a conhecer ao pessoal essa calha maravilha... :|

 

Cumps e boa sorte com aqua!

 

Brigado! ;)

A calha é um projecto DIY, feito em parceria com o Rui90 ( 1/4 trabalho meu, 3/4 trabalho dele :mrgreen::) )

Se quiseres tambem posso colocar fotos dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para tentar ajudar sobre as podas. Já não me lembro de onde tirei este texto, mas acho que foi da Era dos Aquários (www.aquahobby.com).

 

 

• Plantas ditas de caule mole, como por exemplo Cabomba, Egeria, Rotala, Hemianthus, Heteranthera , Glossostigma, Didiplis, Alternanthera, Polygonum, Limnophila, Myriophyllum, Ludwigia, Micranthemum, Hydrocotyle, Bacopa, Hygrophila, Potamogeton, Najas, etc:

-- basta cortar no ponto desejado, imediatamente acima de um nó foliar (onde o pecíolo foliar ou as folhas se inserem no caule), replantando a parte superior destacada.

A parte inferior, se mantida no local original, tende a rebrotar, desde que continue a receber luz e seja deixado um pedaço mínimo com folhas.

 

• Plantas ditas de roseta, como por exemplo Echinodorus, Cryptocoryne, Aponogeton, Vallisneria, Sagittaria, Eleocharis, Samolus, Crinum, Cyperus etc:

-- essas você deve podar apenas as folhas velhas, mais externas na roseta, no pecíolo foliar (a haste que liga a folha ao rizoma / bulbo) bem junto do rizoma / bulbo.

Folhas cortadas em qualquer ponto de seu comprimento acabam amarelando e morrendo, ficando bastante anti-estético no aquário. E folhas podadas mesmo junto da base da planta não rebrotam.

A multiplicação dessas plantas se dá apenas por estolões (Sagittaria, Vallisneria, Cryptocoryne, algumas Eleocharis e em Echinodorus pequenas), mudas nascidas no rizoma (Echinodorus, Aponogeton), direto da haste floral (Echinodorus), cespitosamente (mudas lado a lado, sobre um curtíssimo rizoma; Eleocharis, Cryptocoryne, Cyperus) ou semente, dependendo da espécie (muitas apresentam mais de uma dessas formas reprodutivas).

É possível dividir o rizoma de algumas dessas espécies (Cryptocoryne principalmente), mas sempre com alto risco de perder a muda destacada e também a planta-mãe (OBS: raízes mais grossas de Cryptocoryne, se podadas e deixadas na água podem gerar novas plantas).

 

• Plantas ninfeáceas como Nymphaea, Nymphoides etc, tem que ter suas folhas em forma flutuante cortadas sempre que surjam, e antes que alcancem a superfície, senão a planta passa a produzir apenas essa forma de folha, perdendo todas as submersas.

Podas estéticas iguais às das plantas de roseta: folhas velhas e mais externas, no pecíolo junto do rizoma / bulbo.

Folhas de Nymphaea, depois de podadas, não rebrotam, mas as de Nymphoides sim, basta deixar flutuando em local iluminado.

A reprodução se dá em algumas espécies de Nymphoides pela formação de mudas na base da folha (no local ou pouco antes de onde o pecíolo foliar "entra" na folha), por estolão (algumas Nymphaea), ou por semente (a maioria das Nymphaea).

Semente em Nymphaea só são formadas quando ela floresce, e isso só acontece quando se permite à planta formar folhas flutuantes.

Não tente dividir bulbo ou rizoma de Nymphaea que só sai desastre... morre tudo, perde-se a planta.

 

• Plantas pteridófitas: Existem as pteridófitas em forma de roseta, como Ceratopteris; essas devem ser podadas como as plantas de roseta, mas suas folhas, se deixadas flutuando em local iluminado e com nutrientes, formam novas mudas em sua extremidade -- ídem a pteridófitas como Microsorum (e exceto Isoetes, Bolbitis e Marsilea).

As que apresentam-se com rizomas (caules horizontais de onde brotam as folhas), como Marsilea, Microsorium e Bolbitis, podem ter seu rizoma dividido para efeito de multiplicação; podas estéticas devem ser feitas como nas plantas de roseta (junto dos pecíolos foliares).

As Isoetes possuem pequenos "bulbos", onde se formam esporos, que são a única forma de multiplicação além da multiplicação cespitosa (em forma de moita -- mudas novas ao lado da planta, sem formação de estolhos). Folhas podadas não rebrotam (exceto Microsorum e a citada Ceratopteris), nem é possível dividir os bulbos, apenas destacá-los do conjunto formado. Podas estéticas como nas plantas de roseta.

 

• Plantas rizomatosas, como Anubias, Acorus e Nuphar: poda-se esteticamente apenas as folhas velhas, que não rebrotam. Folhas cortadas em qualquer parte de seu comprimento (incluindo pecíolo foliar) amarelam e morrem.

A divisão de rizoma pode gerar novas mudas, mas é sempre processo arriscado -- costuma-se cortar a muda nova que tenha no mínimo 4 ou 5 folhas bem formadas.

 

• Plantas flutuantes geralmente formam mudas laterais, por estolho ou não; a poda, se necessária, sempre como planta de roseta. Folhas cortadas em qualquer parte de seu comprimento amarelam e morrem, exceto Ceratopteris, que gera novas mudas em sua extremidade. Mudas costumam ser formadas por estolhos, basta destacar depois de bem formadas e com raízes.

 

• Plantas inferiores, não vasculares, como o musgo (Vesicularia dubyana e afins (p.ex., o "musgo de Java"); briófitas (p. ex., Riccia, Ricciocarpus) e algas (p. ex., Chara, Nitella): basta dividir onde quiser, sobrando uma única célula é o suficiente para, havendo condições mínimas, gerar uma "nova planta".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas fotos!

 

Valisneria

 

PC180178.jpg

 

lado direito

 

PC180168-1.jpg

 

Tufo de lilaeopsis brasiliensis

 

PC180160.jpg

 

PC180165.jpg

 

PC180158.jpg

 

Geral

 

PC180167.jpg

 

Folha nova da anubia

 

PC180162.jpg

 

The last but not the least!

 

PC180181.jpg

 

PC180180.jpg

 

PC180175.jpg

 

PC180182.jpg

 

 

Comentem, critiquem, digam qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.