dificuldade em aumentar a temperatura


Recommended Posts

Boas caros amigos, estou com dificuldades em alcançar mais de 27 graus no meu aqua e tenho neste momento um aquecedor de 200 watts e outro de 100 w num aquario de 120 litros brutos... O aquario em questao é um juwel lido 120 (mais ou menos um cubo) tenho um filtro externo da eheim (2213).

A temperatura da sala deverá rondar agora os 15 graus (sem aquecimento ligado)

 

Tenho a flauta do filtro na lateral esquerda do aqua e a saida de agua do aqua para o filtro no vidro posterior e do lado oposto da entrada de agua da flauta.

 

Em qualquer aquecedor que meti regulei sempre ao maximo e sem resultados, vejo que eles desligam sem atingir a temperatua desejada, tenhos os dois aquecedores na vertical, será esse o problema?

 

Para atingir os 29 graus neste aquario que deverá ter uns 100 litros de agua qual a potencia que deveria chegar? Ele veio com um juwel de 100 watts mas tenho em casa mais um de 50 watts parado e emprestado um de 200 watts.

Editado por g_b
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das alternativas poderá ser efectivamente aumentar a circulação da água, de forma a espalhar o calor.

 

O calor gerado pelo termóstato sobe e não existindo uma circulação adequada de água, "engana" o termóstato. Experimenta por essa razão aumentar a circulação de água, colocando a saída de água do filtro mais perto da superfície.

 

Uma segunda opção passa por colocar o termóstato na horizontal, dado que desta forma a subida do calor é efectuada ao longo de toda a área do termóstato.

 

O facto de teres a casa fria poderá levar a que precises de uma maior potência do termóstato. Teoricamente, 100w seriam suficientes mas dada a temperatura exterior de 15º (amplitude térmica de 12º), 200w é mais do que suficiente.

 

Colocares a temperatura do termóstato no máximo não é boa ideia! É que quando o tempo começar a aquecer, a temperatura exterior aumenta e dessa forma corres o risco de ficar com os peixes cozidos se te esqueceres de ajustar a temperatura.

 

Uma última alternativa é efectuares a calibração do teu termóstato, i.e:

 

- coloca o termóstato à temperatura que desejas - 29º

- espera que a luz do termóstato desligue. imagina que isso acontece aos 25º. mexe no termóstato e baixa a temperatura para os 25º - basicamente estás a "ensinar" o termóstato que ele desligou a 25º e não a 29º.

- aguarda uns minutos e sobe novamente a temperatura para 29º.

- repete o processo até eventualmente conseguires chegar aos 29º

 

 

Uma última questão? Que peixes tens ou desejas ter no aquário? 29º é uma temperatura demasiado elevada para a maior parte dos peixes, que preferem normalmente temperaturas entre os 23-26º. Acima desta temperatura, apenas escalares, discos e pouco mais

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das alternativas poderá ser efectivamente aumentar a circulação da água, de forma a espalhar o calor.

 

O calor gerado pelo termóstato sobe e não existindo uma circulação adequada de água, "engana" o termóstato. Experimenta por essa razão aumentar a circulação de água, colocando a saída de água do filtro mais perto da superfície.

 

Uma segunda opção passa por colocar o termóstato na horizontal, dado que desta forma a subida do calor é efectuada ao longo de toda a área do termóstato.

 

O facto de teres a casa fria poderá levar a que precises de uma maior potência do termóstato. Teoricamente, 100w seriam suficientes mas dada a temperatura exterior de 15º (amplitude térmica de 12º), 200w é mais do que suficiente.

 

Colocares a temperatura do termóstato no máximo não é boa ideia! É que quando o tempo começar a aquecer, a temperatura exterior aumenta e dessa forma corres o risco de ficar com os peixes cozidos se te esqueceres de ajustar a temperatura.

 

Uma última alternativa é efectuares a calibração do teu termóstato, i.e:

 

- coloca o termóstato à temperatura que desejas - 29º

- espera que a luz do termóstato desligue. imagina que isso acontece aos 25º. mexe no termóstato e baixa a temperatura para os 25º - basicamente estás a "ensinar" o termóstato que ele desligou a 25º e não a 29º.

- aguarda uns minutos e sobe novamente a temperatura para 29º.

- repete o processo até eventualmente conseguires chegar aos 29º

Uma última questão? Que peixes tens ou desejas ter no aquário? 29º é uma temperatura demasiado elevada para a maior parte dos peixes, que preferem normalmente temperaturas entre os 23-26º. Acima desta temperatura, apenas escalares, discos e pouco mais

 

Espero ter ajudado

 

 

Obrigado pela excelente explicaçao!

 

É assim eu ja mudei a flauta do filtro duas vezes e nao consigo melhor circulaçao pelo menos perto dos aquecedores, talvez por um aquario ser um pouco alto... Vou experimentar metero o aquecedor na horizontal embora que esteticamente fique horrivel, mas lá terá de ser!

 

Os peixes que tenho, sao corydoras, neons, 3 discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela excelente explicaçao!

 

É assim eu ja mudei a flauta do filtro duas vezes e nao consigo melhor circulaçao pelo menos perto dos aquecedores, talvez por um aquario ser um pouco alto... Vou experimentar metero o aquecedor na horizontal embora que esteticamente fique horrivel, mas lá terá de ser!

 

Os peixes que tenho, sao corydoras, neons, 3 discus.

 

Se não gostas de o ver na horizontal (também concordo que fica muito feio), experimenta antes calibrar o termóstato da forma que te expliquei. Se não resultar, passa então para a horizontal.

 

Outra alternativa é tentares mantê-lo na vertical, mas noutro ponto do aquário. O meu pai teve o mesmo problema no aquário dele há uns tempos e funcionou dessa forma!

 

Depois diz qualquer coisa sobre os resultados!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O termómetro não está avariado?

Ele fala em vários aquecedores que perfazem um total de 300W.

3 vezes mais que o necessário (em teoria) para aquecer aquele volume de água.

É estranho estarem os dois mal calibrados, mas pode acontecer.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caros amigos, estou com dificuldades em alcançar mais de 27 graus no meu aqua e tenho neste momento um aquecedor de 200 watts e outro de 100 w num aquario de 120 litros brutos... O aquario em questao é um juwel lido 120 (mais ou menos um cubo) tenho um filtro externo da eheim (2213).

A temperatura da sala deverá rondar agora os 15 graus (sem aquecimento ligado)

 

Tenho a flauta do filtro na lateral esquerda do aqua e a saida de agua do aqua para o filtro no vidro posterior e do lado oposto da entrada de agua da flauta.

 

Em qualquer aquecedor que meti regulei sempre ao maximo e sem resultados, vejo que eles desligam sem atingir a temperatua desejada, tenhos os dois aquecedores na vertical, será esse o problema?

 

Para atingir os 29 graus neste aquario que deverá ter uns 100 litros de agua qual a potencia que deveria chegar? Ele veio com um juwel de 100 watts mas tenho em casa mais um de 50 watts parado e emprestado um de 200 watts.

boas

a que temperatura tinhas a água quando fizestes a ultima muda ? (tpa's)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta colocar uma pedra difusora, ligada a uma boma de ar, debaixo do aquecedor. Vais ver a diferença que faz na temperatura! :crazyeyes:

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não gostas de o ver na horizontal (também concordo que fica muito feio), experimenta antes calibrar o termóstato da forma que te expliquei. Se não resultar, passa então para a horizontal.

 

Outra alternativa é tentares mantê-lo na vertical, mas noutro ponto do aquário. O meu pai teve o mesmo problema no aquário dele há uns tempos e funcionou dessa forma!

 

Depois diz qualquer coisa sobre os resultados!

 

Abraço

 

 

Ok, eu vou experimentar as varias alternativas este fim de semana e dps conto os resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O termómetro não está avariado?

Ele fala em vários aquecedores que perfazem um total de 300W.

3 vezes mais que o necessário (em teoria) para aquecer aquele volume de água.

É estranho estarem os dois mal calibrados, mas pode acontecer.

 

Abraço.

 

 

Boas! Em relaçao ao termometro eu ja o tirei e meti-o nas minhas maos e a temperatura subiu ao valor esperado, assim como o meti em agua fria e ele marcou correctamente, mas ja vem a caminho um digital so por causa das duvidas, mas penso que será mesmo um problema de pouca circulaçao de agua junto dos aquecedores...

 

Em relaçao a mal calibrados pode acontecer mas estes aquecedores estao ambos no maximo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a que temperatura tinhas a água quando fizestes a ultima muda ? (tpa's)

 

 

Boas, antes de fazer a tpa tinha a 25 graus com a tpa e aquecedor mais potente consegui chegar e manter os 27 graus, meti aqua um pouco mais quente para ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta colocar uma pedra difusora, ligada a uma boma de ar, debaixo do aquecedor. Vais ver a diferença que faz na temperatura! :mrgreen:

 

 

Boas!

 

Hum... Vou experimentar ainda nao tinha ouvido falar nessa engenhoca! Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta colocar uma pedra difusora, ligada a uma boma de ar, debaixo do aquecedor. Vais ver a diferença que faz na temperatura! :mrgreen:

 

E na bomba também :arrow:

Boa sorte, depois põe aqui o resultado :arrow:

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O Compressor"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E na bomba também :)

Boa sorte, depois põe aqui o resultado :)

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O Compressor"

 

 

Boas

 

Lá estão os "sr." Paulo Silva aka "O Compressor" com o lápis azul da censura! banana rock Valeu a correção. :sleeping:

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lá estão os "sr." Paulo Silva aka "O Compressor" com o lápis azul da censura! ;) Valeu a correção. banana rock

 

Hihihih , digo isto pois um dos meus gatos, ou a mulher empurrou a bomba para debaixo de um aquecedor a oleo, isto já a pra ai 2 anos, mas concluindo, a bomba alem de comecar a fazer um enorme barulho, em vez de "empurrar" o ar para o aqua, quase que começou foi a puxar a agua do aqua. O que valeu foi a válvula anti retorno, resultado, uma nova que ainda dura até hoje e ainda é silenciosa, quanto mais está no meu quarto :)

 

Pena, eu sei que falhei, devia dizer logo o que se passou comigo, mas ontem estava num daqueles dias que não há muita vontade de dar ao dedo :)

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O Arrenpendido a BomBar"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em qualquer aquecedor que meti regulei sempre ao maximo e sem resultados, vejo que eles desligam sem atingir a temperatua desejada, tenhos os dois aquecedores na vertical, será esse o problema?

 

Só para uma descarga de consciência, e eventualmente esclarecer aqui uma duvida minha diz-me : De que lado puses-te os termostatos ?! Do lado de dentro ou do lado de fora ?! ;)

 

Abraço

Paulo Silva aka "O chato"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para uma descarga de consciência, e eventualmente esclarecer aqui uma duvida minha diz-me : De que lado puses-te os termostatos ?! Do lado de dentro ou do lado de fora ?! banana rock

 

Abraço

Paulo Silva aka "O chato"

 

 

Eu nao meti tesmostatos meti sim aquecedores com termostato e obviamente que os coloquei do lado de fora para nao queimar os peixes que eventualmente se poderiam encostar a eles e como o Halibut creme estava esgotado na minha farmacia nao quis arriscar muito!!!

Editado por g_b
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao meti tesmostatos meti sim aquecedores com termostato e obviamente que os coloquei do lado de fora para nao queimar os peixes que eventualmente se poderiam encostar a eles e como o Halibut creme estava esgotado na minha farmacia nao quis arriscar muito!!!

 

Desculpa estar a perguntar mas percebi bem?Tu aqueces a água a partir da parte de fora do aquário ? :!:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.