Periodicidade fertilização Potássio


Mega

Recommended Posts

Olá a todos!!!

Depois de ler vários tópicos, sei que os valores de potássio deverão andar na ordem dos +/- 30ppm.

Uma vez que não tenho maneira de monitorizar a quantidade de K existente no aqua e de saber qual a percentagem de k consumido pelas plantas, levanta-se a questão:

Qual a periodicidade para fertilizar com k?

Desde já um obrigado.

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!!

Depois de ler vários tópicos, sei que os valores de potássio deverão andar na ordem dos +/- 30ppm.

Uma vez que não tenho maneira de monitorizar a quantidade de K existente no aqua e de saber qual a percentagem de k consumido pelas plantas, levanta-se a questão:

Qual a periodicidade para fertilizar com k?

Desde já um obrigado.

Cumps

 

Olá,

julgo que a maneira mais fácil de responder é: quando se fertilizar com NO3 fertiliza-se com o dobro de K (isto é s fertilizar 5ppm de NO3, fertiliza 10ppm de K) ou entao quando se fertilizar com PO4 fertiliza-se com 10 vezes mais de K (isto é se fertilizar 1ppm de PO4, fertiliza com 10ppm de K). estaes sao bons valores a ter como referencia, mas que requerem sempre alguns ajustes que se fazem através da observação do aqua e das plantas...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Olá,

julgo que a maneira mais fácil de responder é: quando se fertilizar com NO3 fertiliza-se com o dobro de K (isto é s fertilizar 5ppm de NO3, fertiliza 10ppm de K) ou entao quando se fertilizar com PO4 fertiliza-se com 10 vezes mais de K (isto é se fertilizar 1ppm de PO4, fertiliza com 10ppm de K). estaes sao bons valores a ter como referencia, mas que requerem sempre alguns ajustes que se fazem através da observação do aqua e das plantas...

 

Abraço

Então... e se fertilizares com 5 ppm de NO3 e 1 de PO4? Fertilizas 10 ou 20 ppm de K?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!!

Depois de ler vários tópicos, sei que os valores de potássio deverão andar na ordem dos +/- 30ppm.

Uma vez que não tenho maneira de monitorizar a quantidade de K existente no aqua e de saber qual a percentagem de k consumido pelas plantas, levanta-se a questão:

Qual a periodicidade para fertilizar com k?

Desde já um obrigado.

Cumps

Olá Mega! Eu tenho plantados e como não tenho testes de nutrientes,e pelo aquilo que tenho visto nas plantas K deve ser administrado diáriamente.Quanto depende de vários factores como a injecção de CO2 e quantidade de luz e se tens substrato fértil ou não. As próprias plantas e as algas (que existem,estão lá,temos é de controlá-las e ver o comportamento delas) dizem-nos as quantidades a colocar.

 

Por ex. no meu plantado de 112L que tem um substrato fértil (meio gasto) e akadama fertilizo com 25ml de K (dia) + Micro+ 7ml (semana) + Fe 1.5ml (2xsemana) + NPK 10ml (2x semana) O NPK no inicio colocava mais,depois fui diminuindo.Isto não são quantidades a serem tidas em conta noutros plantados,no meu faço assim,e como não tenho tido surtos de algas penso que são as quantidades que ele precisa.Mas se calhar se fizesse testes iria ver que me falta um pouco de isto ou de aquilo,mas como não tenho e as plantas estão razoavelmente bem...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli, devias colocar as quantidades em ppm ou em ml indicando o produto...

 

porque 25ml de K, podem representar quantidades muito diferentes de potássio, por exemplo.

 

quanto á fertilização, tentem observar as plantas e as algas para perceberem do que precisam ou não. os testes ajudam...mas não são tudo!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Então... e se fertilizares com 5 ppm de NO3 e 1 de PO4? Fertilizas 10 ou 20 ppm de K?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá Luis,

nesse caso eu fertilizaria com 10ppm de K, mas é como digo

estaes sao bons valores a ter como referencia, mas que requerem sempre alguns ajustes que se fazem através da observação do aqua e das plantas...

 

Se se começar a notar carencias ajusta-se a dose...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK!! Estou a ver que é mais difícil do que eu pensava.

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas, mas parece que me faltam dados e aí vai.

Esta é uma nova montagem uma vez que a anterior mais parecia um matagal com tantas algas e plantas a crescerem sem cuidado. No entanto desta vez pus menos substrato fértil e aumentei consideravelmente a altura do areão, para não haver fugas de nutrientes provenientes do substrato fértil para a água.

 

-Aqua: 300L (reais)

-Co2 automático controlado por solenoide

-Substrato fértil da trópica e seachem

-Aquecedor de fundo para as raízes

-Filtro eheim 1000l/h

-Iluminação 150W(power glo, flora glo e sun glo)

-kh=2ºd

-gh=2ºd

-NH4(amónia)=0 mg/l

-NO2(nitritos)=0 mg/l

-NO3(nitratos)>40 mg/l muito alto (já vêm na água da rede)

-PO4(fosfatos)=1,5mg/l

-PH=6,8

-FE(ferro)=0,5mg/l (adiciono todos os dias 3ml da HA)

-micros ainda não comecei a adicionar

-K(potássio) (ponho todos os dias 40ml da HA)

 

Eu vejo as plantas a fazerem a fotossíntese no entanto o aqua ainda só tem 2 semanas por isso algas ainda não as vi, mas não quer dizer que venham a aparecer.

 

Agora para os mais entendidos, acham esta quantidade de K suficiente?

 

Obrigado

 

Aqui vai a foto do aqua ainda numa fase embrionária

 

Pic_14189_1.jpg

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....

 

 

só uma curiosidade??? Esse aqua tem 300litros???? é o que tá na foto?? que medidas é que isso tem???

 

Na minha modesta opiniao, planta mais o aquario para comecares a fertilizar.... so com essas plantas, se fizeres as tpa's regulares nao necessitas de fertilização.... senão, algas,algas,algas.....

 

 

cump//

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, +/- 300L Medidas: 70cm*70cm*70cm se retirar-mos o areão e decoração deve ir lá bater.

Bem, até há data algas nem vê-las, mas também ainda é cedo para tirar conclusões.

Em relação às plantas, como referi no post anterior ainda está num estado embrionário, estou à espera que cheguem plantas novas para começar a plantar.

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais