Do Plantado para o Nú


starkiller

Recommended Posts

Antes de ter sido mordido pelo bicho dos Killies o meu aquario de maiores dimensoes resumia-se a isto:

 

Pic_9277_9.jpg

 

Dava muito trabalho e rapido nao lhe dediquei o tempo que necissitava, mas ia se mantendo até que certo dia recebi uns killies, e passados uns tempos, um ano e 4 meses para ser mais preciso, o meu comunitário plantado, tinha-se transformado num plantado de algas com um substracto enriquecido de porcaria...

 

Pic_9277_10.jpg

 

(desculpem mas so me lembrei de tirar foto depois de o ter esvaziado até aqui...)

 

Pic_9277_11.jpg

 

Tampa um pouco carunchosa, feita de proposito para aumentar a luz do aquario, visto ser plantado nao tinha espaço suficiente na que vinha de origem.

 

Com intenção de aumentar a "Killie family" e de necessitar de comprar mais aquecedores e aquarios, decidi usar o maio aquario que tinha, poupando assim em trocas de agua e poderia colocar lá todos o que necessitam de temperatura acima dos 18 - 20º. Decidi fazer varias divisoes que pudessem ser facilmente removiveis que nao fosse muito inestéticas e que assegurassem a separação dos killies. Mas como iria fazer chegar a agua a todos os compartimentos??? o aquario era muito fundo e trantando-se de killies o que me preocupava nem era afiltragem era mesmo a manutenção da temperatura. O resultado foi estes. (fotos fresquinhas daí ainda n haver killies)

 

Pic_9277_16.jpg

 

O aquario tem uns 110 litros verdadeiros, ou mais...

 

Pic_9277_13.jpg

 

Fui buscar a tampa antiga e adaptei-lhe uma lampada nova toda revestida, facil aplicação e económica apenas é necessário adicionarmos um cabo com um ficha e ligar à corrente.

 

 

Pic_9277_14.jpg

 

Para a água chegar a todos os compartimentos arranjei uma mangeira resistente e larga liguei-a à saida do filtro de decantação, o qual regulei-o para a velocidade minima, e fiz um furo com uma broca para cada compartimento.

 

Pic_9277_15.jpg

 

Furei o acrilico de modo a passar a mangueira pelo varios compartimentos e deste modo para servir de suporte a esta.

 

Assim que tiver habitantes na favela posto fotos. Penso que é uma solução para quem nao tem um espaço para dedicar aos killies que fica mais económico do que ter um aquário com aquecedor para cada um. Claro que ainda falta adicionar também umas platinhas. O unico problema que encontro é que é necessario escolher as espécies que se podem colocar como vizinhas, devido a temperatura e pH.

 

Espero que tenham gostado.

 

Abraços

 

João Chagas APK 216 "o sócio Serrano"

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como foi prometido aqui ficam as fotos se alguns dos meus mais recentes habitantes da favela aquática e um ou outro que ja era inclino meu.

 

A favela ja mobilidada:

Pic_9277_20.jpg

 

Fundulopanchax nigerianus innidere

Pic_9277_19.jpg

 

Nematolebias papiliferus Inoã ainda nao são adultos

Pic_9277_23.jpg

 

Pic_9277_26.jpg

 

Pic_9277_28.jpg

 

Aphyosemion australe Gold

Pic_9277_21.jpg

 

Pic_9277_24.jpg

 

Espero que tenham gostado, assim que tiver mais fotos posto aqui.

 

Obrigado

 

Abraços

 

PS: Obrigado Luis pela peixeirada nova

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao, me gusto mucho como te quedo este proyecto, realmente digno de aplausos, espero que tengas muchas descendencias con tus killis.

Solo tengo una pregunta, que alto tiene la pecera? por lo que se ve en la foto puede ser que se dificulte un poco para sacar las turbas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela força.

 

Ivan o aquario tem de altura de água 36 cm e de largura 28.5. Os espaços de 20 litros têm 19.5 cm de comprimento, os de 15 litros tem 14.5cm de comprimento e os de 10 litros tem à volta de 9.5cm. Todos estes valores estão arredondados por defeito, assim como os litros, porque o aquario levo mais agua do que eu calculei, mas aproximadamente é isto.

 

Abraço

 

João

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rica obra João!

 

Já o tinha dito no chat mas volto a dizê-lo, tens aí um belo aquário.

 

Espero que tenhas sucesso, tanto sucesso que consigas reproduzir Nematolebias papiliferus Inoã para me arranjares depois uns ovinhos :crazyeyes:

 

hehehe

 

Estou a brincar.

 

Um abraço

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho duas questões: as divisões são em acrilico? como as fixaste?

 

Olá,

 

As divisoes sao em acrilico e fixei cortando o acrilico mesmo a medida da largura do aquario. Foi dificil a certar com a medida exacta para que o acrilico nao andasse lá a nadar, até porque encontrei sitiis no aquario mais justos e outros amis largos. Mas com um raspador e um pouco de lixa tudo se resolveu ::D:

 

Cumprimentos

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

As divisoes sao em acrilico e fixei cortando o acrilico mesmo a medida da largura do aquario. Foi dificil a certar com a medida exacta para que o acrilico nao andasse lá a nadar, até porque encontrei sitiis no aquario mais justos e outros amis largos. Mas com um raspador e um pouco de lixa tudo se resolveu :crazyeyes:

 

Cumprimentos

Boas como vai esse projecto?

Já agora como cortaste o acrílico? pois quero fazer uma cena parecida mas para guppys...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como vai esse projecto?

Já agora como cortaste o acrílico? pois quero fazer uma cena parecida mas para guppys...

Cumps

 

 

Olá André Ramos,

 

Bem o acrilico foi cortado numa maquina de disco, daí terem saído muito certinhos, apesar de ter sido preciso fazer uns ajustes com uma lamina de raspar e uma lixa... Mas o acrilico pode ser tratado como se fosse madeira com um serrote também se lá vai, dá é mais trabalho, de perferencia usar daqueles serrotes de ferro que tem uma lamina com os dentes muito finos.

 

Neste momento o projecto está a correr muito bem, desde que tenha cuidado com o nivel da agua eles ficam todos onde separados sem problemas. O unico incoviniente que vejo é mesmo este aquario nao permitir o desenvolvimento de qualquer tipo de alevim por nao ser selado com silicone.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos.

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais