[DIY] CO2


João Abóbora

Recommended Posts

Boas pessoal ...

 

Este fds decidi fazer o meu sistema de CO2.

 

Segui o tópico e a explicação à risca.

 

Ontem à noite foi a fase final ... Bicarbonato (colher de chá), fermento (colher de chá) e açucar (colher de sopa).

Um pouco de água morna e agitar.

 

A camada de cima da gelatina foi invadida pela água mas ao fim de 8 horas ainda nada.

 

Sabes se há algumas restrições em termos de marcas ?

 

Gelatina : Royal neutra

Fermento : Ramazotti

Bicarbonarto : Cimarron

Água : torneira

Açucar : sidul

 

Penso ter o sistema todo bem vedado, coloquei uma válvula anti-retorno para não ter surpresas e uma pedra difusora.

 

A garrafa foi a da tradicional Coca-cola que penso ser indicada para o caso.

 

A minha questão é ... Será que vai demorar mais algum tempo a reagir ou estará alguma coisa marada ?

 

Gracias.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 340
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A ver se experimento isto quando tiver mais tempo.

 

Eu também uso a pedra difusora com a receita caseira e acho que dá para desenrascar. Para mim é mais prático porque a puxo todos os dias quando as luzes apagam, lol. De qualquer maneira tenho que arranjar um difusor jeitosito...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Supostamente já deveria ter começado a funcionar...

 

Vê a validade do fermento.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comprei a gelatina em folhas, mas exlicações de como fazer não diz nada.

 

que medidas usaste? quantidade de agua? e como fizeste?

 

obg

 

Viva,

 

Como deves ter reparado eu não cheguei a fazer com essa gelatina. Para a próxima é que vou experimentar.

Mas se queres jogar pelo seguro, começa por pôr 4/5 folhas (se forem iguais ás minhas, em forma de rectangulo 4/5 devem chegar) numa tijela com um pouco de água, o suficiente para apenas molhar as folhas, depois daquilo amolecer tiras com a mão as folhas (nesta altura já devem estar "viscosas" e pões em 800/1000ml de água a ferver e mexes. Depois disso as folhas devem desaparecer, despejas para a garrafa e colocas no frigorifico até ao dia seguinte quando já deve estar consistente e segues normalmente a receita apartir daí.

Espero ter ajudado, e que resulte. Depois conta como foi :)

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal ...

 

Este fds decidi fazer o meu sistema de CO2.

 

Segui o tópico e a explicação à risca.

 

Ontem à noite foi a fase final ... Bicarbonato (colher de chá), fermento (colher de chá) e açucar (colher de sopa).

Um pouco de água morna e agitar.

 

A camada de cima da gelatina foi invadida pela água mas ao fim de 8 horas ainda nada.

 

Sabes se há algumas restrições em termos de marcas ?

 

Gelatina : Royal neutra

Fermento : Ramazotti

Bicarbonarto : Cimarron

Água : torneira

Açucar : sidul

 

Penso ter o sistema todo bem vedado, coloquei uma válvula anti-retorno para não ter surpresas e uma pedra difusora.

 

A garrafa foi a da tradicional Coca-cola que penso ser indicada para o caso.

 

A minha questão é ... Será que vai demorar mais algum tempo a reagir ou estará alguma coisa marada ?

 

Gracias.

 

Boas!

Acho que agitaste de mais. Com água morna não precisas de grandes abanões, é apenas o suficiente para que a mistura fique homogénia, sem "revoltar" a gelatina. Mas não é por aqui que está a culpa de isso ainda não funcionar.

Sinceramente não sei porque é que ao fim de 8horas isso ainda não está a deitar CO2..

Só tenho uma duvida, esse fermento Ramazotti é biologico?

É que se não for está aí a causa.

 

Abraço!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem fiz com o fermento ramazoti e demorou umas horas até começar a bombar. Utilizei foi gelatina com sabores e com 250g de açucar eu acho que este fermento demora mais algum tempo a reagir do que o conhecido fermipan. Verifica se não tens fugas no sistema. Depois de começar não pára, o meu já está bombar há um mês!

 

Henrique Rosa

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal ...

 

Quando cheguei a casa, cerca de 24h após ter feito a mistura, ainda nada.

 

Fui fazer o teste da rolha para garantir que o CO2 não se estava a escapar e estava tudo OK.

 

Então agarrei e ...

 

Mais 1/2 colher de chá de bicarbonato

Mais 1/2 colher de chá de fermento

 

Um pequeno abanão só para ligar ... e meti uma rolha na garrafa para ver se ela ficava "dura". (sinal que estava a ganhar pressão).

 

Ao fim de uns 15 minutos abri a garrafa e ouviu-se ... pffffffffff.

 

Toca a meter a rolha com o tubo e está dentro do aqua a largar as desejadas bolhinhas a um ritmo calmo mas constante.

 

 

Das duas uma ... Ou as minhas colheres de chá são pequenas ou não as enchi bem.

 

Vamos ver agora quanto tempo aguenta.

 

Mas obrigado a todos.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos!!!!!

 

Adorei este sistema, e funciona que é uma verdadeira maravilha.

No inicio nãofuncinava muito bem porque não consegui-a vedar bem a inserção do tubo na rolha.

Mas após varias tentativas com os mais variados materiais descobri.....

e apartir de agora não posso ralhar mais com a minha esposa, qdo ela quiser comprar verniz para as unhas....... pois tb eu lhe dou utilidade.

sim, sim, com o verniz das unhas colocado na região superior da tampa, várias camadas aquilo funciona que é uma maravilha.

 

 

 

Agradeço mais uma vez o vosso contributo.

 

 

um bem haja a todos

Carlosmnr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pessoal já esta a funcionar e com um "speed" lol

 

fiz só com 100g de açucar, depois aviso quando acabar (logo o tempo que durou)

 

já agora, o ph costuma descer muito?

Editado por TomasSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yikes viva

apos alguma pesquisa aqui no forum, ja vi varias sugestoes para «introduzir» o co2

na agua.

e aqui vai a minha sugestao:

-ja vi alguem que adaptou na mangueira que sai do filtro

a entrada de co2 num tubo com bioballs para partir as bolhas de co2 para melhor integraçao na agua,e nesse caso a minha ideia é,nao funcionaria melhor se fosse uma esponja?Com o fluxo da agua na esponja o co2 passaria pelos microespaços da esponja e teria melhor integraçao na agua?

 

-E porque nao adptar logo directamente no filtro externo, antes da esponja final,a beira da saida?

 

visto nao ter difusor de co2,pus a creatividade a funcionar e saiu isto:um pequeno filltro interior eadaptei a mangueira do co2 no adaptador que o filtro tem na saida do fluxo,onde supostamente estaria uma mangueirinha a vir fora do aqua para buscar oxigenio para oxigenar a agua.

Que dizem disto????

 

mais tarde e ainda nao sei se funciona,adaptei essa mangueira do co2 por baixoantes das materias filtrantes(esponja),para que quando saia o co2 ,passe pela esponja e,em microbolhas siga na agua.

Que dizem disto????

 

 

peço as vossas opinioes e comentarios.

 

desculpem se esta meio confuso mas façam um esforço para perceberem e opinem....

 

 

obrigado

joaovieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se experimento isto quando tiver mais tempo.

 

Eu também uso a pedra difusora com a receita caseira e acho que dá para desenrascar. Para mim é mais prático porque a puxo todos os dias quando as luzes apagam, lol. De qualquer maneira tenho que arranjar um difusor jeitosito...

 

 

Desculpem a ignorancia ;) tem que se retirar a pedra de dentro do aquário qd as luzes estão apagadas?

 

Cumprimentos

Orlando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a ignorancia :Fade-color tem que se retirar a pedra de dentro do aquário qd as luzes estão apagadas?

 

Cumprimentos

Orlando

 

Não, eu pelo menos nao tiro... Iria ficar toda a noite a desperdiçar e a diferença nao é tao grande..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:sad2: viva

apos alguma pesquisa aqui no forum, ja vi varias sugestoes para «introduzir» o co2

na agua.

e aqui vai a minha sugestao:

-ja vi alguem que adaptou na mangueira que sai do filtro

a entrada de co2 num tubo com bioballs para partir as bolhas de co2 para melhor integraçao na agua,e nesse caso a minha ideia é,nao funcionaria melhor se fosse uma esponja?Com o fluxo da agua na esponja o co2 passaria pelos microespaços da esponja e teria melhor integraçao na agua?

 

-E porque nao adptar logo directamente no filtro externo, antes da esponja final,a beira da saida?

 

visto nao ter difusor de co2,pus a creatividade a funcionar e saiu isto:um pequeno filltro interior eadaptei a mangueira do co2 no adaptador que o filtro tem na saida do fluxo,onde supostamente estaria uma mangueirinha a vir fora do aqua para buscar oxigenio para oxigenar a agua.

Que dizem disto????

 

mais tarde e ainda nao sei se funciona,adaptei essa mangueira do co2 por baixoantes das materias filtrantes(esponja),para que quando saia o co2 ,passe pela esponja e,em microbolhas siga na agua.

Que dizem disto????

peço as vossas opinioes e comentarios.

 

desculpem se esta meio confuso mas façam um esforço para perceberem e opinem....

obrigado

joaovieira

 

 

Boas,

Colocar a mangeuira de onde sai o CO2 da parte das matérias filtrantes não muito bom por duas razões:

- Pode matar por falta de oxigenio as bacterias essencias para que o aquário fique estabilizado.

- Pode ainda não se dissolver bem e levar bolhas de ar para a ventuinha do filtro o que o faz fazer mais barulho e até mesmo diminuir o caudal a médio e longo prazo..

 

Daí o pessoal acrescentar o tal reactor com as biobals depois da saída do filtro, mas se é com biobals ou esponja ou outro material qualquer isso jão não te posso dizer qual o melhor, pois nunca experimentei.

 

Espero ter ajudado.

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Como já foi referido, apesar de se notar que as plantas têm um crescimento bastante diferente com o co2 caseiro, a pedra difusora é muito pouco eficiente!

 

Dissolve pouco co2, o melhor é mesmo um difusor de co2 em vidro ou como o João referiu, uma dessas pedras em madeira que já ouvi terem muito bons resultados!

 

Já agora, amanhã vou fazer a experiência dessa cena! copiar a ideia do João... :puppydogeyes:

Abraço!

 

Um abraço a todos, e gostaria de colocar a seguinte questão:

eu tenho um aqua de 100x50x40, mais ou menos 200Lt e já faço a receita caseira (sem gelatina) à uns 2 anos com a pedra difusora, tambem noto que o rendimento não é bom, portanto este fim de semana decidi ir a uma conceituada loja de aquariofilia e informaram-me que um difusor de vidro não era boa ideia pra mistura caseira pois a pressão que é nesseçaria para as bolhas passarem por estes difusores é muito superior as das pedras difusoras e portanto o risco de rebentar com o garrafão de 5Lt (onde tenho a mistura) éra grande. a questão é: sera bom investir num difusor destes, alguem tem uma situação destas a funcionar? e se sim qual a marca e modelo do difusor pra eu não gastar dinheiro desnecessariamente.

Abraço,

 

craveiro666

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpem a ignorancia, mas onde posso comprar fermento de padeiro?? :D

Outra pergunta

usando a receita com gelatina podemos fazer um docinho depois de perder a força?? lol :crazyeyes: lol

Cumprimentos

Carlos Vilaça :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpem a ignorancia, mas onde posso comprar fermento de padeiro?? :mrgreen:

Outra pergunta

usando a receita com gelatina podemos fazer um docinho depois de perder a força?? lol :mrgreen: lol

Cumprimentos

Carlos Vilaça :rolleyes:

 

 

O fermento de padeiro, eu costumo comprar numa padaria e é bem barato! :wink:

Abraço,

 

craveiro666

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal será que me podem dar uma ajudinha.

Fiz a receita de co2 com a gelatina adicionei 250g acucar.

Agora o problema esta em que a mistura funciona mas esta a deitar muito pouco,cerca de 8bolhas/min tenho a garrafa a funcionar a 2 dias mas nao aumenta a quantidade de bolhinhas, que devo fazer, meter mais fermento mais bicabornato e mais acucar??Ja agora qual sera a quantidade de bolhinhas/min ou por seg??

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve neste site tem um contador de bolhas bonito da um efeito giro e nao precisa de muita pressao para as bolhas.

 

http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01076980030101

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um abraço a todos, e gostaria de colocar a seguinte questão:

eu tenho um aqua de 100x50x40, mais ou menos 200Lt e já faço a receita caseira (sem gelatina) à uns 2 anos com a pedra difusora, tambem noto que o rendimento não é bom, portanto este fim de semana decidi ir a uma conceituada loja de aquariofilia e informaram-me que um difusor de vidro não era boa ideia pra mistura caseira pois a pressão que é nesseçaria para as bolhas passarem por estes difusores é muito superior as das pedras difusoras e portanto o risco de rebentar com o garrafão de 5Lt (onde tenho a mistura) éra grande. a questão é: sera bom investir num difusor destes, alguem tem uma situação destas a funcionar? e se sim qual a marca e modelo do difusor pra eu não gastar dinheiro desnecessariamente.

 

Usa uma garrafa de 2l de um sumo qualquer que tenha gás que não rebenta. São os difusores que uso também :crazyeyes:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa uma garrafa de 2l de um sumo qualquer que tenha gás que não rebenta. São os difusores que uso também banana rock

 

 

Caro João

 

Sera que me podes aconselhar tambem qual a opção (marca e modelo) mais economica para o difusor de vidro.

 

Um abraço

 

José Craveiro

Abraço,

 

craveiro666

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Boyu tem uns porreiros e baratos.

Se não encontrares dá para te safares com uma pedra difusora de madeira.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Boyu tem uns porreiros e baratos.

Se não encontrares dá para te safares com uma pedra difusora de madeira.

 

 

 

Obrigado João mais uma vez pela atenção.

 

Hoje comprei um de madeira para "desenrascar" mas vou procurar onde existem para venda esses da Boyu, se souberes onde procurar diz-me sff.

 

 

Cumprimentos

 

José Craveiro

Abraço,

 

craveiro666

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ornimundo sei que tem. Mas deve haver mais lojas que vendam.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ornimundo sei que tem. Mas deve haver mais lojas que vendam.

 

 

Caro João, acho que a ornimundo é uma cadeia de lojas, estas a falar de alguma em particular?

 

 

Cumprimentos,

 

José Craveiro

Abraço,

 

craveiro666

Link to comment
Partilhar nas redes sociais