Dúvida na iluminação


Recommended Posts

Boas,

 

O meu aqua mede 100x40x50 e comprei uma calha de iluminação 4*T5 de 39w para o plantado que estou a começar a fazer e trazia já 4 lâmpadas com 11000k cada.

 

Pelo que tenho lido sobre este assunto, para imitar a luz solar natural, a temperatura de cor para aquários plantados deve ser algo em torno de 5200 a 6500K.

 

Ora aqui está a minha dúvida: devo comprar lâmpadas novas? Todas ou só, por exemplo, duas? As que tenho agora são prejudiciais ou afectam significativamente o crescimento das plantas? Posso deixar ficar como está e só quando precisar de trocar as lâmpadas é que corrijo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que faça grande diferença para as plantas, mas provavelmente fica com um aspecto um pouco esquesito, uma vez que as 10000K são meias azuladas. Se gostas do aspecto com que fica, poupa os € e mudas mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do que o membro ZborG disse eu penso que faz muita diferença para as plantas.

 

Os K que são mais utilizados para plantas são entre os 4200 e os 6500, tendo mais que duas lâmpadas podem ir até aos 8000/10000 para alargar o leque de opções para as plantas.

 

Segundo penso saber quanto mais altos forem os K tipo as que tens, as plantas vão crescer mais na vertical (os nós das plantas de caule por exemplo ficam muito mais afastados) do que se forem lâmpadas de K mais baixo, tipo 6500k

 

Mas isto é sempre uma boa discussão e tem havido muita pelo fórum (muita e boa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, o teu aquário tem 50 cm de altura, certo? T baixos penetram menos na água, T mais elevedos penetram mais. Sendo assim, se quiseres por ex. um tapete, os 11000 K não são má ideia. Por outro lado, se calhar não é preciso ser todas as lâmpadas, podias trocar duas por de 6400K, por ex. Nem é desperdício porque as guardas e usas daqui a 6 meses ou 1 ano quando for altura de trocar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do que o membro ZborG disse eu penso que faz muita diferença para as plantas.

 

Os K que são mais utilizados para plantas são entre os 4200 e os 6500, tendo mais que duas lâmpadas podem ir até aos 8000/10000 para alargar o leque de opções para as plantas.

 

Segundo penso saber quanto mais altos forem os K tipo as que tens, as plantas vão crescer mais na vertical (os nós das plantas de caule por exemplo ficam muito mais afastados) do que se forem lâmpadas de K mais baixo, tipo 6500k

 

Mas isto é sempre uma boa discussão e tem havido muita pelo fórum (muita e boa).

 

Boas Trocado,

Já agora aproveito para esclarecer uma dúvida...

Tu dizes que quanto mais altos os K mais na vertical cresce a planta, não querias dizer na horizontal?

(Por exemplo com plantas de tapete quanto mais alto os K mais se espalha o tapete e menos cresce em altura)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Murkas.

 

Sim tens razão, quanto mais alto a T mais penetra na água evitando que a planta procure luz em zonas mais altas. SORRY pelo erro.

 

Mas em aquários com 50 cm com - 10cm para areão e espaço ao de cimo que não se enche deve dar uns 40cm de altura, as lâmpadas de 6500 ou 4000 chegam perfeitamente ao areão, e tem um aspecto mais agradável à vista humana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agradeço as várias opiniões dadas.

 

Conforme aqui foi dito, como a temperatura de cor é bastante elevada, as plantas têm tendência para crescer na horizontal. Tenho a calha a funcionar desde segunda-feira e já começo a notar isso mesmo, especialmente nas plantas altas e de crescimento rápido, que começam a ficar um pouco inclinadas.

 

Vou, para já, tirar duas e colocar com 6500k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agradeço as várias opiniões dadas.

 

Conforme aqui foi dito, como a temperatura de cor é bastante elevada, as plantas têm tendência para crescer na horizontal. Tenho a calha a funcionar desde segunda-feira e já começo a notar isso mesmo, especialmente nas plantas altas e de crescimento rápido, que começam a ficar um pouco inclinadas.

 

Vou, para já, tirar duas e colocar com 6500k.

 

Boas Jorge,

Se tens 4 lampadas o meu conselho é para que em vez de meteres duas lampadas de 6500K metas uma de 6500K ea outra a rondar os 4200K, desta maneira os espectros completam-se e ficas com 3 tipos de lampadas diferentes, 10000K, 6500K e 4200K... as plantas agradecem.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Murkas,

 

Ainda bem que não as fui comprar logo... vale sempre a pena esperar por uma opinião. Vou seguir o teu conselho e comprar uma de cada.

 

Já agora, qual a melhor sequência para as colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Murkas,

 

Ainda bem que não as fui comprar logo... vale sempre a pena esperar por uma opinião. Vou seguir o teu conselho e comprar uma de cada.

 

Já agora, qual a melhor sequência para as colocar?

 

Depende se tiveres alguma planta de tapete á frente eu aconselhava a que metesses as de 10000K á frente... de resto depende das plantas que tenhas

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Afinal, vou fazer outra coisa: trocar três lâmpadas. Vou colocar uma de 4200k, uma de 6500k, uma de 8500k e utilizar uma das que tenho com 11000k.

 

Espero assim ficar com uma melhor combinação. Quanto às restantes três lâmpadas, vou tentar vendê-las aqui no Forum... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu aqua mede 100x40x50 e comprei uma calha de iluminação 4*T5 de 39w para o plantado que estou a começar a fazer e trazia já 4 lâmpadas com 11000k cada.

 

Pelo que tenho lido sobre este assunto, para imitar a luz solar natural, a temperatura de cor para aquários plantados deve ser algo em torno de 5200 a 6500K.

 

Ora aqui está a minha dúvida: devo comprar lâmpadas novas? Todas ou só, por exemplo, duas? As que tenho agora são prejudiciais ou afectam significativamente o crescimento das plantas? Posso deixar ficar como está e só quando precisar de trocar as lâmpadas é que corrijo?

 

Vou aproveitar este tópico pra esclarecer minha dúvida. Tenho um aquário com cerca de 75ltrs úteis e que trazia de iluminação 2x15wts, nas lámpadas não tem o valor em k só dis dayligt. Aminha dúvida é se estes valores são suficientes ou se tenho que colocar lámpadas mais fortes, já agora as lámpadas dayligt tem quantos k. Muito obrigado pelas respostas, Paulo Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário com cerca de 75ltrs úteis e que trazia de iluminação 2x15wts,

Boas Paulo,

Se quiseres colocar plantas mais exigentes no aquário, é conveniente que tenhas uma iluminação com mais wts, aproximando-se o mais possível da relação 1watt por litro. Se acrescentares outra calha com 2*15w, ficas com 60wts, ou seja, bem perto da tal relação de 1w/Lt. A questão da temperatura de cor é importante, mas antes disso, é necessário garantir que tens os wts necessários para o desenvolvimento das plantas, penso eu de que... (como também sou um leigo nestas matérias, gostaria que pessoal mais credenciado confirma-se ou corrigi-se esta minha opinião).

 

Quanto à questão dos k das lâmpadas que tens, não as conheço, por isso, tens de esperar por opiniões mais avalizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As daylight salvo erro sao de 6500K... pelo que eu nao mechia. (talvez quanto tivesse €€ trocava uma por uma temp mais baixa cerca de 4200K, mas nao é essencial).

 

Quanto á relação de 1W\Lt eu em aquas lowtech (baixa manutenção) não o recomendo, pois á mínima distracção com as fertilizações começa logo a aparecer alguedo... e até tens membros do fórum que mantêm aquas com uma relação de W\Lt relativamente baixa e conseguem manter plantas ditas exigentes... (assim de repente se nao me falha a memoria o membro Ricardo Diogo é um deles).

 

A minha sugestão é que investigues aí pelo forum um pouco melhor, que te decidas e planeies bem que tipode aqua queres e com que plantas e que em seguida decidas se queres experimentar mante-las com aluz que tens ou se preferes comprar (ou fazer) uma calha nova...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.