Iniciação aos Plantados


Jorge Gonçalves

Recommended Posts

Boas,

 

Apesar deste ser o meu primeiro post, não sou propriamente novato aqui no fórum. Sou um frequentador assíduo à alguns meses, mas sempre de forma passiva, ou seja, tenho-me limitado a ler a imensa informação disponibilizada.

 

Tenho um aquário acerca de 3 anos, mas pouco percebia de aquariofilia. Limitava-me a alimentar os peixes, TPA’s com regularidade pouco adequada e, ocasionalmente, fazia uns testes de fita só para descargo de consciência. Até que um dia, achei que devia adicionar mais umas plantinhas.

 

Pesquiso na net e aparece-se a Bíblia do Marc (Plantado V4.0). “Pode ser que isto me ajude”, penso eu ao abrir o tópico. Comecei a lê-lo e o certo é que só consegui parar quando acabou, várias horas depois e a horas impróprias para quem tem de se levantar bem cedo para ir trabalhar… Fiquem fascinado e, a partir desse dia, convicto que tinha de aprender e fazer muita coisa para ser um verdadeiro aquariofilista (não apenas dono de um aquário). Passei muitos dias em que aproveitava todos os momentos livres para explorar o fórum para aprender um pouco mais e, na fase inicial, quanto mais lia mais dúvidas tinha (sempre ouvi dizer que quem não sabe, não tem dúvidas).

 

Comecei então a consolidar conhecimentos, as dúvidas passaram cada vez mais a ser de pormenor e tomei uma decisão: vou construir um plantado. Para isso, era necessário investir em vários equipamentos: CO2, iluminação, substrato e, finalmente, as plantas desejadas.

 

Neste momento, já tenho o CO2 (sistema de botija da JBL) a funcional à três semanas e a iluminação (calha 4*39w com lâmpadas T5 para um aquário com 1mt) que vou montar hoje.

 

Esta primeira parte do “testamento”, serve apenas para agradecer ao Fórum e, claro está, a todos os membros que nele participam, pela informação que proporcionam!!! Só agora aparece o principal motivo deste post!

 

Fase seguinte do meu projecto: substrato. Ora é aqui que residem ainda as minhas dúvidas e que precisava da vossa ajuda. Pelo que fui vendo, existem vários tipos, uns de melhor qualidade do que outros. Segundo percebi, é quase unânime que os melhores são da ADA, mas será que justifica o investimento para um iniciado que, provavelmente, não saberá tirar todas as suas potencialidades? Não será o mesmo que dar um Ferrari a um miúdo que acabou de tirar a carta de condução? Que alternativas sugerem? Claro que o factor preço é importante, mas neste momento estou mais preocupado com o melhor material que devo utilizar do que com o custo.

 

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge, desde ja benvindo:)

 

 

pegando no exemplo do ferrari, tens 2 hipoteses, ou tens a sorte e ate te safas e conduzes um granda carro e curtes à brava, ou tens o azar e espetas-te e tens um prejuizo do caraças.

 

Fiz me entender?:crazyeyes: Mas aqui não há o factor "prejuizo do caraças":crazyeyes:

 

Avança no que achares que gostas mais, o resto vai aparecendo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então, que sejas muito bem vindo aqui ao canto dos plantado-maniacos :crazyeyes:

 

Para já estás a seguir a 1º regra de ouro deste hobie, pleanear e estudar tudo muito bem.

 

Quanto à questão do substrato, de facto, a grande maioria defende que substratos tipo "topo de gama" da marca Ada ou outras mais recentes como a Elos são os melhores. Talvez porque pela sua qualidade permitam melhores resultados, consigam minorar os erros do principiante, ou por outro lado porque se vêm muitos aquários bem sucedidos com a sua utilização. Na minha opinião, tanto pode ser pela sua qualidade como também porque muitos dos jardineiros aquáticos mais conhecidos por uma questão de notoriedade os utilizam nas suas montagens.

 

Como tudo o resto, o principal caminho do sucesso para ter um bom aquário plantado é haver uma boa equivalencia entre todos os componentes utilizados na montagem. Bom sem Co2 sem uma boa luz não dá grande resultados, Muita luz sem Co2 igualmente e a escolha do substrato ou dos fertilizantes não foge a essa regra. Pessoalmente, acho que não é obrigatório a compra de um substrato da ADA para se conseguir um bom plantado. É preciso sim, saber escolher bem o substrato, o que noutras marcas se torna mais dificil, hoje em dia tanto a JBL como por exemplo a Seachem têm substratos igualmente bons e equivalentes aos ADA ou Elos. Mas com a escolha desse substrato tens a certeza que adquiriste um bom produto e qualquer erro que possa advir da montagem dificilmente poderá ser causado por ele. Seguindo as regras e indicações do fornecedor claro está.

A compra de um bom substrato tipo ADA ou outro equivalente, será sempre um bom investimento, se tiveres que refazer a montagem por chegar a um ponto de não retorno por exemplo com algas, algo que acontece com frequencia aos principantes, poderás sempre continuar a utilizar esse substrato, enquanto que com outros mais baratos, terás de fazer novo investimento e se calhar a médio prazo acaba por ficar mais caro.

 

Eu, como gosto não só dos plantados mas como também tenho grande prazer em "inventar" grande parte da restante montagem de um plantado, tenho feito várias experiencias com diferentes tipos de substrato, tendo obtido bons resultados, quer com substratos caros quer com outros mais baratos. Mas é certo, que no processo cometí alguns erros que por vezes me fazem pensar "mas porque raio me fui pôr eu a inventar!"

 

Por fim, cá vai o meu conselho que poderá não ser o melhor e sem ordem definida.

 

1 - A gama completa de um substrato ADA ou outro equivalente

2 - Turfa, substrato fértil e argila, seja ela ADA, ELOS, Akadama ou outra qualquer equivalente, ou até areão inerte.

3 - Apenas argila com fertilização liquida desde o inicio.

 

Pessoalmente perfiro a 2ª opção. A 1ª nunca experimentei por isso pouco poso opinar sobre ela, a 3ª, a meu ver obriga a que já se tenham alguns conhecimentos mais aprofundados sobre fertilizações liquidas. na segunda temos sempre algum tempo e podemos planear a fertilização com mais calma, enquanto que na 1ª tem sempre o factor preço como condição "negativa".

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só posso dar a minha opinião, daquilo que fiz.

 

Tenho substracto fértil da Sera, o Floradepot. É bem bom, pois mantive um aqua bem plantado durante 16 meses, com 60 W para o meu 200 litros.

 

Agora vou remontá-lo, em principio ainda este mês. Não sei se compro de novo Sera ou JBL. A verdade é que com substracto fértil, facilitas a tua vida, nem que seja ao inicio. Vais ter algas, mas isso desaparece...

 

Agora que ADA e ELOS sejam melhores, mais equilibrados, tambem não duvido. Não sei é se valem a pena o investimento.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sou também um iniciado em plantados.

 

Posso dizer-te que a experiência que tenho é com areão inerte e mais tarde com o substrato da tropica + areão inerte.

 

estou satisfeitissimo, tive alguns problemas com algas e presumo que terei novamente porque acabei hoje de fazer alterações e deixei o aquário mais parecido com uma neblina ... (agradecimentos à Naturline pelas excelentes plantas enviadas).

 

Portanto como iniciado uso a gama da tropica, que não só é simples, mas optima para te aperceberes das necessidades das plantas e para a sua evolução.

 

Uso Substrato Tropica Aquacare com uma camada de areão inerte por baixo (fina) e outra por cima.

Uso Cápsulas Plant Nutrition + da Tropica (6 em 6 meses)

Uso Fertilizante liquido Plant Nutrition + da Tropica (diário)

 

Inicialmente comecei por usar o fertilizante líquido semanalmente, tive um boom de algas pouco depois, aprendi com este forum a verificar os valores de nitratos, amónia, ph e potássio como os essenciais para um plantado sem exigências de CO2, e que uma boa fertilização diária bem como a iluminação com a regra de 8 a 10 horas de exposição com 2 horas de intervalo (uso de temporizador) é o melhor para as plantas e para controlo dos valores do aqua.

 

mediante os testes verifico as necessidades de adicionar potássio para que as plantas absorvam os nutrientes ou quando está na hora de efectuar TPAs.

 

Espero ter ajudado com a minha parca experiência.

 

Bom plantado love you

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já agradeço todos as opiniões dadas.

 

Ainda não tomei uma decisão final, mas com os vossos comentários, fiquei com as ideias mais claras. Vou estudar um pouco mais antes de comprar (comparar as várias ofertas existentes no mercado), mas para já estou inclinado para uma solução intermédia, ou seja, um bom substrato, mas mais económico do que os topo de gama. Assim, sempre fico com alguma reserva de €€€ para próximos investimentos... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais