O meu aqUA!


fabio_TMR

Recommended Posts

Boas!

Aqui ficam as fotos do meu pequeno aqua, que montei passados alguns meses de entrar para a Universidade de Aveiro (e daí o nome aqUA)... :silly:

Depois de alguns habitantes que por aqui passaram e sofreram com a minha ignorancia, tenho à algum tempo um aqua estabilizado com

uma ja grande criação de guppy's que nao pára de crescer... Sobrepovoando demasiado este pequeno... :blush:

 

Setup:

 

Nome: Topless Beach

 

Data da montagem: 15/05/06

 

Dimensão: 52 x 25 x 28 cm vidro de 6 mm (ex-aquario da minha madrinha, ja la num canto á alguns anos) :P:idea:

 

Iluminação: Calha aquapor com lampada FLORA SUN 15w (5000K)

Filtragem: Filtro interno AQUAEL FAN-1 ( que má compra... :rainbowafro: )

 

Aquecimento: aquapor ???w (nao me lembro agora)

 

Substracto: areia de sílica (com algumas "pedritas" de areão de rio)

 

Móvel: Uma das minhas secretarias do quarto em aveiro (durante o tempo de aulas) lol :)

 

Decoração: Rocha vulcanica, "cantaro partido" de barro e placa "Topless Beach"... :crazyeyes:

 

Flora: Echinodorus bleheri

Musgo de java

 

Fauna: Guppy's (muitos, e cada vez mais)

limpa-vidros (Otocinclus affinis) (também nao sei se é bem este o nome correcto, e o conseguir fotografar ajudem-me) :blush:

 

Começou assim:

2089648161_15446934ca.jpg?v=0

 

Depois foi assim:

2090435826_9392370a62.jpg?v=0

 

 

E hoje, antes de ter introduzido os red's e o musgo estava assim:

 

2087909164_acb1553296.jpg?v=0

 

2087907964_ca401d0197.jpg?v=0

 

 

As fotos nao sao grande coisa, desculpem...

Comparado com os excelentes aquarios que vejo aqui pelo forum, este esta muito fraquinho, admito,

mas espero ir melhorando aos poucos e com a vossa preciosa ajuda... :wink:

 

Criticas e opinioes serão muito bem vindas!

 

Abraço cheers

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas fabio yikes

o aqua em meu ver esta um pouco pobre, tudo pode ser melhorado com ajuda de todos aqui do forum

primeiro de tudo é por um fundo entre preto e azul escuro

tambem podias pensar em mudar o areao

tambem podias pensar em aplicar co2 e por umas plantas mais variadas

com tempo tudo vai la :lol: , estamos aqui todos para ajudar

qualquer problema, avisa

cumps

Editado por Tomkat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens o aquário como a grande maioria das pessoas quando começa, pouca luz e pouco plantado mas se está ao teu gosto isso é que é importante.

 

Cuidado com a introdução de Co2 e afins. Só vale a pena ter CO2 se tiveres mais iluminação e só interessa ter mais iluminação se tiveres mais plantas.

 

Força,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio!

 

Dá-me a sensação que tens o filtro com demasiado caudal!

Eu prefiro ver menos agitação na água, é apenas uma opinião, mas em principio não tras problemas à sobrevivência dos peixes ou de plantas.

Eu não adquiria mais plantas se tiveres um bom ambiente no aquario elas multiplicam-se. Tenho, no meu "Lagus", Higrofila polisperma pra dar e vender e comecei com um rebento de 4 folhas que veio no saco, por acaso, de um dos habitantes do aquario.

 

Fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado a todos pelas respostas!

 

primeiro de tudo é por um fundo entre preto e azul escuro

tambem podias pensar em mudar o areao

tambem podias pensar em aplicar co2 e por umas plantas mais variadas

 

Em relaçao ao fundo tens razao, aquela cartolina amarela ficou ali porque achei que dava graça quando ainda nao tinha plantas, mas agora tambem acho que toda azul fica melhor...

 

Tambem nao gosto nada do areao, mas para ja estou a pensar fazer um tapete com musgo ( sera possível? ), acho que ficava mesmo ao meu gosto, e assim ja fica tapado...

 

Quando chegarem as ferias vou introduzir uns ramos de videira (que ja tenho em tratamento) e quero tambem uma planta pequena, estou a pensar numa "Anubias barteri var. Nana", o que acham? Qual seria a vossa opção?

 

Topless beach! LOL Fantástico.

 

Todos ficam com essa "cara" quando vêm o aqua e reparam na placa... :tongue:

 

Dá-me a sensação que tens o filtro com demasiado caudal!

 

Tens razao. Esse é um dos motivos que me levam a considerar este filtro uma má compra, é que o caudal ja esta no minimo... bigsmile

Alguns peixes ate gostam de vez enquando ir para la dar umas voltas de "escorrega", mas a mi xateia-me o facto de ter tanta agitação na agua e de ter de o virar contra o vidro da frente. Porque senao a corrente é tanta que me empurra as folhas da planta todas para o lado direito... bigsmile

Sugestoes? (que nao passem para ja pela compra de outro filtro,desculpem..)

 

 

 

Muito obrigado pelas respostas e por futuras dicas e criticas :happy:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

O que me encheu o olho, foi uns guppys que andam por aí!!...Esses dois machos de cauda vermelha davam uma selecção que vou te contar. Trata disso, faz um apuramento. Contudo também percebo que é complicado porque isso exige ter mais aquários para fazer a separação dos casais...

De qualquer modo muito boa fauna!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente o teu aquário parece ainda de principante. No entanto, já é possível observar alguma evolução desde a 1ª foto que colocaste para a última.

 

Deixo-te algumas dicas:

 

- a placa, apesar do seu valor cómico, é desapropriada para um aquário. Perde todo o ar natural que a maioria de nós pretende para o seu aquário. No entanto, como não prejudica a vida dos vivos do teu aquário, cabe-te a decisão de a manter ou não.

 

- os vasos também estão, quanto a mim, a mais. Mas também não é necessário tirá-los se te agradam.

 

- do areão e do fundo já falaram.

 

- quanto ao tapete de musgo de que falaste, é uma boa ideia para a luz do aquário que tens. Já li ser possível plantar o musgo e fazer com que ele se agarre ao areão. Mas a minha experiência (que vale o que vale, obviamente!) diz-me que o melhor será agarrares o musgo a pedras (para fazer o tapete o melhor será xisto porque são mais lisas) e dispô-las pelo fundo do aquário. No entanto, aconselho-te a pesquisares sobre esta questão.

 

- essa pedra que aí está parece-me um pouco "solitária". Provocará um impacto mais agradável se conjugares conjuntos de pedras. Obviamente que isto é também uma questão que depende dos gostos.

 

Boa sorte,

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bom o material base ja tens agora com o tempo é ir evoluindo e brincando um pouco com o aquario

vai pesquisando bastante por aqui e vendo algumas fotos dos aquarios que aqui andao e vais tentando

fazer algo do genero das coisas que mais gostares.

 

quanto ao nome do teu aqua devia de ser mesmo o Topless beach cabecadura:drinking: essa placa esta demais lol.

nao te desfaças dela quando tiveres o aquario ao teu gosto tens a placa com o nome do teu aquario e metes num cantinho despercebida :wink: heheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos e obrogado pelas respostas! :tongue:

 

Mas que boa ideia krypticall! :lol: Tambem concordo que a placa tira a naturalidade ao aquario, mas gosto tanto dela, e assim ja nao fica a estragar o ambiente do aquario e todos ficam a saber o seu nome... bang

(Para começar, o nome do aquario ja esta alterado!) bigsmile

 

Obrigado por todas as boas sugestoes, apesar de este aquario estar agora em segundo plano, uma vez que agora as atenções estao viradas para o projecto do novo aquario de 240l que aquiri... :snipersmile:

Este, quando voltar novamente comigo para aveiro ira ter novas plantas, e provavelmente novos habitantes, por isso, aceitam-se sugestoes :blush:

 

Ainda assim, ja que falaram aqui dos meus queridos guppys, aqui vao vais umas fotos em que se vê melhor algumas caudas, agora já maiorzinhas...

 

DSC03064.jpg

 

DSC03063.jpg

 

DSC03062.jpg

(O fotografo e a maquina é que nao ajudam muito,mas pronto...)

 

Espero que gostem!

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Afinal ja não vou transferi-los para o novo aqua, ja estou a da-los e vou vender alguns,para ficar so com alguns casais a fazer filhos, mas agora de maneira mais controlada (sempre a dar ou vender, coisa que não conseguia fazer ate á pouco tempo, porque tinha pena de ficar sem eles e não conseguia decidir com quais ficava)... :blink:

Quero ver se faço agora umas misturas de cor malucas... :crazyeyes:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Agora com o aquario novo montado ja tirei daqui a unica planta que tinha e plantei-o de uma maneira que me agradou bastante... :arrow:

Só de frizar, que a Hechinodorus Bleheri que aqui estava já não era uma, mas sim 3 grandes plantas... :oops: Foram duas para o aquario grande e uma para o outro pequeno...

 

Vamos ao que interessa...

 

Antes

DSC03888.jpg

 

Agora (passado uma semana e tal da montagem)

DSC04313.jpg

 

O que acham?

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se podesses meter algo á frente parecia bem,é que parece-me que tem a frente algo despida mas isso sou eu que não percebo nada disto bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A frente está mesmo um bocado despida... Mas se reparares bem na foto andam por la uns pés de Eleocharis acicularis (acho eu, foi dada e ja não me lembro do nome), se conseguisse fazer tapete era capaz de ficar fixe e ja não ficava tão despido, certo? :-D

 

Também não percebo nada disto, por isso agradeço todos os comentarios! :D

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.