Instalação de UV 9W


Recommended Posts

Tenho um Filtro UV de 9W da JBL, pronto a instalar, o aquário fez agora 2 meses, não sei se será muito cedo ou não, penso que já estará ciclado, embora nunca tenha detectado quaisquer niveis de amónia, nitritos ou nitratos.

está bastante plantado, na generalidade as plantas cresceram muito bem. e tenho já há volta de uns 30 peixes, guppies todos nascidos lá, os progenitores morreram, corydoras, ancistrus, gambas cristal e umas pequenas avermelhadas, sae, otocinclus, neons, caracois.

 

o aquário tem para aí uns 130 lts - 80x37x40

filtro externo 600 litros hora

CO2 natural (de compra)

2x18w

temp-27

ph-7.5

dkh-5

Gh-8

 

haver se alguém me pode dár uma opnião.

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem uma dica ou opnião!?, ou isto é só maçaricos como eu, ou a minha dúvida deve ser muito estranha ou chata!?

Eu instalava.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes instalar à vontade, o filtro uvc não afectam as bactérias do filtro biológico e este for aplicado a uma saída.

 

ao acoplares ao filtro externo de 600l/h ele vai clarificar a água apenas

 

podes em alternativa arranjar uma bomba submersível de 150l/h máximo que ligas ao filtro uvc e deste um retorno ao aqua. nesta opção além da clarificação da água também irá eliminar bactérias de doenças e pragas que poderão aparecer no aquário

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes instalar à vontade, o filtro uvc não afectam as bactérias do filtro biológico e este for aplicado a uma saída.

 

ao acoplares ao filtro externo de 600l/h ele vai clarificar a água apenas

 

podes em alternativa arranjar uma bomba submersível de 150l/h máximo que ligas ao filtro uvc e deste um retorno ao aqua. nesta opção além da clarificação da água também irá eliminar bactérias de doenças e pragas que poderão aparecer no aquário

 

 

Já temia isso, mas ainda assim instalei-o :(, deu-me um trabalhão do caraças. não mata mesmo bichinho nenhum? não tenho grande espaço no aqua para instalar a bomba, ou então não estou a ver como, com os modelos de bomba que há, se calhar até havia uma que fosse ideal para o meu aqua, no fundo do aqua não tenho muito espaço. (aquatlantis ambiance de 80)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já temia isso, mas ainda assim instalei-o :), deu-me um trabalhão do caraças. não mata mesmo bichinho nenhum? não tenho grande espaço no aqua para instalar a bomba, ou então não estou a ver como, com os modelos de bomba que há, se calhar até havia uma que fosse ideal para o meu aqua, no fundo do aqua não tenho muito espaço. (aquatlantis ambiance de 80)

 

Boas.

 

Podes sempre por optar por cortares a mangueira que sai água so filtro externo e intercalares um "T". Depois é só ligares uma mangueira daqui ao Uv e outra do Uv ao aqua. A quantidade de água que irá passar no Uv será muito semelhante à indicada pelo fabricante.

 

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Podes sempre por optar por cortares a mangueira que sai água so filtro externo e intercalares um "T". Depois é só ligares uma mangueira daqui ao Uv e outra do Uv ao aqua. A quantidade de água que irá passar no Uv será muito semelhante à indicada pelo fabricante.

 

:)

 

 

Não irá desta forma aumentar as necessidades de limpeza do filtro UV ?

 

P.S.: Peço desculpa pela intrusão ...

Editado por Jota-T
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte....o problema da introdução dos filtros UV é a eliminação de alguns nutrientes essenciais á vida da tua flora..e visto teres um aquario bastante plantado..as tuas plantas sao capazes de se ressentir..pelo menos isso aconteceu comigo..mas podia ser de outros factores..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Podes sempre por optar por cortares a mangueira que sai água so filtro externo e intercalares um "T". Depois é só ligares uma mangueira daqui ao Uv e outra do Uv ao aqua. A quantidade de água que irá passar no Uv será muito semelhante à indicada pelo fabricante.

 

:smilecolros:

 

 

 

boas, tenho tb um filtro uv igual, quando o adquiri fiz como disseste de por um T, mas nao deu resultado pois ao pores um T, a agua vai sempre escapar por onde tiver menos resistencia logo vai direitinha para o aquario e nao passa caudal nenhum pelo filtro uv. o que se poderia por para reduzir essa resistencia seria um acessorio em Y (uma biforcaçao) mas mesmo assim, se o filtro externo nao tiver potencia suficiente a agua passara toda pelo tubo que oferecer menos resistencia. eu pus o meu directamente a saida do filtro externo.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

Por enquanto vou deixar estar assim (directa na saída dofiltro) para ver o que dá, quanto ao facto de as plantas poderem se ressentir, só tenho o filtro ligado 3 horas por dia, por questões de precaução, para testar e por 'feeling', e por que li,penso no site da JBL,que em aquários de água doce, não se ganhava nada ter o filtro permanentemente ligado.

 

 

Cumprimentos

 

Jorge Veloso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Interessante o tema, especialmente porque também tenho a minha UV à saída do filtro.

 

Posicionar a UV à saída do filtro faz com que tenha um caudal que tira eficácia à UV, como já foi dito.

 

A ideia do T é boa, mas acho que vou procurar duas torneiras para regular cada um dos lados do T. Pode ser que existam no mercado torneiras pequenas que dê para fazer uma instalação idêntica à do ar. Assim, ao diminuar um caudal estaríamos a aumentar o outro,

 

Não sei é se ficarei muito sossegado com mais tubos de água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Interessante o tema, especialmente porque também tenho a minha UV à saída do filtro.

 

Posicionar a UV à saída do filtro faz com que tenha um caudal que tira eficácia à UV, como já foi dito.

 

A ideia do T é boa, mas acho que vou procurar duas torneiras para regular cada um dos lados do T. Pode ser que existam no mercado torneiras pequenas que dê para fazer uma instalação idêntica à do ar. Assim, ao diminuar um caudal estaríamos a aumentar o outro,

 

Não sei é se ficarei muito sossegado com mais tubos de água...

 

 

Boas,

 

Dá uma olhadela em http://www.claber.com/prodotti/dettaglio.asp?id=1&line=1, na peça 8598 ou 8589.

 

Foi como eu fiz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Interessante o tema, especialmente porque também tenho a minha UV à saída do filtro.

 

Posicionar a UV à saída do filtro faz com que tenha um caudal que tira eficácia à UV, como já foi dito.

 

A ideia do T é boa, mas acho que vou procurar duas torneiras para regular cada um dos lados do T. Pode ser que existam no mercado torneiras pequenas que dê para fazer uma instalação idêntica à do ar. Assim, ao diminuar um caudal estaríamos a aumentar o outro,

 

Não sei é se ficarei muito sossegado com mais tubos de água...

 

Partilho do mesmo receio!!...tubos de água na sala...130lt de água...! até me arrepio todo! estou a pensar meter uns sensores de água, pelo menos avisa de for de noite!!!

mais outra questão, o UV na horizontal ou na vertical, com as entradas para cima ou para baixo?no caso de horizontal. o manual diz que tanto faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Realmente essas torneiras são a solução para optimizar a UV. Uma bifurcação com torneiras faz a derivação em dois circuitos, outra bifurcação, sem torneiras, volta a unificar o circuito.

Quando implementar digo-vos o resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

E como ficamos?

 

Montado na horizontal? Mangueiras viradas pra cima?

Usar uma bomba ou fazer um bypass?

Quantas horas por dia, relação L /H /tempo ligado?

 

 

Bom pelo menos sei que fertilizar com ele ligado, tá fora de questão, assim com na administração de medicamentos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.