Recife54


arty77

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Aqui irei colocar a evolução do meu pequeno Recife54...

 

Setup:

60x30x30 cm;

47 litros (54 brutos);

Sump: Cilindro de 5 litros para decantação; Jagger 75W (26ºC);

Iluminação 48 watts (calha ShinMao 2xT5 60cm com 2 x Hailea T5HO 24W : Sunshine 10000K + Extra Reef actínica);

Circulação de 5500l/h (Sunsun JVP-101 3000L/h + Tunze 6025 2500l/h);

7.9kg de Rocha Viva;

4kg de areão de coral esférico (com 2 a 3 cm de altura), que estou a substituir progressivamente para areão fino, tipo sugar size;

Escumador DIY baseado em bolhas de ar (bomba de ar Dymax AP700 regulável com duas saídas ligada a pedra difusora de madeira);

TPA semanal de 10% (6 litros) com água natural do mar + Reposição diária de água evaporada com água da companhia e kalk

 

 

 

 

dia 26 - desmontagem do aqua60 (doce), limpeza geral, montagem de uma parte do material do nano

 

algumas fotos...

 

panorâmica geral:

IMG_0194.JPG?imgmax=800

 

vista diagonal:

IMG_0196.JPG?imgmax=800

 

bomba de circulação antiga (que não tava a funcionar - areão encravava motor) e termostáto

IMG_0198.JPG?imgmax=800

 

pormenor do pseudo-escumador que criei à pressão, aproveitando uma parte de um aspirador a pilhas, um tubo de sifão, parte de uma garrafa de plástico e um prato de sopa tb de plástico ;)

também se vê o densímetro, a pedra difusora, e ao lado, um recipiente tipo cilindro que tenho por aqui e que provavelmente irei dar uso para as tpas ou até para uma mini-sump :)

IMG_0201.JPG?imgmax=800

 

pormenores do hidrómetro da Sera (nesta altura a salinidade ainda tava a 1.018):

IMG_0203.JPG?imgmax=800

IMG_0204.JPG?imgmax=800

 

pormenor do frasco/cilindro de 6.5litros (curiosamente 10% do volume do aqua -> TPAs :) )

IMG_0205.JPG?imgmax=800

IMG_0206.JPG?imgmax=800

aqui dá para ver as alturas aquário e frasco... salvo erro o frasco tem 1 ou 2 cm a menos de altura do aqua (será que dá para fazer alguma cena útil? tipo sump ligada por overflow?)

IMG_0207.JPG?imgmax=800

 

novamente uma panorâmica geral:

IMG_0208.JPG?imgmax=800

 

outra diagonal:

IMG_0209.JPG?imgmax=800

 

mais outras:

IMG_0212.JPG?imgmax=800

IMG_0214.JPG?imgmax=800

IMG_0215.JPG?imgmax=800

IMG_0217.JPG?imgmax=800

IMG_0218.JPG?imgmax=800

IMG_0219.JPG?imgmax=800

 

aquele termómetro digital autocolante na frente baixo direita, queria livrar-me daquilo mas tá a ser difícil de arrancar... algumas ideias? será que com álcool... ou aquecendo... ?

 

 

como podem ver, ainda estou a preparar o material e falta mais de metade dos acessórios e elementos necessários para inaugurar uma montagem oficial do nano.

 

ao longo dos próximos dias irei colocar a evolução da montagem e já agora ler as vossas opiniões e críticas

Editado por Pedro Conceição

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

dia 27 - ajuste da salinidade e da temperatura; tentativa de colocação da bomba de circulação temporária em funcionamento sem sucesso; colocação de acelerador de bactérias da Sera

 

aqui vai o setup...

 

Data de início de preparação de montagem: 26 Novembro 2007

 

Modelo: Juwel Rekord 60 (aquário adaptado: remoção da coluna de plástico; tirei a tampa de iluminação)

Dimensões: 60x30x30 cm3

Volume: 54 litros brutos

Iluminação: actualmente não tem

Substracto: 4kg de areão de coral (cerca de 2 a 3 cm altura)

Aquecimento: 50 watts (termostato de origem)

Escumador: DIY baseado em bolhas de ar (em construção)

Bombas de ar: Dymax com regulação de intensidade, duas saídas

 

 

preparação da água (26/Nov):

água da rede

acondicionada com Sera Aqutan (só mais tarde reparei que é apenas para água doce e reparei que existe Sera MarinTan para salgada, será boa ideia comprar e aplicar?) para anulação de cloro e metais pesados;

adicionado sal marinho Tropic Marin para atingir densidade padrão (1.024);

 

parâmetros da água (27/Nov):

pH: 8.6

temperatura: 25ºC

densidade: 1.025

 

preparação do ciclo (27/Nov):

aplicação de acelerador de bactérias: 12ml de Sera Nitrivec (biostarter)

 

 

próximos dias:

 

aquisição de:

- cálcio

- rocha morta

- bombas de circulação

 

teste dos parâmetros da água (pH, kH,, gH, Cálcio, Amónia, Nitritos, Nitratos, Fosfatos, ...)

 

se tudo ok, aquisição de:

- escumador a sério (ou talvez siga o desenvolvimento de um DIY se verificar que é eficiente continuando o pseudo-escumador para algo realmente funcional ;) )

- calha de iluminação (para luz entre 50W a 100W e com pelo menos dois espectros: 10000K e outro (quiça actínica))

- rocha viva + frags de corais para dar início efectivo ao ciclo

 

algum tempo depois quando estiver estabilizado:

- equipa de limpeza (eremitas, camarões, ...)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Esse projecto pode ser muito bom se seguires as coisas sem faltar!

A meu ver, a utilização de água da rede num aqua novo e ainda por cima num nanoreef é um erro! Se eu colocar um pouco de água da rede no meu aqua, já estabilizado e com uma litragem maior, o problema não é visivel, pois os parametros da água pouco mexem, mas num aqua recente e com pouca litragem os parametros mexem e bastante!

 

Não tens ninguém por aí que te arranje uns litros de osmose? Ou uma loja que te venda isso? Se tivesses por aqui eu dava-te a osmose, como já fiz a alguns membros!

 

Acho que uma coisa que deverías colocar assim que o aqua estabilize no pH, temperatura e pouco mais, é a rocha viva! Esta vai ajudar bastante a estabilizar!

 

Como está os nitritos, nitratos e amónia? Devem estar altíssimos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, água de osmose poderei conseguir por exemplo na Sohal que fica relativamente próximo de minha casa. de momento não tenho carro pelo que não estou muito inclinado a transportar 50 litros de água às prestações.. .hehe... mas com a água actual, que quantidade de água de osmose recomendarias trocar? se for tipo uns 5 ou 10 litros até posso passar hoje na loja e ver se eles me vendem e trazer em dois garrafões. em relação à qualidade da água, por enquanto não coloquei nenhum ser vivo, portanto presumo que os valores de nitratos, nitritos e amónia estejam iguais à água da torneira, ou seja, aproximadamente igual a zero. há uns meses medi isto na água da companhia: Dureza kH = 5ºd; Fosfatos PO4 = [0.25, 0.50]mg/l(ppm). isto dos fosfatos é que realmente parece-me alto demais, pois li num faq de salgados que a água deveria ter 0.01mg/l de fosfatos no máximo, salvo erro. de resto os metais pesados penso não haver problema pois apliquei o produto referido anteriormente. a temperatura está estabilizada entre 25 e 26ºC, presumo que ok. o pH é que realmente queria baixar para os 8.2, haverá alguma forma de estabilizar, tipo com cálcio? rocha viva? hoje vou visitar algumas lojas de salgados aqui na área e estava a pensar trazer um kilo de rocha morta, para servir de colonização das bactérias iniciais. mas se achas que posso meter já rocha viva, melhor, trago um kilito hoje. :twisted:

 

ps: lembrei-me que também posso passar num hiper e trazer 5 ou 10 litros de água destilada, o que achas?

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água destilada é melhor não usar...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ÁGUA DESTILADA NÃO!!!!!!! O João já o disse e eu reforço! Essa água é destilada em reservatórios de cobre, e a água fica sempre com residuos desse componente metálico, que acaba por matar corais e invertebrados!

Sempre podes passar a fazer as TPAs e reposição de água evaporada com osmose! Assim eliminas a água que tens actualmente aos poucos!

A água deve ter mesmo nitratos e nitritos, faz parte da maturação da água!

Em vez de comprares rocha morta, compra rocha viva, pois a morta não coloniza se não tiver viva!

Para baixares o ph.....calcio aumenta.....magnésio baixa.....mas não te adianta de nada, tens o kh baixo! Podes comprar qualquer coisa para aumentar o kh e depois corriges o resto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28/Nov[/n]

 

hoje apliquei Aquatan (novo para remoção de cloro e metais pesados com garantia de aplicação em salgados);

apliquei Ammovec (biostarter também novo) e coloquei uns pós de pastilha de fundo para corydoras para permitir às bactérias fazerem o seu repasto :crazyeyes:

e tb coloquei dois pequenos pedaços de rocha viva com um total de uns 800g (estava a 19 euros o kilo... ouch..)

 

passadas cerca de 5 horas fiz os testes à água...

 

temperatura: 27ºC

densidade: 1.0265

testes químicos:

pH: [8.0, 8.5] (poderá ser um intervalo maior, pois as cores não são fáceis de distinguir e para variar hoje a minha caneta digital ficou marada... 9.5 - 9.9... testei no de água doce e acontece o mesmo, acho que ficou descalibrada...)

amónia (NH4/NH3): 0 mg/l

nitritos: já não tenho este teste... vendi-o há tempos... até que daria jeito agora...

nitratos (NO3): 20 mg/l

kH: [15, 17] ºd (graus alemães)

gH: o kit que tenho não dá em água salgada

fosfatos (PO4): 0.5 mg/l

 

5in1 test strips (testes de tiras... acho que pouco fiável...)

nitratos: 80 ppm

nitritos: 0.5 ppm

pH: 8.5

kH: 120 ppm

gH: 240 ppm

 

ah, e hoje tb trouxe Cálcio em líquido, apliquei uns 5ml, em água salgada esta dose aumenta em cerca de 2mg/l a concentração de cálcio

 

fotos...

 

IMG_0222.JPG

 

IMG_0224.JPG

 

IMG_0228.JPG

 

IMG_0242.JPG

 

IMG_0246.JPG

 

IMG_0247.JPG

 

IMG_0252.JPG

 

IMG_0253.JPG

 

IMG_0255.JPG

 

IMG_0258.JPG

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

vou fazer um conselho:

 

Agarra nesses testes todos e mete na gaveta.

Agarra nos aditivos de bacterias, anti-cloro e coisas assim e manda para o lixo.

 

O que tu precisas somente agora é:

 

Agua

Sal

densimetro

termometro.

 

Mete rocha viva, sem ela não estas a fazer ciclo nenhum. podes meter tambem rocha morta, na mesma propoção.

 

Mete Kalk a pingar com a agua de reposição.

 

Mais nada.

 

Tens um aquario recem montado, os testes não te vão dizer nada de especial. Tens de ter calma e esperar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29/Nov

 

temperatura: 26ºC

densidade: 1.025 (fiz uma pequena troca de água - aprox. 2 litros - e a densidade passou para 1.024)

 

teste de tiras... (afinal é mais prático :mrgreen: e parece relativamente preciso)

nitratos: 80 ppm

nitritos: 0.5 ppm

pH: 8.5

kH: 120 ppm (6.7 ºd = 120ppm / 17.9)

gH: 240 ppm (13.4 ºd = 240ppm / 17.9) - se bem que este teste não é apropriado para água salgada pois a concentração ultrapassa a escala; apenas dá para ver que gh >= 240 ppm, o que é bom segundo o teste

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Sempre podes passar a fazer as TPAs e reposição de água evaporada com osmose! Assim eliminas a água que tens actualmente aos poucos!

Em vez de comprares rocha morta, compra rocha viva, pois a morta não coloniza se não tiver viva!

Para baixares o ph.....calcio aumenta.....magnésio baixa.....mas não te adianta de nada, tens o kh baixo! Podes comprar qualquer coisa para aumentar o kh e depois corriges o resto!

 

pois, boa ideia, assim que puder vou trazer água de osmose para fazer as reposições

 

o pH agora só consigo os testes químicos... a pen digital está de baixa... de qualquer forma, aparentemente deve rondar os 8.6

 

o kH está a 6.7 ºd

 

nesta fase inicial, apenas com rocha viva, serão críticos estes valores ou poderei continuar assim?

 

 

Mete rocha viva, sem ela não estas a fazer ciclo nenhum. podes meter tambem rocha morta, na mesma propoção.

 

Mete Kalk a pingar com a agua de reposição.

 

na realidade ontem meti 0.8 kg de rocha viva (presumo) :mrgreen:

 

o kalk será = água de osmose + cálcio? isso realmente é uma das prioridades. queria arranjar um sistema de conta-gotas igual aos usados nos hospitais. vi uma foto de um num outro fórum. onde será possível encontrar um?

 

abraços,

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pingar agua de kalk é igua a:

 

agua de osmose em que misturas hidroxido de calcio. Podes comprar em qualquer loja de aquariofilia.

 

 

O teste de GH não se usa em agua salgada porque o resultado não é importante. Ele somente mede uma pequena parte da alcalinidade.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30/Nov

 

hoje experimentei um esquema relativamente diferente para o escumador DIY...

 

Fotos

 

basicamente usei:

- uma bomba de ar Dymax AP700 com duas saídas reguláveis (fraquinho até "tornado" :P )

- tubos de ar

- pedra difusora normal (falta-me arranjar uma de madeira)

- um conjunto de tubos de sucção aproveitado de um aspirador de fundo a pilhas... tem uma base com uns 5cm de abertura e entradas de uns 3cm de altura, que depois segue para um tubo relativamente fino, uns 2 cm de diâmetro, que sobe até a um copo de sopa take-away que me arranjaram

 

regulando a potência da bomba de ar consegui atingir um nível em que sai espuma ainda com bolhas médias e que cai para o copo

falta terminar essa parte da queda de água/bolhas de ar, possivelmente irei aplicar cola silicone para isolar a caída de água, e fazer furos muito pequeninos por onde a água que sai ocasionalmente para o copo possa voltar para o aqua

 

experimentei mudar os tubos da bomba de ar para entrarem por cima do escumador em vez de por baixo na base. piorou bastante pois coloquei não um mas os dois tubos de ar e as bolhas de ar que sobem até ao copo chegam um pouco atrofiadas. vou voltar ao esquema anterior, cujos resultados dá para ver nas fotos. de momento as bolhas saem super claras e límpidas, pelo que julgo que a água não terá grande matéria orgânica a escumar neste momento, aliás o aqua só tem uns 4 dias.

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

decidi que seria bom utilizar uma sump e então gostaria de dicas sobre a construção/montagem de uma.

 

no local não tenho muito espaço e a sump terá de ficar no mesmo nível do aquário ou ligeiramente acima, com uma bomba de circulação a puxar a água do aquário para a sump, e um furo na sump com tubo para caída por gravidade da água para o aqua novamente.

 

o local é o da foto:

IMG_0321.jpg

 

e um esquema desenhado à mão com as medidas em centímetros da vista de frente e vista de topo:

Recife54_resize.jpg

 

a ideia seria usar o espaço do lado esquerdo ou atrás, naquele canto mais escondido, pois aqui a dona de casa não deixa ter mais "aquários"...

 

abraços,

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

decidi que seria bom utilizar uma sump e então gostaria de dicas sobre a construção/montagem de uma.

 

no local não tenho muito espaço e a sump terá de ficar no mesmo nível do aquário ou ligeiramente acima, com uma bomba de circulação a puxar a água do aquário para a sump, e um furo na sump com tubo para caída por gravidade da água para o aqua novamente.

 

o local é o da foto:

IMG_0321.jpg

 

e um esquema desenhado à mão com as medidas em centímetros da vista de frente e vista de topo:

Recife54_resize.jpg

 

a ideia seria usar o espaço do lado esquerdo ou atrás, naquele canto mais escondido, pois aqui a dona de casa não deixa ter mais "aquários"...

 

abraços,

 

Boas, Arty,

Tomando como base as medidas do desenho 2, eu colocaria a sump por tras do aquario. Aqui tens uma foto da construcao de uma sump, para meter atras de um aqua. As medidas sao 72c x 17l x 37 a.

Pic_11333_33.jpg

A sump parece pequena, porque o Hugo e muito grande. banana rock

Inicialmente, era de facto para meter atras do aquario. No entanto, conseguiu-se arranjar espaco por baixo, e e la que vai ficar. So para teres uma ideia. Com uma sump destas, e com a agua a cair por gravidade para o aquario, com um refugio no meio da sump, vais ter belas supresas no aquario.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades...

 

Actualização do Setup...

 

+ Iluminação: meti uma luminária 20W 6000K T4 60cm (temporária para fase de ciclo)

+ Aquecimento: substituí o termostato por um Jagger de 75 watts (programado para 25ºC)

+ Escumador: DIY baseado em bolhas de ar com pedra difusora em madeira (em afinação)

+ Circulação de Água: acrescentei Boyu SP-1300 de 900l/h

 

após alguma ponderação e bom senso, optei por passar a usar água natural do mar

 

fui até à praia da Granja em Gaia e trouxe 60 litros de água retirada perto de umas rochas. curiosamente, foi na passada sexta-feira, por volta das 20:00, já de noite portanto, e quando cheguei a casa, reparei que um dos bidões tinha colhido algumas dezenas de uns "insectos marinhos" minúsculos e que se deslocam a uma velocidade ultra-rápida e non-stop. precisava de ajuda para identificar a espécie... algumas fotos... reparei que eles aparecem e são mais activos à noite e de dia possivelmente estarão escondidos no areão...

 

IMG_0519.jpg

 

IMG_0522.jpg

 

IMG_0525.jpg

 

fiz praticamente uma TTA, ou seja, uma TPA de uns 90% para a água natural

 

será que são bons para fazer o ciclo do aqua?

 

últimos parâmetros medidos:

pH: [8.0, 9.0] (com o teste de cores é difícil de precisar...)

temperatura: 25.5ºC

densidade: 1.025 (a ajustar para 1.024)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algumas dúvidas...

 

- uma vez que estou a usar acelerador de bactérias nitrificantes, gostava de saber quais os invertebrados e vivos que poderei colocar em breve para dar início ao ciclo do azoto. uma equipa de limpeza (nassários + turbos + eremitas) seria ok? ou uma donzela por ex?

 

- se arranjar uma calha T5 com duas lâmpadas deverei optar por 1x10000K+1xActínica? 2x10000K? e no caso de uma calha com 4 lâmpadas.. 3x10000K+Act? 2x10000K+2xAct (alternadas)?

 

- as Tunze Nano Stream de 2500l/h serão "pacíficas" no aqua? além dessas e das Koralia, que outras powerheads de circulação têm bons consumos de energia (aprox. 5W)?

 

- actualmente tenho o aqua destapado e a evaporação de água doce ronda 1 litro diário, ou seja, 7 litros semanais... seria boa ideia colocar tampa em vidro/acrílico? tenho o escumador com air lift por isso o arejamento/oxigenação não seria um problema...

 

- se usar um teste kit de Cobre poderei verificar se a água destilada à venda nos hypers é adequada para reefs?

 

:smilecolros:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- se arranjar uma calha T5 com duas lâmpadas deverei optar por 1x10000K+1xActínica? 2x10000K? e no caso de uma calha com 4 lâmpadas.. 3x10000K+Act? 2x10000K+2xAct (alternadas)?

 

- actualmente tenho o aqua destapado e a evaporação de água doce ronda 1 litro diário, ou seja, 7 litros semanais... seria boa ideia colocar tampa em vidro/acrílico? tenho o escumador com air lift por isso o arejamento/oxigenação não seria um problema...

 

Boas,

 

Em salgados não se deve ter o aqua tapado, porque se o tapares vais aumentar a temperatura da água e vais aumentar muito a concentração de CO2, pois assim não vai haver a oxigenação necessária. Quanto á iluminação como não usas HQI (não há necessidade para essas dimensões) acho que não vai haver grande problema.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arty77, como não colocaste foto ontem de como está o teu aquário, vou falar um pouco "às cegas".

 

Não penses ainda em colocar vivos no sistema, pois andas a descurar-te de uma das coisas mais importantes num aquário de recife: a rocha viva!

 

Não é com aqueles dois pedaços de rv que tens dentro do aquário que vais ter uma filtração eficiente do sistema... portanto o meu conselho é, antes de mais, introduzires mais uns kilinhos de rv ao aquário e deixares o cliclo terminar (pessoalmente não gosto nada de adicionar "aceleradores" sejam do que for aos aquários...) e aí sim começas a pensar na equipe de limpeza, depois os corais, e depois de deixares os corais estabilizarem minimamente, os peixes.

 

 

Cumps.

Ricardo Luís

 

edit:

 

Ah! e se queres ter o aquário cheio até ao topo como tens, tenta arranjar forma de "elevares" os vidros (por exemplo um "chapéu" para ter a calha no interior) senão o mais provável é acontecer-te o que aconteceu com o meu irmão no cubo dele... cubo cheio demais + stress desconhecido = 2 palhaços suicídas que saltaram pra fora da água

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno pela dica, por enquanto acho que vou então manter o aquário destapado. Talvez arranje um reforço de altura apenas.

 

Boas Ricardo, obrigado pelas dicas. Realmente ainda tenho muito pouca rocha viva (apenas 800 gramas). Vou ver se coloco mais 1 ou 2 kilos esta semana. Quando o aquário tiver uns 3 a 5 kilos de RV e os parâmetros de Amónia e Nitritos a zero, estará então o ciclo do azoto completo e poderei colocar a equipa de limpeza? Em relação à dica de aumentar a altura dos vidros, é realmente boa, pois também tenho notado que com a evaporação de água há alguma salitre que escorre pelos vidros, e essa adaptação seria uma boa forma de prevenir isto, penso... :)

 

PS: Eu sou fã dos aceleradores de bactérias, pois tive bons resultados no segundo aquário doce :)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Arty,

Falando da relacao Rv/vivos, aconselho-te a colocares a Rv definitiva, deixar ciclar, e.... depois comecas a introduzir os vivos. Ate colocares a totalidade da rocha, presumindo que vais adicionando rocha nao maturada, vais sempre ter picos de Amonia, entre outros parametros descontrolados, ate que toda a rocha esteja maturada. Num outro ponto de vista, tenta comprar rocha ja maturada, de aquarios de membros do Forum, que estao a desmontar os sistemas.

Se ja tiveres um aquario minimamente estabilizado, com vivos, etc, ... de seguida, achas melhor introduzir + Rv nao maturada, o ciclo vai iniciar numa boa percentagem. A nova rocha que vais introduzir, vai voltar atras, no que respeita a desestabilizacao dos parametros da agua, que estariam a ficar estaveis. Assim sendo, nunca vais ter um sistema estavel, e as perdas, podem ser consideraveis, dependendo do que ja introduziste no aquario a nivel de vivos. Pondera bem a situacao, e, penso que optaras por esperar um pouco mais ate comecares a meter bicharada no aquario.

PS: Eu sou fã dos aceleradores de bactérias, pois tive bons resultados no segundo aquário doce

Aqui nos salgados, tudo o que aprendeste nos doces, metade e para esquecer. Chegaste a um novo universo. Tudo funciona um pouco diferente. Aqui, deixa-se a natureza funcionar. Tudo o que seja eceleracao, pode dar em desastre, a medio prazo. Vai com calma e...... forca nesse aquario.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Novidades...

 

Actualização do Setup...

 

+ Iluminação: calha ShinMao 2xT5 60cm com 2 x Hailea T5HO 24W (Sunshine 10000K + Extra Reef actínica)

+ Rocha Viva: acrescentei 2.6kg (aquela que tem manchas vermelhas)

+ Fauna: Hermita de Patas Verdes, Turbo Azul e uns 4 caracóis pequenitos

+ Reposição de Água Evaporada com Kalkwasser

+ Fundo: Cartolina Azul Turquesa

 

IMG_0366.jpg

 

 

Fotos e Video:

http://picasaweb.google.com/arty77/Recife54ComNovaIluminaO

 

 

rocha com hermita

IMG_0486-1.jpg

 

escumador DIY tipo airlift

IMG_0477.jpg

 

vista cima/direita

IMG_0469.jpg

 

vista direita

IMG_0458.jpg

 

hermita

IMG_0455.jpg

 

turbo

IMG_0448.jpg

 

rocha viva

IMG_0438.jpg

 

novamente vista geral

IMG_0436.jpg

 

vista de frente

IMG_0424.jpg

 

pormenor rocha viva avermelhada

IMG_0417.jpg

 

pormenor rocha viva mais antiga (o aspecto estará ok?)

IMG_0414.jpg

 

rocha viva e turbo

IMG_0413.jpg

 

vídeo com perspectiva geral

th_MVI_0468.jpg

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

arty77 na minha opiniao ta 5*!!!

Mas a minha duvida que lhe vou colocar é se me sabe dizer o preço desse suporte para a luz(acho que se chama calha)

lol

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...