Fertilizantes pó


sharpple

Recommended Posts

Já aprendi +/- a fazer as contas dos fertilizantes, mas sou bastante leigo na matéria.

Gostava de saber o que hei-de comprar.

Que testes?

Que pós :Fade-color ?E onde?Parece-me que na farmácia há..

 

 

Boas!

 

 

Dá uma espreitadela ao excelente tópico criado pelo nosso grande amigo André Silvestre: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

Não sou nenhum craque nisto, mas se já percebes alguma coisa de fertilizantes, deves saber que existem dois tipos: os macro e os micro:

 

-Quanto a fazer contas e aos pós, deduzo que te refiras aos macros! Os principais são: N (azoto), K (potássio), e P(fósforo)!

Um bom site para contas de macros: http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Relativamente aos testes, há só a venda os de nitratos e fosfatos (relativamente aos macro). Que eu tenha conhecimento, ainda não há testes de potássio!

 

-Falando agora dos micro, há muita variedade há venda! Eu uso o Sera Florena...

Sugiro que compres teste para o ferro!

 

Os testes que te aconselho são os da SERA!

Uma boa loja que tem muita variedade de fertilizantes é o HORIZONTE AQUÁTICO, um dos patrocinadores deste fórum!

 

PS:

-Controla constantemente os nutrientes com os testes e usa sempre a calculadora, para que não tenhas surpresas desagradáveis; e cuidado com o ferro se tens invertebrados!

-O uso de fertilizantes sem luz adequada e sem CO2, é inefícaz!

 

Um abraço,

André

Editado por André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas gostaria de saber era o nome dos compostos que deva comprar em separado, não vou á farmácia comprar potassio.

Quanto a fertilizantes completos já tenho e não gosto, quero fertilizar em separado npk, mas não sei o que deva comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas gostaria de saber era o nome dos compostos que deva comprar em separado, não vou á farmácia comprar potassio.

Quanto a fertilizantes completos já tenho e não gosto, quero fertilizar em separado npk, mas não sei o que deva comprar.

Vai à tal calculadora e vê quais são os compostos... na Horizonte aquático também lá estão os habituais. No fundo será algo como o KCl, para potássio, um KNO3 para os nitratos (também adiciona K) e um que agora não me recordo para os fosfatos (deve ser um hidrogenofosfato dissódico, ou parecido).

 

o K não é problemático (relativamente às algas), não há grande necessidade de testar.

 

Nota que na calculadora tens o "target" para os valores que "deves" ter presentes no aquário e não o que deves adicionar.

 

Não te fies demasiado no que digo, pois eu ainda tenho muito que aprender. Há membros muito mais conhecedores disto do que eu.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para 'chatear' o AGA... banana rock

 

e um que agora não me recordo para os fosfatos (deve ser um hidrogenofosfato dissódico, ou parecido).

Podes usar vários, mas o mais comum é o Monofosfato de Potássio (KH2PO4).

 

E já agora...

 

Controla constantemente os nutrientes com os testes e usa sempre a calculadora, para que não tenhas surpresas desagradáveis; e cuidado com o ferro se tens invertebrados!

Não querias dizer: cuidado com o fertilizante de Micro-nutrientes?

 

O Ferro e restantes quelatantes, tanto quanto sei, não fazem mal aos invertebrados, mas sim o Cobre, que mesmo em doses não muito elevadas é conhecido por ser fatal para estes animais (isto relativamente a peixes, por exemplo)...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para 'chatear' o AGA... banana rock

Podes usar vários, mas o mais comum é o Monofosfato de Potássio (KH2PO4).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

EhEhEh! Isto é o que dá ter tido preguiça de ir ver qual é ao certo... nos outros "safei-me", vá lá!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha mulher chama-lhe dihidrógeno-fosfato de potássio. Se calhar é mais facil...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Sim Ricardo, há diversas maneiras de 'chamar os bois pelos nomes'. Mais uma:

 

Fosfato de Potássio Mono-básico.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Sim Ricardo, há diversas maneiras de 'chamar os bois pelos nomes'. Mais uma:

 

Fosfato de Potássio Mono-básico.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Pois... no meu caso é o "boi" que é diferente, o que estou a usar é mesmo o que eu disse (fui confirmar há pouco), mas não é o que "habitualmente" se usa. (Também uso pouco, só agora é que vou ter o teste...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Pois... no meu caso é o "boi" que é diferente, o que estou a usar é mesmo o que eu disse (fui confirmar há pouco), mas não é o que "habitualmente" se usa. (Também uso pouco, só agora é que vou ter o teste...)

Sim AGA, eu também já usei Na2HPO4.2H2O... e serve. As contas é que obviamente não podem ser feitas como para o KH2PO4.

 

À pala disso, fiz uma calculadora em Excel, que não é nada de extraordinário.

 

Fica aqui o link: http://nfist.ist.utl.pt/~lefortunato/C.xls

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

Sim AGA, eu também já usei Na2HPO4.2H2O... e serve. As contas é que obviamente não podem ser feitas como para o KH2PO4.

 

À pala disso, fiz uma calculadora em Excel, que não é nada de extraordinário.

 

Fica aqui o link: http://nfist.ist.utl.pt/~lefortunato/C.xls

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Obrigado Luís.

 

Eu não tenho propriamente um plantado - só tem plantas :D - e costumo fertilizar "por defeito"... mas assim fico com uma referência melhor e sem ter trabalho... no fundo a calculadora facilita a sistematização. (já a podia/devia ter feito, mas ainda ando a fazer isto à principiante).

 

De qualquer forma, quando tiver o teste de fosfatos vou tentar regular "a coisa" através do teste em conjugação com a calculadora.

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim AGA, mas a calculadora é só mesmo para saberes o que tens de dissolver, em quanta água para teres uma razão minimamente fácil de trabalhar...

 

Como disseste, os níveis de fosfatos e outros que tais devem ser controlados via teste, ou expertise só de olhar para as plantas...

 

Mas como costumo dizer, nos plantados não há regras... podes chagar ao mesmo resultado por vias diferentes.

 

Em muitos Fóruns/métodos de fertilização vês pessoal a aconselhar [PO4]=0.1~0.5 ppm e NO3 igualmente baixos... eu pessoalmente gosto de os ter mais elevados.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais