Projecto para Aquário Malawi - passo a passo


Recommended Posts

Boas, embora já tenha mostrado esta construção noutro forum, vou também partilhar aqui este projecto.

 

Em primeiro lugar e depois de ter escolhido as medidads do aquário que ficou com 1330 x 515 x 515, estas medidas foram o resultado da oferta de 5 placas de vidro de 8mm com essas medidas, desenhei o conjunto (móvel aquário), para ter uma ideia de como ia ficar no canto da sala que reservei para o efeito.

 

Pic_11446_15.jpg

 

A segunda fase foi a construção do próprio aquário, os vidros da frente e trás ficaram com as medidas originais, os laterais ficaram com 515 x 515, ao vidro do fundo mandei cortar 17mm, 16 ( espessura dos 2 laterais, mais 1 mm para silicone (0.5 para cada lado), o aquário foi colado com o vidro de fundo a entrar por dentro, colando todos os outros vidros à volta do vidro de fundo, levou dois travamentos franceses e dois travamentos transversais, conforme projecto seguinte:

 

Pic_11446_13.jpg

 

O aquário depois de pronto, saiu bastante barato em virtude do vidro ter sido oferta, 23 Euros, 18 euros de silicone ( 3 tubos comprados na redfish) mais 5 euros que a vidromoldura levou de fazer os cortes.

Produto final:

Pic_11446_3.jpg

 

O passo seguinte foi a construção de um fundo 3D. Para o efeito comprei um bloco de esferovite com as mediddas de 1300 x 450 x 250, foi comprado na empresa "representações de esferovite" fica no Ral ao pé de Sintra o preço do bloco andou à volta dos 14 euros. Depois fiz um projecto com cotas para auxiliar nos cortes, tendo por base aquilo que pretendia para aspecto final.

Pic_11446_16.jpg

Pic_11446_17.jpg

 

A primeira fase consistiu em esculpir os blocos, para o efeito usei um x-acto, serrote de madeira para os cortes maiores e dedos para criar fendas, arredondar etc. Finalmente cheguei aos tres blocos pretendidos, este processo faz bastante lixo.

 

Pic_11446_1.jpg

 

Depois dos blocos prontos, com uma trincha começamos por aplicar cimento cola diluido com agua de maneira a fazer uma massa que permita a sua aplicação à trincha. Na primeira camada damos directamente sobre a esferovite, as camadas seguintes em intervalos de 24 horas, deve-se molhar o cimento entre camadas para uma melhor aderência. No meu caso dei 3 camadas de cimento cola. A seguir ao cimento cola damos mais tres camadas de cimento impermiabilizante para piscinas e depósitos de àgua, sendo que nesta última camada podemos misturar corante não tóxico para dar diferentes tonalidades ao produto final.

Todos estes materias, foram comprados no max mat, gastei cerca de 35 euros.

O cimento impermiabilizante que comprei foi este, dá um acabamento de grande qualidade.

Pic_11446_20.jpg

 

Após aplicação das camadas do cimento cola:

Pic_11446_11.jpg

Pic_11446_10.jpg

Pic_11446_9.jpg

 

Após a aplicação das camadas do impermiabilizante:

Pic_11446_23.jpg

 

Aplicação de impermiabilizante com corante:

Pic_11446_24.jpg

Pic_11446_29.jpg

 

Para dar um ar mais natural ao fundo arranjei umas pedras dentro da tonalidade, que implantei com massa ao fundo:

Pic_11446_25.jpg

Pic_11446_26.jpg

Pic_11446_28.jpg

 

O fundo pronto, já dentro do aquário:

Pic_11952_2.jpg

Pic_11952_3.jpg

Pic_11952_8.jpg

 

A última fase foi a construção do móvel para colocar o aquário, foi feita uma estrutura em ferro que foi forrada em madeira, aglomerado de 16mm folheado a faia e posteriormente envernizado com 4 camadas de verniz com secagem de 24 horas entre camadas, passar sempre uma lixa fina para quebrar o brilho entre as camadas. Primeiro o projecto e folha que enviei com medidas para corte na serração.

Pic_11446_18.jpg

Pic_11446_19.jpg

Pic_11446_14.jpg

Pic_11446_12.jpg

 

Madeiras, puxadores e verniz, andou tudo à volta de 115 euros, a estrutura saiu de borla foi feita por um colega aqui no trabalho.

 

A montagem é rápida, já vem tudo cortado é só montar aparafusando de dentro para fora:

Pic_11446_32.jpg

 

Pic_11446_30.jpg

 

Colocação de pés niveladores que permitem nivelar ao milimetro, e têm a vantagem de nunca haver contacto do ferro com o chão, estes pés são em teflon e aguentam mais de 500 Kg cada um, como são em teflon não estragam o chão:

Pic_11446_31.jpg

Pic_11446_33.jpg

 

A ser nivelada no local depois de pronta:

Pic_11446_38.jpg

 

Produto final:

Pic_11446_39.jpg

 

Pic_11446_40.jpg

 

Enchimento:

Pic_11952_6.jpg

Pic_11952_7.jpg

 

Aspecto inicial para entrada de peixes:

Pic_11952_29.jpg

Pic_11952_28.jpg

 

Aspecto actual passados nove meses, com algas e já maduro :

2037593486_cc33ac069a_b.jpg

2037593488_ff82e569d1_b.jpg

 

E pronto, aqui fica de uma forma resumida a epopeia da construção do meu aquário, uns serões e uns bocados de fim de semana ao longo de 2 meses.

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, senhor! Os meus parabéns por um aqua lindíssimo.

 

Creio que o móvel ficou muitíssimo bem feito.

 

Quanto ao aqua, permite-me umas críticas construtivas :)

 

Não gosto da placa de esferovite por baixo do aqua. Que tal uma ripa de madeira - ou metal - a cobri-lo e outra idêntica a rematar o aqua na parte de cima?

 

O fundo também me parece muito bem conseguido. Aliás, ando com ideias de montar um "Tanga" (e não um Malawi, como referi na edição pré-editada) e gostaria que explicasses em detalhe como conseguiste cortar o esferovite de molde a ficar com um aspecto tão real?

 

Ainda quanto ao fundo, creio que talvez tenha ficado demasiado largo. Afinal de contas, o que se pretende com um fundo desse género é poupar espaço! Com a largura que tem, terias conseguido a mesma coisa utilizando pedras verdadeiras empilhadas, com a vantagem de serem 100% naturais e, eventualmente, saírem de borla....ou será que não estou a ver bem a coisa?

 

Enfim, considera estas críticas como subproduto da mais pura das invejas :)

Editado por NCR2007

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem. Está muito bem trabalhado.

 

Já agora, podes dizer onde mandaste cortar as "madeiras" para o armário ?

 

Boas, madei cortar em Mem Martins junto aos correios chama-se Servimóvel.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, senhor! Os meus parabéns por um aqua lindíssimo.

 

Creio que o móvel ficou muitíssimo bem feito.

 

Quanto ao aqua, permite-me umas críticas construtivas :)

 

Não gosto da placa de esferovite por baixo do aqua. Que tal uma ripa de madeira - ou metal - a cobri-lo e outra idêntica a rematar o aqua na parte de cima?

 

O fundo também me parece muito bem conseguido. Aliás, ando com ideias de montar um Malawi e gostaria que explicasses em detalhe como conseguiste cortar o esferovite de molde a ficar com um aspecto tão real?

 

Ainda quanto ao fundo, creio que talvez tenha ficado demasiado largo. Afinal de contas, o que se pretende com um fundo desse género é poupar espaço! Com a largura que tem, terias conseguido a mesma coisa utilizando pedras verdadeiras empilhadas, com a vantagem de serem 100% naturais e, eventualmente, saírem de borla....ou será que não estou a ver bem a coisa?

 

Enfim, considera estas críticas como subproduto da mais pura das invejas :)

 

Boas, quanto aos remates, tens toda a razão, eles estão para ser feitos há 9 meses, são daquelas coisas ou se fazem na altura ou ficam para amanhã, tenho as calhas em standby. A largura do fundo deixa 35 cm livres nas partes mais curtas, deixando cerca de 40cm na zona central, isto em baixo em cima deixa mais, em relação às pedras empilhadas para ficar equivalente era muito peso e tinham de ficar muito bem empilhadas. Quanto à escultura é uma questão de gosto e dás o acabamento final com os dedos a desbastar, quanto mais escavares com os dedos mais fundas ficam as fendas, e tens sempre que exagerar um bocado a textura em relação ao que pretendes por causa do que o cimento vai depois encher.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação às pedras empilhadas para ficar equivalente era muito peso e tinham de ficar muito bem empilhadas.

 

Sim, tens razão. A coisa ficaria pesada e ter-se-ia que ter algum cuidado no empilhamento.

 

Quanto à escultura é uma questão de gosto e dás o acabamento final com os dedos a desbastar, quanto mais escavares com os dedos mais fundas ficam as fendas, e tens sempre que exagerar um bocado a textura em relação ao que pretendes por causa do que o cimento vai depois encher.

 

Mas como é que desbastas esferovite com os dedos?? Amaloceste-o previamente? É que até a fazer bases para aquas, se não tenho muito cuidado com o X-ato, saltam bocados bem maiores do que o pretendido. Daí a minha surpresa em face das tuas "pedras" muito direitinhas...

 

Já agora, e quanto ao corante para o cimento, como é que sabes que não é tóxico? As embalagens têm essa referência?

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tens razão. A coisa ficaria pesada e ter-se-ia que ter algum cuidado no empilhamento.

 

 

 

Mas como é que desbastas esferovite com os dedos?? Amaloceste-o previamente? É que até a fazer bases para aquas, se não tenho muito cuidado com o X-ato, saltam bocados bem maiores do que o pretendido. Daí a minha surpresa em face das tuas "pedras" muito direitinhas...

 

Já agora, e quanto ao corante para o cimento, como é que sabes que não é tóxico? As embalagens têm essa referência?

 

As embalagens têm essa especificação "INERTE", há no maxmat. Quanto aos dedos, fazes o primeiro corte em cunha com o serrote ou x-acto e depois afundas com os dedos, devagar senão queima. Quanto ao saltar um bocado ou outro isso não interessa, as pedras também têm irregularidades, outra maneira, é usares uma pistola de ar quente, mas tens de ter cuidado para não abrir mais do que o pretendido. Para mim os dedos é o melhor, juntas os quatro escavas com as unhas comigo resulta bem.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As embalagens têm essa especificação "INERTE", há no maxmat. Quanto aos dedos, fazes o primeiro corte em cunha com o serrote ou x-acto e depois afundas com os dedos, devagar senão queima. Quanto ao saltar um bocado ou outro isso não interessa, as pedras também têm irregularidades, outra maneira, é usares uma pistola de ar quente, mas tens de ter cuidado para não abrir mais do que o pretendido. Para mim os dedos é o melhor, juntas os quatro escavas com as unhas comigo resulta bem.

 

Obrigado pela explicação. Talvez se possa utilizar também um ferro ou prego largo aquecido?

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

só uma questão.

embora te tenham sido oferecidos, esses vidros que aí tens de 50x50 são mais ou menos a que preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Parabéns pelo projecto ficou muito bonito, gosto especialmente do fundo 3D acho que está muito bem feito.

 

O motivo desta mensagem é que estou pensado em montar um aqua (ainda não tenho ideia da dimensões finais) com uns 350L e andei a procura de uns pés niveladores como os que usou mas não encontrei (é difícil encontrar certas coisas cá na Madeira) e gostava que me disse-se onde os arranjou e o preço destes, como tenho um familiar que vai para esses lados, aproveito e peço para me comprar.

 

Já agora podia dizer a espessura do ferro que usou para o móvel? É que também tou pensando em fazer um em ferro porque acho que são mais seguros que os de madeira.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Marques!

Antes demais parabéns pelo projecto, ficou espectacular!

Queria ainda fazer-te uma pergunta, que é a seguinte: A estrutura de ferro que está a suportar o móvel e o aquario em si é feita com cantoneiras aparafusadas entre si ou soldadas?

 

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Boas João Marques!

Antes demais parabéns pelo projecto, ficou espectacular!

Queria ainda fazer-te uma pergunta, que é a seguinte: A estrutura de ferro que está a suportar o móvel e o aquario em si é feita com cantoneiras aparafusadas entre si ou soldadas?

 

 

Um abraço.

Boas Vitor , são soldadas.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Muito bom! Esse fundo está muito bem conseguido, parece mesmo natural! Parabéns :) o projecto está fenomenal ;)

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais